15 de novembro de 2010

Les temps libres

Ah, a paz finalmente. Missão cumprida! Dilma eleita, traduções feitas, blog novo.

Escutando música clássica na Rádio Mec, pensando na vida, revezando entre um suspense trash-cult e filosofia alemã, provocando polêmicas no twitter (como defender Aldo Rebelo, o novo código florestal e, por tabela, meio que sem querer, a Katia Abreu, os bolchevistas, e uma visão menos maniqueísta da história ), as feridas de guerra vão secando, enfim.

Cada um luta por seus deuses e vive sua forma particular de loucura. Entretanto, como dizia William Blake (e os presocraticos,  o Velho Testamento e o Alcorão), o que é loucura para os homens é razão para os deuses.

A vida é cheia de paradoxos irônicos e trágicos, como o fato de que os maiores índices de suicídio do mundo se darem no norte da europa.

Cada filósofo tem suas portas de entrada, livros por onde você pode escalar o conhecimento de seu universo de ideias. No caso de Hegel, acho que são os títulos Razão na História e Introdução a História da Filosofia, obras repletas de paixão humanista. Esse ano (o ano de 2010 para mim terminou no dia 31 de outubro; estou em 2011) tentarei encarar novamente a Fenomenologia do Espírito, voltar a escrever sobre arte, arriscar um pouco de ficção, beber menos (ou mais, ainda estou na dúvida quanto a isso), e, claro, ganhar dinheiro (promessa que me faço todo ano).

E ainda tem toda história da blogosfera. O Rio Blog Prog... Os blogueiros progressistas. Ontem divaguei um pouco sobre algumas questões práticas para nossa organização.

http://rioblogprog.blogspot.com/2010/11/propostas-praticas.html

*

Agora vou confessar uma coisa. Estou decepcionado com a instabilidade do meu provedor. Toda hora sai do ar e eu não posso fazer nada. Mas não vou mudar de novo tão cedo porque não tenho mais paciência. É muito suplício. A internet tinha que ser livre, sem provedor sem nada. Você criava um site e podia usar. O sistema de provedor é algo medieval.

Também não acho o wordpress a maravilha que os programadores dizem. Primeiro: tem que pagar para mexer no layout. O blogspot é aberto gratuitamente. O valor é pequeno, mas não gostei disso.

A plataforma do wordpress também é mais lenta. Um site wordpress demora mais para carregar que um blogspot, pelo menos esta é forte impressão que eu tenho.

Se o serviço continuar ruim assim, eu mudo de volta para o blogspot.  Já sou dono do endereço gonzum.blogspot.com, onde tem hoje o Sebo Gonzum, idéia minha de uns anos atrás, atualmente aposentado, o qual deixo no ar porque tem umas resenhas legais de minha autoria. Devia ter me mudado diretamente para lá...

Mas vou dar um tempo por aqui, até por cansaço.

*

Encerro com a tradução de um poema de Robert Frost:

Nada que é dourado pode subsistir

O primeiro verde da Natureza é dourado,
para ela a cor mais difícil de fixar.
Sua primeira folha é uma flor;
mas apenas por uma hora.
Depois folha sucede à folha,
e o Paraíso recai na dor;
a aurora dá lugar ao dia,
o ouro morre em agonia.

Robert Frost (1874 - 1963)
Tradução de Miguel do Rosário, nov.2010

Original:

Nothing Gold Can Stay
by Robert Frost (1874-1963)

Nature's first green is gold,
Her hardest hue to hold.
Her early leaf's a flower;
But only so an hour.
Then leaf subsides to leaf.
So Eden sank to grief,
So dawn goes down to day.
Nothing gold can stay.

*

E um vídeozinho documentário de celular que a Priscila fez em Los Angeles, este ano.

4 comentarios

Rildo Ferreira (baixada carioca) disse...

Caro Miguel.

Quero compartilhar com você minha decepção com o wordpress. Saí do Encontro de Blogueiros em São Paulo ansioso para migrar para a nova plataforma, mas confesso que ele não é nada bom para blogueiro como eu que faço a coisa sem fins lucrativos.

Voltar para o Blogspot seria uma alternativa, mas vou esperar 2011. Acho que Dilma vai precisar de nossa ajuda e quero estar a posto.

Hoje apareceu um imbecil que me chamou de miserável porque consegui comprar um carro popular durante o governo Lula. Ele se mostrou tão irritado com isso que eu não fiquei com raiva dele, ao contrário, fiquei super feliz. Ele reconhece, assim, que o governo Lula foi bom pra todo mundo.

E por conta disso, comprei um Acácio branco (suave porque não sou um usuário costumaz) e massa para fazer pastel feita pelos brasileiros que trabalham para os chineses. Vou beber essa garrafa toda comendo pastéis de carne e queijo para comemorar o desespero do comentarista idiota.

Vou fazer uma visita na página do Ruy pra ver se entendo o que ele escreveu. Analfabeto digital. Fazer o quê?

Miguel do Rosario disse...

Oi Ruy, eu entendi o que você disse. Obrigado pela dica. Eu meio que sabia disso aí, mas você me deu umas idéias...

Abraço.

Oi Rildo, os programadores tem uma preferência tão grande pelo wordpress que realmente me influenciou.

De qualquer forma, o Ruy aí em cima lembrou bem. Não importa a minha plataforma, o meu endereço continuará sendo gonzum.com.

A pessoa lhe chamou de miserável por comprar um carro modelo popular, em vez de um modelo mais sofisticado, é isso? EHEH.

Abraço.

Alfred Head disse...

yes i have been reading up on stuff like this for a few weeks now.it seems alot of people are writing articles about this subject matter.keep up the great work

Angelo Sutter disse...

Hello. impressive job. I did not imagine this. This is a great story. Thanks!

Postar um comentário