18 de agosto de 2007

Pesquisa do Datafolha desmente teses

É muito engraçado isso. Olha o texto desse tal de João Mellão Neto, um carinha que escreve sempre para o Estadão. Reparem no trecho em negrito. O texto é do dia 17 de agosto.

Lula é um fenômeno e antes de atacá-lo convém compreendê-lo. Os segmentos de maior renda e escolaridade não o apóiam. O mesmo acontece, em grande parte, com os eleitores da Região Sul e com os habitantes de São Paulo, Estados onde Geraldo Alckmin o bateu nas últimas eleições. Não por coincidência, são locais onde vive a parcela mais esclarecida da opinião pública brasileira. O restante da Nação é lulista, o que lhe garante, na média geral, altíssimos índices de aprovação e popularidade. (Íntegra do texto aqui).


Tudo bem. Aí eu fui checar a última pesquisa do Datafolha, divulgada dia 8 de agosto (depois, portanto, do famigerado acidente da Tam). Nesta pesquisa, observa-se que Lula tem maioria de Ótimo/Bom em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país. Por exemplo, entre a faixa mais rica da pesquisa, que ganha mais de 10 salários mínimos, Lula é visto como Ótimo/Bom por 32% dos entrevistados, Regular por 36% e ruim por 32%. Ou seja, somando Ótimo com Regular, temos 67% dos entrevistados, com renda superior a 10 salários, que não consideram o governo ruim. Também tem maioria de Ótimo entre o segmento com ensino superior.

A mesma coisa acontece com as regiões do país. No Sul, onde tem o pior desempenho, Lula tem 42% de Ótimo/Bom, 38% de Regular, e 21% de Ruim/Péssimo.

Conclusão. A tese de que Lula só é apoiado por pobres e pelo Nordeste é mentirosa. Simples assim. Você pode não gostar do Lula. Dizer que ele engana o povo. É perfeitamente legítimo ser oposição e ser contra o Lula. Mas mentir, pô, aí não vale.

Ah, sobre a afirmação do colunista de que em São Paulo vive a parte mais esclarecida da opinião pública brasileira, prefiro não comentar. Queria ser o Angeli para responder com um desenho. Os paulistanos habitando um Olimpo de sabedoria e esclarecimento, contemplando do alto a plebe ignara dos outros estados.

1 comentário

Anônimo disse...

oi Miguel, seja benvindo!
Esse João Mellão vai ver é parente tb do banqueiro Mellão,outro "intelectual banqueiro" ( devidamente categoriazados por Paulo Arantes)tipo do João Moreira Salles, dono da revista Piauí e filho do Walter, do banco Moreira Salles, que deu entrevista nojenta dia 13/8 na Folha, confira, falarei dele na próxima coluna "Irrelevâncias Inexistentes (uma crônica vagabunda)", com o abraço carinhoso da Márcia Denser

Postar um comentário