10 de novembro de 2009

Nilson Lage procura editora para reeditar o clássico Controle da Opinião Pública



O professor Nilson Lage, da Universidade Federal de Santa Catarina, é o maior teórico em jornalismo do Brasil, quiçá da América Latina. Troquei alguns twits com o medalhão e ele me infomou que está procurando uma editora para reeditar um de seus maiores clássicos: Controle da Opinião Pública. Ele quer, naturalmente, atualizar o livro, acrescentando capítulos com observações e pesquisas mais recentes.

Acho que, diante dos graves problemas que toda a América Latina enfrenta com as suas mídias, esse livro representa um banho suavizante de sabedoria - inclusive para as próprias mídias, que terão oportunidade de conhecer melhor a si mesmas.

A importância dessa obra é colossal. E o livro, apesar da imensa erudição que possui, é escrito em linguagem totalmente acessível, de maneira que pode ser entendido até por estudantes de segundo grau. E deveria ser traduzido também para várias outras línguas, sobretudo para o espanhol, para que nossos hermanos também recebessem um pouco de sua luz.

Quem souber de editora que deseje publicar esse livro do grande Nilson Lage, favor entrar em contato com o mesmo através do twitter dele. Com toda a razão, Lage não quer iniciar mais uma romaria por editoras.

http://twitter.com/nilsonlage


*

Eu conheci Nilson Lage através do meu pai, que era um jornalista muito competente. Eu apenas começara a faculdade de Comunicação e perguntei a ele se tinha alguma sugestão de livro de jornalismo. Ele não hesitou: leia Nilson Lage.

2 comentarios

José Carlos Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Carlos Lima disse...

Ao que tudo indica o problema realmente foi em SP, por algum motivo o SP levou a esta situação de caos ao não implantar o sistema de ilhamento para evitar que o apagão se alastrasse. O que ocorre é que estas tramas do Serra são montadas de forma excepcional e de um jeito que a culpa é sempre de Lula. Ao que tudo indica foi mais um golpe, além disso, a forma criminosa como a imprensa está explorando o assunto.

Presidente da Eletrobrás diz que problema deveria ter sido isolado em São Paulo

O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, disse à Agência Brasil que deveria ter ocorrido o "ilhamento" do problema que originou a falta de luz em 18 estados do país. Segundo ele, houve falha e é preciso investigar o motivo que levou o sistema de segurança a não ser ativado.“Nós tivemos um problema meteorológico em Itaberá, estado de S.Paulo, que levou à queda das três linhas de 750 Kilovolt (kV), o que significa dizer que perdemos a capacidade de transmitir metade da energia gerada por Itaipu. Deveria ter acontecido o ilhamento do problema para possibilitar o religamento do sistema. Mas como isto não aconteceu, aí o problema se estendeu para as duas linhas de corrente contínua que liga Itaipu a São Paulo. O que é preciso levantar é porque não entrou em operação o sistema chamado ERAT que existe exatamente para levar ao ilhamento”.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/11/presidente-da-eletrobras-diz-que.html#links

É bem longo o histórico de ações destas forças ocultas que vão do caso Lunnus ao furto das provas do ENEM passando pelo caso Lina Vieira e "dossiê anti-FHC."
Claro, os mandantes ou aqueles que levaram a este caso do apagão,,, a não implantação do ilhamento em SP,,,estes não serão apontados como os verdadeiros culpados pelo apagão.

Postar um comentário