4 de agosto de 2007

Exemplos do golpismo midiatico ou Milagre da multiplicaçao de manifestantes

Vejam so esse trecho de uma noticia do Globo:

Em São Paulo , 10 mil participaram de passeata na Avenida Paulista. A Agência Brasil, no entanto, com base em cálculos da Polícia Militar afirma que não eram mais de 2 mil. Em Brasília , cerca de 100 manifestantes de classe média - usando roupas pretas e narizes de palhaço - deitaram no chão do aeroporto internacional. Gritaram "Fora Lula" e se disseram contrariados com o que consideram falta de ação do governo em vários setores, como o aéreo. No Rio, uma passeata reuniu 100 pessoas na Avenida Atlântica, em Copacabana.

Leram bem? O Globo fala em 10 mil pessoas sem citar a fonte. A Policia Militar de SP, que é tucana (ou seja, ligada à oposiçao e com interesse em aumentar o numero de participantes), afirma que foram 2 mil pessoas. O proprio Globo, na notinha sobre SP, diz que foram 2 mil. A Policia Militar é a fonte oficial. O Globo procura, da forma mais anti-jornalistica, desmerecer a fonte oficial. Na capa, o Globo aumenta a mentira: fala que "mais de 10 mil pessoas" protestaram contra Lula em SP. Os 10 mil, quer dizer, os 2 mil, se transformam, por milagre, em "mais de 10 mil". O milagre da multiplicaçao de manifestantes.

Eh infantil, ridiculo, pirracento. Acho que os editores do Globo estao ficando meio doidos. Noto, inclusive, que o texto é meio desconexo, como se tivesse sido editado posteriormente. Nas materias internas, do proprio Globo, fala-se em 2 mil participantes. Ou seja, um jornalista escreve, mas os editores o modificam para "ajusta-lo" à linha golpista do jornal. Que papelao, hein, Globo!

E estas manifestaçoes pelo Brasil, hein? Num pais de 200 milhoes de pessoas, o movimento Cansei consegue reunir umas 20 pessoas em Brasilia (80 pessoas, segundo o Globo, inicialmente, depois ampliado para 100; basta dividir por 4 ou 5, portanto, para chegarmos perto da verdade)! Fala sério! Mamae! E se dizem nao-politicos? Nunca vi gente tao obcecada pelo Lula. Eles devem acordar gritando à noite, com medo que o Lula saia de dentro do armario. Narizes de palhaço? Boa idéia! Podiam usar o nariz para sempre, combina com eles...

PS: Nesse meio tempo, a Globo mudou novamente sua nota. Provavelmente diante dos protestos e para fugir do ridiculo explicito, apagou o 10 mil (provavelmente, apenas um "erro" de ortografia, explicara Ali Kamel), e manteve somente o numero oficial 2 mil. Meno male, como dizem os italianos.

4 comentarios

Cé S. disse...

O que realmente não consigo entender é porque ainda há pessoas que lêem estes jornais a sério. Será cacoete? Afinal de contas, se é para ler tonterias sem relação alguma com a realidade, o melhor mesmo são os jornais populares, pois esses ao menos são divertidos.

wilson cunha junior disse...

Não há nada mais repulsivo hoje do que ler a imprensa brasileira. Colunistas do tipo Leitão e kramer são dose pra elefante. Leitão hoje numa coluna de economia só xingou o Lula. Outro dia a Kramer chamou o governo de corriola. No blog do Nassif não é aceito termos como canalha. Esse jornalismo é o que? Essas duas me fazem ver como é honesto o trabalho das mulheres da av. paranaíba aqui em Goiânia. Penso que o maior inimigo do nosso povo não é o caos social engendrado há séculos e sim a imprensa golpista e preconceituosa que para defender seus interesses não hesita em propagar o ódio entre as classes socias. Tudo por dinheiro como diria o SS. O sistema globo de comunicação comanda toda essa violência contra o nosso povo. A capa do jornal global de Goiânia sobre o áudio da caixa-preta foi deprimente, inumana. Termino com uma pergunta que uma famigerada revista sempre formula. Até quando deixaremos que isso continue acontecendo?

José Carlos Lima disse...

Claro que O Globo corrigiu seu "erro gráfico" porque, apesar de ter se assumido como o jornal da baixaria,

sabe que já se foram os velhos tempos em que poderiam pintar e bordar à vontade

claro, os blogs e portais estão aí desmentindo-os a todo momento

bem feito!

PS: e como tem mais gente lendo notícia pela web do que no papel imprenso, O Globo não está tão mais à vontade para pintar e bordar

Anônimo disse...

Esse é um blog de crentes mas de vez em quando é bom lembrar a voces de que quem é useiro e vezeiro de aumentar a platéia de idiotas que os aplaude é Lula e o PT. Ou voces já esqueceram daquela edição das palmas que Lula "recebeu" na ONU e que era uma fotomontagem grosseira? Tenham simancol!

Postar um comentário