8 de novembro de 2009

Algumas razões para você assinar a Carta Diária

Continuo minha campanha para angariar mais assinantes para a Carta Diária Óleo do Diabo. Você receberá por 12 meses um artigo exclusivo, em seu email, escrito por esse diligente escriba. E estará contribuindo para a blogosfera independente consolidar-se, de uma vez por todas, como contraponto ideológico e político à grande mídia. É só isso que falta. A criação de uma nova classe de blogueiros independentes, profissionais.

A questão do financiamento é fundamental, claro. A publicidade ainda não existe na blogosfera, não em termos satisfatórios, e, de qualquer forma, prejudica muito a qualidade do blog, pois amarra o blogueiro à necessidade de manter uma visitação monstruosa, o que o leva a apelar para táticas de baixo calão, como escrever sobre celebridades, falar mal do Beatles ou do Rolling Stones, ou qualquer barbaridade do tipo, para chamar a atenção. A realização de editais públicos é uma boa idéia, mas envolveria uma burocracia imensa, o que não se ajusta bem ao clima informal, brincalhão, irreverente da blogosfera. Patrocínios estatais, por outro lado, deflagrariam acusações de opinião tendenciosa e interessada, e aí até com certa razão. Por isso, nada mais democrático, republicano e isento, para o blogueiro, do que ser bancado por assinaturas.

É importante destacar, porém, que a filosofia da gratuidade permanece sagrada. Eu só decidi criar um serviço de textos exclusivos por assinatura depois de me comprometer comigo mesmo de que iria aumentar a produção gratuita do blog.

Eu acho muito revolucionário essa oportunidade, oferecida pela internet, do escritor assumir o domínio completo de sua produção, dispensando editoras, livrarias, agentes, jornais, vendendo o seu produto intelectual diretamente aos interessados.

O mais importante e mais difícil, claro, é ter interessados. Daí volto ao ponto. Preciso de assinantes. Estou fazendo um serviço bem legal. Todo o dia, de segunda a sexta, envio um artigo exclusivo para os assinantes. Para assinar, clique aqui. Dê uma força.

2 comentarios

José Carlos Lima disse...

Fora o fato de que, antes, era bem complicado para uma pessoa ser lida noutro país que não o seu de origem e olhe lá que mesmo aqui era tudo muito complicado, pois envolvia grana.
Agora não, você pode ser lido em qualquer parte do mundo, mesmo para quem não sabe a língua portuguesa, há ferramentas que traduzem de forma que o texto pode ser compreendido, desabando a Torre de Babel. E de papel.
Acabei de colocar um mapa que me permite saber em que lugar se encontrava o visitante do meu blog.
Talvez por publicar um post sobre a prisão de Renato Teruo, da Yakuza, máfia japonesa, fui lido no japão de forma imediata.
Achei isso muito louco, pensei, isso é decorrente da globalização ou é a máfia que trabalha de forma eficiente?
Aproveitei para saber um pouco do lugar do meu visitante no Japão.

http://josecarloslima.blogspot.com/2009/11/izumo-rio-hiikawa.html

carlos disse...

salve, miguel,

gostei do seu republicanismo, ser financiado pelos assinantes e leitores, uma vez que aqueles que acessam o blog são potenciais assinantes.
a experiência está em curso e, no mínimo, desejo sucesso.

abçs

assinante carlos anselmo-fort-ce.

Postar um comentário