30 de outubro de 2009

Parafuso antimidiático

O dia espreguiçou-se muito bonito hoje. O céu azul profundo, salpicado de nuvens gostosas. Acordei cedo, resolvi minha vida, e agora tenho mil assuntos e não sei por onde começar. Quando não se sabe o que fazer, o melhor é varrer a casa, como diz a dona-de-casa à filha adolescente deitada no sofá.

Ontem eu assisti ao Jornal da Globo e nosso indefectível William Waack mostrou-se particularmente inspirado. Sua carranca sinistra mais que nunca exalou sentimentos mórbidos e negativos. Tenho certeza que ele poderia dar uma colaboração extraordinária ao cinema brasileiro se fizesse uma participação especial nos próximos filmes do Zé do Caixão. Suas olheiras profundas, o olhar tenebroso, sempre sarcástico, associados ao timbre eternamente blasé de sua voz, a ausência radical da mais leve sombra de bom humor ou otimismo, compõem um personagem mais que adequado para um "telejornal macabro", onde o apresentador daria apenas notícias relacionadas a mortes violentas, estupros e demais crimes hediondos.

O jornal abriu com um breve editorial criticando a entrada da Venezuela no Mercosul. Ao fundo, uma fotografia escura e fosca de Hugo Chávez, uma espécie de demônio dos demônios segundo a nova mitologia midiática. Faltou só uma musiquinha de terror.

Quando chegou a matéria, porém, Waack não conseguiu arrancar de Heraldo Pereira, repórter em Brasília, nenhuma observação negativa. Ao contrário, Pereira repetiu o que é corrente no Congresso (tanto que foi a idéia vencedora), de que a inclusão da Venezuela no Mercosul obedece a interesses econômicos muito relevantes para o Brasil; e aí partiu para o pinga-fogo, onde o repórter entrevista um membro do governo e outro da oposição. Romero Jucá defendeu a decisão do Senado, e Eduardo Azeredo, pai do mensalão tucano e defensor do AI-5 digital, tucaneou como de praxe, não tomando posição nenhuma.

Aí entrou Jabor, atacando violentamente o Mercosul, o Brasil e a Venezuela. Disse que o Mercosul é uma "porcaria". Façamos uma parada aí. Esses caras falam qualquer coisa. Não se dão mais ao trabalho de procurar informações. O Mercosul, hoje, é nosso principal parceiro comercial. As exportações brasileiras para o Mercosul saltaram de 7,7 bilhões de dólares em 1998/99 para 15,16 bilhões em 2008/09, quase alcançando as vendas para os EUA, as quais somaram 17,5 bilhões de dólares. Com a Venezuela, porém, o Mercosul ultrapassa de longe os EUA em termos de parceria comercial. E olhe que estou usando os números de 2008/09, que experimentaram forte queda sobre o ano anterior, em função da crise econômica. Se usasse 2007/08, ver-se-ia que o salto das exportações brasileiras para o Mercosul é muito mais espantoso.

Repito o que venho dizendo neste blog há tempos. As exportações brasileiras de produtos industrializados se dão essencialmente para países latino-americanos, o Mercosul à frente. Portanto, o Mercosul não é nenhuma porcaria. Porcaria é o Arnaldo Jabor. O preço médio de nossas exportações para o Mercosul, nos últimos 12 meses, foi de 1.461 dólares por tonelada. Comparando: as exportações brasileiras para os EUA registraram preço médio de 823 dólares por tonelada; para Europa, de 452 dólares por tonelada; e para a China, 135 dólares por tonelada.

Que espécie de porcaria é essa, Jabor, que paga os melhores preços, que compra nossos melhores produtos, que contribui de forma tão sólida para nossa balança comercial e, portanto, para a geração de empregos e para o desenvolvimento social e econômico do Brasil?

O Globo vive citando as brigas aduaneiras entre Brasil e Argentina como prova do fracasso ou da debilidade do Mercosul, mas não diz o principal: que essas brigas são consequência do aumento brutal do volume de comércio praticado entre os dois países. Só quebra pratos quem os lava.

*

Sardenberg explicou ontem, no Jornal da Globo, que no mundo inteiro os governos aumentaram gastos para combater a crise, mas que os gastos foram bons; só aqui (claro) foram ruins. Ele citou um programa de Obama que distribuiu cheques de 8 mil dólares para famílias americanas. Que política progressista, héin? Aqui, os gastos foram muito ruins, segundo Sardenberg, como Previdência e funcionalismo. Ou seja, um arauto do neoliberalismo acha melhor distribuir dinheiro à classe média (medida populista idiota do governo americano), do que contratar professores, médicos e aumentar o salário dos aposentados. Ele mostrou um gráfico numa tela, mostrando aumento de gastos e investimentos, e tentou encontrar ali um dado negativo. Gaguejou e apontou o nível de investimento, que apresentava forte crescimento de 13% sobre o ano passado, como tendo "crescido menos que todos" - o que era desmentido pelo próprio gráfico que ele mostrava, porque havia outro item ali com crescimento de 12%; o gasto em investimento, portanto, seria, no mínimo, o segundo maior.

De qualquer forma, essa é uma visão tacanha, porque não entende contratação de professores, médicos e engenheiros como "investimento". Investimento, nesses gráficos tecnocráticos, é só dar dinheiro para a Odebrecht.

9 comentarios

Juliano Guilherme disse...

é.lamentável.a.indigência.reacionária
do.Jornal.da.Globo
para.que.serve.essa.porcaria?
senão.tem.a.ver.com.nada
nenhuma.relação.com.o.Brasil.real
com.mundo.real
nem.com.a.direita.real.tem.a.ver
visto.que.o.próprio.líder.da.oposição.venezuelana
teve.que.vir.aqui.explcar.para.os.idiotas.da.oposição
que.acreditam.no.pig
que.todos.na.Venezuela.a.querem.no.Mercosul
não.é.coisa.do.Chávez,não
impressionante
Waak,o.carranca.sinistra
Jabor,o.reacionário.histérico
(ao.contrário.do.Nelson.rodrigues.que.era.um.reacionário.sóbrio)
e.Sardenberg,o,banana.neoliberal
só.merecem.nosso.desprêzo
xô,coisa.ruim!

carlos disse...

salve, miguel,

o bom é a desconstrução que o futuro blogueiro-historiador-filósofo-professor faz tijolo por tijolo do discurso capenga desses jornalistas meia-bocas da globo.

parabéns

José Carlos Lima disse...

Nada como os números para mostrar a verdade.
Tomara que Dilma use e abuse destes números em sua campanha eleitoral quando for comparar Lula com a Era FHC

heliojesuino disse...

esse jornal d globo tem andado imperdível.É engraçadíssimo ver o esforço do sardenberg e do wack para transformar a maré de boas notícias em tsunamis de desgraças.
Estão exaustos, coitados ...

Miguel, acabo de botar um blog no ar. Qdo puder d~e uma passada por lá:
www.heliojesuino.wordpress.com

Unknown disse...

O que esperar do Jabor, um cara que disse que precisa ler o Sardenberg, para saber o que ele Jabor esta pensando? Esta turma da Globo me lembra o poema Quadrilha do Drummond. Com desculpas ao Poeta, ficaria mais ou menos assim:" Jabor que amava Sardenberg que amava Merval que amava
Lucia Hipolito que amava Miriam que ama Serra que não amava ninguem..."

Anônimo disse...

William Waack é um ator.E só. Postei isso lá no site de PHA quando vi a foto dele exposta.

Mazza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mazza disse...

Muito bom Miguel!!!
Ainda bem que existe uma voz ecoando no meio do deserto...

Anônimo disse...

Segue link com jogador Sorin e a saída para a crise gerada pelo monopólio da midia na Argentina

http://4.bp.blogspot.com/_eM_0eYUczbE/SvPKXuoMwzI/AAAAAAAAFhI/Uvi_Kn2cxPY/s1600-h/argentina.JPG

Postar um comentário