10 de novembro de 2009

Calor e números

Hoje estou sem muito assunto. Quer dizer, tem uma coluna histérica do Jabor, tecendo loas a Fernando Henrique, ainda na rabeira daquele bando de abrobrinhas ininteligíveis que o ex-presidente lançou ao mar  semana passada. O tal subperonismo pegou mesmo. Putz, que coisa ridícula! Subperonismo? Não dá nem para acreditar. De onde esses caras tiram isso?

Recuso-me a responder às trolhices em linguagem pirotécnica do cineasta falido. A minha saleta ficou cheia de penas e deu trabalho demais para limpá-las. Além disso, está calor demais aqui no Rio para eu botar a mão nessa xaropada quente. Prefiro, no momento, ater-me a coisas mais concretas. Jabor chamou, recentemente, o Mercosul de porcaria. Pois bem, eu elaborei alguns gráficos, com dados colhidos no Sistema Alice, banco de dados online do Ministério do Desenvolvimento.

Eles são auto-explicativos. Dou somente algumas dicas. O bloco "América Latina e Caribe", atualmente, é o principal destino das exportações brasileiras, superando União Européia, EUA e China. Outra: o Mercosul é o bloco que, de longe, paga os melhores preços pelo produto brasileiro, indicando que importa produtos com maior valor agregado. Compare os preços médios entre os destinos e veja se há sentido chamar o Mercosul de porcaria...

Esses caras querem falar de geopolítica econômica e não se informam minimamente sobre alguns dados básicos de economia, e aí cometem verdadeiras atrocidades. Mas não importa, né? Pode-se falar qualquer merda hoje em dia, desde que seja pela Globo... O Mercosul tem sido o grande mercado de nossos produtos industrializados. Não fosse o Mercosul e estaríamos limitados à exportação de artigos básicos, como minério de ferro a 50 dólares a tonelada para China.

As exportações brasileiras para América do Sul e Caribe somaram 35,76 bilhões de dólares nos últimos 12 meses (nov/out 2009), contra 16,70 bilhões para os EUA. O preço médio das exportações brasileiras para a AL e Caribe ficou em 1.003 dólares a tonelada, contra 131 dólares para a China, 802 dólares para os EUA e 453 dólares para a União Européia.

Para o Mercosul, o preço médio das exportações brasileiras atingiu 1.425 dólares a tonelada.

Confira a tabela e os gráficos abaixo. Clique nelas para ampliar.









7 comentarios

Jackson Filgueiras disse...

Concordo, Miguel.
O Mercosul é nosso pote de ouro no fim do arco-íris, tanto do ponto de vista econômico quanto por consistir em instrumento para consolidar a integração na América Latina.
Prova disso é o aspecto que você observou - a rentabilidade/remuneração de nossas exportações para a região.
Eu não entendi, no entanto, porque o primeiro e segundo gráficos mencionam o Caribe duas vezes (sozinho e junto com a América Latina).
Jackson Filgueiras

Miguel do Rosário disse...

oi jackson, porque não entendeu. um dado mostra o caribe sozinho, o outro o caribe junto à america latina. o ministério do desenvolvimento dá os números referentes aos dois blocos. vários blocos repetem países. eu simplifiquei. mas neste caso, deixei o caribe sozinho, para deixar nítido que o caribe, sozinho, já é importante pra caramba. o caribe não é computado automaticamente junto com a américa latina porque tem países de lingua inglesa (como jamaica) e, portanto, não são "latinos".

Miguel do Rosário disse...

consegui me fazer entender sobre o lance do caribe? é eu não usei exatamente os mesmos grupos nos dois gráficos.

jozahfa disse...

Miguel, os caras para inventar esses neologismos tipo subperonismo devem estar a ler o professor hariovaldo, só pode.

Pedro Bueno disse...

Muito bom e esclarecedor. Muita gente boa não conhecia ou somente imaginava negócios com Europa e EUA, mais ainda agora, com a China.

Sem lhe pedir autorização, copiei para o meu humilde blog.

Lívio Nakano M.D. disse...

Miguel,

Desde o início de seu mandato, o presidente também investiu muito no continente africano, com o "perdão" da dívida externa de lá, e se tornou muito popular na África.

Gostaria de saber sobre a evolução e mudança dos itens de exportação, e também da importação (já que os africanos são grandes exportadores de matéria prima e commodities também)

Anônimo disse...

Miguel,
Muito bom o teu blog. Informações valiosas essas. LEgal também você dar o mapa da mina. Parece que qualquer pessoa, mediante um cadastro, pode ter acesso as informações do ALICE gratuitamente. Abraços.
Luís Fraga

Postar um comentário