7 de setembro de 2008

Surpresa! Óleo do Diabo estréia Fala Maluco, programa de vídeo

Achei tão legal a idéia do Eduardo Guimarães publicar vídeos, que decidi fazer o mesmo. Esses meus primeiros, contudo, ficaram tão toscos, com um pano de fundo tão feio, que hesitei muito antes de publicá-los. A cortina improvisada na janela fez meu apartamento parecer um miserável barracão de favela. O vídeo ficou escuro demais e minha dicção estranha. Tentei evitar puxar muito o SHH carioca e quase inventei um dialeto. Gaguejei. Cortei o topo da minha cabeça e misturei assuntos totalmente díspares: agricultura familiar e as patuscadas do Gilmar Mendes. Aliás, porque cargas d'água eu quis inaugurar o programa Fala Maluco - esse é nome dele e irá ao ar tantas vezes quanto minha disposição permitir - falando de agricultura familiar, será um mistério eterno para mim. Mas, enfim, é a vida e o nome do programa já diz tudo. O programa foi dividido em dois blocos. Nos dois terços iniciais do primeiro, eu falo de agricultura familiar e latifúndio, o resto do tempo falo da operação Satiagraha. No segundo vídeo, continuo falando da Satiagraha e critico Gilmar Mendes.

Parte 1


Parte 2

5 comentarios

Anônimo disse...

FOLHA – pergunta
Como teórico da seletividade do sistema penal, como vê o debate no Brasil gerado pelo uso de algemas em banqueiros e políticos?

ZAFFARONI – responde
1. As garantias sempre avançam [quando e] porque o poder punitivo atinge um VIP.
2. Essas prisões servem para dizer: olha, essa sociedade é igualitária.
3. Embora [se constate:] o VIP que cai no sistema penal seja aquele que perdeu a luta de poder contra outro VIP.
4. O poder punitivo não dá direito a expor ninguém com algemas, mas neste caso não pode haver VIPs e não VIPs. [aí, o sentido igualitário]
Comentário
“O VIP que cai no sistema penal é aquele que perdeu a luta de poder contra outro VIP”.

Para os que pensam que Lula tem ‘recuado sempre’, reflitam sobre essa sentença do grande Zaffaroni.

A luta que se tem travado no teatro de guerra do Brasil, de 2002 até hoje é uma só, entre dois VIPs que representam, simbolicamente, o embate entre dois sistemas de poder, o estado e o mercado, a política e a economia, o PT e o Oportunit, Lula e Dantas!

Como em toda guerra, o objetivo é o enfraquecimento das forças e, a seguir, a capitulação ou a destruição do inimigo. O mercado tem usado com habilidade o instrumento da manipulação (é só fazer o balanço de todos os escândalos onde aparecem arapongas, imagens, dossiês, empresários, políticos e dinheiro – muito dinheiro, sempre de origem desconhecida e de impossível rastreamento ou auditagem). O governo tem respondido e contra-atacado com a força policial organizada, instrumento de excelência, de uso exclusivo do poder estatal.

No embate entre esses dois atores dos sistemas de poder, o VIP financeiro tem acumulado sucessivas derrotas impostas pelo VIP político. Depois da investigação policial e da prisão que lhe sucedeu, parece que a tática do VIP mercadológico se restringe a construir e reforçar trincheiras defensivas: quer alcançar cabeça de praia nos núcleos funcionais VIPs do sistema ‘inimigo’, na polícia e no judiciário. Ambição bem maior do que a de enfraquecer as provas da Satiagraha pela via da desqualificação dos agentes que atuam com radicalismo jurídico desde as bases incontroláveis.

PS: Mostraste a cara. Parabéns, você é o cara, Miguel. O Vídeo. Esquenta, não. A gente só mira o conteúdo. Ademais, nada que um pequeno ensaio, um pequeno painel de fundo no set e uma lâmpada de potência média não resolva. Para o alcance da qualidade desejada, proponho aos freqüentadores deste blog uma campanha com início imediato e duração ilimitada: contribuir com pelo menos 10 e no máximo 100 Reais para a construção da plataforma de trabalho do blogueiro. Depósito direto na conta-corrente 25018-X da agência 0087-6, em favor de MIGUEL GOMES B ROSARIO.
Penso que esta é uma boa maneira de contribuir para a construção do futuro que a gente quer. E, se agente quer, tem que fazer acontecer.

Miguel do Rosário disse...

obrigado caripuna,

grande abraço,
miguel

Anônimo disse...

Caro Miguel, excelente o conteúdo do vídeo. Quero dizer que concordo plenamente com as suas colocações e vejo em suas idéias uma lucidez, um bom senso, uma profundidade, uma percepção aguçada da realidade, uma capacidade de analisar, compreender e interpretar situações, atitudes, idéias e decisões, alcançando uma visão mais abrangente e apropriada da realidade, que talvez só encontrem paralelo no Eduardo Guimarães. Nota dez para as suas idéias, análises e pontos de vista, Miguel. Valeu!

Pinho disse...

Miguel,

excelentes os vídeos.... e melhor ainda seus comentários.

como muito bem disse o Jorge em seu comentário... todas as suas colocações foram perfeitas.

saudações.

Pinho
Bauru, SP

Anônimo disse...

À respeito do comentário de Caripuna: Esse embate entre o PT e o Opportunity, ou entre Dantas e Lula, seria muito mais fácil de vencer se o Lula não tivesse se desmoralizado deixando crescer esse MONSTRO que é a Br/Oi...Se o Lulinha não fosse seduzido pelos milhões da Oi-Telemar...O PT há horas já vinha fazendo desvio de verba pública por todo o Brasil, e as cabeças foram rolando...
(Não vou ser ingênuo de dizer que foi o PT quem inventou isso, a CPI do Banestado, por exemplo, parece que envolve valores bem maiores, mas esqueceram, "viraram o disco", né Miguel...)
Ô Miguel, me explica porquê que o Lula quer fazer eu e TU pagarmos R$ 5 BILHÕES pela Br/Oi ??
Que gastasse esse dinheiro com:
# MELHORARIA DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO => Diminuindo o "custo-Brasil"; Desafogando ruas e estradas; Melhorando a perspectiva do Agronegócio;
# Multiplicando (e mantendo) ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL, com professores melhor remunerados e refeições para as crianças e jovens;
# Etc, Etc, Etc;
Me explica! Ou tenta! Ou será que é o Gilmar Mendes e o Daniel Dantas que estão obrigando o Lula a preparar essa "patranha" que eu e TU vamos PAGAR...
É o teu dinheiro sim!! É só fazer uma revisão da carga tributária embutida nos produtos do dia-a-dia...Na cerveja é 30%, na cachaça é mais de 80%, telefone celular 40%, aparelho de barbear 41%, sapato 37%, carro 1.0=39%... Inclusive foi dito que o brasileiro trabalhou de 01 janeiro até 25 de maio só para pagar impostos...
Um abraço, amigo!! (Vamos fazer um Brasil MELHOR ?)

Postar um comentário