24 de fevereiro de 2009

PHA e a obsessão por Miriam




Eu, Paulo Henrique Amorim, e a torcida do Flamengo, temos uma obsessão pela Miriam PIG, rainha das rainhas do antilulismo pseudo-esclarecido da imprensa. Temos razão para isso. Miriam nos persegue. A gente liga a TV, lá está ela. Liga o rádio, ela de novo. Abre o jornal, ela mais uma vez. Entra na internet, mais Miriam. Ela não é uma jornalista, e sim um programa multimídia.

E sempre com o mesmo discurso catastrofista. Desde a posse de Lula, em 2003, Miriam Leitão destaca-se como uma das mais agressivas e combativas jornalistas de oposição ao governo. Até aí tudo bem, se a mesma não insistisse em jogar sujo, manipulando dados econômicos, omitindo outros, para vender um apocalipse que só terminará, naturalmente, com a vitória de José Serra em 2010.

O que me trouxe aqui, todavia, não é exatamente a Miriam Leitão, mas um post do Paulo Henrique Amorim, cujo site voltei a linkar no blog, intitulado Obama não é Lula, no qual ele informa que o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, respondeu a um jornalista conservador, Rick Santelli, que havia atacado duramente, na TV fechada, o plano econômico do presidente. PHA cita o Huffington Post e acusa o governo Lula de não reagir às colunas de Miriam da mesma forma como fez o governo Obama, neste caso.

É interessante a matéria de PHA, mas está repleta de confusões. Primeiramente, PHA não faz uma contextualização fundamental. A grande imprensa americana apóia Obama. Fez campanha por Obama. Gosta do Obama. E o tal jornalista conservador está longe de ter o "prestígio" e "poder" de uma Miriam Leitão no Brasil. É um apresentador econômico histérico e popular somente nas rodinhas conservadoras, que são, todavia, extremamente numerosas e influentes nos EUA. Mesmo assim, a atitude do secretário de imprensa de Obama também causou muita controvérsia. Muitos acusaram o governo de "dar cartaz e visibilidade" a um jornalista medíocre, o que seria contra-producente. O próprio jornalista, e seus colegas, agora estão acusando o governo Obama (o que era previsível) de ameaçarem-nos. Ele disse que seus filhos "estão nervosos". Enfim, mesmo em circunstâncias onde possui apoio da maior parte da mídia, a resposta (embora ultra educada e bem-humorada) do governo Obama a um colunista não foi, exatamente, uma tacada de gênio e um gesto de bravura como quer fazer crer PHA. De maneira que uma atitude similar do governo do Brasil, onde a mídia é muito mais concentrada e agressiva, também seria, no mínimo, questionável.

Acho que o governo deve responder sim à imprensa. Mas não reativamente, e nunca de maneira que permita a imprensa ou jornalistas posarem de vítimas ou ameaçados. Seria um tiro no pé. O governo deve reagir tecnicamente, expondo dados, estatísticas, sem responder a nenhum jornalista ou editorial especificamente, e sim expondo a sua visão sobre os diversos assuntos abordados de forma geral pela imprensa. Deve praticar sim a luta política junto à opinião pública, usando os meios de comunicação de massa, que se tornam cada vez mais uma arena da qual as instituições políticas não podem fugir, sob o risco de verem seus projetos derrotados, uma hora ou outra. Os partidos políticos devem participar desta luta ideológica travada diariamente nas mídias convencionais e alternativas. Faz parte da estratégia, todavia, escolher muito bem que armas usar, em qual momento agir, e em qual alvos mirar. A imprensa tem passado a imagem que os governos são, em si, instâncias antidemocráticas, um conceito irracional. A imprensa brasileira procura monopolizar a bandeira da democracia, o que é um tanto ridículo em virtude de seu passado antidemocrático.

Sem o ônus do poder político, sem a obrigação de transparência, sem a necessidade de obter apoio popular, a imprensa participa da luta política vestindo trajes de vestal da ética e da democracia. Congresso, Senado, Executivo, Judiciário, são sempre suspeitos. São sempre perdulários. A situação chegou a um limite quase cômico no qual somente políticos que flagelam as próprias entidades para as quais devem lealdade merecem o louvor. Por isso a entrevista de Jarbas Vasconcelos foi tão incensada. Ele, afinal, não acusou ninguém, apenas fez uma acusação genérica e irresponsável, como é do agrado da imprensa, sempre ansiosa para se autopromover às custas da degradação de outras instituições. A imprensa não quer acusações sérias, específicas, porque sabe que estas não feririam somente os partidos aliados do governo, mas também (quiçá principalmente) os de oposição, ou mesmo os segmentos mais conservadores da base aliada - fortalecendo os aliados menos conservadores, visto que estes carregam um passado e uma história com muito mais transparência e honradez.

Link da matéria do PHA.
Link da matéria do Huffington Post.

12 comentarios

Anônimo disse...

O problema do PHA é que ele não é muito diferente daqueles que tanto critica. Uma pena.

Unknown disse...

Muito bom,Miguel! Abs Yvy

Anônimo disse...

Somente a nossa insistencia pode baixar a bola da Leitoa e mostrar ao Brasil que esta credibilidade que a Globo lhe atribui pode desmanchar-se tão fácil quanto um picolé ao sol.
Incrível como ela não acerta nada e mesmo assim ainda creem na vidente.
Prefiro Mãe Diná

Anônimo disse...

Segue boiando ...

Em 1ro lugar, d.Pururuca é 1 bebum política e, por isso, por causa desses porres psudo-informativos, acorda c/ 1 ressaca danada, dia sim e outro tmbm.

Daí, a dita se repete, repete, faz tautologia, reqenta a catástrofe de qlqr anteontem (a ressaca) e nao sai do lugar.
Deve sofrer de neurose-ensimesmada ... e sem cura.

As nóias do PHTamborim, O JORNALITA Q TEM MEDO, sao todas de cunho pessoal.

Vive nos extremos: ou odeia e espinafra feito maluco, ou bajula e até endeuza, como 1 beato idiotizado.

Nada nem ninguém lhe é senao algum desafeto ou ídolo.
Danaiel Mendes e Serrassuga por lhe terem espionadao, bem como a sua família, sao bons exemplos.


Mirian Leitxóca, é velha refrega desde seus tempos na Der Göbbels.

Lula, é o anti-lado da coisa toda. Como do Planalto nao sai nada do q ele tenta publicar em seu "Diário Oficial particular, vulogo Conversa Fiada, baba de raiva por nao ter suas nóias encampoadas por Lula, nem o PT.

Aliás, o tal Jornalista Q Tem Medo, ataca e apelida a qlqr petista, sem dó nem piedade - enquanto escapam ilesos, seus apaniguados, todos pedetistas, de preferencia.

Qlqr cagada do PDT, seu partido, de Brizola, seu símbolo político-sexual, nao saparecem nem merecem registros, qdo muito, aplausos.

Mas o pior é ver o "cublinho" dos chutados se auto promovendo, auto protegendo e auto referendando (todos ex-Rede Göbbels).

Qto á d. Mírian Cunhada do Castelo, cedo concluí q, posso dar a descarga q for, ela continuará lá ... boiando e fedendo, infalível.

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

MIRIAN LEITÃO SERÁ MINISTRA DO PLANEJAMENTO DE J. SERRAGIO!!!!!
A MOÇA....JORNALISTA ALTAMENTE QUALIFICADA DO PIG* AI RESULTA SEU LOGO CURRICULO NA NT...RADIO TV...ETC. QUANDO AO SENADOR JARBAS VASCONCELOS PRTENSO VICE DE SERRAGIO...ELE SABE QUEM MANDA NO PMDB=EX PRESIDENTE E SENADOR J. SARNEY....LULISTA DE QUATRO COSTADOS....COMO DISSE O SENADOR PEDRO SIMON* DIZ O DITADO QUE O PEIXE MORRE PELA BOCA....UM AVISO AO NOBRE SENADOR....CUIDADO COM SUA REELEIÇÃO AO SENADO....NAO SER UM TIRO NO PE E NA TESTA.... LULA UM PERNAMBUCANO ARRETADO !

Anônimo disse...

PHA não é jornalista. Com 66 anos, e tendo trabalhado no PIG inteiro, difícil imaginá-lo ingênuo ou inocente.
Ele vendeu sua sardinha apostando em Lula contra a corrente e agora vende a mesma sardinha apostando contra Lula. Seriedade nunca teve nada a ver com o assunto.
Business as usual

Anônimo disse...

Miguel concordo com você. Gosto do PHA mas acho ele muito espalhafatoso. Parece que ele quer se mostrar um jornalista independente e ai atira para todos os lados. Sua posição é sensata e acho que o que a mídia quer mesmo é tentar desestabilizar o humor do presidente. Até agora não conseguiu e acho que não vai conseguir. Lula tem se mostrado muito prudente com as críticas da grande mídia especialmente certos "jornalista" que foram escalados a dedo para essa função.E a grande ira desse pessoal é o não revide do presidente. Eu sinceramente não suportaria ser chamado de molusco, apedeuta e outros adjetivos sórdidos. O presidente está conseguindo tirar de letra essas ofenças, pois, enquanto aqui no Brasil ele é pisoteado, lá fora ele é simbolo de um grande estadista. Quer melhor respostas para esses idiotas, ditos jornalistas? Parabéns pela matéria.

Geurgetown Felix de Araujo disse...

O Seu raciocínio está correto, assim como o Lula está correto em se manter a distância, pois se ele responder a um determinado jormalista, tais como a Miriam ou o próprio P.H.A que também bate forte, às vezes, ele poderá cair numa armadilha sem precedentes. Desse jeito, o Lula mantem o estigma positivo de liberdade de imprensa e todos ficam satisfeitos. Porém, nós sim, podemos bater na Miriam e no PIG. Esse papel em cumprirei com prazer.

Anônimo disse...

nós podemos bater no pig, mirian leitão e tambem no pha, quando ele inventa fatos que só demos/psdb/psol aplaudem.

Anônimo disse...

Miguel

Você tocou num ponto crucial: apresentação de argumentos técnicos. Que tal se o Governo Lula passasse a publicar, trimestralmente, conforme fazer as companhias com ações na Bolsa de Valores, via portal na internet (para não alimentar o PIG com publicações pagas), breve reportes de prestações de contas, com os devidos esclarecimentos técnicos?

Um abraço Isis

Miguel do Rosário disse...

Sim, o governo deveria fazer isso, mas não só. Deveria possuir um serviço para responder politicamente às críticas diárias de que sofre, mas não dando respostas pessoais, e sim referindo-se apenas aos factóides produzidos na mídia.

Anônimo disse...

Imagino que poderia ser criado um portal, como nome "pop". Seria uma bela tacada o governo Lula fazer isso. Já pensou? Os reportes deveriam ser impessoais e claros o suficiente para que a população entendesse. Sem populismo, fatos e dados. Miguel, como essas sugestões chegarão nas pessoas certas? Abç Isis

Postar um comentário