23 de janeiro de 2009

Mulher urubu

Essa vida de acompanhar a mídia é dura. Se eu ficar respondendo à Miriam Leitão, terei que me dedicar somente a essa função. Às vezes penso que ela deveria me pagar um salário para ser seu ombudsman privê. Hoje, ela nos brinda com essa pérola:

Se escaparmos da crise global, teremos uma crise feita pelo governo Lula.


Não vou responder a uma imbecilidade desta, contestada facilmente por dez entre dez publicações internacionais. Vou responder esta outra afirmação, na mesma coluna do jornal impresso, edição de 23 de janeiro de 2008 (o mesmo texto está no blog da urubu, o urublog, aqui):

"O país corta orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia quando o país mais precisa de investimentos em inovação e em ciência, por inúmeros motivos."


Daí ela infere que o governo está dando dinheiro para a Petrobrás em vez de dar dinheiro para a pesquisa. Essa frase me irritou porque é mentira. O grosso das verbas federais para a pesquisa não estão no orçamento do Ministério da Ciência e sim na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em outros órgãos, agências e universidades. Pergunte a qualquer cientista, e ele lhe responderá que os recursos para pesquisa, nos sombrios tempos tucanos, eram virtualmente zero. Cresceram exponencialmente nos últimos anos e devem continuar crescendo. Eu ouvi essa informação diretamente pela boca de diversos cientistas, que fizeram questão de ressalvar que não tinham compromisso nenhum com o governo Lula, não tinham partido nem estavam ali defendendo nenhuma plataforma política; simplesmente estavam dizendo a verdade.

A verba em pesquisa nuclear, por exemplo, bateu recorde nos últimos anos. A própria Petrobrás é grande investidora em diversos tipos de pesquisa científica. O Instituto Oswaldo Cruz, que pesquisa remédios contra a Aids, dentre inúmeros outras coisas, vem recebendo, nos últimos anos, um grande volume de recursos, e os profissionais da área conseguiram reajustes de salários que há décadas o Estado lhes devia. Miriam Leitão, provavelmente, é o tipo de pessoa que não considera aumento de salário para um pesquisador como verba para pesquisa...

Enfim, Miriam Leitão prossegue em sua missão de desinformar a sociedade brasileira. Ora, Míriam, vá plantar maconha na granja do Bush!

6 comentarios

Anônimo disse...

Pelo que eu li, quem cortou verba de Ciência e Tecnologia do orçamento de 2009 foi a oposição, por recomendação do senador Delcídio Amaral, um demo-tucano que se faz passar de membro do PT. Não foi o governo, foi a oposição na votação orçamentária.

Anônimo disse...

Miguel boa tarde,
acredito e confio muito nesse trabalho q vc + uma minoria-Nassif, PHA, Azenha, Edu Guimarães, Carta capital, Altamiro Borges, Rodrigo Viana, entre outros-fazem, denunciando/resistindo ao PIG alem de didaticamente desmentir esse festival de mentiras.
Abraço.

josaphat disse...

Do PIG a musa abusa e USA das mentiras. Crê que todos somos estúpidos. O público dela é bem outro.

Anônimo disse...

Caro Rosario.
Baseado nessa observação da Mirian,temos certeza que realmente a crise é marola mesmo.
Seu blog e muito bom.
Um abraço e boa sorte.

Juliano Guilherme disse...

Afinal, a Míriam é Leitão(um pig grande) ou urubu. Seria um urupig?

zejustino disse...

A tal mercenária, ou jornalista pré-paga, poderia ser também a PIGURU dos abestalhados e leitores de primeira leitura (com e sem aspas). Sua função não parece ser outra além de alimentar o rancor e o despeito dos enfezados contra o atual governo e o operário presidente (e presidente operário que contraria o padrão inoperante de certos governantes tucanos).

Postar um comentário