27 de outubro de 2009

Produtos exportados pelo Brasil, até setembro de 2009 (corrigido)




Clique na tabela para ampliar.  Reparem que o preço do minério de ferro subiu de 22 dólares a tonelada em 1998 para 60 dólares este ano. FHC, claro, vendeu a Vale quando o ferro estava barato, e as contas da empresa apresentavam finanças mais apertadas. Agora, com o ferro a 60 dólares, e depois de ter aberto seu capital nas bolsas, é claro que a empresa registra um valor muito mais alto. Não foram, seguramente, os belos olhos do Roger Agnelli, presidente da companhia, bibelô da grande imprensa, os responsáveis pela performance extraordinária da Vale nos últimos anos.

Outro item que chama a atenção é o aumento enorme (quase 4.000%) das exportações de petróleo e derivados, que saltaram de 323 milhões de dólares em 1998 para 13 bilhões de dólares em 2009 (período Out/Set).

O Brasil exportou um total de 158 bilhões de dólares nos últimos 12 meses até setembro, o que representou queda sobre o período imediatamente anterior, quando a exportação totalizou 195 bilhões. Na comparação com 1997/98, porém, o crescimento acumulado é de 210%.

Por fim vale atentar para o incremento, de 1998 a 2009, de 686% nas exportações brasileiras de carnes, que  somaram 9,77 bilhões de dólares, consolidando-se como um dos principais produtos de nossa balança comercial.

A tabela foi compilada e editada pelo blog.

8 comentarios

Anônimo disse...

FHC sabia que a Vale iria ser valorizada por causa disso, lembro-me que FHC contratou uma empresa para detectar isso, claro, somente para ele, pois para o Brasil mesmo foi dito todo dia a frase "A Vale Não Vale."
Os fundos de pensão são os maiores acionistas da Vale, o governo investe, mas FHC criou uma lei proibindo que os verdadeiros donos da Vale não tenham poder nenhum, nem mesmo de indicar diretor, pois quem dirige a Vale são todos tucanos-demos

jose carlos lima

Anônimo disse...

Noto que você tem um bom conhecimento na área de economia, não seria o caso de você prestar este tipo de serviço a pessoas interessadas?
Só uma idéia prá você pensar.
Há consultores que cobram caro num parecer, não sei como isso seria colocado em prática.
Trabalhei numa biblioteca e tinhamos serviços de consultoria de revistas como LTr, outras na área contábil, e olhe lá que a gente enviava as perguntas para a equipe responder e não era´lá estas coisas, perguntas muito evasivas e demoravam muito responder.
E olhe lá que os consultores eram uma grande equipe, uma empresa de renome,,ah o nome era IOB, Informações Objetivas, acho até que faliu.

André Rezende

Miguel do Rosário disse...

oi andre, obrigado pelas idéias. mas eu não quero fazer consultoria. estou satisfeito com meu blog. grande abraço.

Miguel do Rosário disse...

acabo de corrigir o total geral. havia um erro nos valores.

Anônimo disse...

nao achei a minha resposta.

Anônimo disse...

eu não estou feliz

Ronaldo disse...

Olá amigo, você poderia disponibilizar a fonte/site que você fez esta pesquisa? Preciso dos dados de 2010. Agradeço.

Miguel do Rosário disse...

Prezado, o site é o sistema alice do MDIC. Procura no Google. Abs

Postar um comentário