27 de outubro de 2008

Boa idéia

Tive uma idéia interessante hoje para modernizar as leis que regem a liberdade de imprensa. O objetivo é fortalecer a liberdade de opinião dos jornais e ajudá-los a se consolidar financeiramente, visto que, em todo mundo, jornais enfrentam severos problemas de sustentabilidade econômica. Minha idéia é criar uma enxuta mas exigente instituição de ombudsmans independentes, com verba própria, autônoma em relação aos três poderes. Todo jornal, para ganhar uma licença de publicação, teria que publicar uma coluna de ombudsman diária, ou três vezes por semana.

A instituição não teria nenhum poder de censura. Teria a função exclusiva de defender a opinião dos leitores.

Afinal, ombudsman pago para criticar a própria empresa que lhe paga o salário? Não dá para confiar; é anti-ético. Depois desenvolvo mais essa idéia.

2 comentarios

Anônimo disse...

Concordo com gênero, número e grau! Porém tenho uma dúvida qual será a qualificação profissional para os que pleitearam o cargo? Terá que ser sociólogo com aquele presidente de triste lembrança ou poderá ser um simples torneiro mecânico? Espero que está mensagem lhe encontre bem! P. S. Sobre minha mensagem anterior e sua posterior resposta fiquei com uma dúvida sobre a expressão "afro-americana"! No mais um abraço!

Miguel do Rosário disse...

tem que ter registro de jornalista no ministério do trabalho.

afro-americana foi ironia.

8:26 AM

Postar um comentário