14 de março de 2011

A direita quer sumir do mapa?

(A morte de Sardanapalus, por Delacroix. A pintura está em alta definição: clique nela para ver com mais detalhes.)

A pintura acima retrata um rei assírio que teria vivido no século VI antes de Cristo, conforme a descrição literária de Lord Byron, que por sua vez inspirou o também romântico Delacroix a pintar uma de suas obras-primas mais conhecidas.

Sardanapalus, ao saber que seus inimigos já haviam penetrado no palácio, ordena aos lacaios que matem todos seus escravos e concubinas, e lance ao fogo todo ouro e objetos preciosos.

Depois de experimentar as delícias do poder por décadas, a direita brasileira - assim como o personagem de Byron - quer sumir do mapa e eliminar todos os que a serviram?

Não é bem assim, claro.

Três textos convidam-nos à reflexão sobre o futuro da direita brasileira. Neste, da Folha, faz-se um rápido balanço do sumiço ou esvaziamento dos partidos liberais (nome bonitinho para "direita") do país. O segundo fala do realinhamento dos Democratas (DEM) na direção do senador Aécio Neves. O terceiro descreve o surgimento do movimento Endireita Brasil.

Voltaremos a eles mais tarde, pois me parecem os assuntos mais importantes e consequentes sobre o futuro da oposição na pátria idolatrada.

*

E como diria o surfista de Ipanema, olha a nota "irada" que encontrei hoje na coluna da Renata Loprete, na Ditabranda News:


Realmente, Serra continua espalhando o bem pelo país, quer dizer, o Dem. A parte mais suja do DEM. E ainda nos faz o favor de levar o estrupício para o PSDB. Se conseguir convencer o Indio a entrar no PSDB e disputar a prefeitura do Rio, José Serra mata a candidatura Gabeira, a única com potencial para ameaçar a reeleição de Eduardo Paes, do PMDB.

Acho difícil, entretanto, que Serra realize essa proeza, de conduzir Indio ao comando do PSDB carioca, o que forçaria, por exemplo, Aspasia Camargo, uma verde influente na cidade, a abandonar qualquer aliança com os tucanos. Além disso, Indio significaria um PSDB definitivamente ancorado na extrema-direita do espectro político carioca e consequentemente interferindo na tentativa do grupo de Aécio Neves de criar pontes com a centro-esquerda, todas rompidas ao longo da campanha ultraconservadora de Serra.

PS: Otávio Leite, tucano de alta plumagem do Rio deu um chega pra lá no Serra quanto à possibilidade de Indio disputar a prefeitura do Rio pelo PSDB. A ver. A diversão trazida por Indio é perigosa demais, a meu ver, para valer a pena. Ele envenena os ambientes com seu radicalismo sectário e sua ausência total de escrúpulos no debate político.

5 comentarios

Tiago Mesquita disse...

Só para aumentar o número de imagens, segue uma fotografia feita pelo Jeff Wall a partir da pintura do Delacroix: http://wallpapergravity.com/Image.php?ID=348242

Dê disse...

Mudam os nomes...cansei, millenium e agora endireita Brasil mas podem acreditar, a porcaria é a mesma. a direita que temos no Brasil é sinônimo de arrocho, estado mínimo, dividir o bolo só para alguns e assim sucessivamente....esta é a nossa direita....é o discurso neoliberal que estamos cansados, nós os verdadeiros cansados, de saber o que faz e como deixa o país...agora que estamos "bem na fita" vão aparecer um monte de gente querendo endireitar....por que não o fizeram antes?? Enquanto ficaram no poder por 500 anos???

Rildo Ferreira disse...

Meu caro amigo,

Ta acontecendo e eu acompanhei as primeiras publicações do Seminário Liberdade em Debate, Democracia e Liberdade de Expressão, promovido pelo Instituto Millenium, aquele mesmo que levou Jabor a propor uma democracia pra varrer o presidente Lula e seus simpatizantes da face da terra.

Já vimos que liberdade de expressão só serve se for liberdade para eles, mas quando se trata do outro, a liberdade será restrita ainda que nos tribunais, como no caso recente da cidadã que teve que tirar do ar o site e todos as demais páginas de relacionamento [Orkut, Facebook etc] do Meu Carro Falha sob pena de pagar multa diária de R$ 100 por dia, caso os mantivesse no ar.

Mais no baixadacarioca.wordpress.com

opedeuta disse...

Acho ele estúpido o suficiente para coloca isso em prática. Mas , tomara que isso aconteça , que ver esta direita assassina no quinto dos infernos pagando o que deve.
Por ele que se F..................
Mauro Dias

Unknown disse...

O PT que sabe compor

A reeleição de Barros Munhoz traz pouca novidade ao repertório de infâmias da Assembléia paulista. A divulgação do escândalo envolvendo o deputado serviu apenas para constranger seus apoiadores, pois ocorreu convenientemente na véspera do pleito, quando todos os conchavos haviam sido feitos. Agora é melhor esquecer o assunto, para não contrariar os planos do nobre governador Alckmin.
Mas a rapidez com que a pauta foi abafada também serviu para apaziguar o embaraço do PT, que participou ativamente da vitória de Munhoz, talvez em troca de cargos e outras benesses regionais. Justamente quando pode e precisa fazer um escarcéu, lançando candidato próprio, usando a hipocrisia vexatória da grande imprensa contra seus apaniguados, o partido corre para debaixo da asa negra da pior direita paulista.
Deu para entender por que as candidaturas petistas nunca parecem realmente dispostas a vencer o PSDB no Estado?

http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

Postar um comentário