11 de novembro de 2008

A maioria entendeu

A maioria dos internautas entendeu perfeitamente a minha colocação. O delegado Protógenes fez um excelente trabalho ao prender o banqueiro Daniel Dantas, dentre outras funções que exerceu. Minha crítica dirige-se a seu endeusamento tendencioso, à sua transformação num super-herói, o que não beneficia ninguém, sobretudo a ele mesmo, que parece ter entrado numa egotrip. Ele não pode ter errado? O que identifico é uma estratégia sutil e maquiavélica da mídia para tirar o foco sobre Daniel Dantas. Por que, até agora, os jornais não deslocaram repórteres investigativos para fuçarem os negócios que levaram Dantas à posição atual, a ser condenado em tribunais do mundo inteiro: EUA, Inglaterra, Itália, sei lá mais onde? Por que não investigam as relações de Dantas com a mídia?

Sobre ser "chapa-branca", o comentarista que afirmou isso deveria deixar de ler esse blog e limitar-se aos blogs "chapa-preta", os quais contam com luxuoso auxílio dos principais meios de comunicação do país.

*

Hoje o juiz Fausto De Sanctis deu uma aula de ciência jurídica, ao afirmar que a Constituição é apenas um documento, um papel, e que os verdadeiros valores encontram-se no povo. O povo é quem escreve a Constituição, mudando-a a seu bel prazer, através de seus representantes. Isso aí é filosofia pura, e música para meus ouvidos, pois corresponde uma dessas verdades que nos soam como reencontros com algo que já sentíamos no fundo da alma. Oxalá os desembargadores que julgarão se De Sanctis continua ou não no caso resistam às "visitas" de advogados de Dantas. O juiz participou de um evento no Rio, onde fez discurso em que constam as frases citadas.

*

Continua impressionante a blindagem que a TRINCA SAGRADA, Folha-Globo-Estadão, dá ao governador José Serra. A Polícia Civil do principal estado do país, o mais populoso e rico e, portanto, onde ocorrem mais crimes, encontra-se em estado de greve há mais de dois meses. E ninguém reclama. Não há editoriais cobrando de Serra uma negociação mais efetiva. Publicou-se, recentemente, matéria confirmando que os policiais civis de SP ganham os piores salários do país, menos do que no Piauí, Alagoas, dentre outras unidades da federação infinitamente mais pobres. Mas a Folha contra-atacou com um estudo do hiper-tendencioso e tucano Instituto de Planejamento Tributário, que diz que "a capacidade de aplicação" não é maior em São Paulo.

Não consigo compreender como os jornalões conseguem represar a opinião pública dessa maneira, como as elites paulistas continuam jogando fora seus anéis para não perder seus dedos e a esperança de eleger Serra em 2010. A greve da polícia civil em São Paulo permite que o crime organizado do país inteiro se fortaleça a partir de lá, de maneira que a incompetência de Serra já afeta severamente a segurança pública nacional. Claro que a hipótese de uma intervenção federal em São Paulo é impensável, já que as elites paulistas preferiam ver seu estado implodir num cogumelo atômico do que assistir o governo Lula assumir as rédeas de seu "quintal".

O mais revoltante é que as centrais sindicais também se vêem cercadas, porque quando se manifestam contra essa situação, em favor de melhores salários para os policiais, acabam levando a culpa. Não se pode esquecer que os sindicatos e associações de policiais de SP não são filiados nem à CUT, nem ao PT, nem sequer à Força Sindical. Por isso a acusação de Serra de que as entidades seriam responsáveis pela greve e pelo conflito deflagrado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, em frente ao palácio Bandeirantes, foi tão injusta com seus próprios funcionários - embora a imprensa paulista, é claro, tenha acolhido a declaração de Serra sem a minima crítica, sem editoriais, sem colunismo.

A imprensa brasileira deve compreender que, em virtude da internet prover, atualmente, todas as informações de última hora, a parte de opinião, tanto de seus colunistas quanto os editoriais, constitui o coração dos jornais. As pessoas procuram a opinião dos jornais para se posicionar, seja contra ou a favor. É um processo natural e saudável, porque, pensando bem, não existem verdades puras, ainda mais em política, mas interpretações mais ou menos racionais e objetivas.

*

Eu fiz um estudo muito atento, nas semanas que antecederam a invasão americana ao Iraque, sobre os principais jornais americanos. Lia diariamente o New York Times, Washington Post, San Francisco Chronicle e uma série de outros jornais ianques. Fiquei estarrecido com a capacidade das forças políticas ligadas ao governo Bush influenciarem a opinião pública, iludindo as melhores cabeças dos Estados Unidos. Houve, de um lado, um grande silêncio, covarde ou perplexo ou confuso, por parte de intelectuais liberais; de outro, uma total e estúpida submissão a verdades explicitamente precárias e ambíguas; e assim os EUA iniciaram uma guerra que custou trilhões de dólares aos contribuintes, enriqueceu meia dúzia de fabricantes de armas, e preparou terreno para o país mais rico do mundo viver a sua pior crise financeira, política e moral de todos os tempos.

13 comentarios

Anônimo disse...

MORTE À REDE-GLOBO!!! CRESCEU COM A MORTE E TORTURA. E ATÉ HOJE ALIENA! SABOTAGEM!!!!!!!!

Miguel do Rosário disse...

calma brother. como dizia jorge benjor, take easy my brother charles, take easy meu irmão de cor.

carlos disse...

caro miguel,

essa blindagem na imprenas americana, à época da invasão do iraque, é similar a posta em prática em ralação ao governador josé serra e ao invisível secretário de segurança do portentoso estado de são paulo.

greve da polícia civil, morte trágica da garota de santo andré, fuga no presídio de segurança máxima de presidente bernardes, explosão/implosão de delegacia em botucatu .... caramba! e esses cretinos não são nem entrevistados pela mídia pelo menos pra dar desculpas. égua do désdem!

Blog de Pirenopolis disse...

Achei que foi na mosca seu comentario,alem do mais e preciso dar tempo a PF e o ministerio publico terminarem seu trabalho.O Ministro Tarso Genro merece nosso respeito,na crise do mensalao foi uma voz ativa e firme, contra aquelas mazelas que ate seu partido estava envolvido.Se o inquerito der em nada, vamos por a boca no trombone,mais espernear antes e trabalhar parar o inimigo,no caso DD e GM.
Quanto ao futuro do Delegado Protegenes,nao tenha duvida,sera a politica,aonde sera muito bem vindo.Partido? Parece que o PSOL e a primeira opcao,visto a defesa que esse partido vem fazendo a ele.

Benê disse...

Protógenes já fez seu papel. Nem ligo para o que vai acontecer com ele, ele sabe se virar muito bem.

O que importa são os desdobramentos do caso DDantas, isto é que deve ser cobrado e acompanhado com atenção !

Anônimo disse...

CARA VOCE E MUITO BOM.
CLARO,SIMPLES,COMPREENCIVEL.
BOA SORTE.
ESTA EM MEU FAVORITO.
NASSIF,PHA,F.BRANCO

Anônimo disse...

O que esperar de um partido como o psdb onde um deputado diz que hoje teme mais a policia civil,do que o pcc.Se quem tivesse falo essa besteira fosse um deputado do pt era logo chamado de aloprado.Como no caso da menina ELOÁ o policial morto em um tiroteio,a globo deu mais destaque a doaçao de orgaos do que a violencia que cresce com a greve da policia civil.

Anônimo disse...

Acabei de ler na Folha online, que uma fábrica na Bósnia está lançando uma linha de roupas masculinas com a grife "Barack Obama", que está fazendo o maior sucesso. Não sei por quê isso me fez lembrar na hora que o PSOL está querendo agora usar o prestígio do delegado Protógenes para se lançar politicamente no país (talvez arriscar mesmo a Presidência da República, quem sabe) pra ver se finalmente sai do gueto em que se meteu (o partido, é claro). Não sei se a brilhante idéia partiu do PHA, da Luciana Genro, da senadora HH ou de todos ao mesmo tempo. Tal associação só pode ser fruto de uma mente exausta e pervertida como a minha, obnubliada pelas tentativas de entender essa história de PF, ABIN, STF, ministro Genro, delegados, Dantas, Gilmar Mendes, Itagiba, Demóstenes, etc., e de seguir o rastro de blogueiros e mais blogueiros indignados com a "covardia" de nosso presidente.

Anônimo disse...

Pô, esse negócio de mandar o cara que te chama de "chapa branca" parar de ler o teu blog, tá mais para "ame-o ou deixe-o." E todos que decepcionado estão com Lula, vão para onde?

Miguel do Rosário disse...

não sei, anonimo, meu blog não é hospital. e mesmo se o for, não é passando na cabeça que se cura ninguém. não me agrada ser chamado de chapa-branca, porque não ganho nada do governo. nunca ganhei. se ganhasse, ficaria quietinho e até concordaria. em breve, escreverei melhor sobre essa questão de ser "chapa branca".

Anônimo disse...

Transcrevo abaixo um post do Blog do Nassif de 16/09, para quem quiser entender. Quanto ao que vao fazer os desiludidos com o governo Lula, pseudo ponto para vocês: quem é de esquerda nao tem outra opção (como tb nao teve no Rio de Janeiro). Ou seja, é fechar o nariz, engulir uns 2 litros dágua, e votar no candidato dele, mesmo com nojo e indignação. O que prova o que o Eduardo disse: nao construímos uma alternativa ao Lula, estamos todos reféns dele. Mas daí a justificar o injustificável vai uma grande distância.


16/09/08 09:00
Lula, Satiagraha e a Real Politik

Atenção, um novo capítulo se abre para o caso Satiagraha.
O governo Lula acertou um acordo com a Editora Abril – e, por extensão, com Daniel Dantas – para anular a Operação Satiagraha. O acordo foi montado da seguinte maneira:
1. É impossível interferir nos trabalhos em andamento do Ministério Público Federal e do juiz De Sanctis. A ofensiva de Gilmar Mendes foi um tiro no pé.
2. A estratégia acertada consistirá em tentar anular o inquérito de Protógenes, no âmbito da Polícia Federal. A versão preparada é que o inquérito continha irregularidades que precisariam ser sanadas. E a Polícia Federal colocou seus homens de ouro para "salvar" o inquérito. O trabalho dos "homens de ouro, na verdade, será o de garantir a anulação do inquérito.
3. Ao mesmo tempo, o governo aproveitará o factóide dos 52 funcionários da ABIN que participaram da operação - uma ação de colaboração já prevista pelo Sistema Brasileiro de Inteligência - para consumar a degola de Paulo Lacerda. A matéria do Estadão de domingo, o da "demissão em off" estava correta. Sabe-se, internamente no governo, que a operação foi normal. Assim como se tem plena convicção de que o tal "grampo" entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres foi uma armação. Mas Lula se curvou à real politik.
4. De sua parte, jornais e jornalistas mais envolvidos com o jogo estão reforçando essa versão do "inquérito ilegal" e do messianismo do delegado Protógenes. A armação, agora, terá o reforço da concordância tácita do Palácio.
5. O pacto foi referendado pela Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. O Ministro Tarso Genro foi o que se mostrou mais constrangido com a operação, mas acabou se curvando à força dos fatos. (**)Com essa operação, Lula e Dilma passam a ser aceitos no grande salão nobre, pavimentando a candidatura da Ministra para as próximas eleições.
6. O seu principal adversário, José Serra, já é outro aliado que entrou à reboque da Editora Abril. Está pagando um preço caro, com a descaracterização do seu discurso político.
7. A bola, agora, está com o Ministério Público e o Juiz De Sanctis, que terão que trabalhar com essa nova peça do jogo: a intenção de se anular o inquérito.
Não sei por que, mas o evento da Abril me lembrou aquela cena épica de Francis Ford Copolla, o fecho do filme. Enquanto todos estão na grande ópera, os inimigos são fuzilados na calada da noite.
Na grande festa foram selados os destinos do delegado Protógenes e Paulo Lacerda, dois funcionários públicos cumpridores da lei. Anotem os nomes deles e os repassem para seus filhos e netos: foram dois brasileiros dignos, sacrificados por um jogo sujo.
É o fim da grande batalha pela instituição da legalidade no país? Longe disso. É apenas um novo capítulo. Tanto assim, que integrantes próximos ao jogo estão completamente incomodados, assim como vários colegas jornalistas, que entenderam que esse jogo de cena foi longe demais e está comprometendo a imagem da categoria como um todo.
Com tanta testemunha, tanto conflito de consciência, julgam ser possível varrer o elefante para debaixo do tapete? É muita falta de fé no estágio atual de desenvolvimento do país.

Miguel do Rosário disse...

annarquista, essa matéria foi desmentida no dia seguinte. nem tem sentido, porque as investigações correm por fora do executivo, são lideradas pelo ministério público e pela justiça.

Miguel do Rosário disse...

é uma matéria antiga, bem antiga, e foi desmentida no dia seguinte, e o próprio nassif não deu, após isso, qualquer embasamento ao que se revelou apenas uma futrica mentirosa de internet.

Postar um comentário