20 de outubro de 2008

Nova enquete no blog

Inaugurei nova enquete no blog, sobre os candidatos a prefeito no Rio, aí do lado. Continuo verificando enorme preferência por Fernando Gabeira junto à classe artística, em proporção à ojeriza a ele por parte de pessoas mais conectadas à realidade nacional e à luta partidária. Um amigo leitor do blog me disse que não aguenta mais a minha indecisão. Nem eu. Estou puto comigo mesmo. Vamos ver quem vence a enquete: ela vai me influenciar, com certeza.

5 comentarios

Blog de Pirenopolis disse...

No Gabeira nao.

O Anão Corcunda disse...

Alguns apontamentos para acrescentar à discussão:

- A esquerda do Rio é muito ruim. Mas isso é razão para votarmos na coligação PSDB-PFL? Uma coisa eu sempre penso: o candidato apoiado pelo PFL (partido da ditadura, não esqueçamos) NUNCA vai ter o meu voto.

- O apoio do César Maia ao Gabeira e o do PT e PC do B ao Paes precisa ser levado em conta em termos bastante práticos: na distribuição das secretarias durante o mandato. Esse é o pragmatismo que interessa. De repente, o PT e o PC do B ganham duas secretarias cada, e vão participar diretamente da administração municipal. Se o Gabeira ganhar, vai ser o povo do César Maia e do PSDB os ocupantes das secretarias. O PT e o PC do B precisam, até para evoluirem como partidos aqui no Rio, ocupar esses espaços, o que seria inédito para nossa cidade.

- Essas bandeiras que o Gabeira levanta, ao meu ver, são só marketing, e dos piores. O cara é muito conservador, em todos os sentidos. Para quem gosta de cinema, é interessante dar uma olhada nos extras do DVD do Deus e o Diabo na Terra do Sol. Há um famoso debate no MAM na época do lançamento. E o Gabeira diz, com todas as letras, que o filme não acrescenta nada à cultura brasileira. Outros tempos? O filme era recente? Tudo bem, mas esse é o tipo de opinião estúpida e conservadora que atravessa os tempos.

- E tem mais coisa, só que me falta tempo agora

Anônimo disse...

Há razões de sobra para não votar no Gabeira e no Eduardo Paes. Siga sua intuição. Eu vacilo entre não votar e votar no Paes, por força do projeto nacional, leia-se apoio ao governo Lula contra os dem-tucanos.
A diferença é que não me aporrinho com isso. A eleição, de um ou de outro, não será decisiva nem podemos prever com segurança as consequências de qualquer resultado. Relaxa e vota.

Anônimo disse...

Gabeira ganha apoio de militares Publicada em 20/10/2008 às 23h38m
Alessandra Duarte, Ludmilla de Lima e Cássio Bruno
RIO - Os dois candidatos a prefeito do Rio receberam apoios bem diferentes nesta segunda-feira. Enquanto Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS), Integrante da luta armada contra a ditadura, foi recebido em clima de cordialidade no Clube Militar
A "visita histórica", como classificou Gabeira, que nunca havia estado no Clube, teve a presença do presidente da entidade, general Gilberto Figueiredo, e de cerca de dez outros militares, entre eles coronéis da diretoria do Clube, que reúne dez mil militares da reserva no Rio. O general afirmou que "um grande número" de militares, sobretudo do Exército, disse a ele que vai votar no verde, apesar de haver outros que "jamais vão votar, por causa do passado". Ele afirmou que o principal ponto em comum entre os militares e Gabeira é o combate à "imoralidade na política":
"
Se houve esse passado em lados opostos, hoje há um ponto de aproximação, a ação política (de Gabeira) de combate à imoralidade pública
"
- Se houve esse passado em lados opostos, hoje há um ponto de aproximação, a ação política (de Gabeira) de combate à imoralidade pública. Isso agrada muito a grande parte dos militares - disse o general, hoje na reserva e que por volta de 1970, quando Gabeira era perseguido pelos militares, era capitão e servia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. - Há um simbolismo. É um encontro meio inusitado, um antigo guerrilheiro sendo recebido no Clube Militar.

- Estivemos em lados opostos na Guerra Fria. Mas temos pontos em comum: vontade de resolver as coisas na prática e resistência à corrupção e ao desvio do dinheiro público - completou Gabeira, que já acompanhou o Exército na Amazônia e na Antártica. Ele brincou em relação ao voto do general: - O presidente do Clube Militar disse que não vota em mim de jeito nenhum porque ele é eleitor em Petrópolis.

Na conversa, de cerca de meia hora, com os militares, Gabeira falou sobre a segurança no Rio, onde os militares, disse o candidato, poderiam cooperar na "coordenação de inteligências". Segundo ele, sua visita foi "uma iniciativa bilateral". O presidente do Clube, no entanto, afirmou que foi um pedido feito pela campanha de Gabeira.

Na visita estavam dois militares amigos de Gabeira, os brigadeiros Chicão Silva Júnior e Allemander Pereira Filho.

"
Estivemos em lados opostos na Guerra Fria. Mas temos pontos em comum: vontade de resolver as coisas na prática e resistência à corrupção e ao desvio do dinheiro público
"

- O Allemander é um grande goleiro de water-pólo. O Chicão também joga. Nos conhecemos no water-pólo - disse o candidato, rindo. - Temos tido alguma dificuldade para aceitarem a presença de aviões, helicópteros no nosso trabalho. Mas, como disse no debate (no último domingo), Santos Dumont teve dificuldade muito maior e conseguiu avançar.

Um dos presentes no Clube Militar foi Afonso Arlindo, que foi advogado do Exército por 30 anos e agora é voluntário da campanha de Gabeira:

- Gabeira hoje é uma pessoa tranqüila. Pode estabelecer a harmonia entre os Poderes.

- A presença do Gabeira aqui é fruto do amadurecimento de uma democracia, de pessoas que se desentenderam e que hoje podem conversar. O importante é defendermos o estado de direito, e esse encontro é uma pedrinha a mais nessa construção - acrescentou o general Figueiredo.


Desde sábado, Gabeira passou a ser acompanhado por dois seguranças. Segundo o candidato, eles são policiais ou ex-policiais e trabalham voluntariamente. A coordenação da campanha decidiu adotar a escolta por causa do temor de que hajam armações contra o candidato nesta última semana.

- É uma semana delicada, reta final. Não queremos que aconteça algo por descuido. É só uma preocupação. Nunca recebemos nenhuma ameaça, mas um pouco de precaução é bom - disse ele.

Unknown disse...

Acho que não dá para olhar para o Gabeira e falar que ele é de esquerda por causa do seu passado.
Tem que olhar o presente, ultimamente no Congresso ele tem sistematicamente votado e se colocado sempre contra o Lula.
Agora na disputa pela prefeitura do RIO ele está coligado com o PSDB, e tem o apoio do Cesar Maia. Sem esquecer que o partido dele o PV participou nestes últimos anos da desastrada administração do Mala (ops Maia).
Ufa! Será que com todos estes argumentos eu lhe convencia a votar o Eduardo Paes, não nele propriamente mas no candidato do Lula.
Pense como o cara lá de Santa Bárbara, pense no Brasil e no projeto do Lula para o Brasil.

Postar um comentário