30 de julho de 2007

Golpezinhos baixos e mediocres & previsoes politicas

É aterrador. Tinha prometido me dar umas férias mas cometi o erro de ver a capa do Globo desta segunda-feira. Com todo o respeito a nosso vizinho, viramos Venezuela. Uma passeata com pouco mais de 200 pessoas se transformou numa caminhada de 6.500 pessoas. Um movimento, que se proclamava apolítico, converte-se num ato de protesto com gritos de “Fora Lula”. Olha só, eu sou democrata. Acho perfeitamente normal um ato destes. Acho que os ricos paulistas tem seu direito de protestar como todos os outros. Mas não digam que o ato não é político. Outra, o ato foi inflado pela imprensa. Foi convocado pela imprensa. Foi estimulado pela imprensa. Foi criado de forma absolutamente artificial, visto que a revolta primeira que animou o espírito desta passeata foi a culpabilização histérica e precipitada de Lula pelo acidente da TAM, com o agravante de conectá-lo ao acidente da Gol do ano passado. Ora, agora que a caixa preta revelou que houve erro do piloto, e o avião não tinha um dos reversos, sem contar que, no caso da tragédia da Gol, estamos carecas de saber que os pilotos americanos desligaram um dos sistemas de segurança para voarem mais rápido, agora como fica o sentido desta passeata? Se Lula não é culpado, se a crise aérea não é culpada, qual o sentido de ligar a tragédia da TAM a um grito de “Fora Lula”? Eu sei. O sentido é a mais despudorada e desavergonhada exploração política da morte de mais de 200 pessoas, sobretudo por parte de grandes órgãos de comunicação, que abdicam de sua função pública de informar para praticar um abjeto e escuso jogo partidário.

Tem outra, em oito anos de governo FHC, que foi feito para melhorar o sistema de transporte aéreo do país? Que eu saiba, tem sido o Lula que tem investido nos aeroportos. Acidentes são fatalidades. A morte de milhares de pessoas, por fome e pobreza, todos os anos, não é fatalidade. É resultado do descaso, da injustiça, da hipocrisia, do cinismo, da crueldade, desta mesma elite branca, paulista, que usufrui nababescamente deste sistema há séculos.

Ontem, o Globo noticiou que as operações contra fraudes fiscais aumentaram 72% este ano. Talvez seja disto que eles tenham “se cansado”. De um governo que comete o sacrilégio de permitir que a Polícia Federal invada grandes e ricos escritórios de advocacia ligados a diversas máfias, que invada e autue templos de luxo como a Daslu, que fraudavam o fisco há anos, com a benção inclusive da família Alckmin. Disto eles estão cansados.

Eu estou cansado de outras coisas.

1) de ver crianças pobres nas ruas cheirando cola;
2) de andar pela madrugada com um olho atrás outro na frente sempre à espera de um assaltante (como carioca velho de guerra, para mim isso virou rotina);
3) de ver centenas, milhares, de pessoas dormindo nas ruas;
4) de ver as polícias estaduais prosseguirem sua política genocida de segurança;
5) de ver a imprensa deturpar sistematicamente os fatos, dificultando o acesso da população a uma consciência política mais imparcial;
6) de muitas outras coisas.

Abaixo o texto publicado na PRIMEIRA PÁGINA do Globo. Mais uma pérola do golpismo midiático tupi.

Manifestação contra o governo reúne milhares

Com gritos de protesto, como “Fora Lula”, uma caminhada que reuniu ontem cerca de 6.500 pessoas em São Paulo, em memória das vítimas do acidente com o Airbus da TAM, transformou-se em ato de protesto contra o governo. Parentes dos mortos participaram da manifestação, que terminou diante do prédio da TAM Express, destruído pelo avião. Eles criticaram o descaso das autoridades e pediram justiça.

O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, disse que um novo aeroporto em São Paulo só deve ser finalizado em 2050, contrariando as declarações da ministra Dilma Rousseff.


A matéria ocupa toda a página 3, o espaço mais nobre do jornal. O cantor Seu Jorge aparece declarando: depois é o favelado que não tem educação? Fazendo gesto obsceno na televisão para o filho da gente ver? Peraí, seu Jorge! Bons tempos aqueles que a gente tomava umas geladas nos arredores da UERJ! Você tinha outras companhias na época, não esses ricaços hipócritas de hoje. O Marco Aurélio Garcia fez um gesto dentro de sua sala e um repórter filmou pela cortina entre-aberta. Um gesto privado! Que porra de liberdade individual é essa, se um sujeito não pode mais nem fazer top top na intimidade de seu escritório! Ah, ele estava num escritório público, tá bom. Então, que filmem agora o Lula fazendo cocô no banheiro do palácio do planalto e mostrem no Jornal Nacional! Vejam, Povo Brasileiro, o que o seu querido presidente faz no Palácio! Num lugar público! Uma repartição federal!

Logo na primeira frase do Globo, diz-se que as pessoas gritaram “Fora Lula”, e o jornal não divulgou nenhuma análise sobre o significado político da passeata. Pior, o Globo não deu destaque na primeira página da principal notícia referente ao acidente da TAM: a revelação da Caixa Preta, de que o piloto teria cometido um erro. Um erro já cometido por outros pilotos em outras partes do mundo no mesmo tipo de avião. Ou seja, toda a sanha dos dias anteriores em encontrar as causas do acidente se evaporou. Agora, ninguém mais quer saber das causas. A causa já tinha sido estabelecida no mesmo momento do acidente. A causa é Lula. Foi, é e sempre será Lula, não importa o resultado de qualquer investigação.

Quem importa se o país vem vivendo, nos últimos 6 anos, um verdadeiro processo de reconstrução econômica, com crescimento contínuo? FHC conseguiu estabilidade, mas aumentando juros a níveis estratosféricos, produzindo recessão e desemprego, pedindo emprestado ao FMI, vendendo as nossas melhores estatais (Vale do Rio Doce), mantendo o salário mínimo achatado e espremendo o crédito como nunca.

Lula conseguiu estabilidade pagando, definitivamente, a dívida do FMI, aumentando o salário mínimo, reduzindo o desemprego, fortalecendo e otimizando as estatais (Petrobrás, Caixa, BNDES e BB batendo recorde de lucros e investimentos sociais), reduzindo os juros ao patamar mais baixo em décadas e facilitando o crédito.

Ontem, o Brasil tinha déficit comercial, crescimento negativo e a dívida externa duplicada a cada ano. Hoje o Brasil bate recordes de exportação, tem crescimento sustentável (sem inflação) e pagou sua dívida externa. Ontem, o Brasil não tinha futuro. Os economistas e a sociedade viam o futuro com negro pessimismo. Hoje o Brasil voltou a ter futuro e o país é considerado promissor por quase todos os grandes analistas econômicos do mundo.
Isso é continuidade econômica? E qual o governo, diante destes dados, fez, de fato, uma gestão competente?

Uma coisa é falar em gestão competente. Outra é fazer. O pessoalzinho do PSDB sabe apenas discursar sobre gestão competente. Na hora de fazer, provaram que são um desastre. Sua política externa foi medíocre, de curto alcance, colonizada. Sua política interna foi elitista e catastrófica.

O irônico é que Lula não é mais candidato. A guerra agora é para ver se Lula faz ou não seu sucessor. O Mino Carta defende a Dilma Roussef. Lula demora para sinalizar quem será seu herdeiro. Nelson Jobim, como ministro da Defesa, desponta como uma alternativa ao “presidente eleito” José Serra.

Tenho para mim que José Serra será o nome do PSDB. Serra, Jobim e Rouseff serão os principais candidatos. A direita se alinhará canina e ferozmente ao lado de Serra. A guerra ideológica em curso é para debilitar ao máximo o fortalecimento de um candidato como a Rouseff. Jobim seria palatável. Para quem teve que engolir Lula por 8 anos, Jobim seria fácil. Acho que as coisas irão por aí.

9 comentarios

Anônimo disse...

A Folha noticiou que 6.500 pessoas compareceram ao evento, contrariando outros meios de comunicação como o G1 que diz que a PM contou 200 pessoas que, pelas fotos, é o número correto.

Como se vê, até na hora de "homenagear os mortos" a Zelite faz trambique!!!!!

Anônimo disse...

Ainda há outro detalhe: a dívida interna, que em 1994 (início da era FHC era de 14% do PIB e no final de 2003 (primeiro ano do governo Lula) chegou a 57,2%d do PIB. Não podemos esquecer que o primeiro ano de um governo é sempre uma continuação do anterior; é um período necessário para o novo governo entender o que recebeu. Não podemos esquecer também que Lula teve que subir os juros em 2003 exatamente para evitar que o Brasil quebrasse por conta da irresponsabilidade do governo FHC. Por outro lado, a dívida interna só tem diminuído com Lula, sendo que a previsão para esse o final dess ano (2007) é de uns 43%. Mas uma lavada do Lula.

Anônimo disse...

Quando algumas alas do PT, nosegundo governo do FHC propuseram a palavra de ordem "fora FHC" foram imediatamente chamads de golpistas pela imprensa porque o mesmo foi democraticamente eleito (pura verdade). E agora, esse movimento não será também golpista, dado que lo Lula foi democraticamente eleito?
Juan

Unknown disse...

BOICOTE A PHILIPS
Atenção amigos, boicote aos produtos Philips, Paulo Zottolo é o empresário presidente da Philips. Ganha R$ 2 milhões por ano de salário, e está participando do movimento "cansei" contra o presidente Lula. Repassem aos seus amigos. Boicote já.

Miguel do Rosário disse...

eu acho que as pessoas tem direito de gritar fora Lula. Eu, particularmente, nunca entrei nessa de Fora FHC Fora FMI. Sempre achei uma estratégia vazia e tola. Eles estao sendo tolos agora. O problema é a cara de pau de dizer que o movimento nao é politico e o golpismo praticado pela imprensa, manipulando informaçoes.

Miguel do Rosário disse...

jussara, sei que suas intençoes sao boas, mas esse negocio de boicote é ingenuo. Apenas ajuda a fomentar esse clima de rixa entre o capital e os setores trabalhistas que tanto prejudica as revistas e jornais de esquerda, fazendo que so publicaçoes como Veja tenham publicidade. Alem de prejudicar politicamente os partidos que dependem de doaçoes para financiarem legalmente suas campanhas eleitorais. Deixa o cara se manifestar como quiser. Afinal das contas, ele é so um voto. Façamos o bom combate ideologico, expondo as contradiçoes e imbecilidades de setores da midia e de alguns partidos politicos.

Miguel do Rosário disse...

por outro lado, atacar a estratégia do homem, mostrando o que ha por tras de suas intençoes, como fez o Nassif, e alertando sobre o risco de que este partidarismo tacanho afete inclusive o desempenho comercial da empresa, sao excelentes formas de fazer o bom e honesto e eficaz combate politico.

José Carlos Lima disse...

O Idéia Sem Cansaço voltou. Mais no meu blog...

José Carlos Lima disse...

Jussara, quanto a Philips, o que estou fazendo é manifestar minha insatisfação atavés de envio de emails, mensagens, links de blogs para a Matriz, à qual, é claro, o Zelloto é suboordinado e deve explicaçãoes.

A ídéia do boicote, penso assim, não passa de uma forma de dar um susto na Philps,

e um aviso a outras empresas para que fiquem atentas ao poder de seus consumidores

se a empresa sacaneia com seus clientes, tem que levar uma reprimenda

sou pela responsabilidade social das empresas, conforme prevê a Constituição Federal


quanto mais empresas existirem, melhor, menores preços.. tanto isso é verdade que a saida da Varig da aviação deu no que deu...neste sentido o Miguel tem razão...

Obs: talvez eu venha a entender melhor este assunto ao falar, através do meu personagem, o Idéia Sem Cansaço, acerca da participação política das empresas num determinado País ou cidade.

Postar um comentário