6 de novembro de 2009

Caetano e os analfabetos

A história ensina a não confiar nos artistas. A quantidade de artistas que aderiram às teses de Mussolini, alguns mesmos tornando-se verdadeiros heróis do Il Duce, como o poeta D'Annunzio, já mostra que um artista entende tanto de política quanto de matemática. Por acaso, há artistas que entendem de política, como há artistas que talvez entendam de matemática; mas trata-se, por assim dizer, de coincidências.

Nosso alegre boêmio, Augusto Frederico Schmidt, por exemplo, apoiou o golpe de Estado de 1964, ou pelo menos foi isso que os jornais deram a entender, quando publicaram manchete com uma frase sua favorável ao regime. Céline teve que esperar alguns anos antes de poder retornar a França, pois havia sido condenado à morte por causa de sua posição dúbia - em alguns momentos até favorável - quanto ao nazismo; e o incomparável Knut Hansum, que escrevera o romance mais doloroso do século XX, A Fome (que traz a descrição mais humana, mais viva e mais autêntica da fome, segundo Josué de Castro), filiou-se entusiasticamente ao partido nazista, recebendo, inclusive, condecorações!

Portanto, não estranhem quando um grande artista como Caetano Veloso dá voz a preconceitos tão mesquinhos, como fez na entrevista ao Estadão, na qual declarou que "votava em Marina porque ela não era analfabeta como Lula".

Dias depois, o "cafona", o "grosseiro", era, pela enésima vez, recebido pela rainha da Inglaterra, que tinha um sorriso sincero e admirativo no rosto. O analfabeto estava lá para receber um prêmio internacional da Chatham House... O Primeiro Mundo nem sempre foi o mar de rosas pacífico, limpo e desenvolvido que gostamos de imaginar. Inglaterra, França e EUA já viveram fome, guerra, miséria, revoluções, e aprenderam que somente superaram suas dificuldades em virtude da sabedoria, criatividade e força dos homens simples, dos homens do povo.

Afinal, o que é ser "analfabeto" para Caetano? Sua crítica, aliás, está na boca de muita gente. Há uma consciência de classe muito específica aqui. Sim, porque, a questão não é saber ler ou não, pois Lula sabe ler muito bem. A questão é possuir uma determinada cultura, mas qual é, exatamente, essa cultura? São os clássicos? Lula deveria ter lido a Ilíada, de Homero? Aí entramos numa situação curiosa. É que Homero era, ele sim, um analfabeto, embora no caso dele não seria possível outra condição, porque, segundo a maioria dos pesquisadores, o alfabeto grego ainda não fora inventado. Andei lendo bastante sobre isso, e descobri que uma das teorias mais respeitadas entre os estudiosos é que a pessoa que inventou o alfabeto grego (que é uma cópia do fenício, adaptada ao vocabulário grego) o fez justamente para anotar os versos de Homero. A seguinte cena deve ser imaginada: Homero recitando os versos para que esse astuto e pioneiro escrivão anote-os, e daí nasce a literatura ocidental!

Não precisamos ir tão longe. Antropólogos e historiadores vem estudando com muito afinco, desde os anos 60, o poder das culturas populares, baseadas sobretudo na tradição oral. Pode-se transmitir conhecimentos oralmente? É claro que sim, pois de outra maneira qual o sentido de pagarmos 120 mil dólares para ouvir um professor "falar" sobre Platão, numa sala em Harvard? Não poderíamos, simplesmente, ler Platão no conforto de nossa casa - e sem gastar os 120 mil dólares?

As palavras ouvidas e faladas valem menos que as palavras escritas? Bem, talvez não seja isso o que pretendia dizer Caetano, porque suas letras são "cantadas" e não "lidas", e não é preciso ter lido Levi-Strauss para saber apreciá-las corretamente. Caetano expressou uma noção sobre "etiqueta". Uma visão (embora inconscientemnete, e mesmo assim indesculpável) um tanto fascista sobre uma determinada forma de se comportar, de falar, de se expressar, e que inclui o conhecimento, mesmo que superficial, mesmo que seja apenas um verniz, sobre um cânone.

O mundo produziu milhões de livros importantes, e hoje em dia é virtualmente impossível estabelecer precisamente quais devem ser lidos ou não. Caetano não leu nem 1% desses livros, assim como Lula. Eu também não li. Por outro lado, poderia-se acusar Lula de não ter lido Dom Casmurro. De fato, é um livro interessante. Mas aí precisamos fazer um interrogatório detalhado ao presidente, porque corremos o risco de quebramos a cara se ele responder: "eu li Dom Casmurro. Não gostei muito". Aliás, é fácil entender porque um operário de chão de fábrica, sem grande interesse pela literatura universal, não demonstre entusiasmo pela história de um burguesinho ciumento...

Milhares de brasileiros leram Dom Casmurro, mas permanecem na condição de "analfabetos", pois continuam cafonas e grosseiros. Depois de ter cantado em dupla, por tantas vezes, com Júnior (o irmãozinho genial da Sandy), supreendi-me com esse súbito repúdio de Caetano à estética cafona... Ah tá, Júnior com certeza não é analfabeto... Claudia Leite também não é analfabeta... É de se perguntar, além disso, se Caetano chamaria Cartola, Pixinguinha e Nelson Cavaquinho de "analfabetos", por não possuirem instrução formal e se comportarem de forma um tanto "cafona". Pixinguinha recebia seus convidados segurando um copo cheio de cachaça e Cartola, sempre um orgulhoso e inveterado cachaceiro, trabalhou como flanelinha no centro do Rio...

Porque ainda há milhões de analfabetos de verdade, que não sabem assinar o próprio nome. Há casos tristes, trágicos, de pessoas que não conseguem sequer se expressar. Todos conhecemos casos assim, em geral associados às condições econômicas miseráveis. Há outros, que, apesar de não saberem ler, desenvolveram admirável capacidade oratória. Há pessoas que lêem muito, mas não conseguem falar. Meu pai era assim, coitado. Um homem culto, mas que não conseguia encaixar uma frase em outra. Era uma espécie de analfabeto da fala, e isso o fazia sofrer muito, porque dificultava a socialização e ele era um homem que amava muito seus amigos e via-se que ele se esforçava, às vezes, para superar sua deficiência. Bebia muito em função disso, para tentar se soltar. Eu herdei um pouco dessa dificuldade e também bebia muito tentando "destravar" a língua. No colégio, sofria horrivelmente com a insuperável dificuldade em abordar as meninas, em comunicar minha admiração por elas. Mas eu acabei superando essas barreiras, e tornei-me um tagarela quase insuportável.

Enfim, a humanidade oferece uma heterogeneidade muito grande de saberes linguísticos. Neste quesito, acho que Caetano, se tivesse a oportunidade de reelaborar suas colocações, aceitaria que Lula é um mestre, e não apenas no Brasil. A sensibilidade linguística de Lula é reconhecida internacionalmente. Seria desonesto negar os fatos, e a popularidade de Lula prova isso. A própria oposição política, não querendo dar o braço a torcer sobre sua qualidade como administrador, atribui a popularidade de Lula exclusivamente à sua técnica verbal.

Então de que analfabetismo fala Caetano? Voltamos ao cânone. Caetano tem um cânone na cabeça. São os livros que ele mesmo leu, e que ele considera, preconceituosamente, que todos deveriam ler, se querem ser inteligentes. Há também a questão do comportamento. Em outras entrevistas, Caetano admitiu, muito sapecamente, que adora o jeito 'classe-média' de ser, como fazer compras no supermercado Zona Sul, etc... Daí voltamos àquele repúdio sanguíneo ao sindicalista barbudo, grosso, cachaceiro, que não sabe segurar um garfo e faca, com quem não podemos conversar sobre vinhos franceses...

Eu conheço bem esse preconceito tolinho, esses olhos que brilham quando falamos em Marcel Proust, essa admiração canina por um diploma. O irônico de tudo é que a literatura autêntica nasce da vida, e os escritores vão as ruas estudar a personalidade de indivíduos como Lula para se inspirarem. Afinal, há os que escrevem, há os que lêem, e há os que inspiram livros. São os líderes políticos, os guerreiros, revolucionários, chefes sindicais, bandoleiros famosos.

Outro ponto que me veio à cabeça, quando li essa entrevista do Caetano, foi sobre Sancho Panza, o astuto escudeiro de Don Quixote. Sancho é uma figura fundamental no clássico de Cervantes, e até hoje talvez não tenha merecido a devida atenção. Lembrei de Sancho porque Lula é uma espécie de Sancho Panza da política. É um homem do povo que simula uma simplicidade muito maior do que a que realmente possui. Sancho Panza é muito mais prudente, esperto e lúcido do que seu patrão. Don Quixote é um bem-intencionado, um valente, um culto, mas é um indivíduo completamente destrambelhado, um louco. Sancho Panza é sua maior ligação com a realidade. E Sancho é leal e corajoso.

Outra figura muito parecida à Sancho Panza é Sam Weller, o empregado do Sr.Pickwick, no admirável romance de Charles Dickens. O escritor publicava os capítulos num folhetim. Quando introduziu Sam, houve um êxito instantâneo. Sua inserção no quinto capítulo da narrativa alavancou as vendas de forma estrondosa: do quarto número foram tirados 400 exemplares, após o surgimento da figura, a tiragem saltou para 400 mil antes mesmo do vigésimo capítulo.

Hoje poucos leram esse romance, o primeiro do escritor inglês. É um romance absurdamente hilário. As trapalhadas do Sr.Pickwick são de fazer qualquer um morrer de rir. Tão diferente das xaropadas melancólicas que Dickens irá escrever depois! Pois bem, o Sr.Pickwick resolve contratar um empregado para o ajudar em suas viagens pela Inglaterra e encontra Sam. O rapaz se revelará o verdadeiro "cérebro" do romance. É ele que inventa os planos mirabolantes e sempre bem sucedidos para tirar seu chefe das mais incríveis enrascadas. Além disso, possui um humor incomparável, e não economiza-o em momento algum. A genialidade de Sam retrata a admiração dos britânicos pela sabedoria popular, e explica a simpatia franca e humana com que a rainha Elisabeth recebe Lula toda a vez que o presidente põe os pés na ilha. Em toda Europa, a cultura (entendendo aí o comportamento, os modos, a maneira de falar) dos trabalhadores é respeitada com quase reverência. Na França, milhares de aristocratas tiveram suas cabeças cortadas por muito menos que entrevistas como essa de Caetano. Nos Estados Unidos, a criatividade do homem do povo é honorificada constantamente em filmes e livros.

Pois a cultura "livresca" que Caetano e grande parte da classe média brasileira prezam como condição mínima para uma pessoa pertencer à boa sociedade, para ser um não-analfabeto, implica também em matar a espontaneidade natural, aquela graça original, a força, a virilidade. Tantos historiadores já escreveram sobre isso, sobre a auto-censura a que o homem civilizado é sujeito, causa de tantas neuras e debilidades psíquicas! Afinal, qual o objetivo do ser humano? É ser um indivíduo com algumas leituras, ou mesmo um gênio da poesia, como D'Annunzio, mas que defende o fascismo? É ser um homem culto, porém sem graça, sem coragem, e broxa?

É muito difícil ser um homem inteiro, e conciliar o desenvolvimento pleno de todas as nossas faculdades físicas e psicológicas com uma participação criativa na sociedade. Muitos dizem que essas coisas estão ligadas, e que a debilidade psicólogica tem origem numa relação doentia e medrosa com o ambiente social. Eu acredito nisso. Gosto de participar da vida política do mundo porque sinto-me mais forte quando o faço. Sinto saúde. É uma relação de parceria. Eu ajudo (ou tento ajudar) o mundo e o mundo me ajuda.

Voltando ao analfabetismo de Lula, as pessoas como Caetano deveriam entender que o conhecimento deriva-se não apenas dos livros, mas da observação dos homens, superação das dificuldades, conversas noturnas, amor, casamento, sexo. Muitas pessoas querem encontrar nos livros o que talvez encontrassem numa boa conversa de botequim, ou simplesmente num passeio solitário pelas ruas. Muitas firulas psicológicas podem ser resolvidas com um saudável mergulho na vida, e a política, muitas vezes, proporciona essa aproximação com as forças primevas da sociedade. Esse conhecimento é genuíno. É tão válido quanto qualquer máxima filosófica. O próprio Kant entendia isso quando abre a sua obra-prima, a Crítica da Razão Pura, dizendo que todo e qualquer conhecimento nasce da experiência. E o que importa ao conhecimento são os frutos. De que adianta ler muitos livros e ser um idiota preconceituoso, ou um medíocre inútil e corroído pela inveja? Se Lula conseguiu se tornar um estadista invejável, admirado internacionalmente, dono de uma popularidade inédita no Brasil e no mundo, é porque ele colheu conhecimentos em algum lugar, não importa onde, processou-os, e converteu-os em vida, em talento, em sucesso, em redenção econômica e social para milhões de brasileiros. Se mesmo assim ele for considerado um analfabeto, então viva os analfabetos!

52 comentarios

Celso disse...

Miguel, seu texto me fez lembrar de outro personagem da literatura inglesa, que possui características semelhantes. Samwise Gangee (ou Sam Gamgi), que acompanhou Frodo Bolseiro na saga O Senhor dos Anéis. Apesar de, a princípio, parecer um personagem simplório, no desenrolar dos três tomos da saga ele mostra sua coragem e determinação, não deixando de cumprir suas responsabilidades como companheiro, protetor e amigo.Sem o Sam, Frodo não teria conseguido passar pela terra de Mordor vivo para tentar destruir o Anel.Sam também alertou Frodo da má índole de Gollum, que por ironia é que acabou por destruir o Anel do Poder. Um grande abraço

Anônimo disse...

E desde quando Caetano tem cultura refinada? É um bom artista, mas não tem faculdade, ao que saibamos. Quem ele pensa que é? Lula não é analfabeto, mas tem cultura geral, assim como Caetano. Caetano pirou? Em tempo, sua foto está a cara do Farol de Alexandria.

Ivonete disse...

Seu texto me fez lembrar o livro "o queijo e os vermes" do historiador italiano Carlo Ginzburg. Esse livro trata da história de um moleiro de Friuli, que foi processado e condenado pela inquisição. Ocorre que entre o tempo de decorrência do processo e a senteça final, os intelectuais da inquisição não conseguiam identificar a heresia de Menochio, o moleiro. Ocorre que Menochio era um homem simples, que lera alguma coisa, várias coisas, e ouvira outras tantas, porque gostava de conversar com as pessoas. Criara uma concepção do universo absolutamente eclética, fantástica, original, e totalmente sua. Menochio desejava conversar com o papa e explicar sua concepção sobre a criação do mundo. Enfim um amontoado de idéias que remetia a vários tipos de heresia. Os intelectuais da inquisição não conseguiam executar Menochio porque não conseguiam identificar qual a sua heresia. Na verdade, a arrogância da inquisição não conseguia entender o universo cultural, oral e de leituras dispersas próprio dos camponeses friulanos. Em alguns momentos Lula parece o Menochio, homem simples portador de uma sabedoria excessivamente original para os nossos inquisidores intelectuais.

José Carlos Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Texto inspirado, só posso dizer parabéns.

José Carlos Lima disse...

Conheça o Caetoso, uma mistura de Caetano Veloso com Fernando Henrique Cardoso, coisa da engenharia genética, tecnologia de ponta, segue link

http://josecarloslima.blogspot.com/2009/11/caetano-e-os-analfabetos.html

Luiz F T Siqueira disse...

Genial esse texto!

Maria Guidah Almeida disse...

Miguel, parabéns pelo texto, tudo que eu sempre pensei, me sinto contempladíssima com as suas palavras. Sinceramente eu estou de alma "lavada, enxaguada,enxuta"... Há mto que não leio uma análise tão perfeita, de idiotas que se sentem o supra-sumo da cultura, só pq tiveram a oportunidade (desperdiçada diga-se aqui) de frenquentarem anos e anos os bancos escolares, lerem livros que na realidade não lhes acrescentaram nada que os levassem a desenvolver o senso crítico do que realmente é ser culto. Como bem disse vc, cultura se adquire em qualquer lugar, basta que se tenha astúcia e capacidade para absorvê-la.
Quisera Caetano e mto desses que se intitulam "instruídos" ter a cultura de Lula.Se como bem disse vc ser analfabeto é ser igual a Lula,viva tds os "lulanalfabetos" -grifo meu.
Um forte abraço

Anônimo disse...

Miguel, para mim o que importa é a idéia: patricinhas contestam o oposto...
Eu queria não ser analfabeta para escrever tudo isso e mais um pouco...
Agradeço tua existência...
Grata,
Fátima/Fafitoca.

José Carlos Lima disse...

Num dado momento estive pensando, naquela época, década de 60, Caetano tinha razão, pois que no meu entender a esquerda estava sendo contra a rebeldia tropicalista.

Ocorre que esta perseguição da esquerda contra Caetano não existe, muito pelo contrário, os esquerdistas nunca se opuseram ao tropicalismo enquanto movimento que, é claro, não se resume em Caetano Veloso.

O próprio Hélio Oiticica, autor da obra "Tropicália", que inspirou o movimento, foi venerado pela esquerda. Isto vale também para Tom Zé. Se Tom Zé declarasse apoio a FHC ou Marina alguém iria reclamar do artista? Claro que não. De forma que esta rusga com Caetano foi ele mesmo(Caetano) que criou.

Agora só falta é Caetano dar uma de vítima e vir a público, assim como fizeram Regina Duarte e Marília Pera, afirmar que está sendo vítima de "patrulha ideológica". Ele sabe muito bem que não é isso e que ele e a esquerda nunca chegarão a um armstício, ainda mais agora, que Caetano mostrou-se muito preocupado com as regras de etiqueta de Danuza Leão, que Lula não seguiria, sendo portanto um rude, um analfabeto.

E novos capitulos virão. Eu estou adorando.

Só para finalizar, ao ler seu texto, percebi este contraste, de um lado o homem unidimensional, estes inquisidores que a Luzete apontou em seu comentário e, do outro lado, o homens multidimensionais: Lula, Lampião, Profeta Gentileza...


Tenhamos dó de Caetano, oremos por ele, o artista está precisando de luz. Onde já se viu artista unidimensional? A este respeito leiamos o livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma http://pt.wikipedia.org/wiki/Triste_Fim_de_Policarpo_Quaresma


"Tantos historiadores já escreveram sobre isso, sobre a auto-censura a que o homem civilizado é sujeito, causa de tantas neuras e debilidades psíquicas!"

Anônimo disse...

Presente ao Congresso do PC do B, segue parte da resposta do "analfabeto" Lula para os letrados e chiques Caetano Feloso e Henrique Caroso

Lula disse:"Nós não temos a sapiência dos sociólogos. Essa semana fui chamado de analfabeto, de ditador, e nessa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano. Eu compreendo o ódio, o intelectual que está assistindo um operário que só tem o quarto ano primário - e não tenho vergonha de dizer - ganhar tudo o que ele imaginava que pudesse ganhar e não ganhou por incompetência é muito difícil. É muito engraçado, tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de estudo que você tem, não tem nada mais burro que isso", - Tem muita gente que acha que inteligência está ligada à universidade. Isso é burro. A universidade não dá nada disso. A política é uma ciência que exige muito mais inteligência. De qualquer forma, a vida é assim. As pessoas falam o que querem e ouvem o que não querem.

Leia mais

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/11/presidente-lula-responde-para-fhc-e.html

Anônimo disse...

Aqui a resposta de Lula a Caetano

(...)em seguida ironizou quem o chamou de analfabeto.

Um país governado por um analfabeto vai terminar realizando um governo que mais investiu em educação. Vamos terminar nosso governo com 14 novas universidades federais. Estamos fazendo uma vez e meia o que eles não fizeram em um século. Sei que isso é intragável. O Fernando Henrique Cardoso achava que nós seríamos um fracasso e que ele poderia voltar -disse Lula.
.

Lívio Nakano M.D. disse...

Outro político que não tem curso superior é o outro "silva", o vice-presidente José de Alencar.

Mas fico lamentando a capacidade da mídia, e de suas inserções mais tacanhas, de pautar toda a blogosfera.
Ainda que dissonantes, tantas voces em coro ressoando um certo artigo, seja da Veja, Folha ou assemelhados, só mostra o quanto que ainda ela detém alguma força. E é mais um argumento para os alinhados a ela, de serem ainda mais ferrenhos na sua defesa.

Este acirramento entre defensores e opositores, que derrapa além do sensato e ponderado para virar uma arena de paixões só drena argumentos (e como sobram argumentos) a favor do presidente, para entrar no mesmo jogo pequeno das preferências e antipatias pessoais.

Inclusive, tenho impressão que nosso atual presidente tenta escapar da armadilha de ser envolvido neste abraço de afogados, que é se deixar pautar pelo último factóide.

Anônimo disse...

Miguel:
parabéns pelo texto. Acariciou minha alma.
Eu nunca apreciei Caetano, agora, muito menos. Existem pessoas que não fazem a monor falta; VC, ao contrário, faz uma falta enorme! Esteja sempre conosco, por favor.
Abraços da mariazinha.

Anônimo disse...

Esse comentario do caetano,me leva a cre que ele despreza toda a cultura popula do Nordeste,que é tao rica e bonita,porem,tem suas origens justamente com "analfabetos".Literatura de cordel,bumba meu boi,reisado e tanta outras manifestacoes culturais,autenticamente brasileiras e perpetuadas,quase sempre por "analfabetos".
Devo dizer que prefiro essa cultura à de caetano!
PS.A proposito Miguel,escrevendo desse jeito,vc poderia ate ser mudo;texto irretocavel!

Anônimo disse...

Caetano é sabido mas não esperto.

André Rezende

Anônimo disse...

Sabido mas burro

Anônimo disse...

O que vale é a inteligência de Lula e não o conhecimento de Caetano.
Ponto final.

Montenegro disse...

Sabia que Você não iria resistir falar sobre o Caetano...bom,pelos menos, para o bem ou para o mal ele é um formador de opinião, bastião da música, etc, etc...

Anônimo disse...

...parabéns...parabéns
clap clap clao

Selma de Lima Brito Lopes disse...

Prefiro ver Lula analfabeto governando o país a ouvir Caetano dando pit. Voto no Lula e não compro cd do Caetano.

wilson cunha junior disse...

Tava vendo tanta gente falar sobre o assunto e pensei: Cadê o Miguel do Rosário?

Texto fabuloso.

Vera de Oliveira disse...

Miguel,
Como vc e seus comentaristas escrevem bonito! Aprendi muito com vcs. Obrigada!

victor ugo disse...

Excelente, nada a acrescentar.

Anônimo disse...

Belíssimo texto. Já o repliquei em vários grupos de discussão.

Parabéns!

Mais um babaca disse...

Pô, Miguel.
Quando vc escrever, deixa um bodezinho na sala, põe uma besteira, uma bobeira, uma impropriedade, uma lezeira qualaquer.

Caso contrário, vc não deixa espaço prá gente completar ou criticar.

Assim, não tem o que comentar. Só elogiar, parece babaquice!

Unknown disse...

Caro Miguel

Parabens pelo texto!
Sobre FHC e Caetano eu gostaria de citar uma frase de um pensador famoso, que eles devem conhececom certesa:
"Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!"
Keiji Kanashiro

Bertolt Brecht

Érico Cordeiro disse...

Caro Miguel,
Ótimo texto.
Caetano vai continuar falando sandices – sempre o fez e não será agora, às vésperas dos 70 anos, que deixará de fazê-lo.
O problema é que qualquer idiotice que ele diga (p. ex.: Fui à praia usando uma sunga de jérsei azul-rei, da marca Blue Man, com etiqueta na parte interna e um bordado da marca no lado esquerdo da parte da frente. É um sungão, não é uma cueca) repercute na mídia, seja ela integrante do PIG ou não.
Que tal uma sugestão? Esqueçamos Caetano e deixemo-lo a falar sozinho. Respeitemos os seus cabelos brancos e a sua precoce senilidade (afinal, ele mesmo, reconhecendo a propriedade das palavras do filósofo José Guilherme Merquior, já se definiu como “um um subintelectual de miolo mole”).
O Superbacana já viveu melhores dias (sua produção musical estagnou há, pelo menos, 20 anos e seus últimos discos são pavorosos).
Abraços!

Mello disse...

Eu então, devo ser o maior de todos os analfabetos!!!!

Nunca gostei mesmo de Caetano... Ele me lembra uma versão mais "leve" de Clodovil hernandes, o destemperado de língua afiada.

De Caê, me lembro a sua falta de humor, ao ser parodiado num dos quadros de um programa de Chico Anísio, xingando um ator de "bichinha". O ator sempre fazia nesses quadros as famosas afirmações "caetânicas":

"... Pode ser, ou não..."

Anônimo disse...

Vamos fazer constar o seguinte: o Caetano sempre foi um reacionário, suas manifestações nesse sentido vêm de longa data, suas posições progressistas são seletivas, poderíamos dizer que em relação aos costumes ele é bem avançado, ou talvez isso seria apenas fruto de autojustificação, - ele é bicurioso. No entanto em relação à organização política da sociedade ele se torna cada vez mais recionário, o que também pode ser autojustificação, se pensarmos que ele deve ter tido um enriquecimento financeiro e a partir disso não porque as coisas devam mudar...Mas não, não é de agora essa posição reacionário, e de muito tempo, lembremo-nos que já havia uma partição entre os 'odaras' e os 'patrulhas ideológicas'. Lá naquele tempo nos parecia muito mais simpático um indivíduo 'odara', que livre que identificado com todo um ideário dos idos de 68. O marco disso para mim foi uma entrevista que li do dito cujo na revista Playboy não sei de que ano, quando ele afirma que queria mesmo era ganhar um monte de dinheiro para ter 3 piscinas na casa dele como o Chico Buarque também as tinha. Nem quero pensar no mérito de ganhar um monte de dinheiro, mas a justificativa é banal, bom de qualquer forma o mérito é reacionário. O caso é que o cara não se aguenta quando vive uma vida pequeno burguesa ele acaba se tornando imoral, no caso do Caetano, imoral pelos seus próprios padrões, mas e daí, depois de tudo, depois do mercado global, depois de conquistar a indústria fonográfica internacional, como olhar para trás, como se habilitar para auto-crítica, como livrar-se dos fetiches e dos espelhos da mídia?
Ismar Curi

Anônimo disse...

Em tempo: Dom Casmurro é o melhor romance da Literatura Brasileira. Quanto ao artigo de defesa de Lula contra o preconceito ignominioso de Caetano, gostei. O grande crítico literário Roberto Schwartz,defensor da tese que vê a obra de Machado de Assis também como uma construção que denuncia elite escravista brasileira, já tratou sobre o direitismo de Caetano.

Henry disse...

Caro Miguel quero parabenizá-lo pelo excelente texto!
Um dia eu admiriava Caetano Veloso pela sua genialidade artísticas , mesmo sendo um porre, hoje porém sua imbecilidade extrapolou todos os limites da ignorância!
Seu Caê, este seu fascismo explícito expôe na verdade suas frustações!
Lula é admirado pelo mundo e amado pelos seus eleitores, você porém, deveria avaliar um pouco mais antes de abrir a boca e sair cuspindo no prato que comeu, pois depende muito mais destes milhões de eleitores (as) que consumiam seus "porres" gravados nos Cds!

Unknown disse...

Miguel, o seu texto é excelente, sem reparos.
Parabens!

Ayres Filho disse...

Excelente texto. Muito sóbrio. Irrepreensível.

L-A. Pandini disse...

Miguel, entro aqui direto, mas comento pouco - talvez por considerar que não há nada a acrescentar ou corrigir, e por não querer encher sua caixa postal de meros elogios (que seriam sempre merecidos).

Mas neste texto você se superou. Parabéns. Caetano, há muito tempo (décadas, talvez) tornou-se muito melhor de ouvir do que de falar. Pensando bem, ultimamente, acho que nem cantando. Gravar um disco todo em inglês e dizer que é um "protesto contra a era Bush" é, no mínimo, tentar se fazer passar por genial mesmo quando a inspiração está passeando longe do cérebro.

Lembro-me de quando Caetano lançou seu filme "Cinema Falado", que muitos caetanetes achavam genial. Algum crítico foi ver, achou o filme um porre e abriu seu texto com um verso da música "Língua", do próprio Caetano: "Se você tem uma boa idéia, é melhor fazer uma canção".

Hoje, Caetano parece não ter ideia nenhuma. Infelizmente.

Regis Sudo disse...

Leitura interessante, mas parei de levar a sério no momento em que ele compara Lula com Homero. Por outro lado gostei da comparação de Lula com Sancho Pança, mas não acho que o autor do artigo tenha entendido Pança. Ele é mais "ispertu" que Don Quixote? Certamente que sim, justamente nas areas que o Lula é mais "ispertu" que a média os políticos desse pais (o que não é grande feito, diga-se de passagem). Mas a "isperteza" de Sancho era limitada pela enorme ganância e vontade de governar. Ele era disposto a seguir um louco pela promessa de ouro e se tornar governador "de umas tantas ilhas". Da mesma maneira Lula segue o PT, discursa o discurso dos intelectuais almofadinhas do PT, faz as pessoas acreditarem que ele acreditava no discurso maluco do PT tudo em nome do pote de ouro, de governar as ilhas, quando viu que esse discurso não o levaria à presidência, o abandonou como um casaco velho e vestiu um terno armani. Sancho Pança e Lula da Silva tem mais em comum do que esse texto revela.
Mas o personagem de ficção que mais me lembra Lula é o Forest Gump, o simplório que ganhava tudo porque as pessoas não entendiam ele, Lula é um Forest Gump com uma exagerada pitada de malícia.

Cerestino disse...

Como diria Belchior:

"Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude tá em casa, guardado por Deus contando o vil metal"

Fernanda disse...

Caetano não está com inveja, está magoado, muito magoado com o Lula. Afinal, o Presidente vai almoçar na casa do Chico, depois tira foto ao lado do Chico, os dois 'feliz da vida'. E o Caetano, vai lá no Governo pedir só 2 bilhões e 400 milhões de Reais e os burocratas dizem que ele não precisa disso, que pode bancar o seu show sozinho.

Esse 'sozinho' machuca muito, mais do que o 'não', num sabe?

Roberto Milfont disse...

Só posso dizer uma coisa: Parabéns pelo texto!
Grande abraço,

Ícaro Vinícius Torres Silva disse...

Parabéns pelo texto, Miguel.

O preconceito burguês e mesquinho evidenciado faz parte de um novo mote no repertório crítico de Caetano, a diferença é que não estamos mais no tropicalismo, nem na ditadura. O subversivo agora é se opor ao que um dia estivera na esquerda - Caetano é subversivo, mas é imbecil, se esconde atrás de uma figura reacionária, que se mantém com o intuito de satisfazer o seu ego o alimentando com personalidade.
Personalidade, blah! Já dizia Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"

Abraços.

Rafael Vieira de Mendonça disse...

Caetano é uma mente brilhante e difícil de entender. Na minha leitura ele se referia ao analfabetismo ideológico, mas em 5 séculos nunca entenderão Caetano.

Paul disse...

Ótimo texto.

Não conhecia o blog, mas a partir de hoje vou acompanhar.

Parabéns.

Anísio_FC disse...

Lindo o texto...
Dá pra despi-lo do lulismo e ainda assim o texto continuará lindo!
Dá pra pensá-lo como um "Elogio do Analfabeto".
E é claro que Caetano Veloso deveria também sentir-se elogiado pelo texto, ele também mostrou-se um analfabeto por não entender que o "analfabetismo" de Lula não tem a mínima importância!

Lelê Teles disse...

Mas que beleza, mas que delícia...
adorei o olho do diabo ou óleo do diabo. frequentá-loéi.

quem tem boca, vaia Roma

Hermano disse...

Ótimo texto e argumentos!

Rodrigo Ramthum disse...

Não tem muito o que falar sobre o texto. Parabéns, brother. É sempre bom encontrar aliados.

Anônimo disse...

Miguel, parabens pelo seu texto. Gostei de seu texto pois considerei preconceituosa a afirmaçao do Caetano. Porem, tenho 2 questoes quanto ao texto:- acho que o Lula nao tem respondido a historia da esquerda, que se organizou desde os anos 60 e 70, que teve militantes assassinados para lutar por uma sociedade diferente da capitalista, buscando construir um Brasil Mais igualitario. E, como o proprio Lula diz, ele nao é (agora) de esquerda. E portanto, tem dado muito, mas muito mais mesmo, ao capital do que ao trabalho.
Segundo, como feminista historica, voce coloca: "Voltando ao analfabetismo de Lula, as pessoas como Caetano deveriam entender que o conhecimento deriva-se não apenas dos livros, mas da observação dos homens, superação das dificuldades, conversas noturnas, amor, casamento, sexo" eu me sinto excluida de sua fala pois voce faz referencia aos homens e nao aos seres humanos. O argumento de "homem" como ser universal faz parte do machismo da lingua portuguesa.
Dirlene Marques

Anônimo disse...

Vc deu uma volta danada, utilizando sutilezas e arrodeios para defender a condição de um presidente que fala errado, que leva assuntos sérios na galhofa, na piada, alguém que colocou a sua posição em jogo para defender os corruptos de seu partido em meio a risos e ironias.

Francamente, até quando haverá em nosso país quem se aliene da realidade dos fatos? Que usa o desfavor da má memória e esquece as ocorrencias deprimentes ocorridas nos últimos anos. Vejamos só para relembrar, como esta maravilha de presidente vem atuando. E o resultado ridículo da apuração do esquema do mensalão? E a aprovação da lei dos transgênicos? E o desmatamento amazônico como jamais ocorreu na história de nosso país? E a piora efetiva da violencia? E a transposição do Rio São Francisco, para falar apenas de alguns temas mais emblemáticos? E a situação arrasadora do ensino público, o colégio em tempo integral, um grande caminho para equilibrio deste país, que não sai do papel de jeito nenhum! E não me venha fazer as patéticas comparações de " E Fernando Henrique...era pior." A coisa não é por aí.

Depois de 30 anos lutando para chegar ao poder, o Sr Lula deu uma guinada no mínimo golpista, ao apagar o seu passado e negar seu compromisso com a esquerda brasileira.

Para concluir, o Lula falava errado por falta de estudo e oportunidade. Mas isso foi há há meio século atrás. Há muitos anos que está na política. É o presidente da república! Falar errado é falta de vergonha na cara mesmo, porque ele poderia fazer umas aulas de gramática, em pouco tempo estaria falando o português corretamente. Ou preguiça...

O que muito me admira é que tantos que se propõem a pensar e questionar o seu entorno, venham advogar a falta de cultura comparando com virilidade, espontaneidade. É lamentável! O Sr.Lula não valoriza a educação, já declarou que destesta ler. Vc também acha desnecessário ler? Escrever e falar minimimente bem o seu idioma? Não me admiro com mais nada!

Espero que vc tenha a ombridade de não remover o meu texto, ou no seu blog só constam os que aprovam as suas idéias. Voltando ao Caetano, ele tem direito à opinião dele, a qual não corroboro em sentido pleno, mas ao menos alguém é capaz de falar da "roupa nova do rei'...Considero até generoso da parte de Caetano afirmar que estamos em um processo, espero que para melhor. Mas dizer que estamos bem como estamos e que o nosso carente de cultura básica, o presidente Lula, está de bom tamanho vai me levar a dizer aquela velha frase...cada povo tem o governo que merece.... O Sr. Lula não justificou a que veio.

Edson Bueno de Camargo disse...

infelizmente em nosso país onde se dá mais valor a meritocracia do que ao valor real das pessoas, analfabeto virou um xingamento muito comum aos facistóides que nunca conseguiram engolir o fim da escravidão. É a sociedade dos doutorzinhos e escravistas que se originam estas especulações.

Paulo disse...

"É ser um homem culto, porém sem graça, sem coragem, e broxa?"

Alguém mais lembrou do Farol de Alexandria??? eheheh

Letras Quânticas disse...

Saudações crísticas e textuais, Miguel, e demais leitores deste blog!

Eu me sinto na condição de obrigatoriedade em agradecer ao Anônimo que enviou um comentário mais que hilário ao texto do Miguel do Rosário que trata de Caetano e Lula.

Não sou um grande leitor, mas me sinto grato por ter lido tamanha tolice do Anônimo. Em lugar de ficar com raiva, ri à bessa. Dei gargalhadas acachapantes. Não é preciso a menor noção de Análise do Discurso para perceber os sérios preconceitos que atordoam a psiqué desse pobre coitado. Sim, meus amigos, lulistas ou não, tenham piedade de alguém que sofre com os fantasmas que assombram todo pequeno burguês! Em geral, dotados de uma vida medíocre em vários aspectos. Acho que quando o Miguel do Rosário falou em "broxa" o atingiu, sem querer, profundamente. O pobre diabo acha que as pessoas são melhores ou piores se fizerem, ou não, um bom ou mau uso da Gramática. Sou obrigado a concordar que o Presidente comete erros, bastante, primários. Mas, eu não votei nele para ouví-lo falar, mas para que fizesse o mínimo possível e necessário pela classe mais discriminada pela direita deste país. Leia-se DEM, PSDB e outros demônios tais! Com certeza, esse Anônimo experimenta altos orgasmos ao ver uma fotografia do Fernando Henrique ou uma entrevista deste sociólogo de ocasião que pediu para que os brasileiros esquecessem seus livros, no primeiro dia de seu primeiro mandato.

O mané de botas, (Ai, perdão, era para escrever: Manoel de botas, não era?) veja se consegues ler alguma coisa sobre linguística, prego!

Muitos foram os presidentes intelectuais que já passaram pelo governo e só ajudaram aos ricos. Mas, você não deve saber o que é ser pobre, e analfabeto. Você deve ter nascido em Paris, estudado na Sorbonne, ter sido amigo do Sartre, ter pós-graduação em Altos Estudos Filosóficos por uma universidade hiperbolicamente prestigiada, deve ter casado com uma pós-doutorada em Física Teórica. Mas, acredito que veio morar no Brasil por mero espírito de excentricidade, não foi, tolinho?

Miguel, adorei o texto!

Isabel Domingues disse...

Olá Miguel...
Não conhecia este espaço.
Muito bom, parabéns!!!
Li seu texto "Caetano e os analfabetos" e deixo aqui uma pequena colaboração, não minha, mas de João Nogueira, músico carioca falecido em 2000 (se não me engano). A música abaixo foi feita para Caetano...

"Iô-iô você exalta a Bahia
porém nunca mais por lá ficou
e deu pra falar mal do Rio morando aos pés do redentor
Até que no início você parecia que era um bom rapaz
Mas com essa mania de estar todo dia em jornal: Falou demais
iô-iô olha o homem que é homem não muda que nem você mudou
Não cospe no prato que come
nem vai contra o povo que o sagrou
em que casa de marimbondo você foi mexer porque é falador
e agora só vai ser chamado de iô-iô
iô-iô que arapuca você colocou a carroça na frente dos bois
e macaco velho não põe a mão em cumbuca e você pôs
Você vive inventando moda
jogada pra estar sempre em cartaz
e é tanta conversa fiada que ninguém agüenta mais
Agiu de má fé nas paradas
só que dessa vez ninguém engoliu
e cai numa mesma mancada que agora é uma boca de funil
Ninguém mexe com quem tá quieto
ainda mais carioca que é gozador
e agora só vai ser chamado de iô-iô
Abraços
Isabel Domingues

Postar um comentário