18 de novembro de 2010

A direita explosiva no Brasil



Há uns 10 anos, um amigo do meu falecido pai (esse amigo é bem mais jovem que meu pai) deu-me um livro valiosíssimo. Intitulado "A direita explosiva no Brasil", narra as peripécias terroristas de grupos secretos de orientação direitista, desde a década de 50.

Neste caso, podemos usar tranquilamente o termo "terrorista", visto que essas pessoas combatiam ilicitamente um Estado democrático.

Acho oportuno mencionar este livro e indicá-lo para jornalistas, professores de história e curiosos em geral, porque ele põe por terra as teses que procuram associar a esquerda brasileira a práticas violentas ou "terroristas".

A esquerda brasileira sempre foi pacífica, e diria até pacífica demais como se viu na falta de reação ao golpe de 1964. O presidente da UNE, José Serra, fugiu covardemente no primeiro dia do golpe. O presidente da República, João Goulart, desistiu covardemente de organizar uma reação armada - proposta insistentemente por Brizola. E ninguém mais. Só mais tarde, formar-se-ão grupos de resistência à ditadura, formados principalmente por jovens de classe média. Esses poucos jovens que reagiram são, por isso mesmo, os únicos que mostraram bravura. Podiam estar errados taticamente, mas moralmente estavam certos - e a vitória da "guerrilheira" Dilma Rousseff nada mais é do que uma justiça histórica.

Considero oportuno ler e divulgar esse livro, porque a sociedade brasileira não aguenta mais ser incomodada por uma mídia que, apesar de ter apoiado histericamente o golpe de Estado em 1964, ainda tem a petulância de dar voz a grupos de extrema direita e publicar fichas falsas de quadros políticos importantes, como foi o caso da atual presidente da república, Dilma Rousseff, vítima de uma fraude chancelada pela Folha de São Paulo. Sendo que o pior nem foi a fraude em si, nem foi a publicação de uma ficha falsa, e sim não se desculpar depois, nem pela ficha falsa nem pelo apoio que emprestou à ditadura.

Se a nossa mídia aprecia tanto a democracia, como tenta nos fazer entender com seus eternos editoriais apavorados com "setores autoritários" da esquerda, deveria em primeiro lugar explicar porque apoiou um golpe que nos destruiu moral e politicamente.

Tudo bem, houve anistia. Mas essa anistia não pode se transformar em cegueira histórica. O que aconteceu foi o que de mais grave e terrivel pode acontecer a um país. Quanto mais eu estudo história e filosofia da história, mais consciência eu tenho de que não podemos esquecer o que houve, até porque isso não é possível. Fatos históricos dessa magnitude permanecem influenciando a sociedade, concreta ou simbolicamente, por séculos. A luta se repete, e nessas eleições isso ficou bem claro. Experimentamos, novamente, uma luta contra a ditadura, e vencemos! Mas as forças conservadoras, responsáveis pela ditadura e hoje à frente das grandes redações, ainda tem poder. Seguramente tentarão voltar novamente ao Planalto em 2014. Cabe a nós não repetir a postura fujona e covarde de muitos em 1964 e seguir o exemplo dos jovens que lutaram nos anos seguintes. A história se faz com luta. Em nosso caso, felizmente, trata-se de uma luta democrática e pacífica, mas ainda sim com riscos e dores. A tortura psicológica que a mídia tem condições de inflingir hoje a seres humanos, com todos esses assassinatos de reputação, é tão ou mais terrível que as pancadas de antigamente.

Voltando ao livro, eis a capa:



Ficha técnica do livro:
Autores: José Argolo, Kátia Ribeiro, Luiz Alberto M.Fortunato
Editora Mauad
332 páginas

PS: O livro está disponível no Google Books:

Link.

Incorporado:

11 comentarios

Miguel do Rosario disse...

Tirei o "raríssimo" do texto. Mas é um livro que deveria ter sido repercutido melhor, por exemplo, durante as eleições...

Jorge Santos disse...

Ô Miguel, não sabia do novo blog.

Eu utilizo o Google Reader para ler os posts (Favoritos é coisa do passado, rs).

Tem como vc disponibilizar o RSS desse novo blog? Não localizei em canto algum.

Li no Vermelho que o Lula & Dilma vão estar na praça XV hoje, às 16:30, para comemoração do Dia da Consciência Negra. Tou a fim de dar uma passadinha lá.

Um grande abraço

Jorge Santos

GILBERTO disse...

Miguel do Rosario:

Excelente indicação que já repassei com os devidos créditos

E a propósito, como era o nome do seu pai?

O meu pai está com 84 anos e conhece o livro, logo deduzo que deve ter conhecido seu pai também.

Se quiser mande em off para o meu e-mail.

Abrãço,

GILBERTO

Lenita disse...

Heyy :) Is it OK if I go sorta away from the subject? I am tryin to read your blog from my new Mac but it won't display correctly (a few of the buttons are almost completely covered), do you have any solutions? Shall I try to find an upgrade for my software or something? Thanks in advance! Lenita x :)

Miguel do Rosario disse...

A Gilberto, o nome do meu pai era José Barbosa do Rosário. Ele também escreveu um livro sobre a ditadura, por ocasião da tortura e assassinato de seu irmão (meu tio), Francisco do Rosário Barbosa, um cidadão comum, que nem militante era, apenas porque ele "proferiu improprérios" contra a ditadura, e isso em 1981, já no finzinho.

Bosal disse...

Hello thanks for this funny and good post. But I still do not understand the second part though! - Bosal

Jeremiah Gall disse...

Love your site man keep up the good work

download spy phone disse...

I have been researching much and after reading this all I could say is "finally somebody who writes besides obsessing #with his# blog info". bravo. You just made the web a better place after half of the people online only doing this to get paid for every word.

Leila Lister disse...

Hey very nice blog!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds also…I am happy to find so many useful information here in the post, we need develop more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

Sybil Curran disse...

This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!

Laurie Peoples disse...

Keep up the great works guys. I've added you to my blogroll.

Postar um comentário