7 de dezembro de 2008

Crise expõe brutalidade ideológica das elites

A manchete de hoje do Globo não deixa dúvidas:

Desemprego no Brasil pode chegar a 9% em 2009


A previsão é do Bradesco. Muito bem. Os mesmos bancos que vem quebrando por falta de planejamento e irresponsabilidade agora voltam à carga como profetas do apocalipse. Miriam Leitão, naturalmente, nunca esteve tão radiante. Apure os ouvidos e escutará a voz daquela que eregeu a desgraça como estética primeira de seu jornalismo. "Eu disse! Eu avisei! AHAHA!", vocifera, às gargalhadas, nossa querida musa da urucubaca. Todas as fichas estão sendo apostadas no aprofundamento da crise. Nesse momento tão glorioso para nossas elites, que só gozam contemplando a miséria alheia, FHC resolveu dar as caras.

Leiam essa nota, que pesquei no blog do Rovai.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a crise que assola os mercados financeiros de todo o mundo irá crescer de forma exponencial no Brasil em 2009 e condicionou o enfrentamento dela a medidas de contenção de gastos do governo federal.

"A crise está apenas começando, essa crise é séria, o centro dela não é aqui é lá fora, mas ela já nos alcançou e vai alcançar mais. O ano que vem será um ano difícil. Eu vou ver se o governo do presidente Lula contornará a crise se tiver responsabilidade fiscal" disse.


Um comentarista lá, que por acaso é amigo deste blog, o Roberto Locatelli, fez uma observação pertinente sobre as declarações de FHC.

Roberto Locatelli - 04/12/2008 06:38
O Pavão da USP repete a cantilena neoliberal de que o governo tem que gastar menos. O que não avisaram a ele é que o neoliberalismo derreteu junto com Wall Streeet, Paul Krugman, prêmio Nobel de economia em 2008, diz o contrário: é preciso que o Estado ative a economia aumentando os investimentos públicos. Parece que o Príncipe dos Sociólogos encalhou no século 20 e de lá não saiu mais...

5 comentarios

josaphat disse...

Foda-se FHC! Apenas isto.

VERA LUCIA PASQUALETTO disse...

Miguel,

Explique para mim este desemprego no qual o Bradesco está falando.
Aqui em Bauru,interior de São Paulo, semana passada o Bradesco inaugurou duas agências novas, em dois bairros diferentes. Acredito que para isso tenha contratado funcionários e não demitido.

Julio Cesar Macedo disse...

O tucano José Serra, este grande gestor do dinheiro público, contratou a dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron para a construção da futura São Paulo Companhia de Dança pela bagatela de R$ 300 milhões de reais, o equivalente a seis Aerolulas, com o beneplácito da mídia amiga, sem concorrência e sem barulho, conforme matéria de Carta Capital nº 525 (Coluna Estilo). E aí?

Anônimo disse...

A mídia foi vencida em 2008, agora faz futorologia para 2009. Caso a crise não seja no primeiro trimestre, ela passará para o segundo e assim segue.

Anônimo disse...

CALA A BOCA FHC!!!

Esse sujeito não se toca?

Postar um comentário