10 de novembro de 2008

Super Protógenes para presidente?

Deu a louca em todo mundo! O site de nosso valoroso Paulo Henrique Amorim saiu do ar por algumas horas, o tempo suficiente para disseminar pânico paranóico na web. Teorias conspiratórias brotaram em segundos, com acusações ao governo Lula de estar copiando Stálin. De volta ao ar, vejo uma nota do PHA: Protógenes presidente e Luciana Genro para vice. PHA psolou de vez ou tá fazendo piada? O Azenha, outro nobre combatente de nossas trincheiras, igualmente aderiu à histeria protogeneriana. Bem, eu queria lançar algumas perguntas e depois comentar:

1) Protógenes prendeu, sozinho, Daniel Dantas?
2) Protógenes possuía um feudo na PF, que lhe permitiu reunir, sozinho, informações sobre Daniel Dantas?
3) Protógenes está agindo com profissionalismo, responsabilidade e inteligência, ao participar de seminários, conferências, entrevistas coletivas, prejulgando Daniel Dantas e atrapalhando as investigações?
4) Protógenes é o único agente respeitável da PF?
5) A Satiagraha foi a única operação da PF nos últimos anos?
6) Protógenes sabe de tudo?
7) A perseguição à Protógenes é um fato?


*

Bem, em primeiro lugar gostaria de me defender. A blogosfera, às vezes, é um lugar inóspito, agressivo, onde fazemos muitos amigos mas também desafetos. Muitas vezes gratuitamente, por pura e inocente antipatia. Há desrespeito, ignorância, grosseria, paranóia, irritação. Quero dizer que não pretendo ser dono da verdade, nem sábio, nem quero julgar ninguém. Mas eu não tenho mais escolha. O blog agora é meu ganha-pão. Eu tenho que escrever. Eu gosto de escrever. Estou preparado para errar - esse é o preço de quem se expõe. Só quem lava louça quebra pratos. No entanto, tento escrever, na medida das minhas possibilidades, da maneira mais lúcida e objetiva possível.

A profissão de blogueiro, já bastante difundida nos EUA, ainda é vista com desconfiança por aqui. Será que alguém acha que, só porque coloco anúncios no blog, isso seria sinal de venalidade? De que quero "vender" meu blog? Neste caso, essa pessoa tem uma visão preconceituosa e elitista.

Nesse centenário de Machado de Assis, li várias matérias afirmando que o grande escritor carioca teria sido também um exemplar funcionário público, tendo "galgado" todas as etapas profissionais. Esses textos me entristeceram, porque acredito piamente que, se o Machadão chegou tão longe dividindo seu tempo com a carreira de funcionário público, poderia ter chegado ainda mais longe se tivesse tido a oportunidade ou coragem ou sorte de poder viver exclusivamente de seu genial talento literário. Machadão era cronista, e tendeu sempre para o lado monarquista, embora liberal e abolicionista. Creio que o fato de ser "empregado" do imperador, tendo inclusive recebido o grau de "cavalheiro", tenha contribuído bastante para a sua "moderação" em temas politicos.

Ponho anúncios no meu blog porque tenho a utopia de, um dia, viver completamente do meu pensamento e minhas palavras. Infelizmente, há quem veja isso com desprezo. É a síndrome da compaixão abstrata. Divulgam pena dos pobrinhos, mas quando vêem um pobre na sua frente, escrevendo um blog, não querem ajudar. Ao contrário, atacam. Porque, para eles, pobre só é pobre de verdade quando é burro, quando é analfabeto, quando é ignorante. E assim milhares de escritores e jornalistas têm morrido de fome por este mundão afora. É uma visão preconceituosa. Uma pregação hipócrita de "amor" pelo pobre, pela justiça social.

Contraditoriamente, muitos que criticam a mídia, não constatam fatos elementares:

- Que nunca a esquerda terá condições de patrocinar jornais impressos nos mesmos moldes dos que circulam hoje. Até porque esses mesmos jornais, apesar de tradicionais e cheios de anúncio, vivem precária situação financeira. A esquerda política, com seu ideário ainda confuso e dúbio, não terá publicidade do setor privado e a publicidade estatal será sempre intermitente e invasiva.

- A internet surge, no entanto, como uma poderosa ferramenta de difusão e debate ideológico. Quando conversamos sobre o Protógenes, quando divergimos, estamos, no fundo, discutindo ideologias. Dessas trincheiras sairão novas idéias, curtidas no fogo duro dos debates políticos.

- A divergência de idéias deve ser encarada como sinal de saúde e vigor intelectual, e não como fragmentação ou perigo ou enfraquecimento, desde que os participantes procedam com elegância e maturidade.

- O ponto fraco da mídia é justamente a falta de uma maior dialética interna, o que é um demonstração de fraqueza e medo.

- É preciso estimular o surgimento de uma geração de jornalistas-blogueiros que não dependam das empresas jornalísticas para viver, que possam viver de suas opiniões e pensamentos. Embora sempre haja casos excepcionais, de pessoas que conseguem conciliar diversas atividades, e ainda serem exímios e brilhantes jornalistas e blogueiros, o normal, o ideal, o caminho natural, é que os blogueiros sejam profissionais que vivam daquilo que fazem, para que possam se dedicar integralmente à sua função.

- Tenho a impressão, às vezes, que há gente que se acha mais importante que outros, e que acha fulanos mais importantes que beltranos. Ou que avalia blogueiros pelo número de comentários, ou pela visitação. Não, a quantidade, em lugar nenhum, em setor nenhum do conhecimento, significa qualidade.

- A única alternativa viável para combater a mídia corporativa e superar o problema dos "sem-mídia" é apoiar a blogosfera com galhardia e espírito democrático, entendendo a importância de termos pluralidade e quantidade, e sobretudo profissionalismo e coragem, de gente que leve blog à sério.

*

Voltando ao Protógenes, respondo às perguntas lá do alto.

1, 2 e 3) Não, Protógenes não prendeu sozinho Dantas. Teve colaboração de dezenas, quiçá centenas de outros policiais federais. Teve ajuda de juiz e assessores de juízes, de promotores públicos, de funcionários das mais diversas áreas da segurança pública. Se vamos dar mérito ao Protógenes por ter encabeçado a operação Satiagraha, seria injusto esquecermos de diluir essa honra com todos os outros. A mídia elegeu apenas Protógenes como herói. Por que não entrevista os outros delegados que participaram da Satiagraha? E por que eles não falam nada? Por que tem medo? Por que são mais responsáveis? Por que sabem que um agente da lei não deve prejulgar, porque isso pode atrapalhar o processo? Protógenes, ao fazer discursos públicos chamando Dantas de bandido está agindo com uma leviandade, com uma ingenuidade, imperdoáveis. Não me espanta, portanto, que o PSOL o esteja sondado para entrar no partido, e que o PHA tenha defendido (ironia?) sua candidatura para presidente da república, tendo Luciana Genro como vice. Eu adoro o PHA, mas ele tem a sua opinião, eu tenho a minha, e o fato de divergirmos, é um fator democrático. Em alguns casos, eu acredito que tenho razão e ele não. Não é por ele ser mais "famoso", que vou abaixar a cabeça.

4) Não. Seguramente, existem centenas, quiçá milhares de outros policiais dignos de respeito na corporação policial. Nenhum deles está na tribuna fazendo discursos para a mídia, incendiando o país. Ao mesmo tempo, também há muitos policiais corruptos. Assim como juízes. Com certeza, há uma banda podre na PF que está sendo inflamada por Gilmar Mendes, Daniel Dantas e mídia. Policiais e juízes que vinham sendo postos de lado, em virtude das grandes operações sendo feitas nos últimos anos, resolveram botar suas asinhas de fora, e agora estão fazendo a sua festinha particular.

5) Não. A Satiagraha foi uma dentre centenas de operações de grande magnitude empreendidas pela Polícia Federal, que já prenderam governadores, desembargadores, juízes, empresários, políticos. Operações que têm incomodado muito os poderosos com alguma culpa no cartório.

6) Não. O Protógenes não sabe de tudo. Os podres poderes por trás de Daniel Dantas seguramente vão além da imaginação do valoroso delegado. Por isso mesmo esse é um caso para ser continuado pelas altas instâncias do Ministério da Justiça, da própria Presidência da República e do Ministério Público, além de jornalistas investigativos idôneos (Mino Carta, Bob Fernandes) e todos os indivíduos, empresários ou não, que foram massacrados pelo rolo compressor de Daniel Dantas.

7) Bem, esperamos mais informações. Até onde sei, a única "perseguição" foi ter revistado o apartamento de hotel do Protógenes. As pessoas estão comparando isso com a ditadura militar, quando se torturava medievalmente, quando corpos desapareciam, e quando havia uma censura total na imprensa. Todos se tornaram, de uma hora para outro, "especialistas" em Polícia Federal. Afirmam que querem saber porque fulano foi afastado e beltrano, transferido. Acho que cada um pode ter a opinião que quiser. Mas também acho que a Polícia Federal não é uma instituição midiática, e não deve satisfações à mídia, nem à opinião pública sobre seus problemas internos. O que ela devia ter feito ela fez: investigou Dantas, reuniu milhares de documentos, prendeu o banqueiro. Gilmar Mendes foi lá e soltou. Surgiram complicações no processo. Houve vazamentos suspeitos. A corregedoria resolveu investigar. Vai investigar quem. Vai investigar todos os policiais envolvidos. Está certo. E aí a mídia cria um novo herói, e a esquerda, ou jornalismo alternativo, cai no conto de fadas do super-herói e surfa na onda anti-lulista patrocinada pela mídia.

O que não entendo é o seguinte. Se é ridículo considerar Lula um herói, ele, com toda a sua história e seus 64 milhões de votos, não seria igualmente ridículo converter o jovem Protógenes num super-homem? Não apoio o Lula por ver nele um santo ou um herói, mas por ele representar um conjunto de forças políticas que apóio. Se descobrirem amanhã que Lula é um tremendo safado ladrão, ficarei chateado, mas não me arrependerei do apoio que dei a ele. Minha confiança em Lula não é cega. E agora vejo as pessoas confiando cegamente em Protógenes? Por que? Por que prendeu Dantas? Mas, já disse, ele não prendeu sozinho! Foi uma equipe, foi a Polícia Federal! Santificar Protógenes é extremamente idiota. Empresto apoio político, não confiança ética. Entre um Hitler honesto e um Churchill ladrão, quem você escolheria? Meu apoio à Polícia Federal, portanto, é estratégico e político, porque acompanho todas as operações efetuadas pela PF e vejo, com meus olhos, que ela está combatendo os grandes corruptores nacionais, incluindo Dantas, que ELA PRENDEU! A PF PRENDEU DANTAS, SUA FAMÍLIA, OS DIRETORES DE SUA EMPRESA, PRENDEU SEUS AMIGOS PITTA E NAJI NAHAS! Não foi o Protógenes que prendeu. Foi a Polícia Federal.

Outra bobagem perniciosa, a meu ver, é amarrar o destino do Brasil à prisão de Dantas. Estão agora querendo transformar a prisão de Dantas numa redenção ética, moral, social e política! Ora, bobagem. Não há redenção. Se houve alguma vez redenção no mundo, foi há 2008 anos, quando Cristo nasceu. De lá pra cá, não houve. Nenhuma revolução ou governo foram perfeitos. A revolução francesa decepou cabeças inocentes, inclusive de seus líderes mais sagrados, Danton e Robespierre. Getúlio Vargas, figura fundamental para a industrialização brasileira, ligou-se a figuras altamente suspeitas, como Gregório Fortunato, e seu filho foi acusado de graves crimes de corrupção e tráfico de influência (e várias linhas de investigação levam a crer que foi ele, o filho de Vargas, o arquiteto da tentativa de asassinato de Carlos Lacerda).

Não há santos no mundo. Nem Lula, nem Protógenes. Nem sábios. Todos nós somos confusos e loucos. Por isso, acho melhor termos humildade e enxergarmos as situações com mais calma. Se Lula pôde ser posto à prova por meses e meses de investigação, CPIs de fim de mundo, matérias jornalísticas, e até hoje é insultado diariamente pelos grandes meios de comunicação, porque Protógenes não pode ter seu quarto de hotel revistado? Por acaso, alguém o está torturando num pau-de-arara? Não acho que Protógenes seja um coitadinho. Com a visibilidade e notoriedade que ganhou, poderá escrever livros bombásticos e ganhar rios de dinheiro. Poderá viajar para o Castelo de Caras. Poderá entrar para a política. É um cara jovem, bonito, inteligente, corajoso, um funcionário público federal que ganha 10 mil reais por mês, com acesso pleno à toda mídia brasileira. Não precisa de nossa pena. Há milhões de brasileiros pobres, sem dente, sem emprego, sem casa, sem mídia (sem mídia!), e temos uma crise financeira internacional gravíssima batendo em nossa porta. Vocês querem que o presidente Lula se preocupe com quem: com esses milhões ou com Protógenes?

34 comentarios

Anônimo disse...

Miguel,

Esse seu comentário é uma coisa muito triste porque mostra o ser ambíguo e pequeno que você está se tornando.Você não era assim.
Acho até louvável essa sua defesa do Lula neste episódio, mas não era necessário desconstruir o delegado Protógenes. Leia o que sobre ele escreveu o Bob Fernandes no exato dia em que a Satiagraha veio a público, que você entenderá a magnitude da operação que ele comandou apesar de suas impensáveis dificuldades.
Com esse post, você ficou menor e mais pobre e seu texto idem.
Um abraço
João Dantas

Miguel do Rosário disse...

João, obrigado por seu comentário. Estou preparado para errar. Não tenho escapatória. Tenho que escrever o que penso, mesmo que forem pensamentos pequenos e ambíguos, como você os qualificou. Mas são pensamentos exclusivamente meus, e sobre os quais tenho absoluta responsabilidade. Diante de Deus e das estrelas, tenho certeza de que somos todos nós ambíguos e pequenos. Além do mais, eu não descontrui o delegado Protógenes, mas tentei colocá-lo sob uma perspectiva mais humana, menos glorificadora. Gosto muito de Bob Fernandes, mas também não acho que ele tem o monopólio da verdade e da boa opinião política. Protógenes enfrentou dificuldades? Sim, mas foram tão grande a ponto de impedir a operação? Então não foram tão grandes assim, certo. Eu enfrento dificuldades, Lula enfrenta dificuldades, o brasileiro enfrenta dificuldades, e não acho que nem Protógenes, Lula, nenhum brasileiro somos heróis, mas seres humanos. Me diz uma coisa: quem idealizou a operação? Foi Protógenes? Não. Quem autorizou a Satiagraha? Foi Protógenes? Não. Acho que você ficou realmente chateado por eu ter desconstruído um pequeno e ambíguo dogma a que você se apegava. A sua pequena e ambígua desesperança pessoal, o seu desejo de aconchegar-se na certeza de que, sendo o mundo podre, você é um cara bom. Mas o mundo não é podre, o mundo é o mundo, e não existem mais santos ou heróis, apenas desertores, como você.

Abraço,
Miguel

José Carlos Lima disse...

A blogosfera está precisando de textos como estes, que distoam do uniforme.

Nem pensar numa blogosfera onde você pula de blog em blog e as idéias são as mesmas, até mesmo porque a mídia tradicional já é assim: todos os jornais e telejornais são padronizados, iguais.

A prisão de Dantas não foi a única operação,
dias atrás a PF colocou mais de 600 homens em vários Estados para prender empresários e funcionários da Receita Federal, que vinham sendo monitorados há mais de 2 anos.

Achei muito importante esta operação, chamada de Operação Vulcano, não sei porque a mídia não deu destaque ao balanço da operação, mais de 200 mandados de busca e apreensão e centenas de mandados de prisão em vários Estados.

"Por isso, acho melhor termos humildade e exergarmos as situações com mais calma." Concordo com esta frase sua, isto vale para o nosso dia-a-dia, casos contrário só levamos a pior, inclusive no campo do amor, digo isso por experiência própria. De forma que não é conveniente que percamos a cabeça.

Anônimo disse...

Texto lúcido e brilhante, Miguel. Seria muito bom que o Azenha e o Nassif pudessem lê-lo.

Anônimo disse...

Miguel,como te disse ontem você escreve bem pra ca...
Essa é a tua praia que e eu frequento todas as noites.Para te dar uma mãozinha a manter esse blog na ativa eu entro sempre nos links de propaganda, vale a pena.

Anônimo disse...

Quem está centrando a coisa no Protógenes é você, Miguel. Aliás ele nao foi o único perseguido, o tal delegado que recebeu a oferta de suborno tb foi, o afastamento do Paulo Lacerda foi prorrogado, a própria ABIN foi invadida. Nada contra a repórter da Folha, nada contra o delegado Bruno, evidentemente quem faz vazamento é o Protógenes. E o próprio delegado que o investiga vaza para todos os jornais e faz grampo ilegal -- e depois diz que só queria saber a localização das antenas da Nextel, informação de domínio público. Você nao acha que é muita má fé ficar defendendo esse tipo de lama, nao? Está óbvio que estao querendo é ver se há cópia das informações incriminadoras e intimidar os delegados. E você defendendo. Francamente, devia se envergonhar. Partidarismo político tem que ter limite.

Anônimo disse...

Ô Miguel!
Você já vem "claudicando" desde a escolha do candidato a prefeito do Rio: Era Gabeira! E apresentou "fortes argumentos" para sê-lo.
Depois, acordou (?) e tornou-se anti- Gabeira radical. E também, com "fortes argumentos"...Ali, você já mostrava esse jeitão ambiguo que está te dominando.
E o desertor sou eu ?
Então tá.

Um abraço

João Dantas

Miguel do Rosário disse...

joão, claudicando na sua opinião. Creio que apresentei boas razões para não apoiar Gabeira, e também para minha mudança de posição. Não te chamei de desertor por questões políticas, mas por levar a discussão para um nível moral, existencial, chamando-me de "pequeno", "ambíguo". Tenho grandes amigos que votaram e apoiaram Gabeira, assim como outros que certamente acham que Protogenes é um santo, um herói, um mártir e um revolucinário, maior que Che Guevara. Eu não caio nessa bobagem. Mas não leve esse négocio de desertor à sério.

Anônimo disse...

Incrível como as pessoas ficam cegas pela idolatria (no caso tanto a blogueiros e suas opiniões, como aos queridinhos da mídia); seu texto é de uma racionalidade imensa e há pessoas que o acusam de má fé; desconstrução, e outras coisas piores e injustas. Desconstrução é o que estão fazendo com o Presidente Lula desde o primeiro mandato e agora com o auxílio dos esquerdistas "éticos". Em nenhum momento vc foi desrespeitoso com o delegado Protógenes como têm sido os éticos donos da verdade com o Presidente do Brasil; incrível que a ele que tem sobrevivido a todos os tipos de execração pública os neo paladinos da moral não dão nem o benefício da dúvida. Ser teleguiado é péssimo seja pela direita ou pela esquerda; ter consciência da nossa humanidade que não se encaixa em maniqueismo faria bem aos que prejulgam, ofendem, não percebem o que estão fazendo e ainda acusam o outro de fazê-lo. Minha admiração e solidariedade a você Miguel.

Anônimo disse...

Miguel, mais uma vez parabéns.
Seu texto está mucho bom.
Pena que o pessoal que comenta, alguns, levam para o lado pessoal em vez de debater as idéias. Talvez... por não terem argumentos, já que fizeram do Protógenes seu guru da ética, sem raciocinar, se deixando levar pela manipulação da mídia.
A mesma mídia que elegeu Collor, o herói caçador de marajás, que derrubou Collor, o grande corrupto, que quer eleger Gabeira e Protógenes como heróis da "ética", que elegeu Obama, o herói "diferente", mas que jamais elegeu Lula, eleito e reeleito pelo povo, pelo contrário, sempre quis e quer derrubá-lo, e que agora anda desesperada e descarada com os 80% de aprovação ao nosso governante.
Pobres dos que precisam de heróis, como disse Brecht.
abraço,
alyda

Anônimo disse...

Qual partido daria sustenção a Protógenes?
Um partido nanico qualquer, tal como Collor
Não rola

Anônimo disse...

no Brasil o presidente que não tem capacidade de negociação não funciona.

por isso Serra não tem futuro, ele dá uma de durão, não negocia,

por outro lado Lula tem grande capacidade de negociação no Brasil e lá fora,
negocia com todos,
Lula sabe que de vez em quando tem que deixar que levem os anéis para que fiquem os dedos.

Anônimo disse...

Miguel,
Meus comprimentos pelo texto.
Tenho me assustado com a volubilidade emocional dos blogueiros e dos comentaristas.
Não se pode construir uma fantasia e achar que alguém vai realizá-la.
O Presidente Lula conhece o Brasil e sabe que só com muito trabalho e negociação vai conseguir cumprir o seu programa de governo.
Grande abraço.

UMA NOVA ONDA disse...

Sou leitor de todos esses blogs e sou mais observador do que participativo.
Gosto muito do Azenha, mas vejo uma certa pressa em pautar algo. Qto ao PHA, apesar de sério com seu texto de forma vazada, tem um "q" tendencioso muitas vezes. Essa piadinha do delegado à presidência, é bem ilustrativa.

Miguel, adoro seus textos, que apesar todo o conteúdo "partidarista sem limites", como te acusam, é inquestionavelmente humanista e racional.

Anônimo disse...

Lembro bem quando jovem das minhas tentativas frustradas de ler Nietzsche. Mas percebo que foi desse fracasso que adquiri a vaga idéia de que as coisas da vida estão além do bem e do mal.

Anônimo disse...

Não ví como desconstrução do delegado o comentário do Miguel, mas sim como o fato da mídia dar destaque singular a ele...
Sinceramente, não sentí como uma perseguição particular a ele e sim ao que a midia vincula a ele.
A nossa BENDITA REDE GLOBO & Cia, claro...

Anônimo disse...

Perfeito,Miguel.
Também me mobilizei e mobilizo com as arbitrariedades cometidas,inclusive contra o Protógenes,mas aprecio bastante a desconstrução do mito que você propõe.Algumas pessoas não entenderam que você questiona o mito e não o valioso profissional,entre tantos outros.A questão é que a gente anda sedento de heróis e "é aí que mora ao perigo..."!
Parabéns,mais uma vez,gosto do seu jeito lúcido e corajoso de colocar seu pensamento.
PS:muito justo e honesto ganhar dinheiro com o seu blog,quem discorda o faz com a hipocrisia e a culpa religiosa em relação ao $$.
abs,Fátima

Anônimo disse...

A pior companhia histórica de Getúlio Vargas foi Filinto.

Juliano Guilherme disse...

O Protógenes está numa tremenda egotrip. Acho que o próprio Paulo Lacerda não daria a investigação a ele, nesse momento. Tem que se ter equilíbrio. Se é o que está tendo a nova equipe responsável pelo inquérito, ou se ela esta abafando o caso a mando do nova direção da PF, só o tempo dirá. Não sinto firmeza no novo comando da PF, mas tão pouco elejo o Protógenes o Eliot Ness tropical. Acho que a mídia já capturou seu ego

Anônimo disse...

Muito mais que ambíguo, chapa branca, mais que chapa branca, desconexo, raciocinando em círculos!

Josimar disse...

Miguel,
Houve alguma mudança na Itália, após a operação mãos limpas ? Se sim, o que voce acha ? Há semelhança nas áreas dos poderes que estão sob influência dos corruptores ?

José Carlos Lima disse...

A direitona e a extrema-esquerda, inclusive muitos de nós (a título de "autocrítica") temos pegado pesado contra Lula. Vamos parar e pensar melhor. Precisamos recuperar a calma e desanuviar nossas mentes.Percebamos as coisas com mais clareza. O governo Lula não tem sido um desastre como dá a entender o imprensalão. Somente neste ano foram gerados mais de 2 milhões de empregos, bem mais do que nos 8 anos de FHC. Imagina só se no governo Lula milhões de pessoas não tivessem migrado das classes D e E para a classe C. Imagina só se no governo Lula a PF muitos neguinhos digo branquinhos poderosos não tivessem ido para o xilindró. Este País é muito grande e complexo para ser consertado num passe de mágica, embora saibamos que a mídia opera mágicas, pois devido à blindagem do imprensalão Serra está se apresentando como um ótimo governo apesar do caos instalado em SP. Lula é um grande negociador, aqui e no exterior, vamos dar uma olhada nos negócios fechados entre Brasil e muitos países, verifique o quanto estes Países dobraram suas compras aqui. Quanto a FHC, quando viajava para o exterior sempre voltava com as mãos abanando por pura incompetência, porém foi competente para doar a Vale do Rio Doce para os chegados e para presentear Daniel Dantas, com a Telebrás, ainda por cima com a cláusula da indexação do reajuste pela correção monetária dos serviços de telefonia. No momento em que virou coisa chique culpar Lula por tudo, tenhamos cuidado para não estarmos fazendo o jogo da direitona. Não é correto se culpar Lula até pelas mancadas de Gilmar Mendes.

Anônimo disse...

Caro Miguel, pelo menos o site do PHA não saiu do ar. Embora não concorde com tudo que leio lá pelo menos é saudável que qualquer pessoa escreva o que tenha vontade e arque com o ato do que o contrário. Mas a sensação de retirar uma opinião da rede causa muita estranheza e acho que sei o porque. Sempre que algum agente (e não precisa ser da polícia) faz uma movimentação no sentido de restaurar, corrigir, evitar uma injustiça ou resgatar a verdade ele passa a gerar um processo (acredite ou não) que vibra em altas e boas frequências e as espalha no ar. Aqueles que estão sedentos de justiça (quer confundida com anseios pessoais imediatos ou mais nobres como a coletividade em geral) vibram junto e sem encontram inevitávelmente num blog, comunidade, associação ou nas insurgências históricas e resistências que enriqueceram nossos princípios básicos (não negociáveis). Depois voltamos a ser humanos e enfrentamos nossa dura rotina, pesamos e medimos e quando a coisa novamente invade nossa dignidade vibramos de novo e tentamos valorizar nossa existência. Para os que “estão do outro lado” não deveríamos considerar inimigos e desejar seu desaparecimento, mas sim considerar que estão menos esclarecidos (vibrando em baixas freqüências) e comprometidos com o que há de errado em uma situação óbvia por motivos diversos e será difícil mudar a rota pois implicaria em admitir que cometeram ilícitos(fora de questão neste momento mas a vida as vezes é longa). Por isso acho que estamos mal pagos nessa candidatura (Serra) que vem da direita para 2010, pois carrega essa identidade. Sorte nossa que jornalistas como Vc, Azenha, Nassif, Bob Fernandes, Miguel do Rosário, Briguilino, PHA e tantos outros estão atentos (desculpa a injustiça de não citar outros) Essas tentativas de abafar ou intimidar não conseguem e nunca conseguirão evitar que essa energia flua. Como alguém disse neste blog nunca deveremos botar todas as fichas em quem quer que seja inclusive no Protógenes, pois nunca saberemos plenamente o que o move. Em algum momento ele cumpriu com seu destino (e foi extraordinário) mas nossos egos nunca foram bons mestres (que o diga o Supremo Gilmar). Mas sem dúvida fica um lembrete apesar da natureza seguir seu curso, jamais devemos ficar parados, se pudermos e fizermos a diferença temos de fazê-lo sob pena de trairmos a nós mesmos.

Se quiser publicar fique a vontade

Giovani Corrêa Ávila Blumenau SC
giovaniavila@ig.com.br

Anônimo disse...

Vejam só esta que agora, quentinha, na Folha.
A Folha dá a entender que o Brasil corre perigo porque a PF levou dados sigilosos destinados à presidência da República, que estavam com a Abin.
A Folha só não diz que quem está por trás desta invasão, ou seja, o juiz Ali Mazloum, cujo passado é mais do que sujo e que tem contas a acertar com policiais que, tempos atrás, descobriram seus podres.
De forma que não dá para cair de patinho e acreditar no que diz o imprensalão.

Inclusive a invasão da Abin não é uma iniciativa da PF nem de Tarso Genro, até mesmo porque a PF só age caso a Justiça Federal a acione.

Neste caso da Abin pela PF a inicitiva não foi de Lula nem de Tarso Genro e sim do juiz Ali Mazloum, envolvido na Operação Anaconda.

Por odem deste Juiz, cinco policiais foram à sede da Abin e, com uma ordem expedida pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal de São Paulo, apreenderam o computador usado pelo servidor da Abin Délio Brown.

Os policiais fizeram buscas nas residências de Délio e de um outro servidor, que também participou da Satiagraha.

Numa das casas, os policiais levaram até equipamentos que pertenciam à mulher de um dos analistas, uma médica.

Protógenes e mais sete policiais envolvidos na operação tiveram computadores, documentos e telefones apreendidos.

O Sr. Kluwe, presidente da Associação dos Funcionários da Abin pede o afastamento de Paulo Lacerda por causa da invasão da Abin pela PF. O que uma história tem a ver com a outra? Ele quer no cargo um funcionário de carreira, talvez ele mesmo.
Ao assistir a entrevista dele (Kluwe) no Globo News, tive a impressão de tratar-se de pessoa que reza na cartilha de Dantas.
Não acredito nesta história da Folha, que dá a entender queo Brasil está em perigo porque informações sigilosas da presidência da república, na Abin, foram levadas pela PF.
A começar pelo juiz Ali Mazloum, que deve ter passado estas informações para a Folha, não acredito nem um pouco neste alarma feito pela Folha.
Só sei que o rio está infestado de piranhas, estejamos sempre alertas ao nadar nestas águas mais do que perigosas. Rrssss
.

Junia disse...

Excelente, Miguel!!!!!

José Carlos Lima disse...

De quebra o imprensalão quer criar mais uma contenda além desta entre a PF e a Abin,
agora querem indispor os movimentos sociais contra o governo Lula quando afirmam que dentre os materiais apreendidos na Abin pela PF consta o monitoramento de movimentos sociais.
grande coisa, qual governo não faz isso?
todos fazem, sendo que a diferença entre um e outro é o uso que tais governos fazem com tais informações, o governo tucano de Yeda é um exemplo do mau uso de tais informações sobre os movimentos sociais.
é cada uma, que é de tirar pica-pau do oco.
e mais uma: em qual fonte a Folha bebeu para publicar isso se os materiais apreendidos estão em poder do juiz Ali Malão digo Mazloum?
esta p. velha não se emenda.

Obs: me desculpe por ter usado em demasia seu espaço, daqui prá frente vou me conter,

O TERROR DO NORDESTE disse...

Miguel,seus comentários são impecáveis.Cada dia você arrasa muito mais.Sou seu fã, por isso mesmo quase todos os dias coloco no meu blog seus comentários.Tenho um amigo tucano que diz que a única coisa que presta do meu blog são seus comentários.Abraços do Terror do Nordeste.

Chicocvenancio disse...

Miguel,
Concordo em grande parte com as críticas que fez, considero-as pontuais e certeiras. Mas devo questionar um ponto específico de seu argumento.
A divisão de poderes republicana coloca na alçada do Executivo fazer a lei ser cumprida de ofício, enquanto ao Judiciário cabe emitir sentenças quanto a conflitos quando provocado . Essas partes em negrito explicitam o porquê o delegado tem não só o direito como de fato o dever de pré-julgar o investigado. Ele não deve investigar pessoas e sim fatos, mas investigados os fatos e encontrados os criminosos ele pode sim julgá-los.
Podemos questionar se é a melhor estratégia, até por que o Protógenes chega a dizer que o Dantas será condenado na justiça. Mas ele deve sim julgar, baseado em fatos, os seus investigados.

Anônimo disse...

O meu negócio é literatura,por isso não comento sobre aquilo que não entendo, no caso política, no entanto, julgo justo você ganhar algum dinheiro com o blog, afinal, é o teu trabalho. Modestamente, sempre achei que você é mais escritor do que jornalista,convenhamos, dois ofícios difíceis. Sabe Miguel, eu tenho quase certeza de que o ilustre Machado de Assis, se vivo fosse, seria um blogueiro. A morte tem o hábito de mistificar as pessoas.Um abraço.

Blog do Artista disse...

Protógenes não quer visibilidade e notoriedade, não deseja escrever livros bombásticos e ganhar rios de dinheiro. não quer viajar para o Castelo de Caras... Se ele quisesse isto, era só aceitar o milhão de reais que o dantas propôs a ele e tava tudo certo... O cara é jovem demais, O cara é bonito demais, O cara é inteligente demais, O cara é corajoso demais... devia ter ficado quieto... o mundo e o Brasil não tem espaço pra idealistas... aqui ninguém é freira de convento... Protógenes não precisa de nossa pena... ele precisa é ser calado... Há milhões de brasileiros pobres, sem dente, sem emprego, sem casa, sem mídia... mas estes podem contar agora com o pacto republicano pra lhes colocar ordem... aos outros (aqueles brancos de olhos azuis) resta o direito de ter direitos cada vez mais respeitados... Onde já se viu um delegadinho de merda, jovem demais, corajoso demais ousar mostrar o caminho das grades pra assa gente casta... Como diria o compositor antigo... Gente fina é outra coisa... O presidente Lula que se preocupe com todos os brasileiros... todos que contam é claro... Protógenes que vá ser adido lá no Iraque.

Anônimo disse...

Miguel, Tudo bem que você está fazendo uma defesa ao Governo do PT. Mas convenhamos que desconstruir o Delegado Protógenes por conta disso é exagero. O delagado deu mancadas? Acho que algumas sim. Mas isso aconteceu porque a Direção da PF é suspeita e, se tivesse a todo o tempo dado o suporte ao Delagado Protógenes, hoje ele não seria o que se tornou para muitas e muitas pessoas, paladino da justiça. E a culpa é da Direção da PF, do Tarso Genro que devia ser mais firme com relação a esta operação. Agora querem enforcar o delgado a todo custo, mas não adianta. O Protógenes é o cara! Goste-se ou não. E persiguição política ou cumprimento de normas administrativas fica no olhar e entendimento de muitos e muitos mesmo! como "querem calar o cara que prendeu um bandido sim, porque foi condenado!" E a quem interessa isso? Só ao Dantas e quadrilha? Tem muita gente dos 3 poderes, do PIG e da oposição querendo que tudo isso caia no esquecimento. Que seja desacreditado não o delegado, mas sim a investigação, para ficar tudo com "dantas". abs Geraldo Costa

Miguel do Rosário disse...

geraldo, não estou fazendo defesa do "governo do PT", e sim tentando trazer um pouco de racionalidade ao debate. Santificar Protógenes é equivocado. A sociedade não deve fulanizar o trabalho anti-corrupção. Quem pegou Dantas foi a PF e não o Protógenes.

O Analista disse...

1) Protógenes não prendeu sozinho o Dantas, mas foi o responsável mor da operação que possibilitou tal feito;
2) Não, mas teve a coragem de arquitetar uma forma de reunir estas informações mesmo pondo em risco sua carreira;
3) Sim, Dantas é bandido a muito tempo, pois já fora condenado em outras cortes, como a inglesa, e tal veredicto foi reafirmado na justiça brasileira, e suas palestras não atrapalham as investigações pois não revelam informações que estão sobre segredo de justiça;
4) Provavelmente não, mas reuni em si um conjunto excepcional de qualidades e soube agir no momento certo, com coragem e firmeza;
5) Não, mas trouxe um esquema de corrupção que pode englobar poder Executivo, Legislativo, Judiciário e Empresas de Comunicação. De longe a operação mais importante que nosso país já viu.
6) Não, mas tem coragem para fazer as perguntas certas as pessoas certas e expor tudo isto a sociedade;
7) Obviamente que se Protógenes não fosse o responsável pelo relatório da Satiagraha, ninguém saberia quem é Protógenes, mas como a única forma de interromper o processo é desqualificar o relatório, que já esta na mão do Ministério Público, a maneira mais direta é desqualificar o Protógenes, seus meios, seus resultados, seus parceiros e tudo o que ele toque.

Anônimo disse...

Muito bom texto, equilibrado. parabens. vou comecar a seguir o seu blog. Continue assim!

Postar um comentário