28 de novembro de 2009

Folha atinge o paroxismo da calhordice

Creio que todos estamos ainda em estado de perplexidade. Sim, porque a Folha hoje volta à sua calhordice. Publica no Painel de Leitores cartas de leitores que afirmam ter acreditado na história contada por César Benjamin.

A Folha publica a carta de um global, Marcelo Madureira, que desde longe vem realizando, de todas as maneiras, oposição sistemática ao Lula:

"Em tempos de unanimidades, bajulação, mentiras, censuras veladas e neoperonismos, o corajoso e sensível depoimento de César Benjamin só vem confirmar aquilo de que eu já desconfiava havia muito tempo: que o Brasil está sendo governado por um bando de cafajestes sem escrúpulos. E o que é pior: recebem indenizações pelas suas cafajestadas. Parabéns a César Benjamin e a esta Folha."

MARCELO MADUREIRA, "Casseta & Planeta' (Rio de Janeiro, RJ)

Madureira é um canalha alienado. Quer transformar vítimas da ditadura, pessoas que foram presas e torturadas em "cafajestes sem escrúpulos". Quando ele fala que já desconfiava, revela o objetivo da matéria publicada pela Folha, que era ir de encontro ao subconsciente de seus leitores, já devidamente preparado por manipulações diárias. Todos os antilulistas fanáticos agora se encarregarão de espalhar boatos e "confirmar" o que já suspeitavam.

*

No interior do jornal, todos os procurados deram depoimentos negando veementemente a história. A Folha consegue, mesmo nessas matérias, botar as negações no final dos textos e fora dos títulos. Consegue, nos títulos, criar ambiguidades.

*

Ao dizer que Silvio Tendler afirmou que era brincadeira, a Folha não publica a versão integral de Tendler, dando detalhes de tudo, contextualizando inteiramente o episódio. Confira aqui a versão de Tendler. A podridão atingiu o apogeu.

*

Ou seja, todas as testemunhas citadas, ou sugeridas, por Benjamin, negaram a sua história. Mais ainda, afirmam que se trata de uma mescla de mau caratismo e ressentimento com estupidez. Lula já era uma figura pública. Hoje se sabe exatamente quem estava na cadeia com Lula durante todo o tempo em que ficou preso. O irmão de Lula, o Frei Chico, que foi torturado barbaramente na prisão, lembrou que o presidente ficou preso com outros diretores do Sindicato dos Metalúrgicos.

A Veja conseguiu, inclusive, encontrar um homem que, na época, pertencia ao grupo político MEP, e seria o tal "menino do MEP". O homem negou, enojado, a história. A Veja, claro, bota a negação ao final do texto, depois de um título acusatório e um começo de texto ambíguo.

Milhares, talvez milhões, de brasileiros, estão estarrecidos com o nível a que chegou a imprensa brasileira. Desespero, inveja, mau caratismo, cafajestagem, cinismo.

Diante de um descalabro desse quilate, o sentimento de revolta que germina em todos, porém, precisa de um pouco de tempo para ser assimilado racionalmente. Que vivíamos uma guerra, já sabíamos, ou ao menos desconfiávamos, mas creio que havia um fiapo de esperança de que não haviamos chegado aos extremos. Chegamos.

*

Uma amiga da minha mulher veio falar com ela:

- Minha mãe contou que leu no jornal que o Lula estuprou um rapaz.

Daí você vê o prejuízo causado ao debate político. Em vez de estarmos falando de outros assuntos, agora teremos que suportar a indignação de milhões de polianas, que nada mais são que brasileiros normais, sem hábito de ler blogs. E agora?

*

Diante de tal situação, apenas sugiro que nos concentremos no blog do Nassif, do Eduardo Guimarães, do Azenha. Com certeza, o tema terá desdobramentos interessantes. Um ataque desses deve ser respondido à altura.

*

Não estamos mais falando de política. Trata-se agora de uma questão de direitos humanos. Do direito da imprensa de caluniar e humilhar pessoas. O Leviatã, finalmente, cometeu um grande erro. Não vamos perder essa oportunidade.

12 comentarios

Vera Pereira disse...

Aí é que está, Miguel, como agir com inteligência numa situação que, para mim, depois de tantas décadas, é absolutamente inusitada na política brasileira? Nunca vi tamanha baixaria, torpeza junta. Não dá para não reagir, mas também não dá para reagir como sempre. Tem de inovar.

Pedro Cavalcante disse...

penso no que a Vera diz
e

baixaria torpeza etc
sempre houve na
politica da casa grande

nós, classe média
eramos cegos midiacos

hoje assustamos com
o tamanho da pica

relaxa e goza
ou
vamos pra luta

Miguel do Rosário disse...

É preciso um pouco de tempo, Vera. Na realidade, a Folha cometeu um erro grave. Pode até causar dano político ao Lula, mas provavelmente apenas aos segmentos já manipulados. Mas errou, porque perdeu a razão, não apenas apelou para uma baixaria, como agora está tentando manipular a opinião pública com o episódio, através das ferramentas conhecidas: cartas dos leitores, títulos ambíguos, explicações importantes ao final do texto, etc.

Ao apelar para isso, ela criou um sentimento de repulsa muito grande numa parcela muito relevante da opinião pública e da sociedade civil. E por ser grande, e por ser grave, é necessário tempo para que os sentimentos sejam depurados e racionalizados.

Paulo disse...

Chegamos a um ponto ,extremo que justifica qualquer tipo de ação contra esses canalhas irresponsáveis,
infelizmente é justamente isto que esse jornal podre quer.
Este é o fogo no palheiro que o ex-FHC vem pregando, o desespero dos entregadores da pátria está no limite.

Rato disse...

Acho que o Google acabou de excluir mais um blog... o do Esquerdopata.

Anônimo disse...

Esse Marcelo Madureira não é aquele do caceta e planeta da globo, amigo do David Zilberstein ex-genro do FHC? Só podia ser humorista.
O slogan da folha ERA "folha não dá pra não ler", hoje é "folha NÃO DÁ pra ler".

Claraboia Arte Contemporânea disse...

Maecelo.Madureira
é.uma.piranha.escrota
não.passa.de.uma.puta.vendida
para.a.Globo

Anônimo disse...

Miguel,vc viu esse artigo?http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/quem-e-o-lagarto-e-o-duble-de-jornalista

Anônimo disse...

Vou contar uma histórinha o ex-genro do FHC antes de ser genro, colaborava com textos na revista Casseta Popular ou Planeta Diario, depois que virou "genro" tirou a sorte grande, essa turma o Bussunda, o Beto "Silva", Marcelo e David eram coleguinhas de colégio da mesma "fé". Eu gostava muito do programa deles, nos 90, mas quando eles começaram a "pegar mais leve" com FHC eu deixei de ver. O credo e a ideologia dessa turma é o dinheiro, não preciso falar mais nada.

Anônimo disse...

Avante blogosfera !

Como dar credibilidade a uma mídia destas ?!?! Depois reclamam da alcunha 'PIG' ...

Lívio Nakano M.D. disse...

Ainda acho que esse lamentável episódio foi uma tentativa, e até então, bem sucedidada, de se impedir a repercussão de recentes escândalos que atingem o Palácio dos Bandeirantes - notaram o silencio ensurdecedor sobre este assunto?
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/camargo-correa-deu-dinheiro-ao-palacio-band/

Anônimo disse...

EM DEFESA DE LULA --- O Eduardo Guimarães – do Cidadania.com - está organizando um ATO DE PROTESTO CONTRA A FOLHA, para o dia 5 de dezembro (próximo sábado) em São Paulo (SP). O ponto de encontro será na Alameda Barão de Limeira, perto do metrô Santa Cecília, em frente ao prédio da FSP. Quem estiver interessado em PARTICIPAR é só entrar no blog dele, no seguinte endereço: http://edu.guim.blog.uol.com.br/. Como bem disse Geraldo Vandré, "QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER"!!!!!!! Angélica Matos

Postar um comentário