26 de julho de 2007

Mais uma pedra na cabeça do Golias

Lembram do acidente do Metrô de São Paulo? Vozes se levantaram de toda parte, gritando: Não vamos politizar a tragédia! O próprio Alberto Dines cansou de repetir o slogan. O Serra até hoje não falou nada sobre o acidente e nunca o Dines protestou. O fato é que nunca uma tragédia foi tão despudoradamente politizada como esse acidente da TAM. Os mortos devem estar se revirando em seus túmulos. Se eu fosse familiar de alguma vitima, chamaria a imprensa para protestar: parem com essa palhaçada! Queremos apenas uma investigação técnica!

Desde já deixo aqui meu testamento, para o caso de uma tragédia. Nunca se sabe. Não utilizem politicamente minha morte! Sobretudo no interesse daqueles contra os quais eu luto!

O Brasil vive um esquizofrenia profunda. Os analistas de mercado e os órgãos oficiais já revisaram o crescimento econômico deste ano para cima. O Brasil deve apresentar um dos maiores crescimentos em décadas, com a diferença positiva de que este crescimento se apóia no aumento da renda das famílias brasileiras, a começar pelas mais pobres. A classe média também vai bem, obrigado. Vide as vendas recordes de carros, computadores e o aquecimento do mercado imobiliário. Claro que tem muita gente ficando pobre. Capitalismo é isso. Mas tem muita gente melhorando de vida também. Sobretudo, milhões de famílias saíram do estado de pobreza e ingressaram na classe média baixa.

O país bate sucessivos recordes de exportações (contrariando, como sempre, as previsões negativas da Miriam Leitão), com uma pauta diversificada, onde os segmentos com valor agregado estão fazendo a diferença. A agricultura familiar vem, pela primeira vez na história nacional, recebendo um grande volume de crédito. Há pouco tempo, poucos dias antes do acidente da TAM, a própria Miriam Leitão começava a dar o braço a torcer: a economia nacional vive um grande momento (mas ela atribui tudo, claro, ao bom clima internacional).

É uma estupidez analisar a perfomance econômica de país considerando apenas um índice. Necessário ter uma visão de conjunto. O desemprego no Brasil está controlado, e declinante, num patamar baixo historicamente, com uma saudável formalização dos empregos.

A dívida externa foi paga. A dívida pública está controlada e declinante. O governo deu início a reformas interessantes no sistema de educação, começando por onde se deve começar: melhorando o salário dos educadores. Enfim, existem naturalmente uma série de deficiências e problemas ainda a serem sanados, mas as pesquisas de opinião vinham apontando um grande otimismo aflorando no Brasil. Otimismo que é quase entusiasmo entre os segmentos mais pobres, onde o presidente Lula tem mais de 80% de aprovação.

Tem ainda a Polícia Federal. Desde o início do segundo mandato, a sociedade e a imprensa têm assistido, perplexas, a PF desmontar quadrilhas poderosíssimas, que atuavam há décadas. Foram presos desembargadores, juízes, grandes advogados, mega-empresários, ex-governadores, governadores, prefeitos, altos funcionários públicos. Por que a perplexidade? Porque nunca tínhamos assistido operações tão ousadas. Porque, por mais soubéssemos, sempre doía ver até que ponto a corrupção estava enraizada nos altos escalões do poder. E quem estava prendendo: a PF do Lula! Que não poupou nem conhecidos e parentes do presidente. Hoje sabemos que, dentro da PF, existem tendências políticas divergentes e que o indiciamento do irmão do Lula foi uma espécie de golpezinho baixo por parte do grupinho tucano interno; e mesmo assim, consideramos inclusive essa dialética interna da PF como algo positivo, pois refutava acusações de ser chapa-branca; embora também indique a existencia de um segmento interno da PF que vazava seletivamente informações, quase sempre contra o governo e para a mídia anti-governista, sugerindo um esquema de pagamento de propina, por parte de revistas como a Veja, para figuras da laia de um delegado Bruno, viúvas dos dourados tempos tucanos, em que a PF não fazia nada, não prendia poderosos e não fazia sindicancias internas sérias.

Em diversas matérias, jornalistas e oposicionistas deixaram claro o seu desânimo e a sua falta de perspectivas. Por isso, o acidente da TAM vem sendo explorado com a histeria que se vê. Havia um desespero político acumulado. Um ódio, um grito preso na garganta. E qualquer pudor de explorar politicamente o acidente foi mandado às favas. O lema dessa gentalha é o lema de Jarbas Passarinho, no momento quando decidiram decretar o AI-5.

Fiquei muito contente com a indicação de Nelson Jobim para o Ministério da Defesa. É a figura certa na hora certa. Ele tem aquela aura um pouco aristocrática que acalmará um pouco a histeria da classe média anti-plebéia. Por outro lado, é um político progressista, um sujeito integro, o que ajuda a fortalecer a banda boa deste partido. O PMDB é fundamental à estabilidade política do país, visto que é o maior partido da Câmara (o segundo é o PT) e também o maior do Senado (onde o governo tem uma situação frágil).

Além disso, Jobim, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, grande jurista, erudito, e homem político não desprovido de certa agressividade, impõe respeito. Mais um grande movimento político de Lula, que, ciente do valor de Jobim, já quis trazê-lo para o Ministério da Justiça.

Entretanto, o que esse novo surto de golpismo midiático revelou foi a sua sanha, a sua voracidade por expulsar a esquerda do poder e a falta de escrúpulos quanto aos meios a serem utilizados. Aquela de espionar o Marco Aurélio Garcia foi demais. O governo federal deve ter perdido o que lhe restava de inocência quanto ao profissionalismo jornalístico da imprensa brasileira. O caso deve estar rendendo interessantes reflexões a Franklin Martins, outra figura de grande peso ao lado de Lula. Eu confio no Franklin. Ele conhece a barra pesada. Conhece a imprensa. Conhece o Globo. Dêem-lhe tempo para contratacar. Enquanto isso, a nossa guerrilha continua mais ativa que nunca. Como dizia o lema de um jornal anarco que eu publicava em meados dos anos 90, no Rio: a única luta que se perde é aquela que se abandona!

14 comentarios

Anônimo disse...

Você viu a primeira página do Globo de hoje? Um jogo de fotos com membros do governo na posse de Jobim, todos rindo. Um título e texto aventando que enquanto há luto eles estão alegres. Uma baixaria. Acompanhei a solenidade e esse não era o tom. Em qualquer evento, até em enterros, é possível captar imagens que fogem do contexto, dando outra interpretação. Uma tentativa vil de manipular a informação.

Charles

Anônimo disse...

Gostaria muito de acreditar no contra-ataque como você,mas confesso que estou mais pessimista,embora também confie nas pessoas citadas.

Anônimo disse...

Engraçado eu trabalho na área de saúde e não consigo ver este Brazil cor de rosa que o bloguista vê, será que eu estou precisando de óculos ou quem sabe brincar de Poliana ?

Anônimo disse...

Miguel: Você precisa colocar um link para enviarmos os seus textos para outras pessoas. Parabéns, estou preocupado com o inicio do golpe.
Estaremos mobilizados.

Anônimo disse...

Brazil cor-de-rosa não vejo também. Vejo o Brasil.

Galvão disse...

Os golpistas de 2007 estão achando que estamos na década de 60/70, quando os que se rebelaram contra o golpe tinham um poder de fogo bem menor que eles. Hoje se alguém quiser resistir à imprensa golpista, aos DEMOS e tucanos, facilmente encontrará no mercado clandestino, armas de longo alcance, e com um grande poder de fogo. Será que eles estão dispostos a viver em “zonas verdes”, como vivem os invasores do Iraque e seus colaboradores?

Miguel do Rosário disse...

nao vejo nenhum pais cor-de-rosa. existe muito sofrimento no Brasil, no Iraque, nos EUA. Nao falo da ausencia de problemas ou do fim das vicissitudes humanas, apenas cito dados economicos muito transparentes e conhecidos, que mostram o pais crescendo e resolvendo uma parte de seus problemas. E isso por causa de algumas decisoes politicas que deveriam ter sido adotadas ha mais de 40 anos.

Anônimo disse...

Miguel falou pouco mas o essencial,assino junto.Outra,se alguem tem contato com Eduardo Guimarães avise que a cx.comentários não esta abrindo,acusa erro de sistema.Talvez seja local talvez não,esta ocorrendo em outros blogs com cx.navblog.uol.Tentei avisar por e-mail mas fui bloqueado por anti qualquer coisa.Abração.

Anônimo disse...

Vejo os petistas radicais comentarem, como se o acidente do metrô fosse das mesmas propoções do acidente do avião da TAM. Há quanto tempo vem se arrastando a crise na aviação sem o governo tomar nehuma providência? Deixem de bobagens. É melhor ficar de boca fechada do que falar bobagens.

Anônimo disse...

O "anônimo" fala de confusão relativa em proporções,- o cara não se dá por achado,credita maior competência ao PSDB que deixa morrer o Paulistano aos poucos,de fome,de bala,de autoritarismo,corrupção,TAM 96,PCC,Pr.Sé,opa,desculpe,para este cidadão talvez Pr.Sé não conte,eram poucos e pobres.

Anônimo disse...

Hahahahah os paulistanos tão morrendo de fome....hyahahahaha...
A mentira petista não tem limites...

hahahahahahahaha...

Anônimo disse...

Boa foi a Marta Suplicy com suas escolas de latão ! Tudo pelo povo, vamos deixar que assem na escola de latão.
Viva o Pt e as escolas de latão !
Cansei !

José Carlos Lima disse...

Depois que deu na Veja que o acidente com o avião da TAM teve como causa falha humana,

será que os jornalistas que colocaram culpa no grooving para repetirem toda hora que Lula teria matado 200 pessoas de uma tacada só,

virão a público pedir descupas a Lula?

Grooving só mesmo, e em excesso, no traseiro destes jornalistas fdp

Anônimo disse...

Anônimo vc.não é de SP e nem deste mundo,ao que parece;clica aí neste end assembleia paulista e entenda tudo sobre escola de latão do PSBD paulista:http://www.al.sp.gov.br/noticias/NoticiaDetalhe.jsp?cod=f7ced6b823e42110VgnVCM1000002e0014ac____
Qto. a morrer de fome,o tal bom prato não te diz nada ? Busca GOOGLE fome em São Paulo.

Postar um comentário