14 de julho de 2007

Sobre as vaias de Lula

As explicações são as seguintes. Primeiro, a forte rejeição de Lula junta as classes super-altas do Rio de Janeiro, presentes em peso à festa de Abertura, principalmente através dos camarotes vips e dos convites emitidos pela prefeitura e governo estadual. O reacionarismo dos super-ricos cariocas é notório. São os mesmos que espancam domésticas e prostitutas nas ruas. Outra razão. A prefeitura do Rio é dominada pela direita, DEM (ex-PFL) e PSDB. O filho de César Maia, prefeito, é o Rodrigo Maia, hoje presidente do DEM. É lógico que a prefeitura do Rio mobilizou uma enorme massa de adeptos para irem ao PAN e talvez (digo, é mesmo provável) que tenha havido um movimento osquestrado para produzir um fato político negativo.

Os aplausos entusiastas ao prefeito César Maia são a prova concreta. O dia em que o carioca espontaneamente aplaudir o César Maia, em sã consciência, pode internar que está muito mal.

Agora, foi uma tremenda falta de educação. As verbas para a realização do PAN foram engolidas pela prefeitura e governo estadual. O governo federal punha dinheiro e o dinheiro evaporava. Acabou custando mais de 3 bilhões. E o PFL responde assim.

Lembrando: Lula teve 69,69% dos votos válidos do estado do Rio de Janeiro em 2006. Considerando apenas o município, Lula teve 65.91% dos votos válidos, contra 34% de Alckmin.

A opinião é compartilhada por muitos. Leiam abaixo o texto do Mastretto, que recebi por email:

Lula e o golpe da vaia no Rio

Massimo Mastretto

Triste a conduta do Sr. César Maia e de sua claque tucano-pefelista armada para vaiar o presidente do País. O golpe deu certo e o mundo inteiro viu o rosto de decepção de Lula. Conseguiram também a armada repercussão na imprensa, conforme a articulação golpista que une oposição, Folha, Estadão, Abril e Organizações Globo.

Quem esteve lá sabe que as vaias foram puxadas pelos voluntários escalados pela máquina do mandatário carioca. E seguidos pela classe média carioca, que pagou as cem pilas para entrar. É o povo mesquinho, cafajeste e estúpido, manipulado pelo esquema golpista da Rede Globo de Televisão.

A Prefeitura e o Estado do Rio comeram o dinheiro público e comprometeram os Jogos. Foram salvos pelo Governo Federal, especialmente pelo empenho do presidente. A retribuição foi a armadilha covarde armada contra o presidente. Mostraram senão a falta de educação de um setor da elite e dos canalhas que a festejam.

O presidente que fez a PF trabalhar de verdade, que gerou o recorde na criação de empregos, que baixou os juros, que pagou o FMI e que baixou o dólar é vaiado.

O cafajeste propineiro do César Maia foi poupado. Muitos dos brasileiros, tristemente, não se respeitam. Mais um ponto para a estupidez e para a indústria da vaia. Lamentável.

5 comentarios

Anônimo disse...

Às vezes, as explicações mais simples são as verdadeiras: alguém conhece politico q não é vaiado? O Kassab quis se sair com a teoria da "claque petistqa" qdo foi vaiado, e soou ridículo. O mesmo se diz da teoria da "vaia orquestrada" de ontem.

E pq desqualificar quem vaia? Quem vaia nãoi é brasileiro? Quem vaia tem menos direito do q quem aplaude? Importa se é rico ou se é pobre?

O governo Lula não é bom para os 180 milhões de brasileiros; é para a maioria, poara a minoria, para a metade exata, para a metade + 1? Q seja, mas nem todo mundo é obrigado a aprovar, é tem o direito de se manifestar caso não aprove. Sem contar a vocação do brasileiro de vaiar político: deve ter gente q vaiou q respondeu q aprova o governo na pesquisa do Sensus...

E isso é uma pérola: "O reacionarismo dos super-ricos cariocas é notório. São os mesmos que espancam domésticas e prostitutas nas ruas." É como dizer q "os pobres q apoiam Lula são os mesmos q traficam drogas e arrastam crianças em carros." Realmente, comentário de nível baixíssimo.

Enfim, eu não vaiaria nem o presidente nem ninguém q discursa. Mas fico feliz de viver em um país q permite q se vaie o presidente sem represálias. Alguns parecem q não compartilham dessa felicidade; lincham moralmente qqer um q não alinha. É o paredón moral...

José Carlos Lima disse...

Jorge, concordo com você.

Sem a menor sombra de dúvida, aquela gente estava paga para vaiar o presidente.

Não foi um ato espontâneo.

Paulo Henrique Amorim, que estava no estádio naquele momento, em seu post dá a entender que é assim mesmo, que multidão em estádio vaia até o silêncio.

Não concordo.

Uma diabrite de César Maia sim.

Há no orkut vídeo mostrando vários ônibus de frente a prefeitura para o PAN.

E há um outro vídeo, no Youtube, onde se pode ver que as vaias foram ensaiadas um dia antes

Aqui o link para o vídeo do ensaio da vaia ao presidente Lula, um dia antes,

http://www.youtube.com/watch?v=nOihoP-MpP8

José Carlos Lima disse...

Eu quis dizer Miguel,

Anônimo disse...

No site Beatrice ha uma pessoa que conta tin-tin por tin-tin como a vaia foi organizada pela Prefeitura do Rio. O que me pergunto é se essa pessoa sabia, porque a ABIN,a PF, a assessoria do Lula não sabia de nada e não o alertou. Ou não desmontou o esquema que, no dizer do tal site, contava até com a colaboração do Nuzman (o tal que abriu uma empresa particular para "organizar" o Pan - ele que é dirigente do COB pode ser dono de uma empresa privada para gerir os recursos do Pan?) E A PF não vê isso?

Anônimo disse...

Quanto a abertura do PAN, há quem esteja difundido por aí que é impossível se contratar 90 mil pessoas para que Lula fosse vaiado na abertura do PAN. Tal afirmativa não tem cabimento. Senão vejamos. Numa aglomeração desta, apenas uma parte puxa a manifestação e os demais acompanham. O que se viu no momento do anúncio da abertura do PAN foi que aqueles que gritaram para protestar contra as vaias ao presidente, seus gritos terminaram sendo, também ouvidos como se fossem vaias. Algumas pessoas que gritaram para abafar a vais já se emitiram declarações neste sentido. Quem assistiu ao vídeo do "ensaio da vaia" sabe muito bem que a quantidade de vaiadores contratados ali presentes e a forma como estavam estrategicamente distribuidos no Maracanã, era mais do que suficiente suficiente para "contaminar" todo o estádio, o que de fato ocorreu. A coisa foi tão estrategicamente montada que os mesmos vaiadores contratados foram usados para ovacionar César Maia. Coisa de circo romano. Só mesmo um DEM(oníaco) para fazer isso. Também não é pra menos. Não era sexta-feira 13?

Postar um comentário