23 de outubro de 2009

Desemprego cai para 7,7%, menor nível da história brasileira




Bem, o dentista foi rápido e resolvi dar uma escapulida. Tenho que esperar 30 minutos para a massa do dente secar e eu poder comer o contra-filé que comprei no supermercado. Então fiz esse gráfico acima com os números do IBGE e queria fazer alguns comentários rápidos.

Juro que não queria parecer esse ufanista cândido que devo parecer para alguns. Mas que posso fazer se o Brasil dá mostras cada vez mais sólidas de pujança econômica? Na contramão da crise mundial, o país registrou, em setembro deste ano, o menor desemprego para o mês de setembro de toda a sua história. Está certo que é o mesmo patamar do ano passado, mas é o menor patamar da história do mesmo jeito. A diferença é que, no ano passado, não havia a "a maior crise financeira do mundo desde a II Guerra"  e agora, com crise e tudo, o desemprego no Brasil encerra o mês de setembro, segundo o IBGE, em 7,7%.

A imprensa hoje não dá nenhum destaque a esses números, relegando-os ao interior dos cadernos de economia como se fosse uma notícia menor. Não entrou na capa dos jornais, nem na capa dos cadernos de economia, nem mereceu sequer um comentário editorial. Miriam Leitão ignora o fato solenemente em sua coluna. Repare que Miriam Leitão, durante a crise econômica, reverberou as projeções mais catastróficas para o emprego no Brasil. Inclusive entrevistou o famigerado José Pastore, que previu um saldo negativo de 1 milhão de empregos este ano. Onde está José Pastore agora? Ninguém vai lá perguntar a ele o que aconteceu?

A Miriam Leitão se dedica hoje a espinafrar o imposto sobre o capital especulativo de 2% criado pelo governo. Mas foi obrigada a conter a sua sanha, porque o Financial Times elogiou a medida...

2 comentarios

José Carlos Lima disse...

"Juro que não queria parecer esse ufanista cândido que devo parecer para alguns."

Massa esta frase, você está simplesmente dizendo que a blogosfera tem medo de apontar os avanços do governo Lula com medo de ser chamada de ufanista, apesar de defender o presidente dos ataques da mídia.

Unknown disse...

Imprescindível esse post, não só pelos dados sobre desemprego postos em perspectiva, mas pela confissão do receio de ser ufanista: é fato, os autênticos esquerdistas são éticos, qualidade praticamente estranha à direita.

Postar um comentário