2 de julho de 2007

Turismo cai no Brasil

Estou publicando uma noticia aqui sobre turismo porque minha mulher trabalha no setor, entao, de certa forma, posso dizer que também vivo de turismo. Entre outras razoes, ele que me permite levar essa vida boheme. A noticia é ruim, infelizmente. O Globo, no entanto, esqueceu de dizer que o turismo no Brasil anda muito pouco competitivo em relaçao a outros paraisos turisticos no mundo, em termos de preços e qualidade dos serviços. Os serviços aereos no Brasil sao um dos mais caros do planeta. Os hoteis sao caros. E os governos (federal, estaduais e municipais) fazem muito pouco. A rodoviaria do Rio de Janeiro é ridicula de tao feia e decadente. Nunca uma cidade com vocaçao turistica como o Rio poderia ter uma rodoviaria como aquela, que nao possui um escritorio publico de turismo. Abaixo a noticia:



Número de turistas para o Brasil cai 6% em 2006

País registra 5 milhões de visitantes, 400 mil a menos que em 2005, diz OMT

LONDRES - O número de turistas estrangeiros em visita ao Brasil caiu 6,3% no ano passado, segundo o Barômetro Mundial publicado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Cerca de 5 milhões de pessoas visitaram o País em 2006, contra 5,4 milhões no ano anterior.

O relatório é divulgado no momento em que o País persegue metas para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros e turbinar os ganhos de uma indústria que emprega cerca de 6 milhões de pessoas.

Embora o Barômetro do turismo não explique as razões da queda no número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil, o secretário-geral da entidade, Francesco Frangialli, diagnosticou no fim do ano passado que os problemas no setor aéreo - com a crise da Varig, por exemplo - e a violência nas grandes cidades estavam minando os ganhos do setor turístico.

A OMT não estimou se a crise nos aeroportos teve repercussão no menor número de turistas.

Ao deixar de receber 400 mil visitantes do exterior, o Brasil seguiu uma tendência contrária à do resto do mundo. Em todo o planeta, 842 milhões de turistas se deslocaram no ano passado, 4,9% a mais que os 802 milhões registrados em 2005.

Dentro de um ranking global de países que mais recebem turistas, o Brasil ficou na 37ª posição, tendo sido ultrapassado pela Bulgária no ano passado.

Recebendo 79,1 milhões de turistas anualmente, a França ficou em 1º lugar, seguida pela Espanha (58,5 milhões), os Estados Unidos (51,1 milhões), a China (49,6 milhões) e a Itália (41,1 milhões).

Fonte: Globo.

Comente!