28 de outubro de 2009

Miriam, a estrela negra da blogosfera

A coluna de ontem da Miriam Leitão continua fazendo sucesso na web. O editor (ou um dos editores) do Vermelho, Bernardo Joffily, publicou um artigo sobre a combativa jornalista. Estou me sentindo até meio distraído, em não perceber o potencial midiático deste caso. Como blogueiro profissional, eu devo me preocupar em elevar a visitação deste sítio e Miriam Leitão, definitivamente, é um grande tema.

Na verdade, a coluna de Miriam repercutiu em centenas de blogs e sites. A expectativa agora é saber como a oposição reagirá às pesadas críticas da colunista.

De minha parte, tentarei consertar hoje minha negligência de ontem, comentando algumas das observações leitonescas. Ressalvo, antes de tudo, que guardo profundo respeito pela jornalista, porque a considero uma valente guerreira. Uma guerreira do lado dos opressores, está claro, mas sempre uma guerreira.

Uma das teses repetidas na coluna, e que, de resto, tem sido ventilada frequentemente por aí, é sobre a necessidade de oposição para a democracia. Trata-se de um desses lugares comuns reiterados infinitamente até se converterem em dogmas. Não concordo de jeito nenhum.  Onde está escrito que uma democracia precisa de oposição para ser democracia? O conceito de democracia é simples e não merece ser complicado desnecessariamente. O poder emana do povo, e se o povo quiser eleger exclusivamente parlamentares do PPS (Deus nos livre!), então teremos um governo do PPS sem oposição e mesmo assim teremos uma democracia. A oposição, por outro lado, é uma necessidade da vida. Nada no mundo existe sem contraste. Qualquer partido, qualquer partido, qualquer pessoa, tem o seu oposto enraizado em si mesmo. A dialética é o conceito mais essencial da realidade, segundo a filosofia moderna e, a despeito das bebedeiras deleuzianas, até hoje não foi superado.

O senhor Sardenberg, coleguinha da Miriam Leitão no Globo e CBN, e provavelmente colhido no mesmo manicômio onde a musa do PIG se encontrava hospedada, vem, há anos, comparando o crescimento econômico chinês ao brasileiro, sempre com objetivo de mostrar a mediocridade de nossos 3% a 5% ao ano. Nessas horas, todavia, Sardenberg sempre esquece de falar na ausência total de democracia na China, e de oposição, e de imprensa ranheta e golpista, o que deve facilitar sobremaneira o trabalho dos burocratas que planejam e executam obras na pátria de Mao...

Se a existência de oposição fosse tão necessária à democracia, teríamos que instituir "cotas mínimas" para o DEM e PSDB? Mais ainda, teríamos que forçá-los, por lei, a se opor ao governo? Dona Miriam anda muito desequilibrada, em virtude das terríveis notícias que desabaram sobre as redações econômicas nos últimos dias: queda no desemprego, crescimento do PIB, recorde na bolsa de SP, recuperação da indústria, otimismo em alta dos empresários...

Ao analisar a debilidade da oposição ao governo Lula, Miriam não faz as perguntas certas, nem elabora nenhuma resposta coerente. Em primeiro lugar, ela trata a oposição como isolada da sociedade civil. Joffily foi no ponto: a situação é muito mais fácil para Miriam do que para a oposição parlamentar. Miriam não terá que enfrentar eleições em 2010. Não terá que correr o chapéu pelas empresas e militância, à cata de contribuições para a campanha. Para a mídia, fazer política é muito fácil. A ditadura quebrou seus concorrentes, criando um mercado oligopolizado onde meia dúzia de famílias exercem uma hegemonia napoleônica no segmento de idéias impressas.

Miriam, além disso, esquece completamente a existência da internet. Há blogs de pessoas físicas, como o do Paulo Henrique Amorim, do Nassif, do Azenha, que conquistaram um volume de visitação monstruoso, muito superior ao número de incautos que ainda acreditam no que lêem na imprensa escrita. Mesmo entre os que lêem jornais, houve uma reviravolta na forma como essa leitura é realizada. Esse é um processo consolidado, que tem sido tema de constantes seminários, estudos, teses, livros, palestras, etc. O leitor se tornou crítico e quer interagir. A sensação de engolir uma idéia e não poder regurgitá-la, no caso de má digestão, é muito desagradável. Schopenhauer falava sobre essa violência diabólica, pior que a violência física, que é anular o outro através da astúcia, fazendo o outro acreditar numa mentira, fazendo o outro, enfim, não ver o abismo para o qual, inocentemente, se dirige... É isso o que essa mídia decadente faz: conduz parte de seus leitores, a parte desavisada, ingênua, subdesenvolvida ideologicamente, para uma estrada vazia, que não leva a lugar algum, ou antes, que leva ao precipício da ignorância, da depressão e do desespero. Depois vão todos gritar, histéricos, espremidos na seção de cartas do Globo, contra o Brasil, contra o mundo, contra a vida. E dá-lhe Rivotril!

Ó Miriam, estrela desta sombria e triste noite da mídia, tua luz brilha forte no céu dos infelizes. Junto a ti, oram ardentemente para que as piores desgraças desabem sobre o Brasil. Quem sabe a Natureza, sempre tão surpreendente, não traz um tsnunami às tranquilas plagas tupinambás. Seria tão consolador assistir milhões de brasileiros sucumbindo às ondas assassinas! Sim, seria consolador para a infeliz legião dos adoradores de Miriam - protegidos em seus casarões no interior de São Paulo, eles poderiam culpar Ele, o Satanás das madames do Leblon, o Belzebu das senhorinhas que almoçam ao lado de Arnaldo Jabor, de todos que têm prazer em pagar pedágios cada vez mais caros (saboreando sadicamente a aflição que devem sentir os motoristas pobres), enfim, o maldito Lula, que tanto sofrimento e depressão tem causado aos proprietários das grandes editoras, os quais poderiam estar agora gozando de contratos bilionários com o governo federal, a distribuir país afora milhões de cartilhas (sem Uruguai, sem o Piauí, e com dois Paraguais, conforme a orientação de uma secretíssima e misteriosa seita ultraliberal), se o ocupante fosse alguém mais civilizado...

10 comentarios

navegante feliz disse...

Análise perfeita. Não perco meu tempo ouvindo miriam porcão, mas não ignoro a ameaça que ela representa.

José Carlos Lima disse...

Trocando em miúdos, ela sugere que a oposição deve dar uma guinada à direita, o que vai dar uma confusção dos diabos, pois Roberto Freire disse que Serra é mais esquerda que Lula e que, nesta guinada de Serra à esquerda, FHC será renegado.
Para Serra aparentar ser de esquerda vai ter que ser mais maleável com Lula e apoia-lo em questões como:
PAC
Pré-sal
Privatização
Honduras
MST

Isto que Miriam Leitão oferce à oposição não seria uma corda para que eles(opositores) se enforquem de vez?

Anônimo disse...

Claro que existem problemas quanto à democracia na China,mas "ausência total" é exagero.

Anônimo disse...

Leitonesca...
Leitonismo, que vem de leite.
Ou de leitão...
Sei lá

Adriana

Anônimo disse...

Ontem a adrenalina da família Marinho deve ter ido às alturas pois Lula fez um contundente discurso contra o monopólio da mídia, tão forte quanto o que Obama fez contra a Fox News. É esperar para ver as reações dos pitbulls do latifúndio midiático. Como se sabe, eles agem em pool, por aqui não há concorrência como nos EUA

Me lembro das cartilhas de Serra/Abril com os dois paraguais,,, um escárnio a educação tucano-demo

André Rezende

Anônimo disse...

a miriam leyton é unica.
o porque ela joga nesse time deve ser diferente do porque o fazem AnaMª fraga e ElianeKatanheds.
Enfim ela amarrou o guizo no pescoço do gato. Ela apertou o gatilho do fogo amigo.
Perigosa Miriam. As vezes o vamp da transilvania nao tinha sangue suficiente. Ele perdia o controle.
E se a miriam nao tiver má noticia suficiente?

Rômulo Vita Filho disse...

Parbéns Miguel, blz de texto. Sério, dá até inveja qdo leio suas postagens: equilíbrio perfeito do sério c o sardônico.
Abrs

Unknown disse...

Legal, não perco tempo também vendo a Sra. Leitão, que também destila ódio aos sindicatos.
Deve ser porque ganha uns
R$200.000,00 por mês e fala pra algum alienado desavisado que ganha R$500,00 e brada com a raiva contagiosa da comentarista!

Gostei mesmo foi do Lula na Record aí do Rio!!

Escrevi um texto sobre isto, pode postar se gostar, pela causa!

AGORA É GUERRA!!!
É verdade, começou ontem, de fato a corrida presidencial com a visita de Lula e Dilma no RECNOV da Record no Rio.
Pro lado da oposição não muda muita coisa, está atordoada, aliada com a Globo, escolheram um caminho confuso, estão sem bandeira.
A Record escolheu outro caminho, viável à meu ver, quer crescer e vai com Dilma, logo vai com Lula.
A globo escolheu agir como o time desfalcado psicologicamente, que joga em casa mas não faz o dever de casa, não sabe vencer.
Esse staff da globo, escolheu não jogar, e no futebol, na vida e na política vale a máxima, quem não faz, leva!
Lula mandou um recado, e vai de cabo eleitoral de Dilma e vai fazer, começou a fazer a transposição de telespectadores para a Record, para depois fazer a dos votos para Dilma.
É só uma questão de lógica: O telespectador difere apenas em parte do eleitor, tem muitas semelhanças, e hoje ele cada vez mais não se enxerga na tela da Globo.
Se 80% está satisfeita com o governo Lula, não pode ficar confortável assistindo ataques diários à imagem daquele que estima.
Porém, a sorte de Lula é que a globo não vai corrigir seu rumo agora, vai radicalizar.
Os que assessoram o Lula, onde está incluído Franklim Martins, que certamente deve ser o arquiteto dessa nova postura, deve ser considerado um gênio:
Colou a Globo, Fhc, Serra, Aécio, Psdb e Dem num movimento só!
E polarizou a disputa. É Lula x os contra o Lula
Fácil, não precisa queimar os neurônios.
Agora é guerra!

Texto de Giovani Ávila
Engenheiro
Blumenau SC

Luciano Borges de Santana disse...

Olá, boa noite.

Poderia explicar a última parte do seu artigo, quando afirma o seguinte: "(sem Uruguai, sem o Piauí, e com dois Paraguais, conforme a orientação de uma secretíssima e misteriosa seita ultraliberal), se o ocupante fosse alguém mais civilizado...". Agradeço antecipadamente.

Luciano Borges de Santana disse...

Olá, boa noite.

Gostaria que me explicasse a última parte do artigo, quando você afirma o seguinte: "(sem Uruguai, sem o Piauí, e com dois Paraguais, conforme a orientação de uma secretíssima e misteriosa seita ultraliberal), se o ocupante fosse alguém mais civilizado..."
Agradeço antecipadamente.

Postar um comentário