27 de maio de 2007

Ainda longe

Prezados leitores, ainda estou fora do país. E com muitas saudades. Mas tem sido importante essa minha temporada fora, justamente para observar o Brasil de longe, ver qualidades que antes não via. Estou na Itália há alguns meses. Vim acompanhar minha esposa, que trabalha com turismo e precisava aprender italiano. Aproveitei para aprender também. Não sou nenhum playboy milionário. Se o fosse, aproveitaria muito bem as circunstâncias. Continuo trabalhando normalmente. Como faço tudo pela internet, não muda nada onde estou. A diferença é o custo de vida, milhões de vezes mais alto por aqui, mas minha mulher é esperta e já arrumou trabalho num restaurante e assim a gente vai tocando a vida.

Não tenho escrito nada sobre a Itália, mas tenho acompanhado os jornais daqui, principalmente o Corriere della Sera. È interessante ver que a Itália tem problemas que nós brasileiros, com nosso complexo de terceiro mundo, achamos ser nosso privilégio. Recentemente aqui ocorreu um caos aéreo, por exemplo. Talvez não tenha sido tão grave como o nosso, tudo bem, mas aconteceu. Agora em Nápoles, está acontecendo uma coisa incrível, uma crise de lixo. Toneladas de lixo acumulam-se nas ruas, em Nápoles e cidades vizinhas. Os jornais publicaram uma pesquisa, recentemente, que me lembrou muito o Brasil, sobre a falta de confiança da população na classe política. Tenho escrito a mão, num caderno, contos e poemas, e estou lendo Alberto Moravia, Dante e alguns poemas de Leopardi. De literatura moderna italiana, ainda não achei nada que preste, tirante os que “querem” ser modernos através de experimentalismos óbvios e cansativos.

Volto ao final de julho. Abraço em todos.

3 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, aproveite e leia a edição do site do jornal PRAVDA:

Quem nasceu primeiro: a corrupção ou o corrupto?

Lá para as tantas, o autor diz:

"Visitando os blogs dos amigos, li hoje o artigo "Os hipócritas subiram no telhado", do meu amigo Miguel do Rosário.

Eis alguns trechos do texto:

"Os mesmos que, há pouco, bradavam contra a chaga da corrupção; os mesmos que, há dias, elogiavam a ação da Polícia Federal como uma das maiores derrotas infligidas às históricas organizações criminosas do país, agora vêm a público repercutir a estranhíssima queixa de certos setores nacionais contra os métodos da mesma PF para desbaratar as ditas quadrilhas...


USE O LINK E LEIA COMPLETO:
http://port.pravda.ru/cplp/brasil/17296-0/

Abraços, meu amigo, tudo de bom pra você e aproveite bem a viagem, você merece.

Fernando

.

Miguel do Rosário disse...

opa, fernando, que legal! parabens pelos seus artigos, voce esta afiadissimo! quando eu voltar ao rio, queria muito que a gente combinasse de beber umas geladas, que alias é do que sinto mais saudade. beber cerveja com amigos. abraço.

Anônimo disse...

Miguel, não sei por que a mensagem acima saiu duas vezes, nem por que digitei meu sobrenome "saores", tá parecendo que as cervejas que ainda vamos tomar já fez efeito desde já.

Hoje o artigo está no Observatório da Imprensa
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=435JDB009

P.S.: sempre que mando e-mails para você, a mensagem volta. Escreva para fernando.56.campos@gmail.com
a fim de que eu possa usar um e-mail seu atualizado.

.

Postar um comentário