9 de novembro de 2008

Farofa na Satiagraha


(Luis Felipe Noe)


Atualizado às 00:52 de segunda-feira

O incansável e combativo blogueiro Eduardo Guimarães tropeçou. Normal. Mas a nossa blogosfera tem que debater as questões espinhosas, até esgotá-las. É a única forma, a meu ver, de derrotar o projeto midiático-ideológico-eleitoral que a mídia corporativa quer nos enfiar goela abaixo.

Leiam esse artigo do Eduardo, depois voltem aqui.

Tenho várias objeções a fazer:

1) Misturou alhos com bugalhos. A história da Satiagraha é uma coisa. Comparar Lula com Chávez, outra. Esse pentelho supremo, chamado Gilmar Mendes, um terceiro problema. Eduardo botou tudo no liquidificador e serviu a gororoba a seus leitores. Acostumados a ler sempre análises limpas e objetivas, eles beberam sem muitas perguntas.

2) Eduardo insinua que o governo Lula poderia interferir na decisão do Supremo Tribunal Federal em apoiar o habeas corpus concedido por Gilmar Mendes. Só se fosse louco. Não se discute com Supremo Tribunal, nem se comenta decisão. Apenas cumpre-se. Quer dizer, a gente, enquanto cidadão, pode comentar, contestar, protestar. Mas não o Executivo, pois isso causaria quebra na harmonia entre os poderes, e seria uma vitória política para Daniel Dantas e para a oposição, que o governo Lula "brigasse" com o Supremo. Não me espantei, contudo, com os votos dos juízes. Se eles não ratificassem a decisão de Mendes, criariam uma crise institucional no STF, desmoralizando publicamente seu presidente.

3) A briga entre Mendes e o juiz De Sanctis é outro problema no qual o Executivo não pode e não deve se intrometer. O juiz tem amplos meios de se defender. As associações nacionais de juizes o tem defendido muito bem.

4) Sobre a investigação sobre o delegado Protógenes, aí sim, também observo com estranheza. Mas também vejo com estranheza o delegado participando de seminários, conferências políticas, intermináveis entrevistas. Está havendo um grande prejulgamento da Polícia Federal, a principal instituição de segurança pública do país. Tenham paciência. A mídia está conseguindo vender muito facilmente as teorias conspiratórias que desmoralizam a PF. Onde está o capital político acumulado pela PF? Onde está o prestígio da PF? Além do mais, a gente não sabe o que está acontecendo, de fato, nos bastidores. Não temos informação e por isso raciocionamos em cima de boatos, e acho isso extremamente desagradável, até porque os homens tendem a acreditar muito mais em boatos do que em fatos. Aliás, cientistas ingleses constataram isso, que o ser humano tende a acreditar mais em boatos do que em notícias verdadeiras.

5) A comparação de Lula com outros presidentes latino-americanos, principalmente Chávez, Morales e Correia é extremamente infeliz. O poder amealhado por Chávez é, proporcionalmente, mil vezes superior ao de Lula. Chávez tem 100% do Congresso Nacional a seu lado e controla 70% do PIB do país através da PDEVEZA, que é 100% estatal. O governo brasileiro tem um orçamento extremamente limitado, lida com um Congresso onde a oposição é muito forte, e a Petrobrás, onde a iniciativa privada detém 49% das ações, mal consegue abastecer o consumo interno do país. Além do mais, Venezuela tem uma população de 27 milhões de habitantes. O Equador, que tem 13,8 milhões de habitantes, vive situação parecida. O presidente Correa controla quase a totalidade do Congresso Nacional e seu governo controla enormes reservas de petróleo. Considerando que a Bolívia tem 9,6 milhões de habitantes, pode-se verificar que a dimensão populacional do Brasil não tem paralelos na América do Sul.

6) Finalmente, há outro ponto. O governo Lula tem sido o grande fiador da estabilidade democrática da América Latina, respaldando Chávez, Morales e todos os presidentes de esquerda. Tivesse ele o perfil agressivo de seus colegas, não poderia exercer essa função.

7) Eduardo Guimarães fala que as mudanças ocorridas na Venezuela, Bolívia e Equador são muito mais expressivas do que as obtidas aqui. Outro tropeço, e dos brabos. O próprio Eduardo Guimarães, em diversos artigos e reportagens, observou que as mudanças REAIS ocorridas no Brasil são muito mais relevantes, em termos práticos para a vida do trabalhador e para a realidade das indústrias, do que na Venezuela. Nem falo na Bolívia, cujas dimensões populacionais e econômicas são tão pequenas que a comparação ao Brasil é risível. Falemos da Venezuela. Ora, com todo o respeito e admiração que tenho pelo Chávez, ele não conseguiu reverter o processo de desindustrialização vivido pelo país nas últimas décadas. Nenhum país se desenvolve, no longo prazo, sem indústria, e os venezuelanos não poderão viver eternamente de programas sociais bancados pelo petróleo, que é um recurso esgotável, e rapidamente esgotável.

8) Eduardo diz que os avanços brasileiros são tímidos. Tímidos? O deslocamento social para cima de dezenas de milhões de pessoas é mudança tímida? Realizar o maior programa social do mundo é mudança tímida? Somente o bolsa família alimenta duas vezes a população total da Venezuela... Pagar as dívidas externas, triplicar o valor do salário mínimo, criar 10 milhões de empregos, são mudanças tímidas? Recuperar e revigorar a agricultura familiar é mudança tímida? Ampliar o leque dos destinos das exportações brasileiras é mudança tímida? Fazer com que a América do Sul seja um parceiro mais importante que os Estados Unidos em nossa balança comercial é mudança tímida? Criar a TV Brasil, com verba anual superior a R$ 350 milhões, com orçamento garantido pela Constituição, é mudança tímida?

9) Os desdobramentos midiáticos da operação Satiagraha estão conseguindo minar a confiança das pessoas no governo Lula, mesmo entre seus mais tradicionais aliados. O fato de ter sido justamente o governo Lula que mandou prender Dantas é reiteradamente esquecido. As pessoas estão confusas. Não sabem mais se Dantas é adversário ou amigo do governo. No entanto, todas as notícias que eu li deixam bem claro: Dantas é o principal adversário econômico e político de Lula. Mais que Serra. Dantas é a eminência parda por trás do projeto de eleger Serra presidente da república em 2010.

10) Acredito que Dantas comprou juizes, polícias federais, jornalistas e parlamentares. Não é fácil pegá-lo. A investigação contra Protógenes, por exemplo, foi deflagrada por um delegado e aprovada por um juiz que já foi preso por suspeita de corrupção. O Estado democrático brasileiro é complexo demais para pensarmos que Lula pode estar presente e consciente de todas as situações. A gente não sabe direito nem o que acontece em nossa humilde casa. Esquecemos sempre de pagar uma continha aqui outra ali, sem maldade, mas porque nosso cérebro tem limitações naturais. Como querer que Lula possa resolver cada pendência, cada intriga interna? Quem está comendo mosca, pelo menos em termos de comunicação, é o ministro da Justiça, Tarso Genro, que tem se comportado de maneira um tanto canhestra neste caso Daniel Dantas. Há que se cobrar de Genro uma comunicação melhor, para que a sociedade não se sinta tão frustrada em sua ânsia de ver Dantas preso. E aí entra um sentimento bastante perigoso, a meu ver, o germe de um moralismo tolo, que é a ansiedade de ver as pessoas sendo presas. Isso é bobagem. O mais importante é desmantelar as quadrilhas e recuperar o dinheiro roubado. E isso foi feito, em parte. A luta contra Dantas, hoje, é uma luta política, que se desenvolve na mídia e na interpretação dos fatos. Dantas está conseguindo o que deseja: usar a sua própria imagem negativa para jogar a sociedade contra a Polícia Federal e contra o governo.

11) Não acho que a eleição de Serra colocará tudo a perder. Será uma derrota terrível para a esquerda e uma ameaça constante aos ganhos sociais conquistados. Mas a sociedade está muito mais aparelhada para se defender dos desmandos governamentais do que antes. Um governo de direita levaria a esquerda a uma união sem paralelos, e a desenvolver com seriedade e rapidez suas armas anti-midiáticas. A história é dialética, e a força pesando para um lado criaria um contra-peso no outro.

12) Outro fato que me aborrece nessa história do Protógenes é a tentativa de transformar a política, subitamente, numa questão moral. Como nasceu Dantas? Nasceu em reuniões fechadas com objetivo de beneficiar o grupo Opportunity no processo de privatização do sistema telefônico brasileiro. Como foi preso Dantas? Numa investigação da PF, determinada a partir de ordens vindas diretamente do Planalto. Protógenes é um herói? Não. Ao prender Dantas, ele cumpria ordens e ganha salário para isso. Carlos Prestes não ganhava salário para ser herói. Che Guevara não ganhava salário para ser guerrilheiro. Jesus Cristo não ganhava salário para ser o Messias. Protógenes é um policial brilhante, corajoso, destemido, exemplar. Ao transformá-lo em herói, porém, perder-se-á sua dimensão humana e sua dimensão institucional. Devemos prestigiar a instituição em si e não um homem da instituição. Nem devemos endeusar Protógenes, o que é ridículo e pode inclusive levá-lo, como está levando, a um caminho errado, ingênuo, a produzir um discurso político messiânico e furioso, que só beneficiará Daniel Dantas, que poderá alegar ter sido vítima de um delegado maníaco. A luta contra a corrupção é um processo lento, que passa pelo amadurecimento institucional e democrático do país. Transformar a prisão de Dantas numa redenção dourada também é ingenuidade, quiçá mau caratismo. Há gente, com certeza, querendo pegar esse caso para fazer valer a sua tese pré-fabricada de que o governo Lula é corrupto. Olha só, a prova está aí! É uma estratégia perigosa, porém. Porque Protógenes pode até revelar-se um sujeito extremista, um psolista de nascença, e ser, portanto, um opositor natural de Lula, mas se for isso mesmo, se ele for um desses esquerdistas radicais, a mídia apenas vai usá-lo para bater em Lula e depois o lançará ao lixo, como fez com Heloísa Helena e Chico Alencar, que receberam os holofotes apenas enquanto foram úteis para queimar Lula e o PT junto à esquerda. Protógenes pode ser um policial muito bem intencionado, mas se ele realmente alimenta a pretensão de derrotar, sozinho, a histórica corrupção brasileira, vale lembrar o Velho Testamento, Eclesiastes, que dizia: não sejais ético em demasia, porque isso também é vaidade.

13) A justiça acontecerá. Querer apressá-la, querer que Dantas seja preso antes da hora, demonstra ânsia, leviandade, moralismo e um pouco de ignorância. Não adianta prender Dantas. A luta é mais profunda. Precisamos ter paciência para esperar Gilmar Mendes sair de lá. Precisamos ter paciência para esperar as lutas internas da PF resolverem-se para o lado da verdade. Sim, porque a verdade, uma hora ou outra, prevalece. A sociedade democrática tem diversos instrumentos para buscar a verdade. Dantas está sendo investigado por diversas instâncias: Ministério Público, Justiça, Receita Federal, Polícia Federal, jornalistas como Mino Carta, adversários empresariais, parlamentares, ABIN, todas relativamente independentes entre si. Então, se escapar de uma, poderá ser pego por outra. Tenham paciência! Sobretudo, não esqueçam que Lula não é um policial. Nem deve ser. Lula não deve perseguir Dantas. Não deve perseguir ninguém. Nem Protógenes é santo. Ninguém é santo. Eu não sou santo. Você, leitor, não é santo. Protógenes é um policial e, mesmo bem intencionado, pode ter cometido erros graves durante sua investigação. É normal. Ninguém quer crucificar Protógenes. Mas é ridículo e perigoso tratar Protógenes como um santo intocável. Existe uma hierarquia na Polícia Federal. Como vocês acham que ele conseguiu prender o homem mais poderoso do país? Vocês acham que o Planalto não sabia? Vocês acham que ele prendeu Dantas apenas com a força de seus músculos? Não, ele teve o apoio da instituição Polícia Federal. A reclamação dele refere-se somente à etapa final da investigação, quando a diretoria da PF foi trocada. Há guerra dentro da PF? Claro que há, não apenas por motivos escusos, mas por vaidade, poder, projetos profissionais, ideologia, visões sobre a segurança pública, fatores normais que existem em qualquer instituição.

39 comentarios

Anônimo disse...

Belo texto, Miguel. Concordo inteiramente com o que você disse.

Anônimo disse...

Você continua deixando de enfocar o principal nessa "última fase" da história da Satiagraha, que nem é mais a da impunidade ou nao do Dantas, mas a da PERSEGUIÇÃO aos funcionários públicos que cumpriram com seu dever. Se Protógenes é personalista ou nao, se dá entrevistas, isso nao vem ao caso, até porque faz parte dos direitos democráticos dele. Se ficamos insensíveis ao uso de MÉTODOS DITATORIAIS DE INTIMIDAÇÃO, podemos entao nos preparar, porque a Ditadura está batendo à porta. E teremos perdido a moral para reclamar dela.
Apoiar o Governo é uma coisa; ser cúmplice da CANALHICE dessa perseguição é outra muito diferente.

Anônimo disse...

Muito bom texto Miguel e concordo com ele.Você e Eduardo são otimos blogueiros.
Fico impressionada de como você consegue escrever tudo com poucas frases, e não estou falando especificamente deste post.

Miguel do Rosário disse...

direito democrático não. o protógenes está prejudicando o processo criminal contra Dantas. ele é um policial que não deve prejulgar. ele está atrapalhando tudo, agindo desequilibradamente. não vem que não tem.

Miguel do Rosário disse...

agreguei dois capítulos sobre o protógenes.

Anônimo disse...

Parabens Miguel , parabens. Não faz ideia do que seu texto me causou, estou aliviado...concordo plenamente com seu texto.

Anônimo disse...

Putz Miguel, pareçe-me que ultimamente os tropeços do Eduardo têm se tornado constantes (o que me entristece bastante); primeiro naquela polêmica sobre um texto seu em resposta a um texto do Azenha sobre os "princípios negociáveis" do Presidente Lula; depois sobre a campanha da Marta onde ele engrossou o coro dos hipócritas sobre as perguntas: é casado? tem filhos? e ultimamente ratificando o PHA acusando o presidente de conivente e covarde. Na minha humilde opinião: 1. Entre Protógenes e o Presidente Lula fico com o Presidente; um conheço bem pouco e com as lentes distorcidas pelo golpismo que entrou em moda desde 2003; o outro tem uma história de luta e todos esses estrondosos sucessos que vc tão bem descreveu nesse texto; 2. O comentário da anarquista lúcida (?) mostra bem como funciona a distorção dos fatos e valores; ela acredita piamente mesmo sem nenhuma prova concreta que a perseguição aos servidores esteja sendo feita pelo governo. Lula ditador? Pelo amor de Deus mas é exatamente pelo respeito que ele tem à democracia que muitos o estão tachando de medroso. Será que dá prá esse povo se decidir se o Presidente é ditador ou medroso e conivente? 3. Concordo em gênero, número e grau sobre não conhecermos os bastidores; temos poucos elementos para sair atirando e conjecturando como as pessoas têm feito. 4. Serra_Cérebro não será presidente; fora de São Paulo (sou paulistana) ele não é grande coisa nem com a grande me(r)dia a seu fv (Graças a Deus!!!).
E para fechar: seu texto é primoroso, lúcido e perfeito. Gosto muito do seu espaço porque vc se mostra bastante humano; tmbm não acredito em santos e alguns escrevem como se estivessem acima do bem e do mal; soa falso; não cola!! Um grande abraço!!!!

Anônimo disse...

A notícia de hoje, 10 de novembro, publicada no Globo online e comentada pelo Luiz Nassif, mostra que prender Daniel Dantas está se tornando uma possibilidade cada vez mais longínqua. O que está na ordem do dia é prender o delegado Protógenes, depois destituir o juiz De Sanctis, talvez até processá-lo e bani-lo do Judiciário, quem sabe ainda o procurador Rodrigo (esqueci o sobrenome). Tudo para anular o processo contra Daniel Dantas (e cá entre nós, ninguém me tira da cabeça a suspeita de que DD seja apenas um operador financeiro de negócios do interesse de Serra e FHC - pensar e imaginar é livre, ou já não é mais neste país?). Quanto ao Eduardo, você está coberto de razão.

carlos disse...

grande do rosário,

prefiro crer que, de vez em quando, todos nós perdemos a calma, a lucidez, e o que quer que seja, e agimos levados pela emoção. o eduardo guimarães, um cidadão admirável, pode ter agido assim. e como você diz, aliás com muita propriedade, nada mais natural ele ter, no calor da luta, produzido aquele texto.
no mais, o blogueiro continua tratando os assuntos com um equilíbrio invejável,difícil de se ver nessa blogosfera "política".
parabéns!

ps: é fato: não precisamos de heróis, mártires ou salvadores da pátria. precisamos nos tornar cidadãos.só isso!

José Carlos Lima disse...

valeu pelo debate, a blogosfera vinha ultimamente muito uníssona, chegando a dar tédio.
valeu pele divergência e espero que isto não seja motivo para intrigas ou mal-estar,
abs

Miguel do Rosário disse...

vera, o nélio machado, advogado de daniel dantas, quer mudar o juiz, tirar o de sanctis do caso. o caso vai a julgamento por um colegiado de desembargadores. a relatora já deu seu voto, a favor de de sanctis. faltam dois desembargadores. imagino que receberão visita de "advogados" de dantas. mas pense o seguinte. mal ou bem, a situação está seguindo os moldes democráticos. se dantas conseguir mudar o juiz: terá acrescentado mais um crime à sua lista e envolvido mais duas autoridades. é como mentira, conte uma e será obrigado a ir aumentando aumentando aumentando, até estourar. dantas é um balão que incha e só o fato de vê-lo encurralado já é uma espécie de vitória.

André Lux disse...

Miguel, concordo plenamente e até escrevi sobre isso no sábado em meu blog. Tem gente que anda querendo que o Lula faça o que não pode fazer e se enforque sozinho. Lamentável...

Anônimo disse...

Miguel,eu acho que o Pres.Lula tem que ir a TV explicar o porquê dele não se envolver,explicar Porque não Pode.
A maioria dos Lulistas e Ptistas estão pensando como o Azenha.Aí,eu tenho medo que o Serra 2010 vença.
Se vencer,o DD e as operações dele serão intocáveis prá sempre.
Quando o Dantas sai?

Abraço

Unknown disse...

Miguel, concordo com você. Minha sugestão: converse ou envie esse seu post para o Paulo Henrique Amorim com cópia para o Luis Nassif. Apesar deles serem mais calejados pelo tempo (DNA mais avançado), a sua análise é muito mais madura. Contudo, acho que se esse inquérito da Satiagraha for melado quero ver o que vai dizer a OAB, já que no STF o jogo é de cartas marcadas.

Anônimo disse...

Ops...Quando o Mendes sai?

Miguel do Rosário disse...

sueli, o lula está trabalhando para deixar o Brasil fora da crise financeira mundial. Acabou de participar de uma reunião do G-20. Não creio que ele tenha tempo, ou que seria importante ir à TV para falar sobre o caso Dantas. Se ele for a TV seria para falar sobre a crise financeira mundial.

Miguel do Rosário disse...

O mandato de mendes, se não me engano, é de 2 anos. ele entrou este ano, então sai em 2010.

RLocatelli Digital disse...

O que ocorre, Miguel, é que a Justiça depende da pressão popular.
Os organismos formais criados pela elite apenas nos dão a fantasia de que basta ficar em casa e a Justiça se fará, a distribuição de renda continuará, e todos viveremos felizes para sempre.
O PT abandonou as sociedades amigos de bairro, extinguiu pura e simplesmente os núcles de base. Enfim, se institucionalizou.
Resultado: na equação de poder está faltando, aqui no Brasil, o fator mobilização popular. Sem esse fator, Dantas dará o golpe, sim, através de seus prepostos, Serra e Gilmar Mendes (entre outros).
E não haverá quem consiga reverter. Eu vi isso acontecer em 64, e olha que a esquerda, na época, até que estava melhorzinha. Mas padecia do mesmo problema: falta de enraizamento popular. Passamos 20 anos na ditadura por causa disso. Saímos da ditadura e encaramos mais 12 anos de governo neo-liberal.
Eu não estou disposto a esperar, de novo, 30 anos até que a mobilização popular derrube uma nova ditadura.

Anônimo disse...

É miguel,tem razão.
Abraço

Juliano Guilherme disse...

Concordo com você como sempre,cara. Mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha, é a postura da atual direção da PF. No mínimo ela está sendo meio pusilânime, e tem, não se sabe se conscientemente ou não, ajudado a estratégia "Dantesca", sim. Está, vamos dizer, meio "estranha", desde a saída do Paulo Lacerda. Este sim mais próximo da figura do herói, pois é equilibrado e discreto. Já o Protógenes está na egotrip. Quanto ao Eduardo, acho que está sob a influência do esquerdismo "afoito" e não pragmático do Azenha. Mas ele tem muito crédito ainda, né?

Miguel do Rosário disse...

oi juliano, claro que o eduardo, assim como o azenha, tem crédito. comigo, é crédito ilimitado. quanto a PF, concordo contigo, mas também prefiro dar um crédito mais longo. acredito que dantas está tentando comprar parte da pf. talvez até no alto escalão, quiçá a direção geral. é dinheiro demais. mesmo assim, como eu disse, há outras instâncias. há a corregedoria e há a ABIN. Paulo Lacerda vai voltar.

Anônimo disse...

No endereço http://www.resistir.info/eua/offshore_banks.html, uma entrevista com um grande especialista que revela segredos dos centros bancários offshore. Uma entrevista sobre o efeito dos paraísos fiscais sobre as economias dos países: “um fundo que investisse em títulos de governos do terceiro mundo...pressionou as taxas de empréstimo para cima ... em relação a títulos do governo ... da Argentina e do Brasil...tomado principalmente por brasileiros e outros compradores latino-americanos. O dinheiro foi investido em títulos de alto rendimento dos seus próprios governos. A ironia era que os pagamentos exorbitantes de juros feito em 1990 eram devidos em grande parte à fuga de capital argentino e a famílias brasileiras a operarem offshore ...Os maiores investidores foram políticos bem informados ... Os maiores beneficiários do serviço da dívida externa foram os seus próprios capitalistas...Quanto mais desonesto o cliente, maior a taxa que pode ser cobrada para que o conselho a ser orquestrado garanta privacidade. Numa sociedade onde o crime rende mais do que a maior parte das profissões honestas, a perícia financeira e bancária é de contratar...”. Daniel Dantas e Gilmar Mendes são prestadores de serviços de clientes poderosos que não querem ser descobertos.

Anônimo disse...

Ótimo post. Tem densidade histórica e mostra uma visão lúcida da realidade e das várias facetas desta "farofa na Satiagraha". Alguns blogueiros pedem uma intervenção do Lula no caso. Chamam-no de omisso. Pregam o fim do seu governo. Trata-se de uma loucura. O Lula tem a grande mídia contra ele. Tem uma oposição forte no Senado. Tem inimigos no STF. E tem um mafioso poderoso coordenando tudo isso para desmoralizar o presidente e fazer um sucessor que traga de volta as negociatas do Estado e o dinheiro fácil. Se o Lula sair por aí batendo no peito, poderá ter uma repercussão parecida com o famoso discurso na Central do Brasil, em 64. Deus e o Diabo nos livrem dessa maldição. E também de eventuais "cabos Anselmos". O Lula, com todas as suas falhas e erros, é um eterno sobrevivente. Um exímio negociador. Tem uma história a zelar. E um compromisso com um Brasil desenvolvido, livre e menos desigual. Atributos esses que assustam a direita e enfezam a provável elite econômica mais retrógrada do mundo, a brasileira.

Anônimo disse...

Mais chapa branca impossível! Eu só gostaria de saber o porquê do afastamneto do delegado protógenes, e do Paulo Lacerda da ABIN. Talvez o Lula não esteja sabendo de nada né? Sassá Mutema fez escola.

Anônimo disse...

Então, Miguel, mas dá impressão que se deixarmos as coisas rolarem no seu curso natural, os caras voltam e ficam por mais 20 anos chupando o caldinho do osso, entendeu?

Também acho que o Lula não deve vociferar contra esta cambada. Mas nada o impede de recrutar uns linguarudos para responder a altura.

Hoje o governo e seus principais auxiliares e as principais figuras do PT estão "diplomáticos demais"...

Aí vem alguém e diz baixinho na orelha do povão: "psiu..estão quietinhos pq estão de rabo preso"...
É uma merda, mas é assim que funciona!

O Caçabi não ficou uns dois ou três blocos do último debate, encerrando a conversa no último segundo com: "Marta e aqueles seus amigos mensaleiros?"... Bobeira?

Fez um monte de gente lembrar!Não duvide que ele não arrebatou milhares de votos com esse flash back.

Não estou falando aqui que se a Marta desse o troco na hora ela ganharia. Longe disto. Mas o "deixa prá lá" também não ajudou...

Resumindo: acho que o governo e o PT poderiam ser um pouco mais PenTelhos... Não me refiro ao Lula, nosso Presidente.

Estou falando dos 'enviados' do governo. Alguns que tenham o estilo Ciro Gomes, entendeu.Que respondam em tempo real o cinismo de alguns tucanos-bobos

Só para a população enxergar reação. Ver que o governo que ela elegeu está vivo e não leva desaforo para casa.

Anônimo disse...

QUE NÉLIO O QUÊ!
O PRINCIPAL ADVOGADO DE DEFESA DO DANTAS É O STF

STF parece atuar como advogado de Dantas, diz Lyra

Raphael Prado - TERRA MAGAZINE

10 de novembro de 2008, 14h12


Três anos, seis meses e quinze dias de prisão. É a pena que pode pegar o algoz de Daniel Dantas, o delegado Protógenes Queiroz, se condenado for pelos crimes que a PF pretende indiciá-lo: usurpação de função pública, quebra de sigilo funcional, desobediência, prevaricação e interceptação telefônica e telemática sem autorização judicial.
A PF pretende indiciar Protógenes na semana seguinte àquela que o Supremo Tribunal Federal decidiu extinguir definitivamente a prisão temporária do banqueiro dono do Opportunity.

- Isso é um absurdo. Tiraram o foco do Daniel Dantas para o Protógenes - diz, incomodado, o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.

O senhor enxerga uma certa inversão de valores no fato de o delegado estar próximo de ser indiciado?
Claro. Isso é um absurdo. Tiraram o foco do Daniel Dantas para o Protógenes.

Isso é um caminho aberto para que a corrupção continue no Brasil? Digo: intimida os delegados que apuram esses crimes?
Eu acho, eu acho. Isso aí é uma forma de inclusive desestabilizar a posição excelente da Polícia Federal, que tem um trabalho extraordinário.

Mas se houve excessos, por parte do delegado Protógenes ou qualquer outro policial, também devem ser investigados.
Exatamente. Deve ser investigado, mas não com a dimensão que está sendo dada. Porque só está desse jeito porque é o Daniel Dantas. Se fosse outra, não teria nada disso.

E a postura do ministro Tarso Genro, está adequada diante disso tudo? Afinal, ele é o chefe superior da Polícia Federal.
O grande problema é que a divisão interna da Polícia Federal ser explorada publicamente é muito ruim. O ministro Tarso Genro deveria tomar uma posição para evitar essa polêmica. Porque isso enfraquece a PF, não incentiva a atuação fantástica de muitos anos, que é um motivo de orgulho para todos nós.

CONTINUA...
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3319300-EI6578,00-STF+parece+atuar+como+advogado+de+Dantas+diz+Lyra.html

Anônimo disse...

porque protogenes foi afastado? ora, também gostaria de saber porque o dunga foi contratado para dirigir a selecao brasileira. se cada um agora se meter o bedelho nas decisoes internas da pf...

miguel

Anônimo disse...

Ótima análise, Miguel.
Protógenes, ou o proto-astro, de fato é um trapalhão psolista e farisaico, que a mídia adora e que adora a mídia. Parece personagem daquelas fotonovelas italianas da década de 60...
abraço,
alyda

Anônimo disse...

É, partidarismo pouco é bobagem. E arbítrio no olho dos outros nao arde. A vontade de nao ver é invencível. Por isso os velhos partidos comunistas levaram décadas para reconhecer os crimes de Stálin. Se os que se dizem de esquerda sao insensíveis ao arbítrio, que esquerda é essa? Agora, arbítrio quando começa, é difícil parar... E ninguém sabe até onde pode chegar. Vocês todos conhecem, claro, aquele velho poeminha do Bretch: primeiro foi com os judeus, eu nao era judeu nao me importei; etc, o resto é muito conhecido (tanto do poema quanto da História).

Anônimo disse...

Se liga nao estao conseguindo acessar o PHA Isso ja e ditadura?

Giovani Blumenau SC

Miguel do Rosário disse...

tem mais. protogenes não foi afastado. protogenes foi o delegado escolhido para tocar o caso! tanto que tocou até o fim! tanto que prendeu Dantas! o próprio protogenes declarou, segundo os jornais hoje, que tinha apoio direto do Lula para investigar. protogenes foi afastado depois que CONCLUIU seu relatório e quando já era hora de colocar sangue novo e especialistas em área financeira para continuar o serviço. Quanto ao site do PHA sair do ar, que uma coisa tem a ver com outra? Tá paranóico? Monta uma comunidade no Orkut e não vem encher meu saco por aqui.

Anônimo disse...

Brilhante análise. Confesso q qdo li o artigo do Eduardo fiquei pensando como ele pode comparar Venezuela, Equador e Bolívia com o Brasil A dimensão e população do Brasil é infinitamente maior q esses três países juntos. Um artigo infeliz q ele ecreveu. Vale dizer q escreveu c o fígado em vez da razão.
Parabéns Miguel.
Zanuja

André Lux disse...

Difícil saber quem são piores: extremistas de direita ou de esquerda. No fundo, são apenas os dois lados da mesma moeda...

O Lula deve ter um saco do tamanho do Amazonas pra aguentar esses malas sem alça, não?

Anônimo disse...

Como vocês estão carecas de saber, a Folha de S. Paulo, alegando "interesse público", antecipou a existência da Operação Satiagraha. Com isso, o banqueiro Daniel Dantas pôde entrar com um habeas dantas preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pergunto: a Polícia Federal vai investigar como aconteceu o vazamento? Vai prender quem passou informações ao jornal e, assim, prejudicou o interesse público? Boa pergunta esta do Azenha, não?

Anônimo disse...

Tem-se que reconhecer que Azenha é um cara inteligente e viajado. Não fosse por isso, certamente nem teria passado pela Globo onde, provavelmente, aprofundou-se ainda mais em seus conhecimentos. Portanto, quando faz perguntas e quer respostas do tipo "e a PF não vai investigar quem vazou para Dantas o inquérito sigiloso?" ele está usando de uma fina inteligência e ao mesmo tempo está sendo sórdido. Pois ele sabe, muito mais que a massa que dele se alimenta das meias verdades e meias mentiras, que essa pergunta deveria ser feito para o Judiciário. À PF, constitucionalmente, não cabe a iniciativa de investigar ninguém. Nem a ela e muito menos ao Executivo cabe, se não for por expressa demanda judicial. Então meu colega das 4:04 PM, quando ele faz isso ele sabe muito bem o efeito que quer causar que é, senão outro, o de desgastar o governo Lula e oferecer mais sangue à sua massa desqualificada e desvalida de propósitos humanistas. Ele faz, com competência, o seu serviço. Em breve a Globo se derrete, para saciar seu apetite vingativo, e ele estará na Outra. É só questão de tempo.

Miguel do Rosário disse...

não acho que o azenha esteja sendo sórdido. a pergunta é válida, a pressão sobre a pf é válida. e a pf tem iniciativa sim. o negócio é que muita coisa precisa correr em sigilo, e aí, a gente, sem informações, mas atiçado pela ânsia oportunista midiática, acaba acreditando ou inventando mirabolantes teorias de conspiração.

Anônimo disse...

Puxa ! Esta análise me recolocou nos eixos. Estava caminhando num viés de bronca ao Lula, não somente pelo que o Eduardo Guimarães escreveu mas, pelo que li no Azenha, no PHA, e, também, pelo que diz o José Arbex. Ainda bem que existe a blogosfera com os seus contrapontos. Tal tipo de contraditório, consistente e lúcido, depois de séria reflexão me põe outra vez nos trilhos da racionalidade. Ainda bem !

Anônimo disse...

Miguel, retifico em parte o que disse. A PF pode fazer algo investigativo sem demanda judicial no que se refere ao seu âmbito, como está fazendo sobre a participação da Abin, irregularidades cometidas durante o processo e se houve vazamento a partir daí. Agora, se o vazamento ocorreu no judiciário (min. público,etc) nisso ela não tem ascensão. Agora quando o citado Azenha faz a chamada mais ou menos assim: "coloquem a foto (do Lula) na galeria dos esquecido, junto à de FHC" durante dias; deixa o povo malhar e depois vem conferir, isso para mim já é para ao menos adjetivá-lo como esperto.

Anônimo disse...

Prender com os próprios músculus foi ótima. super-protógenes!

Postar um comentário