8 de julho de 2009

A hora e a vez do negrinho

Essa é boa, essa é muito boa. O ministro de relações exteriores de Honduras, Henrique Ortez, em entrevista para um canal de TV local, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, era "um negrinho que sequer conhecia Tegucigalpa". Depois pediu desculpas, não sei se antes ou depois da embaixada americana no país fazer um "protesto veemente". Mas isso não é uma coisa passível de "desculpas". No Brasil, se uma autoridade fizesse uma afirmação dessas, seria imediatamente linchada pela opinião pública, tanto a verdadeira (ruas e internet), quanto a "de mentirinha", ou seja, pelos seis ou sete colunistas da imprensa corporativa.

Não se pede desculpas por uma coisa dessas. Não estamos diante de um deslize diplomático, mas de uma manifestação explícita de racismo. Em primeiro lugar, ofende a maioria do povo hondurenho, formado por mestiços, negros e índios, ofendendo igualmente negros e mestiços do mundo inteiro. Em segundo, revela o imbricamento ideológico entre o racismo e a direita política, que existe em todo o continente americano. Hugo Chávez e Morales têm sido, sistematicamente, agredidos racialmente em seus países. Esse racismo é sinal de decadência política, degeneração moral, desequilíbrio psicológico e uma profunda ignorância. Aliás, sobre ignorância, esse comportamento mostra que há uma espécie de ignorância infinitamente mais perniciosa do que o tropeçar na sintaxe, num detalhe jurídico, numa etiqueta diplomática qualquer. Falamos aqui de preconceito racial, uma violência que constitui agressão indescritível à dignidade humana.

Diversas fontes informam que teriam morrido mais de cinquenta pessoas nos últimos enfrentamentos. A mídia brasileira prossegue sonegando informações e a inteligentzia corporativa (ou seja, os escribas midiáticos), sempre tão pronta a vender sua indignação, parece não ter recebido nenhuma oferta generosa, visto que não encontramos, até agora, nenhuma demonstração um pouco mais emotiva sobre os acontecimentos.

O tal chanceler hondurenho não parou nas ofensas racistas à Obama. Referindo-se à El Salvador, ele disse que: "Não vale a pena [falar de El Salvador]. Não quero falar sobre um país tão pequeno que nem se pode jogar futebol porque a bola sai."

É muito engraçado. Ou melhor, é tragicômico. Honduras, país menor que o Sergipe, esnobando do tamanho de El Salvador! Essa é a direita apoiada entusiasticamente pela revista Veja.

Lula falou grosso, em Paris, contra o governo golpista de Honduras. Os olhos da América Latina agora se voltam para "o negrinho". Qual será a reação de Obama quando ele ler nos jornais ou algum assessor lhe contar que foi vilipendiado torpemente por um governo sem nenhuma legitimidade democrática, um governo criminoso e golpista?

Obama é um negro orgulhoso, como todos os negros norte-americanos. Mas também, como a maioria dos americanos, é infinitamente pragmático. Creio que a resposta de Obama não será um latido, mas uma belíssima e definitiva mordida. Afinal, até as moscas paulistas sabem que os EUA tem poder político, militar e financeiro para esmagar o governo golpista de Honduras com a mesma facilidade com que Obama matou um jornalista da Ditabranda.

*

Procurando no Google imagens de Honduras, esbarrei no blog sabe de quem? Do Gabeira. E não é que a nossa "instalação artística" também não se posiciona claramente neste caso? Nos dois posts que escreveu sobre o tema, Gabeira se mantém em cima do muro, ficando ainda mais à direita do que os jornalões. Confira os posts de Gabeira, reproduzidos abaixo. É estarrecedor perceber no que Gabeira se tornou, um político sem opinião, medíocre, guiado pela mídia como um cordeirinho. Gabeira diz que está se informando pelos "jornais" de Honduras, "como El Heraldo, conservador". Nossa, que parlamentar mais bem informado! No post mais recente, de 28 de junho de 2009, parece torcer contra o presidente deposto, ao afirmar que "Zelaya já está de pijamas". Não imaginaste, ó tolo Gabeira, a reação feroz que o golpe iria desencadear no mundo inteiro? Claro que não. Agora tu és um "ético" e tua única preocupação é tranquilizar as senhorinhas indignadas do Leblon com um discursinho lacerdista qualquer.


28.06.2009
Zelaya já está de pijamas

A esta hora do domingo, o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, já está de pijamas na Costa Rica. O golpe que o derrubou teve como objetivo evitar que fizesse um referendo para continuar no poder , depois de janeiro. Mesmo sem apoiar o referendo, vale perguntar se não havia outro caminho para punir o presidente eleito, uma vez que o referendo ainda não havia sido realizado. Estados Unidos, Brasil e OEA condenaram o golpe militar. Os norte-americanos foram claros ao dizerem que o presidente não era Micheletti (eleito pelo Congresso) mas sim o que foi deposto. Chávez afirmou que um embaixador da Venezuela foi sequestrado, assim como o representante de Cuba. Prometeu retaliação militar. Será grave a crise a partir de Honduras, embora talvez não tenha o desfecho dramático que Chávez está prevendo.
Gabeira

28.06.2009
Honduras em transe

A chapa está fervendo em Honduras. O presidente Manuel Zelaya teria sido preso. Zelaya foi eleito pela direita e agora quer se aproximar da esquerda, com um projeto parecido com o de Chávez. Nesse momento, parece que apenas grupos rivais aparecem nas ruas de Tegucigalpa, sem incidentes sérios. Chávez pediu a intervenção de Obama para salvar seu aliado. O Brasil terá de entrar nessa dança. Estamos acompanhando o que se passa, através dos informes dos jornais hondurenhos. El Heraldo, conservador, considera que a partida está chegando ao final e que Zelaya não respeitou a Constituição, partindo para o modelo de consultas populares, como Chávez e Morales.
Gabeira

10 comentarios

Unknown disse...

Parabéns pelo blog,que conheci por uma indicação no Twitter.É de blogs como o seu que precisamos.
Um abraço.

infinitoamanajé disse...

Só mesmo assim, lendo seu texto, como de costume de excelente qualidade, eu li um "bost" do gabeira.
Sinto muito, sou grato!

Sandro Machado disse...

Caro Miguel: O que vc acha daquele ser de mente completamente doentia da revista neocon tupiniquim Veja, de nome Reinaldo, chamando em todas às vezes que escreve sobre a Bolívia, o Presidente Evo Morales de "índio de araque", é ou não é racismo este absurdo escrito pelo blogueiro da revista que dizem mais lida do Brasil? O que vc acha Miguel. A que ponto chegou a grande mídia do Brasil, não esconde mais nem o seu racismo. Em relação ao Gabeira, este cara o belo filme Hércules 56 já desmascarou. No dia do lançamento do filme, o jornalista Flávio Tavares falou com todas as letras: O Gabeira em no mínimo não ter negado, não ter dito a verdade sobre a sua real participação na captura do embaixador estadunidense Charles, participou de uma FARSA. O cara se deu um papel histórico no episídio da captura do embaixador, que está muito longe da realidade, tanto que nem participa do filme, era soldado raso, cuidava do mimiógrafo, apenas isso. Agora vai perguntar aí na zona sul do Rio, quem arquitetou, executou a captura do embaixador estadunidense? De pronto vão dizer, o Gabeira. Pode, este cara, como diz o Flávio, é um FARSANTE. Com este episódio Miguel eu já tiro uma bela conclusão do caráter deste cara. Um Lacerdista que infelizmente engana muita gente boa da esquerda. Se eu fosse falar de todos as contradições, os absurdos, as imbecilidades deste Gabeira, ia faltar espaço. No livro que ele escreveu quando voltou do exílio se eu não me engano o nome é "ENTRADAS E BANDEIRAS", eu já vi na época que li quem era o sujeito e como iria virar uma peça midiática. Basicamente dizia que toda a resistência ao golpismo foi um erro, em algumas situações na minha opinião, mas não tudo. Afirmava também que a esquerda não tinha feito uma auto crítica verdadeira, enfim, voltou ao Brasil metendo o pau na esquerda. Aí já vi, é pilantra vira casaca. Vem com este papinho com estas críticas, mas na essência, tá do outro lado. Teve uns que demoraram para ver, eu, modestamente, já saquei este personagem da globo e da zona sul carioca a horas. Abraço.

Miguel do Rosário disse...

sandro, figurinhas como o reinaldo existem em todos os países do mundo, em todas as épocas. a intelectualidade produz monstros desse tipo com uma facilidade maior do que você pensa. o cara começa a ler alguns livros e passa a se achar que descobriu uma fórmula de imensa superioridade moral sobre o mundo a seu redor e daí temos mais um hitlerzinho fazendo sucesso na bavária. o reinaldo defende golpe de estado e pratica racismo, sistematicamente, em seu blog. conforme a autoestima brasileira for se recompondo, cai o percentual de imbecis que se deixam embasbacar pela Minha Luta.

José Carlos Lima disse...

Você faz falta na blogosfera

Seja bem vindo

Yuri Wandereer disse...

Essa foi muito boa e ninguém da grande mídia mostrou:

Lula impede que Berlusconi libere seus impulsos sexuais após foto oficial do G8.

L'Aquila/Italia - Berlusconi é um tarado incorrigível, mas Lula, "o cara", conseguiu botar ordem na zona dos poderosos. Veja a sequência de imagens onde o presidente Lula impede que Berlusconi cometa mais um ato insano, passível até de prisão, na reunião do G8.

http://www.bodegacultural.com/2009/07/lula-impede-que-berluscone-libere-seus.html

politicamente_incorreto disse...

O Gabeira nunca foi nada Miguel, no caso do sequestro do embaixador era apenas um "carregador de peso" da turma, não sabia nem o que estava fazendo. provavelmente frequentava o aparelho atrás de uma marijuana de graça e quem sabe satisfazer alguns bofes, pois apesar de não manifetar particularmente nenhum tipo de preconceitos contra os homossexuais, é público e notório em qual banda o Gabeira toca, e desculpe o trocadilho infame mas é exatamente de onde ele nunca saiu: da toca.
É uma verdadeira fraude política , arrivista de tom blasé e ergófobo por natureza criou um tipo de político asséptico e desidratado, o esquerdista que toda a direita adora; fez parte da base de apoio do FHC e lutou bravamente para o desmantelamento da Petrobrás, em suma: um verdadeiro patife e bem pior que os Heráclitos e Virgílios da vida pois o mesmo possuía um verniz que o ligava aos movimentos libertários, nada a ver.......

Quanto ao Obama espero que a resposta seja enérgica e militar, esmaguem essa baratas nojentas que representam o que há de pior no mundo; quem sabe não consigo torcer pelo sucesso de mariners chutando e arrasando esses milicos subdesenvolvidos e larápios?

Cappacete disse...

Essa é a verdadeira face dos golpistas, racistas, violentos, desumanos, vulgares, uns vermes, como estes temos muitos aqui no Brasil...

Anônimo disse...

Leiam isso:

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=59506

Unknown disse...

Periodistas abandonan Honduras
Tegucigalpa. Miembros de la cadena venezolana VTV y de Telesur abandonan el hotel donde se hospedaban, luego de que policías hondureños detuvieron a integrantes de su equipo, según denunciaron los mismos periodistas. Reuters

Postar um comentário