23 de novembro de 2009

José Serra assume seu lado neocon e vai pra capa da Folha

Eu estava me preparando para fazer uma análise ponderada e interessante sobre a pesquisa do CNT/Sensus. Separei os gráficos que achei mais relevantes, os quais publicaria, seguido de comentários sobre diversos itens. Fá-lo-ei, porém, mais tarde, porque cometi a imprudência de descer à portaria e pegar a Folha de São Paulo, que o sr.Frias continua a me enviar de graça.

Aliás, tenho que checar meu cartão de crédito. É capaz d'eu ter pago por essa joça e não estar sabendo. Se for o caso, tudo bem. Tive uma idéia excelente sobre como ganhar dinheiro com a mídia, e fazer muitas pessoas ganharem dinheiro. Essa gente só conhece a linguagem do capital, então vamos esfregar as verdinhas em suas faces.

Alguém precisa provar que não são apenas os imbecis que sabem ganhar dinheiro no campo da comunicação de massa no Brasil. Mas depois eu falo sobre minha idéia para vocês.

Como eu ia dizendo, eu já estava conseguindo me acalmar, porque tive uma noite de insônia, não consegui parar de pensar numa idéia muito boa, uma idéia incrível, e preparava-me para escrever mais um post analítico e tranquilo sobre a pesquisa do CNT.

Muita gente desqualifica essas pesquisas, mas eu gosto muito de todas elas, porque elas me fornecem dados importantes para entender algumas coisas. Mesmo que sejam manipuladas, mas desde que não sejam inteiramente falsas (o que não gostaria de acreditar), sempre pode-se identificar proporções, variáveis, tendências e tirar conclusões minimamente científicas sobre a realidade eleitoral brasileira.

A política já é um universo tão cheio de imponderáveis que não acho que devamos desprezar açodadamente o trabalho de pesquisadores, mesmo que alguns de seus patrões sejam notoriamente parciais e tendenciosos.

Então, eu ia falar disso. Mas antes tenho que fazer uma denúncia muito grave. O sr.José Serra, governador de São Paulo e presidenciável, é um louco, um imbecil e uma pessoa totalmente despreparada para assumir o controle da política externa de um país como o Brasil. Sem exagero, ele representa um perigo não apenas para o Brasil, mas para a paz mundial. É o que se depreende de seu artigo publicado na Folha nesta segunda-feira. Com chamada na primeira página!

Leiam vocês mesmos:



Talvez nem todos percebam o quanto essa acusação alarmista e peremptória é desrespeitosa contra o Irã. José Serra não apenas ofendeu Ahmadinejad, presidente do Irã. A Casa Branca já reconheceu a vitória de Ahmadinejad e o Conselho dos Sábios do Irã não encontrou provas de fraude. Houve problemas em várias cidades, mas o Conselho não entendeu que eles alterariam o resultado eleitoral. O Irã é um país com profundas disparidades tecnológicas, com áreas muito atrasadas. O Bush foi suspeito de fraudar eleições, mas, como a Justiça americana entendeu que não houve fraude, nenhum mandatário estrangeiro desrespeitou a decisão das instituições norte-americanas. Serra não fez isso com Irã. Ele trata o Irã com imensa arrogância e preconceito.

É um louco, porque sabemos muito bem o que acontece com os países que tratam árabes ou persas com tamanha arrogância. Os EUA pagaram e pagam um preço alto por sua política externa agressiva e arrogante. Os contribuintes americanos que o digam, pois são obrigados a pingar alguns trilhões de dólares, anualmente, e enriquecer meia dúzia de nababos amigos do Dick Cheney, tudo para financiar a parlapatice guerreira de idiotas como Serra.

O caso de Serra, no entanto, é muito mais grave que o Dick Cheney. Porque o Brasil nem indústria bélica tem. E o Brasil tem relações comerciais muito intensas com o Irã.

Se o Serra quer ofender alguma ditadura, que dirija sua verve para mais perto, para Honduras, onde há um ditador usurpando um presidente legitimamente eleito. Lá não houve suspeita de fraude. Micheletti perdeu feio nas eleições. Mas deu um jeitinho e está lá na presidência. Porque Serra não fala nada sobre Honduras e agora vem à público ofender tão gravemente o presidente do Irã.

Que uma coisa fique bem claro. Eu não gosto do Irã e não gosto do Ahmadinejad. O país e o presidente são conservadores e eu não sou conservador. Mas eu tenho senso de justiça. Se o Brasil recebe o presidente da China, do Paquistão, da Arábia Saudita, sem que Serra publique artigo histérico nos jornais, não é lógico, a meu ver, que ele tome essa atitude com o Irã.

Serra alinha-se, com essa linguagem incendiária, aos conservadores mais agressivos dos Estados Unidos. José Serra assumiu agora de vez que é um marionete político do senhor Reinaldo Azevedo, blogueiro da Veja e principal ideólogo da extrema-direita no Brasil.

Qual a moral do governador de São Paulo para acusar o presidente do Irã de responsabilidade na repressão aos protestos, se ele, Serra, autorizou o espancamento de estudantes e professores da USP, ordenou a expulsão violenta de centenas de famílias pobres de um terreno baldio, chancela a matança e brutalização indiscriminada de inocentes em bairros pobres de São Paulo?

Ainda há revolta no Irã, mas a causa não é fraude, e sim a tensão política natural do país. Serra é tão burro que não percebe que, no Brasil, há muito mais revolta. No Irã, por exemplo, os índices de criminalidade são próximos de zero. As pessoas se revoltam com a política. Por outro lado, Serra mostrou-se um neocon obtuso, porque não oferece as pessoas o contexto histórico do Irã, país que teve a sua democracia e a sua esquerda massacrada por um ditador patrocinado pelos Estados Unidos. A única coisa que restou da matança promovida pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi foi o clero muçulmano. E aí o clero muçulmano assumiu a liderança da revolução e tomou o poder.

Se não fosse, contudo, a ditadura sanguinária de Reza Pahlevi, não haveria esse desdobramento político-religioso. O Irã, antes do Pahlevi, era um país que dava passos saudáveis na direção de uma sociedade laica e democrática, como a Turquia, que está prestes a entrar na União Européia.

A demonização do Irã é uma estratégia do lobby armamentista americano, uma chantagem astuta para que a Casa Branca continue assinando cheques trilionários para proprietários de fábricas de bombas e mísseis. Ahmadinejad é um político simplório, um camponês, faz declarações cômicas (e sombrias) sobre homossexualismo, etc. Mas a Sarah Palin, colocada como a "renovação" do Partido Republicano dos EUA, não é ainda pior?

O senhor José Serra não está à altura do Brasil. As suas declarações são particularmente chocantes se considerarmos que o Brasil ocupa, no momento, um assento temporário do Conselho de Segurança da ONU e está tentando obter uma vaga permanente. Com um presidenciável não comprometido com a paz mundial, o Brasil corre o risco, se eleger Serra, de contribuir para a instabilidade política do planeta.

9 comentarios

bLOgDoRiLdO disse...

Miguel, me parece que o desespero é tamanho e que eles atiram para todos os lados para ver se acertam em alguma coisa. Nesse episódio, Serra sabe que muitas organizações vão protestar contra as atitudes inconvenientes do presidente do Irã, como o enriquecimento de Urânio para armar o Irã contra os imperialistas ocidentais etc. O tiro foi dado e ele espera eco num sentimento popular que enriqueça sua condição de oposição ao governo LULA. É mais uma de suas loucuras verbais.

Adir disse...

Isso mostra o quanto essa criatura é despreparada, mostra ser um maria-vai-com-as-outras tentando entrar no oba-oba da galera muar.
Como disse o Miguel:
O senhor José Serra não está à altura do Brasil. As suas declarações são particularmente chocantes se considerarmos que o Brasil participa, no momento, uma cadeira temporária no Conselho de Segurança da ONU e está tentando obter uma vaga permanente. Com um presidenciável não comprometido com a paz mundial, o Brasil corre o risco, se eleger Serra, de contribuir para a instabilidade política do planeta.

Vera Pereira disse...

Miguel, sugiro que você leia o discurso com que Serra recebeu Shimon Perez em Sâo Paulo na semana passada e compare com esse artigo contra o presidente do Irã. O discurso é fácil de encontrar na Internet. Estou sem tempo para mandar o link.

Anônimo disse...

Imagina so se um imbecil desse ganhar a eleição com o Brasil nos trilhos, pre'sal e copa do mundo, etc,,,,se ele nºao vai virar um Uribe do Brasil...
O Brasil vai virar SP....desabamento atras de desabamento mas, por causa do apoio da midia e trambiques,,,o cara se mantem no poder,,,fosse por via democratica ele nao seria governador de SP

André Rezende

Unknown disse...

Hoje de manhã eu vi o artigo do Serra, não cheguei a lê-lo por completo, no blog do Ricardo "Barriga" Noblat, e sinceramente, me decepcionei. Pensava que esses ataques contra o Irã fossem coisas apenas da mídia oligopolizada e que um político experiente e governador do principal estado brasileiro não viesse a cair numa boçalidade dessas. E aí ficam várias perguntas no ar. Por exemplo, por que Serra não escreveu um artigo na Folhona em 2007 quando Bush passou por São Paulo? Afinal, quem fez mais mal para a paz mundial, Bush ou Ahmadinejad? Bush não só levou de forma ilegítima a eleição de 2000, como a frente da maior máquina de guerra e destruição da humanidade massacrou Iraque e Afeganistão, além de não respeitar direitos humanos (vide Guantánamo,e a supressão de direitos civis dentro dos EEUU). Noutro episódio, esse mais recente, da semana passada, Serra não disse uma palavra ou escreveu uma única linha sobre a visita de Shimon Peres ao Brasil. Peres é presidente de Israel, estado sionista que comete debaixo das barbas da comunidade internacional genocídio contra o povo palestino. Dentre os inúmeros crimes de guerra perpetrados pelo estado sionista está também a ocupação indevida de territórios estrangeiros e o uso de armas proibidas por convenções internacionais. Serra com esse artigo prestou um enorme desserviço a nação. Essa indignação seletiva só pode ter ocorrido no intuito de agradar a comunidade judaica no Brasil, não consigo enxergar outra razão.

Bruno Caccavelli disse...

Falando de repressões, vcs esqueceram da repressão à greve dos bancários, com gente presa e ferida....
Serra é, de fato, o pior...

José Carlos Lima disse...

Nao ao extremismo religioso

http://josecarloslima.blogspot.com/2009/11/coisas-do-extremismo-religioso.html

Thiago disse...

Perfeito André, encontrou a melhor definição para Serra presidente: um Uribe brasileiro, uhauhuah!

Claudio Rodrigues disse...

Caro Miguel,
Nota dez para este post.
Claudio

Postar um comentário