19 de setembro de 2008

Jabor é pior que cerveja sem álcool

Arnaldo Jabor resolveu dar seu palpite sobre a crise da Bolívia. Nem precisava. A gente já sabe o que ele vai falar ou escrever antes que ele o faça. Fui conferir na internet o seu comentário para o Jornal da Globo. Que maravilha! Jabor podia entrar para a banda Babado Novo, substituindo a Claudia Leitte. Clichês não faltarão. Ele acusa Evo de pretender impor uma ditadura indigenista (termo que ele repete umas vinte vezes em sua fala, como se pronunciasse um palavrão). Acusa os "petistas" (agora sim, garantiu emprego na Abril para todos seus descendentes) de terem sido bonzinhos com a Bolívia, por ocasião da estatização das empresas de gás. Esse pessoal agora inventou um novo e revolucionário conceito de ditadura, que é a ditadura com voto e referendos populares. De vez em quando citam Hitler, que teria sido "votado". Não é bem assim. O processo eleitoral daquela época estava totalmente viciado. Sem contar a inflação irracional que assolava o país. É desonesto, coisa de gente malvadinha, espertinha, fazer essas comparações históricas estapafúrdias. As pessoas precisam entender o seguinte: Morales foi eleito pelo sufrágio universal, com uma vitória ESMAGADORA, 54% contra 28% de seu adversário. Ele pode ter todos os defeitos do mundo, mas foi o cara que os bolivianos escolheram como seu principal representante político.



A mídia nacional, agora que não tem mais culhão para malhar o Lula, em função de seus altos índices de popularidade junto à classe média e alta, resolveu descarregar seu rancor em cima do Morales e de outros presidentes latino-americanos. Mas é interessante observar como algumas coisas mudaram e outras continuam as mesmas. A internet e a conscientização política abriram os olhos de milhões de pessoas para a mediocridade e confusão ideológica das mídias corporativas. Afinal, que defendem eles? Estão perdidos. Agora que o governo Bush virou um dragão estatista, então, piraram de vez...

9 comentarios

Vinicius Santucci Rossini disse...

Jabor é uma piada , até mesmo os partidos mais deireitista expoem em suas campanhas eleitorias propostas de diminuição de desigualdade e melhores condições para aposentados... (não que eles fariam isso , mas falam que fariam) agora que um presidente faz isso todos se voltam contra... Evo esta apenas cumprindo aquilo que a ONU falou , a mídia cava e cava atrás de algum podre , o maximo que conseguiram foi o suficiente para levantar suposições ... a crise Americana , a queda da TV e a ascensão da internet , juntamente com a necessidade de mudanças vão gerar mudanças , apenas questão de tempo.

Anônimo disse...

O que eu acho que se passa na cabeça da Direita é um estranho conceito de Democracia, algo que poderia ser chamado de "Democracia Ponderada", onde os votos seriam computados com um peso correspondente ao saldo do extrato bancario do votante. Assim o voto de um índio vale 0 x 1, e de um milhonario vale 1.000.000 x 1. Portanto, segundo a logica deles, o Evo, assim como o Lula, são governantes "ilegítimos".

Anônimo disse...

Jabor é um palhaço. Ou melhor, bobo da corte de uma parcela da nossa sociedade cuja característica principal é a mistura do dinheiro com a ignorância. Dá nisso. O pior é que no meio jornalístico que ainda não aderiu ao PIG tem gente boa que acha o Jabor um cara sério. O preconceito é sua marca principal como demonstra sem receio ao dizer que Chávez se parece com 'porteiro de boate' e que tem vontade de lhe dar gorjeta provocando orgasmos múltiplos na direção da globo. É apenas um racista doente que frustrado em seus projetos de vida sobrevive do dinheiro fácil dos mafiosos que dominam os meios de comunicação. Ah, de vez em quando dá uma mordida no Bush pra dar uma impressão que é independente. Mas de leve porque se perder a boquinha na globo vai ter que ganhar a vida com o suor da testa já que fracassou como cineasta. Nada contra os fracassados profissionalmente. Também sou um. O problema é não saber se beneficiar do fracasso e se tornar uma pessoa amarga, venal e passar o resto da vida xingando os outros.

Anônimo disse...

Prezado sr. blogueiro. Levanto desafios:
(1) citar a fonte que lhe permite qualificar o processo eleitoral alemão como "totalmente viciado"
(2) explicar como pode afirmar implicitamente que o pleito alemão era mais viciado que o boliviano hoje
(3) se "inflação irracional" é desculpa para eleger hitler, por que não posso usar outra qualquer pra justificar a escolha de um imbecil como Evo e colocá-lo no "top 5 piores líderes dos últimos 1.200 anos"?

Anônimo disse...

É claro que o sr. não precisa citar nada ou explicar coisa alguma.
Mas não é pra isso que blogs são feitos? Para virarem combustível de conversa na calçada do Bracarense?

Um forte abraço

Miguel do Rosário disse...

Sr.Olavo, não frequento bracarense, e sim a lapa, mas isso não vem ao caso. Quanto ao processo viciado que levou a eleição de Hitler, qualquer livro de história do nazismo poderá lhe ensinar. E Hitler, ao cabo, nem foi eleito, mas "nomeado" pelo marechal, para ser primeiro ministro. Depois fechou todas as instituições democráticas, mandou matar todos seus adversários, ordenou que fosse carbonizados mais de 6 milhões de judeus e quis dominar o planeta militarmente. Um pouquinho diferente do Morales, não? A inflação não foi desculpa para eleger Hitler. Não tem desculpa. O povo alemão carregará essa culpa para sempre. Mas há explicações.

Anônimo disse...

(1) Lapa: outro excelente lugar para citar blogs como fonte.
(2) O partido de Hitler levou quase metade dos votos e dos assentos em 1933.
(3) Um pouquinho diferente de Morales? Ainda, né?
a) ambos começaram pela expansão do estado; b) ambos eram socialistas; c) ambos optaram por propagar a maior mentira de todos os tempos, o coletivismo.
(4) Sempre há explicações. E nenhuma dá conta de elucidar as velhas dúvida: por que o socialismo nunca deu certo? por que os coletivistas renegam o maior gerador de prosperidade de todos os tempos, a propriedade privada?

Anônimo disse...

Olavo, Hitler socialista? Bem, na certa ele invadiu a URSS para trocarem figurinhas sobre como propagar a mentira que é o coletivismo, não é? Acho que você interpretou errado o seu Mein Kampf. Ou leu demais a Veja.
Vem cá... você bebeu tudo ou ainda sobrou um pouquinho pra mim?

politicamente_incorreto disse...

Miguel, o "guerreiro" Olavo Rocha, o acusou de ser da "esquerda festiva" percebeu? pelo visto ele é tão irônico quanto Jabor ou quiçá tão valente quanto o capitão Astiz da armada argentina que sempre foi um guerreiro destemido, ousado e valente. Pena que esses adjetivos só tinham valor contra freiras suecas, estudantes e outros "adversários" perigosos, quando lhe foi confiada a guarda das ilhas Georgia do Sul no conflito das malvinas contra as força-tarefa Inglesa,o mesmo se entregou sem dar um único tiro!!! é dessa "cepa" valente, democrática e defensoras dos direitos sagrados da direita ( ou TFP) que são feitos os nossos militantes xiitas da direita raivosa, Miguel, é melhor ser acusado de ser esquerda-festiva do que ser dessa direita raivosa porém frouxa e subserviente, escutam um poodle latindo e arriam as calças dizendo que era um leopardo.

Postar um comentário