9 de novembro de 2009

Exportações brasileiras para Am.Latina registram superávit de quase 10 bilhões de dólares

A gente vai direto à fonte. O Sistema Alice do Ministério do Desenvolvimento atualiza todo mês, rigorosamente, os dados referentes ao comércio exterior brasileiro. O blog, talvez por nostalgia dos tempos em que acumulava tendinites formatando tabelas para a turma do café, faz um acompanhamento desses números. Eu tenho algumas más intenções geopolíticas, no entanto.

Confira a tabela abaixo. Veja que o saldo comercial entre Brasil e Estados Unidos ficou negativo em 3,8 bilhões de dólares no acumulado dos 10 primeiros meses do ano (jan/out 2009). Já no caso da América Latina e Caribe, o saldo das exportações brasileiras atingiu 9,7 bilhões de dólares. Saldo é a mesma coisa que superávit, no vocabulário do comércio exterior: significa a diferença entre exportações e importações.

Os dados revelam a importância estratégica da América Latina para a geração de divisas cambiais para o país. Apenas com a Venezuela, tão maltratada em nossas plagas por ser dirigida pelo novo lex luthor da mídia, Hugo Chávez, o Brasil registrou um superávit de 2,50 bilhões de dólares, sempre usando o período jan/out 2009.

No total, o Brasil exportou 125,88 bilhões de dólares em jan/out deste ano, e importou outros 103,29 bilhoes, perfazendo um saldo de 22,58 bilhões.




3 comentarios

Lívio Nakano M.D. disse...

Caro Miguel,

Eu decididamente, considero este, o melhor tipo de argumento.

Muito mais esclarecedor, não seguindo a tendência "emburrecedora" da mídia perneta, mas apoiando e explicando detalhes cruciais da nossa exportação.

Parabéns pelo serviço, e até por linkar a fonte, para desespero daqueles que consideram os blogs como uma linha terciária de informação.

Montenegro disse...

Miguel, se o Chávez levar adiante esse non sense com a Colômbia, ferrou para a gente( é muito próximo de nosso território). Quais as chances de um conflito entre os dois países ocorrer?
Abraço

Miguel do Rosário disse...

Oi Montenegro, o Chávez viaja nessa onda de guerra. Eu já vi ele fazer um desafio público para os EUA invadirem a Venezuela. Só que eu acho que é cão que ladra e não morde. As chances de um conflito são próximas de zero. O pior é que, com isso, ele dá argumentos para o lobby bélico americano aumentar sua presença na Am.Latina e dá argumentos para Uribe comprar mais armas e ajuda a criar uma corrida armamentista no continente. É uma pena.

Postar um comentário