24 de agosto de 2007

Dois pesos

A imprensa tupi ficou preocupada com os direitos humanos dos atletas cubanos que abandonaram seu time, preferindo mergulhar em noitadas de álcool e prostitutas, com dinheiro de mafiosos. Não sou moralista, não tenho nada contra álcool e prostitutas. Mas eles abandonaram seu time no meio da competição, lesando os milhões de cubanos que bancaram, com seus impostos, o treinamento deles. Me irrita essa santificação de dois atletas que mostraram, no mínimo, falta de ética.

Aconteceu, porém, que os cubanos (são dois garotos, demasiadamente jovens e inocentes) caíram em si e optaram por voltar para casa. Chamaram a polícia militar (e o Globo, em nota de ontem, distorceu a informação, dizendo que a polícia os encontrou), que chamou a Polícia Federal, que acionou as instâncias competentes. Os atletas afirmaram, diversas vezes, que desejavam voltar pra casa. Muitos jornalistas pensaram que o mais justo seria o governo brasileiro "prender" os atletas no país. É a nova modalidade de asilo político inventada por nossa mídia golpista: o ASILO FORÇADO. Agora, quando um cubano vier ao Brasil, prendamos o sujeito aqui à força, e mandemos as contas de saúde e alimentação do cujo para a redação do Globo. Cubanos! Fujam de Cuba agora! O Globo vai sustentar vocês todos! Com dinheiro do Criança Esperança! Ah, seria engraçado um escândalo desses: Dinheiro do Criança Esperança usado para financiar contra-revolução em Cuba.

Outros chegaram ao ridículo de afirmar que o governo deveria ter feito uma pantomina internacional com o assunto, chamando a ONU, a ONA, a ONI, a ONE. Que o governo deveria interromper todas as suas preocupações e dedicar-se inteiramente a dois estrangeiros traíras e pusilânimes, como se não houvesse nada mais importante com que se preocupar.

Quero ver agora a mesma preocupação com os 25 presos BRASILEIROS que foram queimados vivos em Minas Gerais. Onde está a preocupação com os direitos humanos? Eles dão a notícia, mas e os editoriais? Onde está a preocupação com os direitos humanos em tantos outros casos. E que estupidez é essa? O cara da OAB afirmou que os sujeitos QUERIAM voltar. Pronto, acabou. Se o governo foi rápido, ótimo. Resolveu a situação depressa. Quando o governo é lento reclamam, quando o governo é rápido, reclamam. Ô gentinha mais enjoada! Gastaram páginas e páginas, editoriais e editorais, com essa palhaçada. Tá sobrando papel.

E o movimento Cansei virou uma piada grotesca. Aquela propaganda com Hebe Camargo, Ivete Sangalo, Regina Duarte e Ana Maria Braga foi a coisa mais ridícula em décadas de golpismo midiático. O que eles esperavam com essa campanha obscura, liderada por gente como o Paulo "Piauí não existe" Zottolo e João "Cãozinho de luxo" Dória? Quanto dinheiro no lixo, meu Deus! Se o Zottolo se preocupasse tanto com o Brasil assim, em vez de pagar anúncio em grandes jornais, poderia doar a grana para um projeto social. E por quê não dizem o que querem? Olha só, faltam albergues nas grandes cidades para as pessoas que dormem nas ruas. Falta uma política mais justa com os menores infratores e menores abandonados. Eles não se cansaram do tratamento que o governo do Estado de São Paulo dá às suas crianças? Por que não se cansaram quando FHC quebrou o país várias vezes, multiplicando nossa dívida pública, aumentando nossa dependência econômica e política do FMI e produzindo recessão e desemprego? Por que não se cansaram quando a agricultura familiar brasileira morria à míngua, sem crédito, enquanto os grandes produtores rolavam dívidas? Existe muita coisa a ser feita no país. Mas seguramente não são esses "cansados" os agentes das mudanças. Por um lado, foi muito bom ter surgido esse movimento Cansei. Mostraram a cara, e todos podemos ver como eles são feios. Aquela cara de cú da Regina Duarte entrará para história como símbolo do grotesco. E para que aquela mãozinha no peito, Deus! Nova saudação nazista?

3 comentarios

Anônimo disse...

texto de um pensador chinês para ajudar a avaliar nosso nível de cidadania: http://chines-classico.blogspot.com/2007/07/mozi.html

Anônimo disse...

mas... nada mais emblemático que a "medrosa" de outrora Regina Duarte esteja ali, entre os cansados, concorda?

olha, meu caro, esse *movimento*, enquanto existir, só trará indignação àqueles que de fato conhecem um pouco da vida política brasileira. O que me consola é q essas elites daqui a pouco encontram outro brinquedo além de comprar camisetas "ativistas" na Daslu.

Anônimo disse...

Muito masa seu comentário, aliás como sempre são. E isso aí. Mídia independente de todo o mundo, uni-vos !!!!!!!

Postar um comentário