6 de julho de 2007

Como eu queria ser Dante…


William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) - Dante And Virgil In Hell (1850).



A nova pesquisa do Ibope sobre a avaliação popular do governo Lula traz uma novidade. Que que deve estar provocando constrangimento entre jornalistas da chamada grande imprensa.

“A sondagem mostra que 39% dos entrevistados consideram o noticiário mais desfavorável, ante os 20% registrados em abril. Caiu de 23% para 19% a percepção de que o noticiário é mais favorável em relação ao governo. Os que consideraram as notícias neutras passaram de 40% para 29%.”

Ou seja, a pesquisa detectou um fato que todos já sabiam e que uns fingiam não ver. Que a mídia está cada vez mais perdendo sua neutralidade e se alinhando a interesses políticos específicos. Se a população vem percebendo cada vez positivamente o governo, esta tendência vem acontecendo exatamente na proporção inversa da imprensa. E, vejam bem, não se trata de uma população iludida. A boa avaliação de Lula acontece por conta de melhoras muito visíveis na vida das pessoas.

Interessante lembrar aqui que um artigo recente publicado no The Economist, revista britânica reverenciada como bíblia por setores da direita nacional, fez uma observação bastante irônica sobre a imprensa nacional, dizendo que ela está muito afastada da realidade brasileira, talvez pelo fato de os maiores jornais venderem 200 mil exemplares num universo de 190 milhões de sacas.

No entanto, existe a televisão. E a Globo parece ter decidido, por alguma razão além dos interesses nacionais, entrar na oposição. Por sorte, a própria estrutura do sistema impõe alguns limites a esta partidarização.

Esperemos que a pesquisa, de qualquer forma, contribua para abrir os olhos dos jornalistas e das empresas de comunicação. Que as ajude a perceberam verem o perigoso caminho que estão seguindo, comercial e politicamente.

Felizmente, hoje temos uma expressiva gama de jornalistas atentos ao golpismo. Luiz Nassif, Paulo Henrique Amorim, Mino Carta, vem constituindo um front importante para fazer frente contra o obscurantismo conservador patrocinado pelos jornalões. Não é fácil para eles. Quem acompanha a blogosfera sabe que eles são sistematicamente, e violentamente, atacados pelos pit-boys da mídia golpista.

Li em alguns blogs que o Jornal Nacional gastou importantes minutos de noticiário para mostrar que o deputado Palocci furou fila no aeroporto. Vejam só. Enquanto esse tipo de notícia era assunto de notinha do Goes, tudo bem. Agora, fazer matéria no Jornal Nacional sobre isso? E o Globo vem incentivando, de todas as formas, um novo caos aéreo, de preferência durante o Pan 2007, conforme percebeu muito bem o Amorim.

Que está acontecendo no Brasil? Voltamos às vésperas de 64? Voltamos às vésperas do suicídio de Vargas? Voltamos às vésperas da derrubada do Allende? Ao usar todo o seu poder para desestabilizar politicamente o país, a mídia se coloca contra os interesses nacionais. Nessas horas, como eu queria ser Dante Alighieri, para inventar um castigo bem cruel para nossos golpistas…

Abaixo os links com as notícias sobre a avaliação do Lula, no Estadão e no Globo. O Estadão foi um pouco mais corajoso e reproduziu as observações do diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, sobre a questão do noticiário negativo ao governo Lula. O Globo passou batido nesse tema. Sem contar que ninguem deu destaque à aprovaçao pessoal de Lula, que saltou para 66%. Poucos presidentes democraticos do mundo tem essa aprovaçao. E, certamente, nenhum outro na historia brasileira chegou perto disso. Entre os homens, aprovaçao de Lula chega a 71%.

6 comentarios

Anônimo disse...

Miguel,

Vi em algum "post" anterior a informação de que você deixaria de escrever artigos sobre política. O motivo, se não interpretei mal, seria o fato de que a política no Brasil estaria contribuindo para a desunião dos brasileiros. Talvez, de certo modo, até contribua. Mas acho que seus artigos, mesmo quando denotam posições mais extremadas, favorecem a união e a solidariedade. Podemos concordar ou discordar do que você escreve, mas seus textos não noso deixa indiferentes. Faz-nos pensar melhor sobre "nossas verdades". Alegro-me por você ter voltado ao tema da ditadura midiática. Espero que não desista, ainda.

Miguel do Rosário disse...

valeu dilson. eu continuo a escrever sobre politica sim. o que eu escrevi devia ter um outro sentido,sei la.

wilson cunha junior disse...

A mídia enlouqueceu, só pode ser isso. Ou então sempe foram esses abutres que se mostram no momento. Antes o governo era deles. Agora não é mais. A globo, em especial, é de dar nojo. Redações cheias de jornalistas mediócres e mercenários incapazes de honrar a profissão. Outros até que se incomodam com a situação mas se borram de medo de perderem o "status quo". O "jornalismo" brasileiro envergonha quem de fato se preocupa com os rumos do país. São sabotadores. O que os torna criminosos.

Anônimo disse...

Miguel:
Aqui no Recife tem um blog, Blgog de Jamildo hospedado no Jornal do Comercio.
Veja a chamada para a matéria sobres a pesquisa:
"O Nordeste miserável sustenta a popularidade do governo e Lula"

Sem comentários.

José Carlos Lima disse...

Tô querendo entender.

Eu esperaria que se estivesse escrito "sobe percecpção de notícia positiva do governo."

Afinal de contas o Brasil vai bem.

E como o Brasil vai bem, cadê as notícias então?

Isso é visível nas ruas, vejo as pessoas mais felizes e usando tecidos mais nobres.

Estudos indicam o crescimento da classe média. É isso que vejo nas ruas. E olhe lá que estou falando de Goiás, um Estado quebrado pelos 8 anos de governo tucano-DEMente.

Somente aos olhos desta mídia criminosa o governo não vai bem. Pois se publicam apenas notícias ruins e escondem as boas é porque, do ponto de vista desta mídia criminosa, o governo não está exatamente como o povo que o elegeu gostaria que estivesse.

Uma lástima esta imprensa vagabunda.

Entendo o termo "subiu a percepção de notícias negativas" como dois significandos. O primeiro significado é o de que a imprensa conseguiu incutir na cabeça da população que o governo está ruim.

O segundo significado é o de que a população percebe, cada vez mais, que publicam apenas notícias ruins contra o governo.

E como, pela pesquisa, o governo Lula é aprovado pela população, quer dizer então que a mídia não conseguiu incutir na cabeça do povaão que o governo Lula é péssimo, como gostaria que fosse esta mídia criminosa.

Pelo jeito o povo, além de eleger Lula contra a vontade do imprensalão, continua apoiando-o contra a vontade da mídia criminosa.


Vai ver que é por isso que, quando se refere a noticiar Serra, as notícias ruins são deixadas de lado. Assim, crescerá a percepção de notícias positivas de Serra. É assim que pensa o imprensalão. Só que estão quebrando a cara. Não é à toa que Globo está perdendo audiência e optando pela Record. Pelo jeito, o povo não gosta que batem injustamente em Lula. Quanto mais batem, mais ele cresce.

Pelo jeito, a Globo não está nem aí para a lógica do mercado. Pois se estivesse, daria um jeito de estancar a perda de telespectadores.

Só tô querendo entender.

José Carlos Lima disse...

Entendo o termo "subiu a percepção de notícias negativas" como dois significandos.

O primeiro significado é o de que a imprensa conseguiu incutir na cabeça da população que o governo está ruim.

O segundo significado é o de que a população percebe, cada vez mais, que publicam apenas notícias ruins contra o governo e, tanto isso é verdade que, apesar da enxorrada de notícias ruins, a aprovação ao governo continua alta.

E como, pela pesquisa, o governo Lula é aprovado pela população, quer se confirmou a segunda hipótese, ou seja, a de que a população está atenta à falta de neutralidade no que se refere ao acompanhamento do governo pelo imprensalão.

Vejo que a mídia já levou uma surra ao eleger Lula contra o projeto do imprensalão e continua nem aí para esta mídia vagabunda.

Pelo jeito a Globo não tá nem aí para a perda de audiência que vem se confirmando dia-a-dia.

A Globo não segue nem mesmo a lógica do mercado. Virou um partido político. Pelo jeito, está recebendo dinheiro de alguma fonte para não se importar-se com a perda de telespectadores.

Vai ver que é o dinheiro da Vale do Rio Doce, desviado por ocasião da privataria, que está sendo útil à Globo.

Mas como toda fonte tende a secar, a Globo que se cuide.

A não ser que tenham desviado tanto grana da Vale que a Globo, confiando nos seus padrinhos, não esteja nem aí para a preda de telespectadores que, pelo jeito, estão migrando para a TV Record e outras redes.

Postar um comentário