3 de outubro de 2008

E por falar em arte...

Continuando o assunto da arte, nem tudo são más notícias. Surgiu no Rio, e está amadurencendo, um novo corredor cultural de artes visuais, começando na Praça Tiradentes e, aos poucos, estendendo-se até a Lapa. São ateliês-galerias organizados pelos próprios artistas e o espaço geográfico onde eles se encontram, no coração do centro da cidade, indicam a relação mais humana, mais espontânea, com arte e com a sociedade. Neste sábado, a galeria Gentil, pioneira deste novo corredor, comemora cinco anos no próximo sábado. E faço aqui uma comparação importante. As vernissages da Gentil são as mais generosas, abertas, vibrantes. Lembro de uma vernissage na galeria Niemayer, na Gávea, que os organizadores deixaram o público literamente passando sede e fome. Nem água distribuíam. E tudo por mesquinhez, por achar que havia ali muitos "penetras". No fundo, havia preconceito, por considerar importante somente madames bem vestidas e senhores trajados com roupas caras. Nada mais anti-artístico, nada mais anti-boêmio. Na Gentil, eles montam uma barraca na rua, contratam músicos, e distribuem cerveja para todos, sem discriminação. E garanto: é regado, há fartura, apesar dos organizadores possivelmente terem menos grana que o de galerias chiques da zona sul. Outra diferença fundamental. A Gentil (assim como a Durex, no mesmo quarteirão) está próxima de dezenas de barzinhos legais, onde se pode beber e comer bem e divertidamente. Na Niemayer, estamos rodeados de lojinhas de roupas fechadas. Se o serviço atrasa na água, no chop, no champagne, passamos sede. No primeiro andar, há bistrôs, com água a três ou quatro reais, sem clima nenhum para artistas & afins.

No próximo dia 17 de outubro, outra galeria será inaugurada no corredor. É a Clarabóia, situada na Rua do Rezende 52. Divulgarei mais informações por aqui.



Reproduzo abaixo o convite que recebi da Gentil:

5 anos da A GENTIL CARIOCA

Para o dia 4 de outubro A Gentil Carioca prepara uma grande festa: a comemoração dos cinco anos da galeria dirigida por Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner. As comemorações incluem a exposição FUGA, de Laura Lima, a apresentação dos artistas sonoros alemães Alva Noto e Byetone que vão ocupar a rua em frente a Galeria (a rua estará fechada aos carros das 14:00 as 24:00),haverá o lançamento da Camisa Educação por Ana Torres e ainda será servido o caldo Sambar de OICRAM RAMA.

FUGA - Exposição Individual de Laura Lima na A Gentil Carioca
A Gentil Carioca será transformada em um viveiro de pássaros vivos. Laura Lima trabalha com coisas vivas desde a metade dos anos noventa e já colocou pavões e faisões vivos no Centro Cultural Banco do Brasil em 2005. Desta vez, com o título "FUGA", o espectador encontra, desde a entrada da galeria, desenhos de pássaros emoldurados e pendurados a vários metros de altura. Na sala de exibição, o hall convida o público para o ambiente dos pássaros vivos: dentro da galeria, a artista oferece às aves e espectadores as esculturas "El Ninho", "Restaurante Belvedere"; "Desenhos-Poleiros"; "Janelas Didáticas", pinturas com horizontes tortos e penduradas a uma altura incomum. O viveiro se projeta sobre a rua, criando uma bolha construída em madeira e tela. Ali, as aves podem ver o céu e olhar os transeuntes na rua e vice versa. Talvez descubram que há uma passagem mimética que conduz a fuga, mas só o tempo da exposição dirá.

Sobre a construção da obra: 70 pássaros pequenos que ficarão no espaço de arte por cerca de dois meses. Antes disso, a artista, em parceria com um criador, fez nascer uma nova geração em viveiros grandes, devolvendo a aves acostumadas a pequenos ambientes, espaços mais avantajados, para que reaprendessem a arte de voar.
Laura Lima é mineira radicada no Rio de Janeiro. Já participou de exposições nacionais e internacionais, entre elas, duas Bienais de São Paulo. Tem suas obras em importantes coleções no Brasil e no exterior. Foi a primeira artista brasileira a ter adquiridas obras na categoria Performance (sic) por um Museu Brasileiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo. É ganhadora do Prêmio Marcantônio Vilaça de 2006. Co-dirige com Ernesto Neto e Márcio Botner a A Gentil Carioca.

Dia 4 de Outubro de 2008, das 17h às 23h
Comemoração de aniversário de cinco anos da A Gentil Carioca com inauguração da exposição FUGA de Laura Lima, apresentação dos artistas sonoros alemães Alva Noto e Byetone às 20h e lançamento da Camisa Educação por Ana Torres.
Inauguração do trecho experimental móvel da Cicloviaérea de Jarbas Lopes no Largo Alexandre Herculano em frente ao Centro Cultural Carioca e ao Real Gabinete Português de Leitura.

De 4 de outubro a 20 de dezembro de 2008:
Exposição FUGA de Laura Lima na A Gentil Carioca.
Experimental Trecho Móvel da Cicloviaérea de Jarbas Lopes no Largo Alexandre Herculano

Rua Gonçalves Ledo, 17- Sobrado- Centro- Rio de Janeiro- 20060-020
Tel: 21 2222-1651
Abrimos de terça a sexta-feira das 12h às 19h e sábados das 12h às 17h.
correio@agentilcarioca.com.br
www.agentilcarioca.com.br

Comente!