27 de novembro de 2010

O relato de Miro



(Miro, presidente do Barão de Itararé e um dos principais articuladores dos Blogueiros Progressistas)

Segue abaixo o texto do Miro sobre o encontro de blogueiros, publicado no blog do Miro.

Por Altamiro Borges

Ao final da inédita e histórica entrevista concedida por Lula à blogosfera, nesta quarta-feira (24), foi entregue formalmente ao presidente o documento aprovado pelos 330 presentes no I Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, realizado em agosto passado em São Paulo. Já com as câmeras desligadas, Lula relatou que acompanhou atentamente o evento, recebendo os informes de sua assessoria, e fez um rasgado elogio aos participantes do primeiro encontro:

- “Vocês estão de parabéns. Aquele encontro dos blogueiros foi muito importante. Mostrou que algo novo está nascendo na mídia brasileira. Os blogueiros estão rompendo o monopólio da informação, estão ajudando muito na luta pela real democratização da comunicação no país”.

As exigências da blogosfera

Lula afirmou que já conhecia o teor das resoluções aprovadas no encontro. A “carta dos blogueiros progressistas” elencou cinco bandeiras prioritárias:

1- Aplicação imediata e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL);

2- Apoio à proposta do jurista Fabio Konder Comparado de ingresso com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) por omissão do Congresso Nacional na regulamentação dos artigos 220, 221 e 223 da Constituição, que tratam da comunicação:

3- Contra o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), apelidado de AI-5 Digital, que visa castrar a liberdade na internet;

4- Exigir a elaboração de políticas públicas que incentivem a blogosfera e a diversidade informativa; contra a concentração dos recursos governamentais na velha mídia;

5- Exigir a aplicação das resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

Convidado para o segundo encontro

Durante a longa entrevista, Lula fez duras críticas às manipulações da mídia oligárquica. Ao tratar dos variados temas, ele fez questão de alfinetar a “velha mídia”. Deixou explícita sua insatisfação com a cobertura enviesada da chamada “grande imprensa”. Revelou que o episódio do acidente com o avião da TAM, no qual sofreu um linchamento midiático, foi o “mais triste” da sua gestão.

Lula garantiu que está disposto a enfrentar a luta de idéias após a deixar a presidência. “Vou virar blogueiro e twitteiro”, afirmou. No final da entrevista, ele foi convidado para participar do segundo encontro nacional de blogueiros progressistas, previsto para maio de 2011.

Golaço dos blogueiros progressistas

A entrevista foi um golaço da blogosfera progressista. Ela golpeou a exclusividade dos barões da mídia; abalou seu monopólio. Não é para menos que os jornalões estão babando ódio, numa crise de “ciúme” patética – que confirma que o velho está morrendo e algo novo está nascendo.

Algumas falhas na organização da entrevista não podem anular o seu salto político altamente positivo. A blogosfera ganhou maior legitimidade e força com este evento histórico. A porteira foi aberta e, agora, vamos solicitar a presidenta Dilma que garanta esta prática democrática.

Os blogueiros e twitteiros de todo o país, que participaram do encontro de agosto e que realizam a guerra de guerrilhas cotidiana contra a mídia hegemônica, estão de parabéns. Aqui cabe um elogio especial ao incansável Renato Rovai, que pilotou toda a preparação da entrevista em nome da comissão organizadora nacional do primeiro encontro de blogueiros progressistas.

Comente!