12 de dezembro de 2008

Bancos públicos podem reduzir spread em breve

Não costumo copiar notícias aqui, mas de vez em quando é irresistível. Essa notícia se relaciona com minha campanha pela moralização do sistema mundial de crédito, com extinção de bancos privados e decreto de monopólio estatal da circulação financeira, com instituições públicas não mais cobrando spread, ou cobrando taxas mínimas.

11 DE DEZEMBRO DE 2008 - 15h24

Lula determina revisão de juros em bancos públicos, diz Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira, 11 que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com o aumento dos juros "cobrados na ponta" e determinou que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal façam uma revisão das taxas que estão cobrando. A ministra explicou que o objetivo do governo é fazer o possível para reduzir o custo de capital e aumentar o volume de crédito. A cobrança de Lula vem no dia seguinte ao da decisçao do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic, a taxa básica de juros da economia, em 13,75% ao ano.

"Me refiro ao spread", disse ela ao ser indagada sobre a determinação presidencial aos bancos públicos. Segundo a ministra, "como não há aumento no custo de captação, não faz sentido uma cobrança de juros acima do que se fazia antes (da crise internacional)."

Spread é a diferença entre o juro cobrado nos empréstimos e as taxas pagas pelos bancos aos investidores. Esta diferença é o que determina o lucro dos bancos nas operações de crédito.

Dilma disse ainda que o governo quer uma explicação de quais são as razões técnicas "de spreads tão elevados". Ela acrescentou que "o medo não é técnico e obter maior lucratividade em cima da retração brasileira não é correto."

A ministra disse ainda que o presidente Lula pediu uma explicação ao BB e a CEF sobre os juros cobrados e "determinou uma política mais condizente com razões técnicas para os juros nos bancos públicos".

Indagada se o objetivo do governo não é incoerente com a decisão tomada ontem pelo Copom de manutenção da taxa Selic, a ministra limitou-se a dizer que não comenta decisões de política monetária.

Fonte: Agencia Estado, e reproduzido no site Vermelho.

2 comentarios

Anônimo disse...

PARA O IG, LULA É O PRIMEIRO ANALFABETO FUNCIONAL DO MUNDO!

Pois é, e o IG chama Lula de primeiro “analfabeto funcional do mundo”.

tá lá ... alguém quer ver?

então acesse e veja as páginas. Acredite, se quiser!

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Juliano Guilherme disse...

Miguel, o Lula dá sinais que pode aderir a nossa campanha contra os bancos privados. Nesse caso, o Psol vai ficar do lado de quem do governo, ou dos bancos?

Postar um comentário