5 de fevereiro de 2009

Exportações em Dez caíram somente 3%, mas sobem 163% em 6 anos



Estou ficando um pouco mais calmo. A artilharia pesada de notícia ruim com que a mídia me bombardeou nas últimas horas, sobretudo depois que, desesperada com a alta de popularidade do Lula, resolveu atacar com todas as armas do sensacionalismo urubu, deixou-me com um princípio de depressão. Não de pessimismo, mas uma depressão oriunda da raiva, da sensação horrível de impotência.

Preparei outra tabela interessante, desta vez só com os dados das exportações brasileiras de dezembro. Fiquei satisfeito em saber que o Brasil exportou US$ 13,81 bilhões de dólares em dezembro de 2008, pequena queda de 3% sobre o ano passado que não significa muita coisa quando consideramos o aumento de 163% sobre dezembro de 2002! Temos muita gordura para queimar. Mesmo esse declínio em dezembro sobre igual mês do ano anterior é temperado pelo aumento de 20% no preço médio dos produtos brasileiros exportados e pelo desempenho excelente de alguns setores de vanguarda. Como o setor de aviões, nosso produto de exportação mais nobre, cujas vendas externas em dezembro de 2008 registraram alta de 25% sobre 2007, e de 148% sobre 2002.

Não sei se houve cancelamento de contratos para os próximos meses, mas até dezembro do ano passado, o comércio brasileiro, ao contrário do que ocorreu com muitos outros países, permaneceu estável. A bem da verdade, vale informar que, em volume, o comércio brasileiro em dezembro caiu 19% sobre o mesmo mês de 2007, mas para a balança comercial o que vale é a estabilidade da receita gerada.

Algumas quedas na exportação até que tiveram efeito positivo para o mercado interno, como o caso da carne, um dos mais importantes itens de nossa balança comercial, cuja exportação declinou 23% em dezembro. Esta queda resultou em maior oferta para o mercado doméstico, e logo uma redução dos preços. Quem não assistiu as reportagens sobre a queda abrupta do preço do filé-mignon? De qualquer forma, as exportações brasileiras de carne vão bem obrigado: na comparação com dezembro de 2002, houve aumento de 198%! Clique na imagem para ampliar.



*

Lembrem-se ainda que, nos últimos 10 anos, e considerando o ano-calendário 2008, as exportações brasileiras cresceram 287% em valor e 203% em volume. Tabela aqui. E aqui outra tabela com o ano-calendário 2008, comparando com 2007 e 1998. As exportações de 2008 cresceram 23% sobre 2007.



Link da ilustração.

4 comentarios

Anônimo disse...

Prezado Miguel,
Também sinto que as notícias ruins amainaram.
Mas não faço qualquer conexão desta "trégua" momentanea com a pesquisa publicada dia 02.
Ao contrário do que vc dá a entender, me permita discordar, as notícias ruins diminuiram justamente após a pesquisa.
Mas, insisto, não se deve fazer qualquer ligação entre uma coisa e outra.

Miguel do Rosário disse...

emanuel, espero que voce esteja certo. esse sensacionalismo é terrível para a economia, mas eu identifiquei no jornal globo de hoje o contrário. a nota sobre as filas para comprar carro ficou escondida. o resto veio tudo negativo. merval pereira jurou que haverá forte recessão e jurou que ela afetará a popularidade do lula. miriam leitão fez uma coluna só esnobando o pac, dizendo que ele não existe, que é fumaça, no dia seguinte ao lula ter vindo ao rio para inaugurar várias obras importantes do mesmo pac, obras em favelas, creches, além de uma escola de segundo grau de primeira linha para 1.500 alunos numa área miserável do rio, que seguramente modificará o destino de milhares de jovens.

Anônimo disse...

A noticia sobre a falta de alguns modelos de carros 1.0 eu vi na Televisão ( não me lembro em quais canais, mas foi em mais de um).
Vi também no JN uma materia sobre a manutenção de investimentos no setor industrial ( se não me engano no ramo de Cosmeticos, e também usinas de açucar).
É logico que os analistas da imprensa escrita e dos canais de TV a Cabo tem lá suas opiniões e expectativas, e com base nelas fazem as "projeções".
Agora, vou falar da minha sensação ( já que, como disse, pouco entendo de economia).
Temo que estejamos entrando num periodo de extremo risco, não só para o Brasil - até em posição privilegiada - mas para o Mundo como um todo.
As falas das autoridades e analistas por aí afora não são nada animadoras.
Reconheço que o Presidente Lula não poderia ajudar a espalhar o pânico. Mas a postura diametralmente oposta também não é recomendavel. E parece que ele já está se corrigindo. Já reconhece que a situação é grave, e o principal: Tenta movimentar o Governo e os empresarios para enfrentar a onda ( seja marolinha, seja tsunami) que vem por aí...

PS- vejo que melhorou do Braço. Isso é Bom!!!

Anônimo disse...

Esses patifes que estão torcendo pra tudo dar errado, são inimigos do povo brasileiro!

Postar um comentário