25 de outubro de 2008

Pré-análises eleitorais

Entendo que a disputa pelas prefeituras faz parte de uma luta política maior, mas creio que, para a esquerda brasileira, o que ela conseguiu já está de bom tamanho. Terminado o segundo turno, poderemos fazer análises mais aprofundadas; já se pode afirmar, porém, que os partidos de esquerda cresceram de maneira formidável no primeiro turno. Por outro lado, reportagem publicada hoje pela Folha sinaliza que os partidos de oposição devem perder este ano, mesmo vencendo em SP, mais de 10 milhões de eleitores. O PSDB deverá governar 16 milhões de eleitores a partir de 2009, uma boa queda sobre os 22 milhões de eleitores atuais. Enquanto isso, o eleitorado do PT deve subir de 17,7 milhões hoje para 19,6 milhões em 2009, consolidando-se como o segundo maior partido brasileiro, depois do PMDB. O DEM, que já chegou a governar 25,7 milhões de pessoas em 2004, liderando o ranking dos partidos, deverá iniciar 2009, caso ganhe o pleito em São Paulo, administrando 16,9 milhões de eleitores.

Quanto à Gabeira, notei divisão entre meus leitores, embora a enquete do blog tenha apontado vitória esmagadora de Eduardo Paes (50% Paes, 14% Gabeira e 35% Nenhum dos dois). Permitam-me um clichê: respeito a opinião de todos, seja quem vota em Kassab, Paes, Gabeira, ou Crivella. Não acho que ninguém é pior ou melhor porque vota na esquerda ou na direita. Ao contrário, já topei com muito mau caráter de esquerda.

É preciso entender que, mesmo Kassab ganhando, ele terá duas opções: ou faz um bom governo, que contemple também as camadas mais humildes, ou sua gestão representará a pá de cal sobre o túmulo que o Partido dos Democratas, o DEM, vem cavando para si nos últimos anos, com sua defesa aloprada de magnatas, banqueiros e donos de jornais. Se ele optar pelo primeiro item, ótimo. Não torço, a priori, contra governo nenhum. Seria ótimo que DEM e PSDB aprendessem com seus erros e se mostrassem realmente capazes de realizar políticas públicas de qualidade. A direita, em todo mundo, é nacionalista (na maior parte das vezes de forma burra, xenófoba e preconceituosa) e defende a classe média baixa (embora de forma hipócrita e eleitoreira). Só aqui no Brasil temos essa direita entreguista e elitista.

Venho martelando que o tratamento maternal midiático aos partidos de estimação (PSDB e DEM) infantiliza-os e debilita-os moralmente. José Serra, por exemplo, não pode exercer o sagrado direito (e a diversão) de lutar o bom combate político, defendendo suas idéias junto à sociedade, porque a mídia alinha-se em torno dele com tal ferocidade e submissão, que ele se cala, tolamente satisfeito. Parece um príncipe chinês preso na Cidade Proibida. Aquela de culpar PT e CUT pela greve (e o embate com a PM) da Polícia Civil de São Paulo, por exemplo, merecia longos editoriais e reportagens mostrando que o movimento agiu sem interferência partidária, e que a busca por culpados "externos" revelava infantilismo político do governador e falta de capacidade negociadora, um defeito capital para um governador, ainda mais se tratando de funcionários de seu próprio governo. A falta de crítica mina governos, porque eles não se vêem obrigados ao aperfeiçoamento constante. Lembram do caso dos cartões corporativos? Assim que se descobriu que o volume de recursos dos cartões corporativos usados por funcionários do governo do estado de SP era muito superior ao de todo o governo federal, a mídia calou-se. A desculpa, hilária, gaguejante, dos militantes tucanos, era de que se tratavam de cartões de débito, e não de crédito, como os usados pela turma do Lula, como se fizesse alguma diferença, já que tudo é computado na mesma lista com duas colunas, gasto e receita. Serra se calou sobre o buraco de metrô e nunca foi cobrado pela mídia. Com isso, Serra não se desenvolve politicamente. Somente o exercício de ser exposto à crítica aperfeiçoa a técnica retórica e dialética, qualidade essencial para o sucesso, não só eleitoral, mas também administrativo, de um bom político.

No Rio, voto Paes, pelas razões já apresentadas, mas a maior parte das pessoas que conheço votarão no Gabeira. Um leitor achou ridiculo eu criticar Gabeira por ele ter "virado a casaca", saindo do PT e se tornado ferrenho opositor, alegando que Eduardo Paes fez o mesmo, mas no sentido contrário. É verdade, mas eu sempre soube que o Eduardo Paes tem seus problemas. Tanto que cheguei a cogitar dar meu voto ao Gabeira. O importante, todavia, é as pessoas observarem quem está por trás dos candidatos, qual o seu "entourage". Lembrei também que Gabeira apoiou a candidatura de César Maia em 2004, o que reforça a minha crença de que sua administração representará a continuidade da gestão atual.

8 comentarios

Muller disse...

Nossa vitoria do Paes? Como assim! Vcs leram coisas como:
Congresso Em Foco: Paes tem ficha suja
Militantes de Paes apedrejam carros de eleitores de Gabeira
Noblat: Paes novo subversivo
Como Paes esta na frente? Não faz sentido. Eleitor informado vota Gabeira, tem mais em:
Leituras para 26 de Outubro
Espero que da para virar entre eleitores.
Gabeira Neles!

Anônimo disse...

Como assim? Você viu o Gabeira solidarizando-se, melhor lambendo as botas, de representantes do mesmo Clube Militar cujos chefes, nos anos 70 e 80, torturaram e assassinaram os ex-companheiros do esquerdista Fernando Gabeira? Isso é que é mudar de lado, hein?

Anônimo disse...

no momento no Globo News faz defesa descarada de Gabeira/RJ, Leonardo Quintão/MG e Kassab/SP, esta elite podre não perde tempo.
para o serviço o GN convocou a "especialista" Lúcia Hipólito e outro com cara de bibelô,
mediados por Cristiane Lobo

Anônimo disse...

Se você gosta de Jair Bolsanaro vote Gabeira

Anônimo disse...

Muiiito bom messmo esse teu escrito!!!
Aonde está e com quem está essa dinheirama toda que tá sumindo mundo afora? sempre me pergunto e pergunto à várias pessoas que me olham com olhos de Dããã.Talvez,como tu bem disse, os Çabios de plantão Çaibam e não nos querem dizer,ou não Çaibam nada !
abraçoo

RLocatelli Digital disse...

Só encontrei aqui essa percepção de que o apoio da mídia podre ao PSDB/Demo é tanto que os infantiliza.
Isso é muito interessante, e talvez explique por que Serra quase não se pronuncie sobre assunto algum. E quando o faz, é cômico. Sobre a cratera do Metrô, por exemplo, nenhuma palavra. Nada. E olha que mais de 500 casas da região estão apresentando rachaduras, algumas já condenadas. Recentemente ele baixou decreto proibindo a venda de bananas por dúzia... No Dia da Árvore, ele chamou uma atriz para plantar UMA árvore em seu palácio. A mídia podre fez festa.

O ferro bem malhado é que se transforma em aço mais duro.

Miguel do Rosário disse...

O ferro bem malhado é que se transforma em aço mais duro.

Não é, Roberto? Essa é uma velha lei da natureza. Uma lógica dialética, científica. Os caracteres mais fortes são aqueles que se expuseram, e enfrentaram, as maiores dificuldades. Não se nasce forte. O homem nasce pelado, sem músculos e burro. Apenas a vida, o duro exercício de viver, nos faz amadurecer e desenvolver as técnicas de sobrevivência.

Anônimo disse...

O ferro bem malhado é que se transforma em aço mais duro.
Perfeito. E já pudemos ver recentemente, na briga de rua entre as polícias de SP, o efeito dessa "complacência" e blindagem na postura do Serra diante de graves conflitos estaduais. Ele que nunca foi bom de negociação política, ficou ainda mais obviamente despreparado. Até quando a mídia vai blindá-lo? Até que ele tome alguma atitude, com a postura arrogante e autoritária que a torre de marfim em que o meteram propicia, ouse contrariar os interesses dos donos do poder dos quais a mídia é porta-voz. Já vimos esse filme com o Fernando Collor. Veremos de novo. A começar pelo Kassab.

Postar um comentário