18 de maio de 2007

Muito mau-caratismo

Pesquei essa nota abaixo no blog do Noblat. É demais. Muita mesquinharia. Quer dizer que comprar caças não seria uma aquisição para o Estado brasileiro? Não seria um reaparelhamento de nossas forças armadas, de forma a permitir que a nossa Força Aérea possa realizar uma defesa e uma vigiliância mais adequada de um território de proporções monstruosas como o Brasil? Não. Esqueçam todo esse patriotismo tacanho. O governo comprará caças para “afagar” a Aeronáutica. Razão: as relações ficaram desgastadas com o “Apagão Aéreo”.

A nota:

Para afagar a Aeronáutica, governo vai comprar caça
Do Jornal do Brasil, hoje:
"São José dos Campos.A tensão entre Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa e Presidência da República, provocada pela crise no setor aéreo, receberá uma boa dose de calmante. Desenvolvido para a aquisição de caças supersônicos e paralisado desde 2003, o Programa FX será retomado nos próximos meses. Ou, no mais tardar, no começo de 2008. O assunto é tratado com sigilo e cautela pelos militares. Não é à toa. Afinal, não é a primeira vez que o governo autoriza a retomada das negociações, jamais concluídas."



Assim não dá. A nossa imprensa vê tudo com óculos especiais, que filtram qualquer informação, mesmo a mais insuspeitável, tornando-a desfavorável ao governo Lula. A coisa chegou a um grau de paranóia que vai deixar qualquer brasileiro louco.

Saca só a frase do dia que o Noblat escolheu para estampar no cabeçalho de seu blog:

“Desconfio que é falso esse novo escandalo. Não vi nenhum dos presos com letras dobradas no nome.... Cadê os Lorenzettis, Burattis, Pallocis, Barchettis, Balbinottis, Polettos e que tais?”
Emanuel Rego Lima, leitor do blog, sobre as ultimas operaçoes da Policia Federal

Que tipo de frase mais idiota e incongruente é essa, meu Deus? Não foi a PF que prendeu os Burattis, os Lorenzettis? Pior: a frase é insana, por motivos óbvios, mas porque Noblat a escolheu? Claro, porque o “campeão da ética” Noblat é incapaz de fazer um elogio a uma ação da Polícia Federal (mais uma entre dezenas), que está prendendo gente graúda, políticos, funcionários públicos, policiais, empresários.

E este é apenas um exemplo. A imprensa está plena deste tipo de má vontade desonesta e tendenciosa. O Mainardi tem um postcasd dele na Veja que fala que, se o Alckmin ganhasse, seria muito chato, eles (inclui toda a Veja na história) ficariam sem assunto. Ora veja, ele admite que a sua postura crítica, e da revista, é uma pura vendeta passional.

O Estadão, a mesma coisa. Seus editoriais estão ficando cada vez mais encarquilhados, ranzinzas, mau humorados. A oposição apenas pensa em CPI do Apagão Aéreo, ridiculamente instalado em duplicata, no Congresso e Senado, como se os parlamentares não tivessem mais nada de importante para fazer, atiçados que foram pela imprensa.

Enquanto isso, o livro do Nassif, que fala da grande corrupção verificada no governo FHC, por ocasião da maxi-desvalorização de 1999, que aconteceu logo após, é bom lembrar, da vitória nas eleições, garantida pela manutenção artificial do câmbio, enquanto isso o livro de Nassif tem esgotado edições, mas sem repercussão na mídia, que tenta abafar o escândalo. FHC articulou uma re-eleição em pleno mandato, sem fazer plesbiscito popular, e comprando parlamentares. Isso sim foi um escândalo. Outra: a PF teve atuação menos que medíocre durante o governo FHC. Agora sabemos que a PF foi simplesmente amordaçada durante o governo FHC. Cortaram verbas, pessoal, de maneira que o governo FHC contribuiu magnificamente para a proliferação da corrupção no país. Ninguém vê isso?

Onde estão os campeões da ética para elogiar a ação da PF? Falaram tanto da corrupção generalizada no Brasil e agora, quando temos operações modelo de combate à corrupção, os colunistas silenciam? Pior: publicam frases estúpidas como aquela escolhida por Noblat?

Não, não vou falar mal do Brasil. Não caio mais nessa, de dizer: ah, esse Brasil não tem jeito. Sei muito bem o valor que tem o Brasil. Essas ações da PF mostram um Brasil mudando. Não vê quem não quer, ou quem considera tudo com filtro ideológico ou com uma estética fingida. Quem acha que tudo isso não afeta em nada a sua vida (alienados), ou ainda alguns tolos que preferem um Brasil eternamente no lodo para poder transferir a sua própria mesquinhez para a nação.

Só posso mesmo concordar com o Paulo Henrique Amorim, trata-se de uma mídia golpista, alimentada por muita alienação, muita burrice, muito mau-caratismo.

5 comentarios

Jean Scharlau disse...

Miguel, os jornalistas políticos brazileiros (e está aqui bem aplicado este termo) todos pretendem-se mais maquiavélicos que Maquiavel.

Anônimo disse...

o noblat esta certo miguel. a PF esta errada mesmo. esqueceu de prender a mulher do noblat juntamente com o julgman.

Anônimo disse...

Miguel, é profundamente lamentável, insano, ridículo o comportamento da chamada grande mídia. Quanta hipocrisia, quanta má-fé, quanta parcialidade descarada e escancarada!!! Por isso, é tão importante a presença de blogs como o seu, que mostram o quanto o Brasil vem melhorando durante o Governo Lula, apesar de toda a má-vontade e má-fé da direita golpista e da esquerda radical. Parabéns pelo seu blog!

Anônimo disse...

desculpe mas você esqueceu de Eduardo Guimarães que juntamente com Paulo Henrique Amorim vêm alertando com relação a parcialidade da imprensa.

Anônimo disse...

Caro Antônio Lyra Filho, não me esqueci não. Eu leio diariamente os blogs do Eduardo Guimarães, do Paulo Henrique Amorim, do André Lux, do Onipresente, do Daniel Pearl, entre outros, e aprecio muito todos eles. Pode perceber que eu disse ser importantíssima a presença de blogs como o do Miguel, ou seja, deixei subentendido que há outros blogs que defendem com competência e dignidade o Governo Lula. Ok? Abraços.

Postar um comentário