7 de julho de 2009

Honduras em chamas




O que acontece em Honduras talvez seja, como já disse em outro post, a última grande batalha pela democracia na América Latina. Todos os elementos que caracterizam o clássico golpe de Estado latino-americano, incluindo aí o golpe no Brasil, estão presentes em Honduras. Mídia + elite + exército.

O papel do exército e das elites vêm sendo abordado por nossa imprensa, embora com as distorções de sempre. A grande ausência na cobertura midiática dos eventos em Honduras é a função da mídia local e regional na construção de um discurso ideológico que explique e justifique uma violência dessa magnitude. Um golpe desses não se constrói de um dia para outro. É resultado de um processo lento e eficaz de desgaste das instituições democráticas, a começar pela presidência da república. A instituição mais democrática de todas é a presidência da república e não é por outra razão que as mídias golpistas do continente atacam-na mais encarniçadamente. Os elementos reacionários da América Latina sempre se penduraram nos supremos tribunais, que abusam de seu poder para lançar as leis ao fogo - ao mesmo tempo em que bradam defendê-las!

Neste exato momento, em Honduras, há grande revolta contra alguns jornais e canais de TV, que não estão informando a população sobre as greves, manifestações e repressões que acontecem em todo país. Há, portanto, duas grandes violações da liberdade de opinião neste momento, em Honduras. A primeira é o fechamento de jornais contrários ao golpe. O segundo é a manipulação das notícias por parte das empresas pró-golpistas. A demora da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) em se posicionar sobre estes acontecimentos, torna-a cúmplice. A mesma coisa vale para os meios de comunicação brasileiros. E a defesa, pela Veja, do golpe de Estado em Honduras, inclusive com a sugestão reiterada de que o mesmo poderia ser feito no Brasil, deixa qualquer democrata estarrecido.

*

Não é compreensível, portanto, que um senador da república do partido dos trabalhadores, do partido do presidente da república, o senhor Tião Viana, permita-se dar uma entrevista à revista Veja!

*

Ainda sobre Honduras, esse texto de Laerte Braga, via Azenha, pega na veia.

*

Nessas horas que vemos a importância da Carta Maior. O site está fazendo uma excelente cobertura dos acontecimentos em Honduras. Destaco três artigos:

1) Este, de Sandra Russo, analisando como o golpe em Honduras excitou as direitas em todo continente.

2) Esse, do sempre impagável Gilson Caroni, meu articulista político preferido nos últimos tempos.

3) Este outro, também traduzido pela Katarina Peixoto.

*

Tem um outro da própria Katarina, publicado na Carta Maior.

Link da ilustração.

*

Esse outro artigo, via Azenha, também esclarece alguns pontos.

4 comentarios

Patrick disse...

O de Katarina Peixoto seria este: Fantasmas argentinos assombram Tegucigalpa?

Miguel do Rosário disse...

exatamente, patrick. valeu!

infinitoamanajé disse...

Segue pelas MÍDIAS E TVs do mundo por horas de transmissão direta, dias, meses… A canonização de Michel Jackson pela (velha) nova ordem mundial para a MANUTENÇÃO da alienação total das massas pelo uso de mais um espetacular artista, mais um talentosíssimo usado, gastado e matado pelo sistema que após sua morte continuará despudoradamente a explora-lo e a todos nós. Para seu próprio benefício, sempre, não para o bem da humanidade… Enquanto isso TAMBÉM PATROCINADO PELA (velha)NOVA ORDEM MUNDIAL HÁ UM GOLPE DE ESTADO EM CURSO, HONDURAS É A PONTA DA LANÇA, O CAMPO DE TESTES DAS TÁTICAS PARA OS FUTUROS GOLPES CONTRA OS POVOS DA AMÉRICA. É O TIGRE EXPONDO SUAS GARRAS E DENTES, JÁ NÃO ESTÁ MAIS SE IMPORTANDO EM PERMANECER POR DETRÁS DO BAMBUZAL MIDIÁTICO.
E OS “PIGs”, AS MÍDIAS DE TODO O MUNDO NÃO VÃO MOSTRAR ISSO. SEU CANAL DE TV NÃO VAI LHE MOSTRAR ISSO… OBAMA CONTINUARÁ “ROLANDO SEU LÉRO-LÉRO”, POIS É PARA ISSO QUE ELE, “O POLÍTICO”, ESTÁ LÁ ENQUANTO A NOVA ORDEM MUNDIAL CONTINUA EXECUTANDO SEUS PLANOS DE EXTERMÍNIO DA HUMANIDADE QUE LHE É DESAGRADÁVEL, COMO SEMPRE TEM FEITO ATÉ AQUI.
NUNCA FOI TÃO NECESSÁRIA NESSE EXATO INSTANTE A UNIÃO DOS POVOS DAS AMÉRICAS E DO MUNDO CONTRA A ESCRAVIZAÇÃO IMPOSTA PELO IMPÉRIO.
Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato!

Anônimo disse...

O Blogueiro, examina esse tema ai: nao consigo tirar da cabeça a ideia de que em Honduras a elite
o imperio estao fazendo um experimento... Pra ver como evitam ser derrotados no futuro proximo em toda a AL. OU retomar boa parte do controle perdido! Vai ocorrer em Honduras ou um meio termo pro-sistema ou uma guerrilha pela retomada. Tomara tomara que esteja enganado.

Postar um comentário