7 de outubro de 2006

Melhorando o astral

Sobre o meu estado de espírito, dizer que estou derrotado é exagero. Abatido talvez. Se estivesse derrotado nem estaria escrevendo. Vejam o seguinte. Não almejo ser liderança de nada e escrevo de acordo com meu sentimento.

Esta minha crise de pessimismo me ensinou uma coisa. Por alguns momentos, senti o que deve sentir aquele Francisco de Oliveira, o pessimista profissional, que anualmente concede entrevistas prevendo o fim do mundo e, nos últimos tempos, tem sido um dos mais soturnos críticos do governo Lula.

Não quero ser assim, pelo amor de Deus. Não sou assim. Meu pessimismo já passou. Foi o calor do verão que chegou mais cedo.

Descobri - e foi uma fraqueza que identifiquei dentro de mim mesmo - que existe um tipo de pessimismo que é puro cansaço. Quase uma senilidade. Claro que é confortável pintar tudo com cores sombrias e negativas. As coisas ficam mais simples, e nos isenta de compromissos morais. Afinal, para que se comprometer moralmente com um mundo em decomposição?

Pois é, acho que ainda tenho salvação, talvez. É incrível como as filosofias mais diabólicas se ocultam por trás do véu de um pessimismo blasé uspiano...

Fico pensando, será que eu poderia me tornar, em outras circunstâncias - se trabalhasse para o Globo, por exemplo -, um novo Jabor, um mala como o Ubaldo Ribeiro? Ou pior, como aqueles xiliquentos da Folha?

Como estamos expostos à degradação, meu Deus! Estaí, definitivamente, a grande nobreza da internet. A interação. Meus leitores não permitirão - tenho certeza - minha degeneração moral. Ou pelo menos, não ficarão calados. Falarão duras verdades que, ou me obrigarão a comprar brigas inócuas e histéricas, ou a silenciá-los através de filtros ou bloqueios covardes e anti-democráticos.

Quero que os leitores perdoem-me as recaídas lacerdistas, as escorregadelas de melancolismo acadêmico. São lapsos de covardia, ou deficiência de personalidade. A gente se machuca sozinho, de bobeira, não é mesmo? Tem gente que se mata. Outros se tornam sectários, e estou convencido que este pessimismo profissional, como de Francisco Oliveira, é uma espécie desprezível de sectarismo. Perigoso sectarismo, porque se apega a pessoas extremamente vaidosas intelectualmente. Vaidosas porque cultas e proprietárias de certo prestígio social. Mas sabemos quão imbecil, hipócrita e cruel pode ser um "intelectual". Uma vez, eu mesmo inventei uma frase que achei muito engraçada.

"O pior imbecil é o imbecil que lê". Frase que ninguém deve interpretar como apologia da ignorância, mas como uma maneira irônica de separar inteligência e cultura, e sugerir que o indivíduo inteligente é, sobretudo, aquele que é autônomo intelectualmente, independente, livre e criativo.

Está melhor assim, não é?

5 comentarios

O Anão Corcunda disse...

Porra, Miguel, pára de paranóia de ficar se comparando a Chico de Oliveira. Avaliar uma derrota, como foi a nossa nesse primeiro turno, é totalmente diferente de entregar os pontos no resto da vida. E acho que seu primeiro texto no assunto, o de quinta-feira, que achei fantástico, é justamente isso: que a luta política nunca se resume a um evento eleitoral, e que não tem como parar.
Sim, perdemos neste primeiro turno, isso é indiscutível, da mesma forma que é fundamental pararmos para avaliar quais foram nossos erros, e nossos pontos fracos, fortalecendo-os. Transformar a perda num ganho. E recomeçar o trabalho para o segundo turno com uma cicatriz que não nos vai deixar esquecer o que passou. Derrotismo é o cacete - é esse justamente o slogan que a direita tenta nos vender: "Eles perderam e agoram vão afundar, o moral tá baixo". Como se funcionássemos da mesma maneira que eles. Mas não funcionamos.

Miguel do Rosário disse...

valeu anão, li o seu comentário lá embaixo. legal. abraço, miguel

Anônimo disse...

Miguel

Olha, sorte da blogosfera lulista em ter um homem de seu quilate em defesa do governo Lula.

Te confesso que, não obstante seu pessimismo flutuante, o Óleo do Diabo, juntamente com o blog do Oni presente, é o blog que, atualmente, eu mais acesso.

Xou, pessimismo flutuante.Avante, companheiro.

Gilvan

meu endereço eletônico é esse:gilvanfreitas@blk.nlink.com.br

Anônimo disse...

Caro Miguel:

Faz um ano e seis meses que disparo mensagens defendendo Lula, além de comprar brigas intermináveis com familiares e amigos influenciados pela UDN de Fraque e Botinas (PSDB/PFL). Sempre passo pelo seu blog para me orientar no combate.
Pessimismo acontece. Temos de defender nosso presidente, mesmo que nossos pés sangrem de tanto andar.
Um grande abraço. Lula Lá de novo!!!!
P.S.: Escrevo de Teresina, Piauí. Aqui W. Dias, do PT, teve mais de 60 % dos votos para governador.

Marco Aurélio Neves Lima de Almeida

Anônimo disse...

Que bom que voce melhorou o astral,pena que não possamos dizer o mesmo aqui no RS.Não bastasse a "neutralidade"parcial do PDT quanto ao apoio da candidatura progressista de Olivio Dutra,o senador Pedro Simon,de quém fui macaco de auditório nos idos da decada de 70,declara seu apoio a Yeda/Feijó/PSDB/PFL.O que dizer desta criatura...faz os discursos que faz no Senado,joga pedra para todos os lados,alardeia e propaga a sua ética,e agora diz "eu voto Yeda e Paulo Feijó".Quando ele arrastou Rigotto naquela maluquice de candidato a presidente,eu já fiquei com a pulga na orelha.Rigotto poderia facilmente candidatar-se ao senado,seria eleito com o pé nas costas.Não,foi na onda e no repuxe a candidatura a reeleição.Depois o senador resolveu levantar o braço do vitorioso,impoluto,figuraça Garotinho.É ele,é o cara,"nosso candidato,meu e do Themer".É mole?
Resultado,sr Simon na prática é senador vitálicio.Mas as cobras fuman.Uma delas,o jornal Zero Hora deste domingo,entrevista Paulo Feijó,vice de Yeda,baixando a lenha no Banrisul,afirmando que trata-se de um cabide de emprego,e que na presidencia esta o sobrinho do Senador Pedro Simon.Diz com razão,mas eleitoreiras,"pessoas que não cuidaram sequer do caixa de um boteco",não deveriam ser indicadas para tal cargo técnico.E aí eu lembrei do fechamento da propaganda de leite Parma:
"TOMOU ?"
Fico imaginando quantos outros sobrinhos ...
E quem votou na HH,no Cristovan ?
Faz o que ? Anula e deixa o retrocesso entrar sem pedir licença ? Ou pior,aceita a indicação de Simons e PDTistas,e ficamos na porta,esperando para aplaudir? Que sinuca de bico.

Postar um comentário