16 de julho de 2009

Os ingênuos também vão para o inferno




Dando sequência a minha (nem tão) promissora missão pública de ombudsman do jornal O Globo, comento a matéria em destaque na edição de hoje (16/07/2009), na página 3, onde diversos ex-caras pintadas, ao estilo surrado do "petista arrependido", derramam lamúrias contra a foto que o jornal, na véspera, estampou na capa. Era a foto, agora famosa, de Lula abraçando Collor.

É realmente engraçado. Bastou falar mal de Lula para ganhar uma foto tamanho família na página 3. A história mostra que a manipulação da ingenuidade tem sido uma estratégia constante daqueles que precisam enganar a opinião pública. Heródoto relata um caso assombroso ocorrido na Grécia Antiga, em Atenas, que o revoltou especialmente. Pisístrato, um tirano que os atenienses haviam, com muita dificuldade, logrado expulsar da cidade, restabelecendo assim o regime democrático, apela para uma artimanha incrível para voltar ao poder. Nas palavras de Heródoto:

"(...) usaram, para o retorno de Pisístrato, o artifício mais grosseiro que, em minha opinião, se pode imaginar, principalmente considerando que os gregos eram tidos, desde há muito tempo, como mais astutos que os bárbaros e menos expostos a se deixarem deslumbrar por esse tipo de coisa, e que os atenienses, em particular, eram reputados como os mais sábios e perspicazes de todos os gregos. (...) Havia uma mulher muito formosa, chamada Phya, dotada de grande estatura. Armada completamente, e vestida com trajes que a fizeram parecer ainda mais bela e majestosa, puseram-na sobre um luxuoso carro e a conduziram à cidade, enviando na frente emissários para dizer ao povo desta forma: "Recebei, ó atenienses, de boa vontade, aquele que a própria deusa Atenas restitui ao poder, dando a ele uma demonstração nunca usada com outro mortal". Gritavam isto por todas as partes, de maneira que, muito breve, a fama se espalhou por toda a cidade e toda província. E os que se achavam na fortaleza central, acreditando que aquela mulher era realmente a deusa Atenas, abriram os portões para Pisístrato e seus comparsas."


Assim Pisístrato restabelece sua tirania. Heródoto se espanta com a facilidade com que os atenienses, tidos como astutos e perspicazes, se deixaram enganar por uma mentira tão grosseira.

Saltemos alguns milênios. A experiência tornou os espertos mais espertos e os bobos menos bobos, mas a ingenuidade é a condição natural do ser humano. A esquerda, particularmente, carrega o DNA da ingenuidade e talvez seja esse o seu maior defeito, assim como o egoísmo é a característica mais negativa da direita.

A luta contra a ingenuidade é uma frente de batalha importante para este blog, porque percebi há tempos que esse é um ponto extremamente vulnerável de muitas pessoas progressistas e bem intencionadas. "Soyons realistes, demandons le impossible!", gritavam os jovens de 68. Era um lema bonito, mas os europeus, com seu espírito pragmático, nunca o levaram muito à sério e os americanos, como é tão bem mostrado em Sonhadores, obra-prima de Bertolucci, consideravam-no falso e pedante; os que o levaram ao pé da letra, tornaram-se, além de derrotados politicos, pessoas amargas e desiludidas. Aliás, a consequência inevitável, necessária, da ingenuidade política, é tristeza e desilusão. Tentar enxergar na política uma pureza que não existe, nem em si mesmo nem no mundo real, é ingenuidade, ignorância e, às vezes, megalomania moral, doença crônica dos hipócritas.

O PIG adora os ingênuos porque sabe que eles são inofensivos. Sempre interessou ao PIG uma esquerda ingênua, que se limitasse a empunhar bandeiras bonitinhas e graciosas, mas que nunca tivesse a ousadia de disputar, à vera, o poder político, e muito menos o discernimento de saber conservá-lo - não, isso é para os "adultos", ou seja, para os conservadores. Renan Calheiros foi ministro da Justiça de FHC e nunca vimos uma matéria negativa sobre a figura. Bastou mudar o governo e Renan aderir a Lula para que ele passasse a integrar o "eixo do mal" da política brasileira.

Desde que Collor elegeu-se senador da república por Alagoas, a mídia corre atrás de uma foto sua com o presidente. A desta semana não é a primeira. Os fotógrafos catam os ângulos mais enviezados para enquadrar, na mesma imagem, Lula e os "vilões". Até aí tudo bem. Todo mundo sabe que O Globo faz oposição à Lula e, portanto, seus empregados cumprem a determinação editorial de bater diariamente no ex-barbudinho. Cada um a seu jeito. Os chargistas fazem charges, os jornalistas escrevem matérias, os fotógrafos tiram fotos, os colunistas escrevem colunas. O trabalho é bem pago e obedece quem tem juízo.

Daí que Lula participou de um ato importante em Alagoas e quem estava lá? Fernando Collor de Melo, senador da República. Ora, Collor e Renan Calheiros pertencem a partidos que compõem a base aliada no Senado, onde a situação do governo é extremamente delicada, vide as inúmeras CPIs criadas ininterruptamente pela oposição, sempre com o entusiástico apoio da mídia corporativa. Lula agradeceu o apoio que Collor e Renan davam aos projetos do governo. E depois, em determinado momento, cumprimentou pessoalmente Collor.

Lula é um estadista, um político no sentido lato do termo, e sabe pôr o interesse nacional acima de questões pessoais e, sobretudo, sabe deixar o passado para trás e olhar o futuro. O Brasil é um Estado democrático onde, se o sujeito é absolvido na Justiça e ganha as eleições, ele é um representante do povo e como tal deve ser respeitado, quer gostemos dele ou não. Seria demais, aí sim, entregar um Ministério a Fernando Collor, mas ir lá e cumprimentar o homem, qual o problema? Agradecer o seu apoio no Senado, qual o problema? É razão para histeria? Para chorar pelos cantos?

As organizações Globo tem uma saudade enorme dos "caras pintadas" porque sabem a influência que tiveram sobre o fenômeno. A Globo ataca sistematicamente o movimento estudantil enquanto força organizada, institucional, partidária. Para o Globo, o movimento estudantil ideal é essa festinha de caras pintadas, sem ideologia, sem partido, sem organização, reunidos esporadicamente para protestar contra "vilões" de manchete de jornal.

"Pragmatismo tem limite", diz um dos ex-caras pintadas. Ok, filho, mas qual é o limite? Cumprimentar Collor? E daí? Collor tem lepra? Collor foi cassado, pagou sua dívida política, foi absolvido no Supremo Tribunal Federal, e foi eleito pelo povo de Alagoas. Se alguém tem culpa é o povo de Alagoas, e os meios de comunicação de lá (certamente ligados aos representantes locais dos platinados), que preferiam Collor a um cara de esquerda.

A gente sabe muito bem quem elegeu Collor - os mesmos globais que agora o transformam em vilão de história em quadrinhos. Quem editou debate na TV para prejudicar Lula? Quem ajudou Collor a se eleger em 1989? Agora ele é senador da república, num Senado onde o governo vive uma situação, como já disse, extremamente instável. Que raios de ingenuidade é essa, beirando a estupidez, que acha que Lula deveria fazer carinha feia para o Collor? É absurdo, para os neo-lacerdistas midiáticos, que a esquerda seja pragmática e astuta. Prefere-a, claro, sonhadora, ingênua - e derrotada. Churchill dizia que se aliaria ao diabo se fosse para derrotar Hitler. O Brasil tem um inimigo que matou, nos últimos séculos, muito mais que o nazismo, que é a pobreza, que não apenas destrói vidas, mas devasta sonhos, esperanças e a alegria das pessoas, e se Collor, Sarney, Renan, apóiam o governo (por interesse político lá deles, ou mesmo por estarem acuados eleitoralmente num nordeste onde Lula tem 90% de aprovação), Lula tem mais é que, humildemente, agradecê-los e tocar a vida pra frente. A oposição acaba de criar uma CPI bastante perigosa, num Senado sob fogo cerrado de uma mídia disposta a derrubar Lula, e o presidente precisará, logicamente, do apoio de cada senador da base aliada, seja o vilãozinho Collor seja o heroizinho Pedro Simon. Lula não pode contar 100% nem com os senadores de seu próprio partido, que volta e meia lhe puxam o tapete, como poderia deixar de ser educado com um senador que lhe empresta apoio?

O Globo e seus priminhos paulistanos, assim como aquele tirano grego, estão sempre a pintar alguém de deus, ou de diabo, na tentativa de convencer a legião de ingênuos (ou que fingem sê-lo) a abrir os portões da república aos adversários do povo.

*

A pintura no início do post é de Flavio Shiró, um dos maiores nomes, vivo ou morto, da história das artes plásticas do Brasil, talvez apenas superado pelo meu amigo Juliano Guilherme (vale 1 cerva essa, héin?).

26 comentarios

JOEL PALMA disse...

MERCADANTE É O BOBO MOR, seguido de Marina, Paim e Viana, este por despeito...O GOVERNANTE TEM DE CONVIVER COM O LEGISLATIVO...seja ele quem seja, notadamente POIS QUE O POVO O ELEGEU...E PONTO.

Anônimo disse...

grande miguel,

caramba. esse texto é para ler, guardar e usar no trabalho, na roda de chope e em qualquer lugar, meu camarada.

continue o "ombudsmandando" o velho globo de guerra que a casa agradece.

parabéns

carlos anselmo-fort-ce

Vera Pereira disse...

Muito bom esse ângulo que você pegou. Não tinha pensado nessa exploração, e ao mesmo tempo despolitização, da ingenuidade (que é real).

Naofil disse...

Mais uma vez você acertou na mosca. Ou teria sido n’o globo?

Anônimo disse...

Giovani Blumenau SC
Perfeito Miguel Ha que endurecer perder la ternura jamas e isso o Lula é professor, os colegas petistas dele deveriam pensar mais pragmaticamente quando se trata de manter o país no rumo. Voce poderia discorrer um pouco sobre a afobação da Heloisa Helena e do Cristovao que não enxergaram com a visao alem do alcance que o Lula esta mostrando agora,fugiram da raia e fazem coro como oposição agora, perderam o discurso no meio da jornada...

Dani Tristão disse...

É por essas e outras que não deixo de ler nenhum texto seu. Brilhante Miguel!!! Essa eu tive que bater palmas! É nessa linha de raciocínio que apóio Zé Dirceu. E é por essa ingenuidade que o PT do Rio não sai do lugar.
Parabéns!

José Carlos Lima disse...

Segundo gráfico do TSE o PT é lanterninha em termos de eleitos cassados pelo TSE.

Enquanto o PT sofreu 10 cassações o "Bloco Ético" (DEM=PSDB) teve 127.

Mesmo diante de tanta roubalheira práticada pelo "Bloco Ético" os papagaios de jornal apontam o PT como um antro de corrupção a ser varrido do mapa.

José Carlos Lima disse...

Cont...

Não está incluido aí a ladrona Yeda Cruzes Credo, governadora tucana do RS, falando nisso, o STF garante que as minorias parlamentares instalem CPI, regra que não vale para o RS, pois dona Yeda não permite abertura de CPI para que ela seja processada e cassada, ontem ela mandou prender manifestantes.

Ontem a mídia deu destaque a uma "grande manifestação" de estudantes contra Sarney. Fui ver e constatei que a multidão era composta por 9 estudantes segurando pizzas e vestindo camisetas com as letras que formam a frase "FORA SARNEY". Como eram 10 letras e só compareceram 9 estudantes ficou falando o "s" de Sarnei..rsss

O interessante é que a grande manifestação saiu até nos telejornais, vi na Rede TV

Werner Piana disse...

é isso aí, Miguel.

O pior é que a média da massa é preguiçosa e compra, a priori, o 'joga pedra na Geni" da vez entoada poela canalha midiatica, acriticamente...

Mas ombudsmen como vc, o Edu Guimarães com a FSP, Nassif, PHA estão aí pra nos lembrar e facilitar nossos argumentos para atacar a quadrilha da grande midia.

Continue o excelente trabalho.

BLOG DO WAGNÃO disse...

É preferével o Collor no senado do que a Heloisa Helena, que não é confiável e sempre votava contra o governo. A esquerda só se une na prisão

Hugo Albuquerque disse...

Miguel,

Belo texto. Eu, muito provalvelmente, não votaria em Collor ou compraria um carro usado dele, mas daí a demoniza-lo é mais quinhentos. Ele foi tão manipulado quanto o povo brasileiro em 89, ao ser usado como um fantoche útil para impedir que Lula ou Brizolla chegassem à Presidência da República. Depois, foi descartado pela Vênus Platinada em pessoa quando tropeçou na própria inépcia e na própria desorganização institucional bizarra desenhada em 88 - que apesar de ter trazido avanços sociais e civis, também pariu a República das Medidas Provisórias e das Súmulas Vinculantes.

Aqueles que criaram Collor foram os mesmos que o arremessaram pela janela poucos anos depois e que agora vêm criar uma falsa polêmica com Lula - que merece sim ser criticado em vários pontos, mas não por isso. São os mesmos que calam para o terceiro mandato de Uribe, mas chamam Chávez de ditador; são os que calaram diante do segundo mandato de FHC, mas que durante muito tempo esperaram por uma declaração de Lula a favor de um terceiro mandato para denunciar um "golpe".

Cair no jogo dessa gente é dar um tiro no próprio pé - ou pior: Nos próprios cornos.

Marisps disse...

Perfeito Miguel! Seus textos são claros e cristalinos. Não entende quem não quer.

Lúcia Adélia disse...

Miguel parabéns boa reflexão e análise, perfeito mesmo.

infinitoamanajé disse...

Bem na "mosca"!
Por estas e muitas outras memórias e programações repetentes é que me tornei adepto da teoria da conspiração. David Icke está coberto de razão. Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato!

Unknown disse...

Só posso te felicitar por outra grande análise, tanto da mídia quanto da esquerda(indignada).
Uma coisa que eu percebo é o aumento da insatisfação com os senadores petistas, eu mesmo JAMAIS voltarei a votar no senador Aloísio Mercadante, que passou ridículo na tentativa de desqualificar a feliz frase do presidente Lula chamando os senadores da oposição de pizzaiolos.

Alisson Almeida disse...

Parabéns pelo texto. Lendo a coluna de Eliane Cantanhêde na Folha, hoje, senti náuseas. Tava pensando em escrever um texto sobre o assunto, mas o seu já deu vazão à minha raiva.

Peço licença pra reproduzi-lo em meu blog: www.embolandopalavras.wordpress.com

Miguel do Rosário disse...

Pode reproduzir sim, Alisson. Abraço.

Alisson Almeida disse...

Ok, Miguel. Já reproduzi. Fique à vontade pra dar uma passada lá. Abraços.

Eduardo Simch disse...

Belo texto Miguel do Rosário, objetivo e certeiro, não resisti e tomei a liberdade de postá-lo em meu blog: www.ratoqri.blogspot.com,
com os devidos créditos e link de retorno.
Gd abraço
Simch

RicXand disse...

Que bom.
Assim não me sentirei sozinho no inferno.
:D

Anônimo disse...

Parabens Miguel, fiquei com a alma em festa por identificar no seu texto tudo o que penso, sem que eu soubesse expressar.

Sergio Filho

iendiS disse...

maravilhoso texto. Se não for muita cara-de-pau, gostaria de indicar texto meu sobre o assunto:
http://sidnei-quasetudo.blogspot.com/2009/07/virgens-no-bordel.html
Grato pela leitura!

Miguel do Rosário disse...

obrigado pelos comentários de todos. sabe qual a nova onda dos platinados?Atacar a UNE. Para eles, movimento estudantil bom é o que eles controlam, que protestam contra o que eles acham que devem protestar. É incrível. O Globo nunca defendeu a UNE ou os estudantes quando a ditadura incendiou a sua sede e prendeu seus dirigentes. Nunca defendeu a UNE quando, tanto na ditadura quanto nos primeiros anos pós-ditadura, a entidade foi sufocada financeiramente e quase deixou de existir. O Globo critica a UNE por receber 100 reais da Petrobrás, mas a FIESP pode receber da Petrobrás, a OAB pode, a imprensa pode receber milhões da Petrobrás, a Regina Duarte pode receber 4 milhões da Petrobrás para fazer suas peças de merda, mas a Petrobrás não pode dar 100 mil para patrocinar um evento com mais de 10 mil lideranças estudantis. É muito preconceito. O resultado é que o Globo está resolvido a se tornar um adversário, cada vez mais aberto, de todo movimento social. Para o Globo, só interessam movimentos de jovens alienados, totalmente incultos políticamente, e seus protestos em linha com editoriais da grande imprensa. Não interessa um jovem realmente engajado politicamente, até porque, como disse Arnaldo Jabor ontem em entrevista a Nelson Motta, "ideologia" é uma doença venérea. Então tá. Volto às minhas traduções, mas, como disse o jacobino, com sangue nos olhos, enquanto observava os nobres desfilarem, cheio de empáfia, à sua frente, "vamos ver se sua cabeça está bem encaixada no pescoço". (Antes que me chamem de sanguinário, esclareço que essa é uma paródia de um personagem de Charles Dickens em Pickwick Papers). Até mais.

Anônimo disse...

Vídeo que tem feito sucesso na internet:

http://www.youtube.com/watch?v=xBPlzTbtZHc&feature=player_embedded

Antonio Morais

Unknown disse...

Grande análise , Miguel. Gostaria de ter dito isso.Muito bom! Vou colocar um link seu relacionado ao assunto.Grato pela dica deixada em meu blog e um forte abraço...

Unknown disse...

Aliás, a dica foi do leitor, Pedro Cavalcante,mesmo assim, grato!

Postar um comentário