16 de setembro de 2008

A violência contra a barbárie

Antes que venham me acusar de contradição, explico. Defendo a violência contra os racistas da Bolívia por razões absolutamente humanitárias. Alguns poderiam argumentar que, se defendo violência contra eles, também deveria reinvidicar para o MST, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O MST não visa desestabilizar a democracia brasileira, nem derrubar governos, apenas acelerar e influir sobre a reforma agrária. Morales sempre respeitou esse tipo de manifestação na Bolívia. E o MST nunca foi violento contra pessoas.

Em mais de 20 anos de história, os casos comprovados de agressão por parte de integrantes do MST são raríssimos e isolados e desconectados da orientação do movimento. Pode-se acusar o MST de tudo, menos de falta de respeito à dignidade humana e racismo. Os racistas da Bolívia são, acima de tudo, uns racistas filhos-da-puta, que querem simplesmente derrubar o presidente mais popular da história recente do país, cujo poder acaba de ser ratificado por um referendo - um referendo que a própria oposição havia exigido e depois, na última hora, quando viu que não teria o resultado que ela - esquizofrenicamente - esperava, tentaram anular. São uns malucos extremamente perigosos, incoerentes, autoritários e racistas. Morales tem que colocar o exército nas ruas e defender o seu povo. Há momentos que não-violência significa covardia. Já se viu do que eles são capazes. Chacinaram mais de 30 indígenas. E se o Morales pedir, o Brasil deveria mandar o exército brasileiro lá para sentar o cacete nesses abortos morais da natureza.

Além do mais, eu assisti - através do blog do Melo - vários vídeos que mostram muito bem o grau de racismo e fascimo desses caras. Não existe diálogo com esses monstros. Eu defendo diálogo com traficantes, com ladrões, com bandidos de toda espécie. Quer dizer, não acho certo essa política de enfremtamento assassino. Sou contra a violência, mas trata-se, neste caso, da mais absoluta legítima defesa - defesa da democracia, da honra de um povo, da vida, da dignidade de uma raça - da raça humana.

Por isso meu lema é: porrada nos racistas da Bolívia!

6 comentarios

Anônimo disse...

Prezado Miguel, Evo Morales tem sabedoria suficiente para não cair na tentação de mandar bala nos f.d.p., pois isso é o que os f.d.p. desejam para desencadear e " justificar " mais violência e mais apoio dos calhordas dos EUA.
Evo é um dos meus ídolos na política contemporânea. Um dos líderes da matança que houve está preso. Há 10 anos, talvez menos, cinco, isso era uma coisa impensável. Vivam Morales e outros como ele. VIVAM. O mundo está mudando?

Anônimo disse...

Concordo. O que acontece na Bolívia, hoje, é o mesmo que aconteceu em 64 no Brasil, em 73 no Chile, e em tantos outros países da AL... é tentativa de golpe de estado, simplesmente, apoiado em preconceitos absurdos, fascistas (lembrando que quase 90% da pop. boliviana é indígena) e patrocinado, como sempre, por Washington. Outro golpe, não! Evo tem que agir logo. Pau nesses caras!

Ricardo Zanoni disse...

Quero acrescentar que governos bons pra esses golpistas fdp eram os do tempo de Antenor Patiño que saqueava o estanho da Bolívia e gastava os lucros advindos dessa riqueza do país nas farras em em suas mansões européias. Inclusive com aquele outro fdp português, o ditador Salazar. Estão acostumados a saques daí prosseguirem com o mesmo procedimento hoje em arrestar o gás desse país cujos lucros Morales pretende que sejam melhor distribuídos com todos os bolivianos.

Vinicius Santucci Rossini disse...

Discordo , a violencia é exatamente o que os terroristas bolivianos esperam , para depois o culpar de ditador e jogar toda a AL e a ONU contra Evo... isso para mim é um exemplo de quanto é perigoso e errado deixar riquezas naturais nas mãos de capital privado , pois o governo perde todo controle sobre elas ...

Miguel do Rosário disse...

Pois é, estou sem tempo e sem banda larga, e portanto sem ter como explicar com calma esse post, que ficou meio estranho. Estava nervoso e impaciente quando o escrevi, mas me ver esses fascistas querendo mandar na Bolívia acima do poder democrático, ler entrevistas com seus líderes mais proeminentes e portanto, teoricamente, mais esclarecidos, em que eles explicitam o racismo mais rasteiro e medieval, me deixa realmente na dúvida se eles não seriam pior que terroristas. Aliás, essa é a chave. Eles são terroristas, e de uma espécie ainda pior que Bin Laden. Mas creio que deixei bem claro que se trata de legítima defesa. Claro, todavia, que Morales não pode cair em provocações e produzir escândalo internacional desnecessário. É isso que eles querem. Mas a violência é necessária sim em vários momentos históricos.

Unknown disse...

O problema é que a mídia covarde como de costume está esperando o Evo fazer isso para dar porrada no Governo. A esquerda, para driblar essa elite fdp, tem que ter muito sangue frio e paciência.
Aja paciência!!!

Postar um comentário