11 de outubro de 2010

Esclarecimentos

O post anterior levantou algumas polêmicas. Sinto necessidade de esclarecer pontos que geraram interpretações equivocadas:
  1. Sobre o pessimismo, é um sentimento pessoalíssimo, claro. Talvez influenciado por meus problemas sim (segundo uma leitora me disse por email). Mas não só por isso, visto que sou um blogueiro miseravelmente duro há pelo menos dois anos e já estive otimista em momentos mais difíceis do que vivo hoje. Nestes últimos dois anos minha vida tem sido bem louca, cheia de altos e baixos repentinos. Apesar de ser meio resmungão e desesperado, no fundo estou me arranjando bem. Ou seja, meu pessimismo é fundamentado principalmente numa análise da realidade. Estou realmente preocupado e não acho que seja saudável a gente varrer as preocupações para debaixo do tapete. A correlação de forças sofreu uma mudança neste segundo turno e entendo que a isto deveria corresponder uma recauchutagem na campanha de Dilma. Posso até estar errado, mas eu senti uma necessidade imperiosa de desabafar.
  2. Meu blog não é um site de campanha. É um espaço de crítica. Nem sou tão importante assim a ponto de poder me dar ao luxo de fazer críticas "internas". Não tenho o número do celular de João Santana.
  3. Sobre a militância, não quis ofender nenhum militante. Eu também sou um militante, mas me sinto desconfortável com esse rótulo. Acho que ele tira o potencial político do próprio... militante, que não é visto mais como um cidadão livre que tem uma opinião independente e sim como alguém cujas orientações ideológicas vem do alto. Resultado: o militante tem seu poder de influência reduzido. Por isso eu sou crítico ao excesso de logotipos da Dilma no perfis e nos blogs. Isso afasta muita gente. Neste segundo turno, este é um fator ainda mais importante, visto que a luta é para conquistar os vinte milhões de eleitores de Marina, que votaram na verde justamente por não se identificarem com qualquer "militância". Não falo em deixar suas idéias de lado, mas acho que os apoiadores de Dilma deveriam se apresentar mais como eles mesmo são, cidadãos donos de suas próprias vidas, rostos e personalidade, do que avatares da Dilma. Um eleitor da Marina necessariamente tem alguma implicância com Dilma, senão teria votado nela no primeiro turno, e portanto não ouvirá sugestão de alguém que se apresente como um "militante" anônimo ou semianônimo com a fotinha da Dilma no lugar de sua verdadeira face. Quer dizer, você pode até continuar anônimo e não usar seu próprio rosto como o avatar. O que não vale é usar a foto da Dilma. Eu tiro isso por mim. Eu não leio nada que venha de alguém que tenha o rosto de Serra no perfil. A militância também tem que usar um mínimo de marketing para fugir de seu próprio círculo e falar a um universo maior de pessoas.
  4. Sobre o debate, eu realmente me afastei muito da opinião da "militância". Assisti o debate só hoje, depois de ler algumas opiniões segundo as quais a petista teria "nocauteado" o adversário. Eu acho que ela foi boa, mas talvez só um pouco melhor que Serra. E o tucano conseguiu pespegar o aborto na testa dela sem que ela tivesse tempo de responder. Dilma também se complica um pouco. Ela repete demais a expressão "no que se refere", e deixa algumas alusões no ar, sem explicar didaticamente ao espectador sobre o que está falando, à diferença de Serra, que chega a irritar com sua redundância de paulistano metido a sabe-tudo.
  5. Sobre o medo de lavar a roupa suja em público, não creio que seja o caso. Críticas são bem vindas até o dia da eleição, porque só através delas se pode aprimorar as estratégias de campanha. Nem que seja para ignorá-las. Não sou filiado ao PT. Não sou da campanha. Sou apenas um blogueiro tentando botar o oba-oba de lado e ser franco. Muita gente conversou comigo por email, vocalizando preocupações e angústias, por isso decidi expor essas críticas a luz do sol, para que as pessoas possam vê-las e usá-las (ou ignorá-las) de maneira construtiva.
  6. Não há mais espaço para frescuras ou melindres. Ainda há tempo para mudanças, mas muito pouco tempo, talvez menos de uma semana. Os primeiros dias foram de perplexidade e confusão. Agora é hora de realizar um debate duro, intenso e rápido, que aliás já deve estar sendo feito diariamente pelos coordenadores das campanhas de Dilma Rousseff e José Serra.
  7. É importante termos uma militância animada, mas francamente essa campanha não pode ser uma festa de autoajuda para alguns milhares de dilmistas. O desafio é muito maior que esse. Até porque não adianta nada termos uma militância animada agora e perder a eleição. Hay que endurecer. A verdade nua e crua é que Dilma ganhou "perdendo" o primeiro turno, justamente por esse sentimento de obaoba da militância. Campanha não é entretenimento. É luta política e como tal é dolorosa, difícil e angustiante. Claro que sempre dá para se divertir, como de fato a galera se diverte, deve procurar se divertir, mas sem a leviandade de querer obstruir o debate em nome de um tolo "bem estar" e "animação" da militância.
Dito isto, continuo dando meus pitacos:
  • Onde esteve a agressividade da campanha de Dilma? Não foi planejada nenhuma estratégia para mostrar viadutos caindo, buraco de metrô, não-limpeza da calha do Tietê, espancamento de estudantes e professores, greve de policia civil, briga entre policiais civis e policiais militares, manifestos de delegados contra Serra, manifesto das centrais contra Serra, manifesto dos blogueiros contra Serra.
  • Talvez os coordenadores não queiram usar isso na TV, mas bem que podiam montar uma estratégia na internet. Não estamos chamando Serra de "terrorista" ou "assassino", mas apenas mostrando democraticamente fatos amplamente noticiados (ou não) pela mídia.
  • Onde está o mensalão do DEM? A campanha do Serra enfiou Dirceu e mensalão na campanha e o PT não respondeu nada? Serra deita e rola sobre Erenice, e por que não deveria responder sobre máfia das ambulâncias e demissão de 5.600 mata-mosquitos?
  • Reitero a falta de uma resposta às palhaçadas eleitoreiras de Serra sobre salário mínimo. O PT devia ter exibido projeções indicando aumento do mesmo para patamar bem acima de R$ 600 em poucos anos. A mesma coisa vale para a aposentadoria. A propaganda política tem que ser dinâmica e dialética, conversando com o anúncio adversário, ainda mais agora no segundo turno.
  • Repito pela enésima vez: porque o PT não responde à questão do salário mínimo? Isso engana o eleitor. Dilma podia usar o fato para desmascarar Serra, para mostrar como o salário mínimo era medíocre no governo do PSDB, e podia projetar um salário mínimo acima de R$ 1.000 em poucos anos. Cadê as promessas? Não se trata de iludir o eleitor com falsas promessas e sim apontar-lhe perspectivas reais. Cadê o sonho! Cadê a grandeza!
  • Chega de falar de passado, chega de desse jargão petista de "coisa de rico" e "coisa de pobre". O Brasil é hoje um país de classe média, que não gosta de se identificar nem como rica nem como pobre. E é justamente esse eleitorado que Dilma perdeu. Não ouviram o recado das urnas do dia 3 de outubro?

59 comentarios

Daniel Nascimento disse...

Caro Miguel, achei tua apreensão totalmetne compreensível mesmo sem saber se você tem ou não problemas pessoais. Um blogue é um sítio de acesso público mas de conteúdo estritamente particular e que serve justamente para você expor receios, convicções, etc. Relaxa.
Vou continuar discordando de você sobre a ausência de agressividade de Dilma. Acho que foi no ponto certo pra Serra e seus correligionários saberem com que estão falando. Ela teve erros de performance sim, mas deixou o Serra perplexo e ele só não foi pior porque tem experiência, embora não esteja acostumado a ser acuado. Na minha visão ele demonstrou nervosismo e ficou meio atônito, tanto que foi incapaz de defender a própria esposa! E achei também que o programa de Dilma da tarde de hoje foi bom: mostrou boas partes do debate ilustrando a incoerência de Serra, procurou mostrar que Dilma sabe do que fala e tem propostas e, numa parte que discordamos, continua a mostrar que o Brasil melhorou; pois acho importante a juventude que optou por Marina saber da diferença dos dois governos (a maioria era criança ou já jovem classe média no período FHC e não se lembra de seu pífio governo). É preciso que o povo brasileiro saiba qual partido que melhorou o país. Mas se está certo ou não, saberemos apenas depois das pesquisas. Acho que se Dilma empatou ontem, é vitória; mas o mais importante é que ela mostrou que tem disposição para pautar o debate e não ser pautada.
É isso. Abraço.

Miguel do Rosário disse...

Oi Daniel, obrigado pelo comentário. Tudo bem, Dilma teve excelentes momentos no debate. Mas também não foi um nocaute. E além do mais, minhas críticas estão mais em outra parte, na campanha de maneira geral. Mas eu não tenho mais certeza de nada. Um assinante até já me xingou de quinta coluna...

jozahfa disse...

Eu acho que o momento é delicado, sim. O que mais me preocupa é o crescimento de uma energia negativa. Talvez essa energia estivesse latente e sendo preparado, maturada para se manifestar agora. Mas ela é perigosa e está por trás da figura de Marina Silva e de Serra. Acho que esse movimento vem do norte e pode abocanhar o poder e com ele a riqueza do pré-sal, o principal objetivo. Dependerá da consciência do povo.

Anônimo disse...

Concordo em alguns pontos com você. Estou meio decepcionado pela dilma não ter vencido no primeiro turno, mas aconteceu uma enxurrada de e-mails e as igrejas cristã onde minha mulher participou de uma missa o padre simplesmente falou o que quis, só sem dizer nomes mas deu para entender o que ele queria. Infelizmente este povo ainda é manipulado e acho que a vida segue e agora não quero mais empaturrar de notícias de política neste segundo turno, fiquei enjoado!

Anônimo disse...

Concordo com muita coisa....
Esta beirando a irresponsabilidade Ptista não revelar, para todos, as fragilidades e picaretagens tucanas....que vão muito além de Dilma (e do debate-não debate hipócrita sobre o aborto) e mesmo além do furor privatista dos tucanos....
Dilma bateu (demorou) e bateu bem, mas sobre assunto pautado pela mídia e pela própria campanha serrista.....aborto
Resta bater sobre coisas que efetivamente importam: além das que você já citou, cito mais umas:
as OSS que têm privatizado por dentro o SUS, privatizando sua gestão....
a censura tucanalha imposta aqui no PR...


Ana Paraná

Ester Alves disse...

Assim como o Edu Guimarães, o Brizolinha e tantos outros blogueiros que estão envolvidos com a campanha eleitoral para a Dilma ser Presidenta, Você também trás muita luz e força com seus comentários sempre bem-vindo.

Ana Paraná disse...

Concordo com muita coisa....
Esta beirando a irresponsabilidade Ptista não revelar, para todos, as fragilidades e picaretagens tucanas....que vão muito além de Dilma (e do debate-não debate hipócrita sobre o aborto) e mesmo além do furor privatista dos tucanos....
Dilma bateu (demorou) e bateu bem, mas sobre assunto pautado pela mídia e pela própria campanha serrista.....aborto
Resta bater sobre coisas que efetivamente importam: além das que você já citou, cito mais umas:
as OSS que têm privatizado por dentro o SUS, privatizando sua gestão....
a censura tucanalha imposta aqui no PR...

IV Avatar disse...

Hoje à tarde houve uma caminhada do Serra aqui em Goiânia, ele se reuniu num colégio de padres, depois no Joquei Clube e saiu às ruas com seus militantes (gosto deste nome) e cabos eleitorais pagos, algo em torno de 200 pessoas, eles jogou mais para a mídia local, me chamou a atenção os padres vestidos de batina,
Os padres também deram entrevistas, conversei com um deles, o qual disse estar ali para defender a liberdade de imprensa.
Enfim, nós estamos lidando com uma direita que se valeu da TFP, Opus dei etc para, assim, faturar a presidência
Grande parte do eleitorado internalizou os discuros da Veja, Folha, etc,
Hoje mesmo uma pessoa que conheço, de nível superior, veio com o blá blá da "Dilma terrorista".
Quanto à festança, faz parte.
Não há nada mais triste do que uma campanha sem oba oba, sem foguetório, sem gritos, sem paixão, isto que os militantes perderam mas não a periferia, é esta gente que garantirá a vitória de Dilma, pois a depender de nós, ela será derrotada.
Mais mobilização, mais coração, só isso prá vencer o marasmo, o banzo.
Claro que a direita vai jogar pesado, e não vai ser com tristeza que vamos vencer
Quanto ao desempenho de Dilma ela não poderia ter sido melhor, se há uma coisa que não combina com campanha eleitoral é o pessimismo

IV Avatar

Anônimo disse...

Miguel, na campanha Paes x Gabeira lembro que vc foi tomado por este mesmo pessimismo, de rocha, palavra de amigo, pára com isso

A campanha está deslanchando, depois do período inicial de desânimo, as coisas agora entram nos eixos, não é hora de nos dispersarmos e muito menos de sermos pessimistas

Chico Buarque e outros artistas e intelecutais declaram apoio a Dilma e organizarão evento para ela

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=139077&id_secao=11

Miguel Ncolelis, que defende soberania intelectual do Brasil, declara apoio a Dilma

http://www.viomundo.com.br/politica/miguel-nicolelis-que-defende-soberania-intelectual-do-brasil-anuncia-apoio-a-dilma-rousseff.html

Rogério Santiago

6002acuj disse...

Pessoal, vou concordar e discordar da visão do Miguel. Acho que ele tem completa razão quando aponta os erros na logística da campanha. Agora, gostaria de abordar ainda os resultados do 1º turno. Gente atentem para o fato que o Ibope errou a boca de urna. Arrisco a dizer que não errou. Houve por vários motivos abstenções e votos nulos ,em maior quantidade no Nordeste. Essa é a região do Brasil onde a candidata seria vencedora com uma larga margem. Ora se a boca de urna, faz a pergunta na saída , depois da pessoa votar, posso concluir que apesar de ter a intenção de votar Dilma, a pessoa acabou anulando o vota mesmo sem perceber.
Como podemos constatar o voto para presidente era o último. Como o eleitorado de Dilma é em tese é menos escolarizado, eram muitos números para digitar. A abstenção também foi alta nesta região, maior que sul/sudeste,onde ela teve que dividir votos com Marina. Concluo então, que realmente o maioria do eleitorado que compareceu as urnas, desejou eleger Dilma, a pesquisa boca de urna mostrou. Lembremos também da confusão qto a documentação no dia da votação.No segundo turno serão apenas dois nº para digitar, o problemas com o documento com foto estará bem difundido. Será fácil, claro que não, mas devemos pensar com clareza sobre isso que tentei espor. Acho que Miguel está coberto de razão quando fala da questão São Paulo e Minas, a camapanha devecerrar fileiras nestes dois estados. Vamos continuar a luta, vai ser uma peleja, mas podemos ganhar sim, ou melhor teriamos ganho independente dos votos que foram para Marina, não tivesse sido tão alta as abstenções e também os votos nulos. Continuo afirmar a pesquisa boca de urna do Ibope estava certa, ela não contava que ouve muito voto nulo onde a o voto tinha sido sim para Dilma, tenham certeza os 51% da boca de urna estava correta.

Anônimo disse...

de um comentarista do Biscoito:
"Dilma, querida, pense, quando você falar para o eleitor: estou conversando com a minha faxineira, com o porteiro do meu prédio, com o rapaz da banca de camelô da minha esquina. O que pessoas intelectualizadas e metidas a besta como nós, aqui do blog do Biscoito, pensamos ou deixamos de pensar, representa menos de 1 por cento da população brasileira.

Sua faxineira, dona Dilma, sabe o que é "tergiversar"? Muito aluno meu, de Universidade, não sabe.Diga "enrolar", por exemplo. É melhor.

Pelo amor de Deus, seja mais direta, mais sucinta. Não perca tempo respondendo a tudo o que o Serra pergunta. Faça como fazia o Brizola: se for preciso, ignore as perguntas do Serra e diga apenas o que você acha que interessa ao povo escutar."

TEMOS QUE SAIR ÀS RUAS !!! CHEGA DE ANALISAR O DESMPENHO MIDIATICO MANIPULADO.
TEMOS QUE SAIR À RUAS CONTRA A EMPULHAÇÃO DO PSDB
CONTRA A MANIPULAÇÃO MIDIATICA...
FALTAM 20 DIAS
RUA! RUA ! RUA! RUA!

Miguel do Rosário disse...

Rogério, meu pessimismo não é algo orgânico e definitivo. É algo passageiro, um sentimento que eu tinha que desabafar.

Anônimo disse...

Tá bom Miguel, já te conheço, entendo seu lado, fiz o comentário pq muita gente termina se contaminando com o que um blogueiro como vc escreve flw
Não que vc não tenha que ser realista mas deixa a gente sonhar um pouco também e entrar no oba oba, a periferia sabe o que faz, deixa com a gente, nós vamos botar essa direita fedida prá correr

Rogério Santiago

Anônimo disse...

Tá bom Miguel, já te conheço, entendo seu lado, fiz o comentário pq muita gente termina se contaminando com o que um blogueiro como vc escreve flw
Não que vc não tenha que ser realista mas deixa a gente sonhar um pouco também e entrar no oba oba, a periferia sabe o que faz, deixa com a gente, nós vamos botar essa direita fedida prá correr

Rogério Santiago

José Carlos Lima disse...

Tem muito eleitor desesperado sem ter muita informação e até com medo, tenho anotado o site do Luis Nassif e pedido para eles entrarem através da busca no Google.

Incrível como a esquerda não tem um local onde as pessoas possam se informar, lamentável ver o eleitor recorrendo apenas a Veja, Folha, Estadão e Globo.

Tomara que a campanha da Dilma use o horário eleitoral para dar um chega prá lá nesta direita fedida, neste ponto o Miguel tem razão, mas enquanto o milagre não chega vamos fazer nossa parte

IV Avatar

José Carlos Lima disse...

"Chega de falar de passado, chega de desse jargão petista de "coisa de rico" e "coisa de pobre"."

Discordo frontalmente.

Discordo porque quando converso com pessoas das classes D e E e mesmo com gente da nova classe média eles se referem a FHC como governo pra rico. Expor o pasado (FHC) é importante.

Quando se faz isso está se divisando os campos direita x esquerda, pelo menos para o povão.

Para nós que nos informamos nos blogs tudo bem, isso pode ser sem efeito.

Para o povão que só informa no JN tem que ser assim.

É minha opinião, posso estar errado, mas hoje mesmo durante a caminhada do Serra aqui em Goiânia (algo em torno de 200 pessoas) eu vi vendedores ambulantes indignados com parentes que estariam trabalhando para Serra, em seguida ele começou a mostrar FHC(Serra) como um governo que quebrou o Brasil, ficou devendo ao FMI e só governava prá rico.

Até acho que o marqueteiro da Dilma deveria dar uma voltinhas pela periferia e conversar com o povão que, pensamos, não entende nada.

Pelo menos este campo direita x esquerda eles sabem divisar muito bem, e neste sentido que devemos construir o plebiscito. Se optarem pela direita, tudo bem. Mas façamos nossa parte para derrotar esta corja.

IV Avatar

clique aqui para ler o texto disse...

Que falta faz uma imprensa que não o PIG, um jornal popular, sobre este assunto segue este texto publicado na Carta Maior, muito bom

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17043

Guilherme Scalzilli disse...

Continua mais difícil do que parece

A campanha de Dilma Rousseff conferiu excessiva importância à popularidade do presidente Lula, à vantagem da propaganda gratuita e à capacidade da blogosfera de conter a sanha dos adversários. Subestimou a força dos instrumentos tradicionais de persuasão política (a parcialidade da mídia corporativa, o engajamento de lideranças religiosas, a disseminação de boatos, o clientelismo regional), que atingem um imenso público alheio à internet.

Também cometeu o equívoco de partidarizar a disputa entre os institutos de pesquisas, caindo na armadilha de apegar-se aos levantamentos alvissareiros como se fossem peças de propaganda. A militância criou enorme expectativa de vitória, que se alastrou para o restante do eleitorado. Em alguns meses, o segundo turno presidencial deixou de parecer previsível para transformar-se num verdadeiro triunfo oposicionista

Menosprezar o front paulista foi um erro estratégico indesculpável. Há muito sabíamos que o fortalecimento de Aloizio Mercadante poderia levar ao desgaste de José Serra no pleito nacional. A campanha de Mercadante começou isolada, amadorística, materialmente pobre. Quando engrenou, já havia desperdiçado um tempo valioso. O apoio de Geraldo Alckmin e Aécio Neves nos dois maiores colégios eleitorais do país permitirá a Serra atuar livremente nos redutos dilmistas.

Marina Silva cumpriu o papel que lhe coube desde o início: o de anti-Dilma. Aglutinou os votos indecisos ou descontentes, criou canais de fragilização da petista, reduziu a polarização que o PSDB temia. A “vitória” de Marina presenteia Serra com vinte milhões de potenciais eleitores, interessados muito mais na mudança do que na preservação do cenário político. É um eleitorado permeável à influência dos grandes veículos jornalísticos, e identificado social, cultural, econômica e geograficamente com as plataformas do tucano.

Serra também será favorecido com a animosidade da disputa pelos votos de Marina. Os eleitores dela já recebem ataques da militância petista e tendem a responder com um oposicionismo agressivo, moralmente determinado, que contagiará largas esferas da juventude urbana. As sombras espúrias do DEM e do quercismo serão momentaneamente afastadas para dar voz a formadores de opinião e lideranças políticas identificados com esse conservadorismo de cores “modernas”. A deputada que anda de bicicleta, o defensor dos cachorrinhos, o doutor recém-formado e artistas hipersensíveis encarnarão as novas Reginas Duartes amedrontadas.

E Dilma terá de sofrer quieta. A grande imprensa, convenientemente protegida pelo papel de vítima, acirrará o civismo de factóides. Qualquer reação à inevitável onda de ataques midiáticos alimentará o repertório truculento criado para a petista. Os aliados vitoriosos, satisfeitos com o generoso quinhão eleitoral recebido pelo apoio de Lula, hesitarão até o último instante em defendê-la.

O cenário apresentado é excessivamente pessimista, mas antecipa alguns dos obstáculos que a coordenação da campanha petista precisará contornar se não quiser que o segundo turno vire uma sangrenta batalha de resultado incerto. Àqueles que evitam as atribulações da realidade incômoda restará depois apenas lamentá-la.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com/

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Agora andam até inventando UMA amante da Dilma que está pedindo indenização,mais o diabo à quatro!
Porque o PT não pode mostrar as asneiras do Serra?
A 2ª dama,por exemplo...
Guerra é guerra! e quem começou foi o Serra. a Dilma agora precisa contra-atacar...

E mando dinovo aquele anônimo ir visitar o Reinaldinho e deixar lá seus pitacos anônimos...
É prá ti mesmo Pedro...

Abraços no blog

Antonio Luiz disse...

Duas notinhas que catei no Nassif que resultaram do debate de ontem:

1)"Mônica Serra diz desconhecer crítica de Dilma

No intervalo do debate, mulher de Serra afirmou não saber o motivo de ter sido citada pela candidata petista em tema sobre aborto

Nara Alves, iG São Paulo | 10/10/2010 22:53"


2)"Por Ernesto Camelo
Amnésia Súbita

"Eu não sei quem é o Paulo Preto. Nunca ouvi falar. Ele foi um factóide criado para que vocês (imprensa) fiquem perguntando". Serra disse ainda que não iria gastar horas de um debate nacional discutindo "bobagens".

"Não sei quem é Paulo Preto; é um factóide", diz Serra em GO
11 de outubro de 2010 • 17h28 • atualizado às 18h59"

Anônimo disse...

O passado de FHC tem que ser exposto sim.

Sobre isso leiam este ótimo texto na Carta Maior.

Os anos FHC e a morte da alma nacional

Neste momento em que se discute o futuro do Brasil e que o país está colocado diante de dois caminhos, a Carta Maior relembra a obra de um grande brasileiro, o jornalista Aloysio Biondi, que, durante a década de 90, foi uma das raras vozes a se levantar contra a abertura econômica sem freios e a condução das privatizações pelo governo Fernando Henrique Cardoso. No primeiro artigo desta série, Biondi escreve sobre como FHC não destruiu apenas a economia nacional, tornando-a dependente do exterior. "Seu crime mais hediondo foi destruir a Alma Nacional, o sonho coletivo. Com o jogo perverso de estimular a busca de pretensas vantagens individuais, o governo FHC destruiu a busca de objetivos coletivos".

Continue lendo

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17048

Clique aqui para assistir ao vídeo disse...

Falando em Oba Oba aqui a festa no Pará
Sem festa não rola

http://www.youtube.com/watch?v=cVb5-SGnZC8

IV Avatar

IV Avatar - Clique aqui para ir ao meu blog disse...

Miguel o problema é que a direita trouxe n problemas, foi tudo muito bem planejado, a direita americana deve tá assessorando, não é só o problema do promessômetro, que vai da promessa dos 600 reais ao aumento de 10 por cento para aposentados, piso de 2 mil prá professor (um professor me disse que ele prometeu isso numa entrevista, não sei se é verdade ou piada), metrô em todas as grandes cidades, aposentadoria integral para os funcionários públicos, décimo terceiro para o Bolsa familia, dobrar o valor do Bolsa familia.

Trata-se de uma direita sem o menor escrúpulo. Além disso eles entraram na área do terror religioso, da desqualificação, aqui foram inumeras as armas, desde a Dilma terrorista a sapatão, abortista, etc.

O que mais....

Chega!

P.S- pior do que tudo isso só mesmo se a Dilma tivesse sido um desastre total no debate na Band, o que não foi o caso. Muito pelo contrário, ela foi excepcional, imagina só enfrentar esta direita sem escrúpulos no debate, e o pior ainda estar por vir.

Não tenhamos a menor dúvida de que eles armaram para terem este desfecho mesmo, uma espécie de golpe na democracia, em Honduras houve armas,, aqui não foi preciso. Ainda não. Mas se for o caso eles não vacilarão.

Afinal de contas o que em jogo não uma economia mínima como a de Honduras mas o pre-sal, Olimpiadas, Copa do Mundo e, o que vi no dia da eleição, no local de votação, foi que o eleitor não saca nem um pouco do jogo, não sabe nada de economia (acha que esta bonança pela qual passa o país caiu do céu e vai continuar mesmo com Serra).

Chega, o banzo me atacou.
Xô azar, a Dilma precisa de um banho de sal grosso para espantar estas energias sombrias.

Continuo acreditando que a esquerda vá vencer esta direita decrépta, claro, se a esquerda conseguir pintar a direita como ela é.

Caso contrário, nada feito, o Civita pode arrumar o terno para subir a rampa do Planalto junto com o Serra, e atrás o Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Miriam Leitão..

Chega!!!!!

Luiz Monteiro de Barros disse...

Dia é dia, noite é noite!?. Diz minha sogra. Eu você, nós "eles"
De mim fiquei feliz com o desempenho sofrível (dicção) de Dilma. Até o Mino disse “Dilma mostre que é de briga”. Temer após debate disse “Ela se dirigiu a militancia” Outro dia dissemos que o Óleo é lido pela campanha.
Estávamos sofrendo. Era preciso, fui dormir contente e "animado" de sair com uma bandeira tremulando no carro. Efeito; sou um idoso com boa aparência, firmo os 47,6 milhões +1 e conquisto alguém da Marina. Não vou me apegar no pouco.

Lendo um trecho budista (Chi mas a Soninha é budista. Sim se verdadeira ela não está apegada se Serra perder) diz as 4 verdades; O sofrimento existe. Existe uma causa para o sofrimento, existe um fim para o sofrimento e existe um caminho de prática (blogar, arte) que dá um fim ao sofrimento. O sofrimento decorre de níveis do apego, físico, emocional ou mental. Nosso sofrimento inferior é o apego na possibilidade de Serra ganhar. Acima o apego (sofrimento) queremos a vitoria de Dilma. Outro sofrimento é o apego sobre os destinos do Brasil. Quão difícil é entender esse apego para eliminar o sofrimento.

O caminho para o fim desses sofrimentos é assinar as cartas (desculpe), trocar sentimentos, exultar com Dilma intranqüila com sua agressividade (soube que ela lê Adélia Prado pratica esteira e passeia com seu cão, é avó).

Transformar os encontros virtuais em encontros nas ruas.

Houve na blogosfera um caso interessante. No blog do Stephen Kanitz, ex articulista da Veja. http://blog.kanitz.com.br/2010/10/quais-as-chances-do-serra-no-segundo-turno-.html devido ferrenhas criticas retirou o post para ...revisão. É assim que está lá ainda com os comentários. Eu encontrei-o já repercutido em outro lugar aqui http://jatainews.blogspot.com/p/artigos.html Divirtam-se. Assim são as trocas. O apego nos faz sofrer. Como é aquele do Pequeno Príncipe? “Nos tornamos responsável por quem cativamos”

Anônimo disse...

Miguel, concordo plenamente com suas palavras. Se o candidato da oposição usa uma linguagem, um gênero que "cola" em partes mas significativamente no eleitorado (que ainda não está preparado para um debate de alto nível, o que é compreensível) mesmo se valendo de MENTIRAS, porque não admitir isso e usar do mesmo expediente, expondo massivamente as mazelas de São Paulo (o estado mais rico da federação) à toda população brasileira que "idealiza" o estado pelas lentes do PSDB/mídia?

Pena que não tenha o tel. do Santana mas, espero sinceramente que isso que nos diz, por ser até de certo ponto óbvio (alguns preferem se iludir e não "ver" seja "pensado pelas "mentes brilhantes" da coordenação da campanha.

Forte e fraterno abr@ço

Anônimo disse...

Outros viram, Gilberto Gil em emocionante depoimento diz que outros viram o que nos não vimos

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/outros-viram

Anônimo disse...

Esse Blog já não era lá essas coisas,mas agora,tá uma merda.

MauMauquirino disse...

O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que um filho seu não foge à luta. Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964 , quando os militares , teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos Golpes militares da desgraçada história brasileira. Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, colocaram o rabinho entre as pernas e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda.
Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos , em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena.
Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis , que pagaram com suas próprias vidas , sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que , hoje , possamos viver em democracia plena , votar livremente , ter liberdade de Imprensa. Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora , fiel guerreira da solidariedadee da democracia.
Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora. Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira , já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010.
Detesto fujões, detesto covardes!

Pedro Bial, jornalista

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Ótimo seu desabafo e posterior esclarecimento!=) Andei também bem desanimado, postei em duas ocasiões, sobre, um mais direto e outro com divagações, pessimista ao extremo!=P

http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=7404:cansaco-ou-divagacoes-sobre-uma-realidade&catid=294:defenderei-a-casa-de-meu-pai&Itemid=21

e

http://tsavkko.blogspot.com/2010/10/eleicoes-ou-derrota.html

Ciro disse...

O que não concordo:
O PT não pode fazer promessas em aumento brusco de despesas vinculantes agora. 600 reais de mínimo, 10% de aposentados. Tudo isso na realidade cria nos mercados uma expectativa de desajuste fiscal maior para o ano que vem e isso empura já HOJE a taxa de juros para cima. É facil prometer para quem não está no poder, é dificil para quem é levado a sério nos mercados.

Eu e você sabemos que a tendência a longo prazo é ultrapassar e muito esses patamares, mas é uma tendência que deve ser conseguida de forma sustentável que não existe atualmente. Se comprometer com a possibilidade e não com a realidade é uma irresponsabilidade.

Já sofremos o problema da supervalorização do Real devido aos ataques especulativos e a desvalorização artificial do Dolar e do Yuan. Um impacto de expectativas que aumente os juros seria um desastre.

alex disse...

VC TEM, MIGUEL!

O Zé Chirico e sua troupe enfiam a Erenice goela abaixo da Dilma. Parece CD riscado.

PQ Dilma não enfia goela abaixo dos Tucanos o caso Alstom, por exemplo. Tá registrado, inclusive na Midia PIG

José Jorge Fagali é presidente do Metrô de São Paulo, um cargo de confiança nomeado pelo então governador José Serra (PSDB).

O Metrô é uma estatal do governo de São Paulo, que tem contratos com a multinacional Alstom.

O irmão do presidente do Metrô, Jorge Fagali Neto, teve uma conta na Suíça bloqueada pela Justiça de São Paulo, devido ao rastreamento do dinheiro de propinas da Alstom, por contratos com o Metrô.

ALEX disse...

cortou:
VC TEM RAZÃO, MIGUEL!

Anônimo disse...

Concordo com você em relação a Minas. A aliança entre Pimentel e Aécio e omissão do PT nacional podem custar muito caro. Quem comandará a campanha em Minas? Aécio fez barba, cabelo e bigode e tem em Márcio Lacerda, prefeito de BH, é ajudante de ordens!!!

José Carlos Lima disse...

É visível a queda de Dilma por conta dos boatos, vejo isso no meu local de trabalho, olha só a úlima que ouvi lá hoje, por sinal de uma pessoa que disse ter votado nela: a Dilma não fala a palavra "Deus", ela só fala "deusa"

É a última criação da direita: a Dilma pagã

Por mais que eu argumentasse que esta palavra nunca saiu da boca da Dilma a minha interlocutora insistiua: é verdade sim,

Eu: aonde vc viu isso?

Ela: a minha neta viu na internet, é verdade, ela só fala "deusa", eu já vi sim, tá na internet, a minha neta viu e me mostrou saiu até na Veja...

(sempre assim, alguém viu uma reportagem, um vídeo, a verdade está dita,)

Diante do avanço da direita, o Eduardo Guimarães apela para o uso da razão, segue o texto do Edu:

Por mil motivos julgo que estamos vivendo processo eleitoral de um tipo inédito ao menos em nosso país. E quem está pautando esse processo é um conclave que envolve o PSDB, o Democratas, as Organizações Globo, o Grupo Folha e a Editora Abril (revista Veja), além de alguns outros veículos menores que lhes seguem a linha de atuação.

A estratégia tucano-midiática, de repente, tornou-se clara como o dia para mim. E é diabolicamente “inteligente”. Partiu de uma aposta que a direita fez de que o brasileiro é um povo estúpido, preconceituoso e sobejamente irracional.

Foi criada uma onda de difamação que tenta exacerbar o que há de pior em nossa sociedade em termos de arrogância e preconceito. Essa onda, agora, também se mostra produto da intenção de desequilibrar emocionalmente a Dilma Rousseff, aos seus aliados e à militância petista.

Leia mais

http://www.blogcidadania.com.br/2010/10/a-razao-contra-a-emocao/

Anônimo disse...

Compreendo o desabafo e resumindo, o problema está no eixo de irradiação da campanha, o programa no rádio e na televisão.
O que ocorre é o repeteco da campanha de Marta a prefeita de São Paulo em 2008, com o mesmo marqueteiro, o João Olímpico da Preguiça Santana.
Ele é tão autosuficiente que certamente não assiste o programa do adversário, pois só isso justifica não responder a estratégia inimiga, bloqueando as intenções escancaradas, quando corretas, de imediato. À propaganda da boneca vazia, da chata comentarista e dos retratos de presidentes exibida pelo adversário, exige 15 minutos para achar-se uma idéia reversa (se estiverem com dificuldade, basta abrir um canal na internet que choverão idéias), e filmar um antídoto que faria eles retirarem o filmete no dia seguinte, mas que nada, o preguiça vai deixando o adversário martelar a mensagem pretendida à vontade, tal qual na campanha da Marta, enquanto cumpre o calendário e o contrato, burocraticamente, misturando no liquidificador mais do mesmo, inclusive com as mesmas cenas repetidas a exaustão, para cansaço do espectador, para no final, nós sifu em 2008 e se não mudar rápido, agora também.
No primeiro turno, caso não tivesse feito os últimos programas no automático, é bem provável que Dilma tivesse obtido os 3% faltantes e liquidado a fatura.
Mas o pior é que o dolente anda tão descuidado que, agora no segundo turno, anda repetindo o programa do meio da tarde à noite (horário nobre), concedendo ao adversário todas as condições de, no mínimo neutralizá-lo.
Esse filme, como já disse, ocorreu em São Paulo em 2008 e se alguém não chutar rapidinho a nádegas gordas dos carteironas do PT que temem o marqueteiro, ao invés de dirigi-lo e orientá-lo, para que tome as providências que a realidade da campanha exige, vai ser sufoco até o fim, dependendo a vitória, mais uma vez da abnegação e o estoícismo dessa massa anônima de simpatizantes sem carteirinha que carregam, desde 2005, o partido e os bundões orgânicos nas costas, diretamente aqui da planície. (Dias)

José Carlos Lima disse...

Isso também, do Renato Rovai:

Quando Dilma não foi ao segundo turno, algumas pessoas atribuíram o resultado ao poder da grande mídia e a força das igrejas. São duas instituições ainda com razoável poder de influência social, mas depois de ler a pesquisa Datafolha divulgada hoje arrisco dizer que a internet tem sido a bola da vez desta eleição.

Era uma suspeita que tinha já há alguns dias, mas que carecia de dados. Agora eles existem.

Segundo o Datafolha, 56% do eleitorado brasileiro costuma acessar a internet. Entre esses, 30% recebeu mensagens virtuais com críticas a algum dos presidenciáveis. Ou seja, 14% do total do eleitorado.

E quem era o alvo freqüente das mensagens desfavoráveis, principalmente Dilma. Quase a totalidade deste eleitorado de 30% recebeu mensagens atacando-a, 28%. Apenas 8% contra Serra e 2% contra Marina.

O Datafolha explica que a soma dos percentuais é superior a 30% porque alguns entrevistados receberam mensagens críticas a mais de um candidato.
O instituto também registra que a penetração dessas mensagens é menor entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental, 3%. E que têm renda mensal familiar de até dois salários mínimos, 6%. Já entre os mais escolarizados, esse tipo de informação difundida na internet chegou a 45%.
Foi na internet que teve início a desconstrução da imagem de Dilma. Histórias foram sendo inventadas e difundidas a partir de listas. A narrativa era mais ou menos a mesma. A candidata petista era apresentada como uma mulher sem escrúpulos capaz de qualquer coisa.

É verdade que depois essas histórias ganharam as ruas, os bares, os templos. Mas elas já estavam na internet. E aqueles que se tornaram difusores espontâneos dessas histórias já tinham como “provar” que ela era verdadeira. Mostravam emails contando detalhes daquilo que tagarelavam.

Um dos últimos e mais abjetos ataques a Dilma que vi ser difundido por email ainda no primeiro turno foi divulgado hoje pelo blogueiro Josias de Souza. Sinceramente, não sei o que o motiva a fazê-lo agora, porque a história é velha. Mas não quero entrar nesta polêmica.

Trata-se de um email com cópia de um processo contra Dilma que estaria sendo movido por uma ex-empregada. O motivo do processo: Dilma teria tido uma relação de casal durante 15 anos com a tal empregada e a deixou sem nada. A pessoa exigia reparações. O email é repleto de detalhes. É assinado por um advogado e sua OAB inclusive é divulgada. Claro que tudo é falso. Nem OAB nem advogado existem.

Mas um email impresso correndo na sala de uma casa classe média, com OAB e nome do advogado à vista, tem um poder imenso. Da mesma forma numa casa de periferia. Com um agravante. As pessoas mais simples acham que o fato de o documento ter “vindo da internet” é uma garantia de idoneidade.

O curioso, porém, é que os “especialistas” imaginavam que a internet poderia ser usada como plataforma de mobilização de campanha, como foi no caso Obama.

Mas nesta eleição brasileira ela foi arma de guerrilha, de anti-campanha.

Mesmo assim tem gente ainda achando que ela teve um papel secundário nesta eleição. A pesquisa Datafolha, porém, soterrou essa hipótese.

http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/10/11/datafolha-comprova-protagonismo-da-internet-nesta-eleicao/

Márcia disse...

E me diga, Miguel: já que vc reprovou a propaganda do rico x pobre (também fiquei espantada quando assisti), qual sua opinião sobre essa insistência em dizer que devemos votar na Dilma pelo seu gênero? Por que não apresentar algum talento da candidata ao invés de empurrar a idéia que ela é melhor em alguma coisa apenas pelo fato de ser mulher? Sinto que isso desrespeita profundamente a inteligência dos eleitores. O que vem depois? Devo votar nela pq ela é branca? Pq é alta/baixa? Características físicas são parte do currículo de alguém?

Anônimo disse...

Coisa de rico e coisa de pobre é atualíssimo. Se vocês pararem de ficar discutindo entre si e perderem tempo conversando com quem realmente decide eleição no Brasil - isto é, quem ganha até dois salários mínimos por mês, ou tem origem humilde - verão como digo a verdade.
Perguntei à minha diarista em quem ela ia votar. Ela respondeu que não votava, meio sem jeito, pois seu título ficara na cidade do Nordeste de onde ela veio. Percebi que ela estava com medo da minha reação. Eu então falei "ah, bom... pois eu vou votar na Dilma". E fui saindo, calmamente, de volta para o escritório, onde estava preparando uma aula. Mas aí ela veio atrás de mim. Abriu um sorriso de todo o tamanho e me falou:"Meu marido também vota com a Dilma. E meus sogros, os parentes deles todos também. Porque O LULA FOI O ÚNICO PRESIDENTE QUE FEZ ALGUMA COISA PELO POBRE, (SIC) e a Dilma é que é a candidata do Lula!"
Conselho: menos tempo narcisando na Internet. Mais tempo NA RUA CONVERSANDO COM QUEM GANHA ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS. ESCUTANDO, MUITO, ANTES DE FALAR ALGUMA COISA.
Quem é de esquerda costuma tratar a galera humilde com respeito, carinho e consideração, o que facilita muito a conversa.
Façam a experiência e depois venham aqui contar o que descobriram.

Anônimo disse...

Meu nome é Abdias, li isso no blog Os amigos do presidente Lula, o Chico Buarque reassume-se como militante, o Ronaldo Fenômeno oferece jantar para Dilma....o João Santana tem que colocar a campanha nos termos direita atrasada x esquerda avançada:

Chico Buarque lidera grupo de artistas e intelectuais pró-Dilma


Na próxima segunda-feira, Dilma aparecerá ao lado de Chico Buarque, num evento de apoio à sua candidatura que marca o retorno do compositor à cena política. Antes, nesta semana, Dilma comparece a um jantar na casa do jogador Ronaldo, do Corinthians - encontro que causou saia-justa no comando da campanha.


Chico, que no passado se engajou nas campanhas de Lula, estava afastado da política. Em abril, sua declaração de apoio a Dilma não repercutiu, porque foi publicada em uma revista brasileira que circula apenas na França. À revista Brazuka, Chico afirmou que votaria em Dilma porque "é a candidata do Lula".


Seis meses depois, entretanto, Chico ressurge como militante, liderando um grupo de artistas e intelectuais pró-Dilma. Num ato público convocado para o próximo dia 18, no Teatro Casa Grande, no Rio, o grupo entregará um manifesto de apoio à Dilma. Leonardo Boff, Emir Sader e Eric Nepomuceno dividem a cena com Chico.


"Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff", diz o documento, que circula na internet recolhendo assinaturas de simpatizantes.


O jantar com Ronaldo Fenômeno está programado para quinta-feira, na casa do jogador no bairro de Higienópolis, zona oeste de São Paulo. O evento, confirmado pela equipe do marqueteiro João Santana, dividiu a coordenação da campanha de Dilma Rousseff.

Anônimo disse...

Miguel,

Posso até discordadar da oportunidade do seu desabafo mas compartilho com a essência de seu conteúdo e com seu direito de fazê-lo.

Sou um cidadão sem filiação partidária e se as vezes sou tomado por militante é por conta da confluência das políticas implantadas nos últimos anos com os meus sonhos de mundo.

Vivendo distante das rodinhas engajadas certamente convivo ou tenho contato com número maior e mais diverso de pessoas o que me permite uma visão mais aproximada do que é o mundo real.

Realmente esse discurso do "antes contra o agora" é um jogo perigoso, que para ser empregado requer extremo cuidado.
O jovem de 18, 20, anos que votou na Marina não tem a menor consciência do que foi esse "antes" e vive o "agora" como um dado da realidade. Ele só poderá ser cooptado pelo "futuro".

E esse discurso "de pobre versus rico" é um desastre completo: humilha e constrange o pobre e atiça os piores instintos nos ricos.
Ainda mais agora, quando os votos a serem conquistados estão nas classes intermediáris, muitos vindos de baixo, sim, mas almejam o mundo dos ricos.

E veja que há formas de fazer essa comparação fugindo desses rótulos desagregadores.
Por exemplo, tomemos a política que prmitiu o renascimento da nossa indústria naval.

É facil, sem deixar de apresentar os navios e os estaleiros, mostrar o efeito dessa política no prato com cane, feijão, arroz e ovo que passou a fazer parte do cotidiano de milhões de brasileiros.

O mesmo vale para mostrar o aumento do número de jovens que hoje estão no ensino superior.

Em resumo, a campanha precisa mudar.
Da forma que está, voltada para segurar os já convictos Dilmistas, Lulistas e Petistas boa coisa não vai dar.

É bom lembrar que lá atrás a campanha do Serra cemetia o mesmo erro, converter convertidos, e caminhava para o fundo do poço.
Hoje o palavreado dele já é bem outro: a união de todos os brasileiros, das regiões, de governar acima dos partidos, e por aí vai.
Pode ser falso, mas é isso que funciona.

E para fechar: será que alguém que "conta" da campanha lê o que a gente discute aqui?
Duvido.

Abraços,

daSilvaEdison
Curitiba - PR

dasilvaedison@hotmail.com

Sérgio Pecci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Pecci disse...

Caro Miguel do Rosario,

Gostei muito do seu "escrito", que é uma critica estilisticamente gostosa, corajosa e construtiva. Não vou entrar em detalhes sobre aquilo que concordo ou não, pois seu texto é bastante sofisticado e exigiria uma leitura ainda mais atenta e uma resposta bem mais elaborada do que a que posso fazer agora. Aproveito, no entanto, seu gancho e acrescento ao “Hay Que Endurecer”, o restante da frase, sem a qual ela fica dialeticamente incompleta. : “Pero Sin Perder La Ternura Jamás” . Chavão abre porta grande, já dizia Itamar Assumpção.
Abraços de um “militante” voluntário e não filiado,
sérgio pecci @MundoSemGlobope @1964NuncaMais

X-MAN disse...

olá Miguel, concordo contigo, a campanha da Dilma estava cometendo um erro grave, parece que estão corrigindo mas mesmo assim parece que de forma envergonhada por que assistindo alguns comercias quase não se nora de quem se está falando e quem está falando, e cade o Lula? falta Lula na campanha deusdocéu!! E esse negocio de mulhe risso mulhr aquilo não dá, são poucos dias, tem que ser direto ir ao ponto comparar claramente por o Lula bater nos demotucanos mostrando o jogo sujo que eles fazem na net e os desejos ocultos que eles não podem dizer pas claras, querem dar o pre sal vender as empresas estatais que sobraram e esse negocio de salario minimo é a mesma jogada sem vergonha do nuncasab com a tarifa de onibus, não subiu durante um ano e depois deu aumentos seguidos, com o minimo será o inverso, da esse aumento e depois necas, não dá nada. È pau!!! È guerra!!! è olho no olho dente por dente!!! Chega de apanhar e ficar quieto, mas tudo sem baixar o nivel claro!! Agora a mesmo a porcaria da revista veja? manda email pra promover a revista mas metendo o sarrafo na Dilma, são sujo, são baixos, e vão fazer de tudo pra recupera a caneta e a chave do cofre.

Miguel do Rosário disse...

zé, essa sacação do renato rovai é na mosca. sem querer tirar os royalties do rovai, eheh, eu também pensei algo parecido. A campanha de internet via email do Serra foi espartana: agressiva, dura, rápida. Mas aí está o que eles mesmo já anunciavam, a estratégia da direita, desde a reunião do instituto Millenium: intensificar a agressividade. O Jabor nunca foi tão agressivo. O Ferreira Gullar escreveu um texto simplesmente terrível, e ninguém evidentemente teria coragem de processá-lo por que ele é um grande poeta, uma celebridade.

vamos ver se os caras são espertos.

Miguel do Rosário disse...

digo, vamos ver se os caras da dilma são espertos e montam um sistema de defesa e contra-ataque.

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Eu me lembrei da seleção de volei do Brasil ,a geração de prata,naquele factidio jogo contra a Russia,na época a melhor seleção do mundo,e que a seleção antes de começar o jogo ja estava derrotada.Erros na campanha da Dilma,todos sabiam que haveriam,campanha pesada da direita idem,mas em vez de ficar lamentando,enter no site da Dilma ,do PT,entupam de emails sobre os erros,deem sugestões falem doa que acontecem,mas principalmente não demonstrem desanimo,porque se fizermos isto,eles ja ganharam,e é o nosso futuro e de nossoa filhos que está em jogo,e eu não vou entregar a rapedura fácil não,pessimismo,vá a merda com esse sentimento,sacode a poeira e vamos a luta,nossas chances ainda são maiores que a deles de vencer.

Miguel do Rosário disse...

Douglas, política não é volei. É algo muito mais complexo, que envolve inteligência e cultura, e não apenas força física e agilidade muscular, como o esporte. Não precisamos de obaoba para ganhar e sim de estratégia. E estratégia se faz com pé no chão e projeções de cenários negativos, que é a única maneira de produzir táticas eficazes de contra-ataque. Vamos ganhar, mas vamos construir desta vez um ataque maduro.

Ary disse...

A vida é feita de equilíbrios. Excessos e insuficiências, em todas as esferas da vida, não é o melhor caminho para se chegar a um objetivo. Isso aplicado na política é evitar o desânimo e também evitar o salto alto.

Acredito que o debate foi lucrativo para acampanha de Dilma,que vinha num estado de letargia após o baque do primeiro turno. Essa injeção de ânimo foi importnate para a militância. Agora,porém,é importnate amilitância e mesmo a campanha de Dilma manter os pés no chão. Nada de oba-oba, e aí concordo com você,Miguel.

Esse debate conseguiu tirar Dilma da defensiva irritante em que vinha,e até certa altura toruxe questões adormecidas que incomodam SERRA. Como o cara lá que trabalhou na DERSA e sumiu com 4 milhões. DILMA também conseguiu trazer as prviatizações à luz,e em tom comparativo demosntrou quem Serra é e o que pensa SERRA. Se foi uma boa estratégia de DILMA,só saberemos nas próximas pesquisas.

Mas seja qual for o resultado,nada de salto alto. Nem de desânimo.

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Sim Miguel,concordo,mas elas as estratégias,grandes equipes apoios tantos qualitativos,como quantitativos,começam ne crença da possibilidade da vitória,sem oba,oba,mas apenas a crença de que é possivel,palpavel uma vitória,e quando sentimento contrário começa a nos afligir,a dúvida,isto é como um prga,se espalha contamina,ai sim ficamos a um passo da derrota.O volei foi só um exemplo,uma metáfora,pois aquela geração ,perdeu um jogo de forma vergonhosa,nem ao menos esboçaram um espirito de luta,tipo podemos "ATÈ" perder,mas vamos vender caro a nossa derrota.O outro lado,tem consciencia de que suas chances são menores,jogam sujo,jogam pesado,mas tem que reconhecer,eles não demonstram derrotismo,e perseguem seu objetivo.Nos temos que fazer a mesma coisa,não abrir este flanco para eles,pois nesse jogo eles alem de sujos,são profissionais.O debate da Band,a Dilma ali estava falando não ´so ao Serra ,mas a militancia,que faltou no 1ª turno pelo oba,oba e que sentiu o golpe da eleição ter ido ao sugundo turno.Então é isso,a primeira trincheira,começa dentro de nós. viemos para lutar ou para hastear a bandeira branca?

Vera Pereira disse...

Não tenho vocação para escrava, nem sou religiosa em minhas escolhas, de modo que se me sinto "militante" agora é por opção, e posso retirar-me da "militância" quando quiser. Não recebo ordens e somente sigo as orientações que julgo pertinentes. Por exemplo, me recuso a chamar Marina de "traíra" - embora não tenha visto nenhuma "ordem" da campanha para usar esse epíteto.Aliás, minha "militância" tem muito mais a ver com uma campanha em prol de um projeto de país que julgo correto e que vem criando no Brasil boa parte do que eu sonhei quando tinha 20/30 anos. Considero muito corretas suas observações críticas sobre uma parte da orientação da campanha de Dilma, e quando posso divulgo suas contribuições. Tenho usado imagem pop de Dilma guerreira porque me identifico com a história guerreira dela, se bem que nunca tive de passar pelos horrores que ela passou. Isso não abala em nada minha identidade pessoal. Mudo e tiro quando me agrada.

Miguel do Rosário disse...

Oi Vera, sabia que você iria se manifestar. Mas eu acho que a militância também tem que fazer um upgrade. O momento é outro. A vitória agora se tornou difícil. Pelo amor de Deus. Dilma tem tudo para ganhar, precisa apenas de humildade, inteligência, agressividade e militância criativa.

José Carlos Lima disse...

"Dilma tem tudo para ganhar, precisa apenas de humildade"

Mas diz o ditado quem quem se abaixa demais mostra as partes pudendas

Dilma está no tom certo, se houver algum problema isto com certeza terá sido graças ao terrorismo religioso, que está sendo debelado também

A direita é isso mesmo em qualquer parte do mundo: jogo sujo do começo ao fim. Esta gente do Serra não tem proposta, quer puxar a coisa para o submundo

Nós do campo progressista só temos a nos orgulhar destes 8 anos de governo Lula. Já os tucanos escondem FHC.

Precisamos encaminhar tudo, todos os nossos debates para que o eleitor chegue ao local de votação com a sensção de que estará ali para decidir, não sobre o aborto, mas sobre a privatização ou não do pre-sal

Temos que trabalhar em cima da idéia de dia 31 vai ter um pebliscito que não é religioso mas político, que diz respeito a continuar on não com as políticas de Lula

Achei bacana ontem ter conseguido convencer um parente que estava em dúvida, o que há de gente indecisa não está no gibi, vamos trabalhar contra a hipocrisia religiosa mostrando que o plebiscito é outro: sobre o pre-sal

blog do teacher Ramos disse...

Oi, Miguel, só agora eu pude ler o seu texto. Gostaria de dizer que concordo plenamente com você no que diz respeito à reação da campanha. Discordo um pouco do seu ponto de vista na questão do militante. Sou militante de carteirinha e assumo isto nas discussões das quais participo. às vezes sou acusado de ser cego aos erros do PT por ser fanático mas respondo que sou militante com orgulho pois na minha opinião o PT acerta muito mais do erra. Agora quanto ao segundo turno, você está corretíssimo.

renato disse...

Miguel, concordo com alguns pontos do seu texto.Mas queria falar para aqueles que lêem seu blog. Pessoal, se vc não quer ir pra rua, nas filas de ônibus, de porta em porta, ok. Mas pelo menos tente convencer os indecisos. Entre nos sites pró marina e tente convencer as pessoas menos radicais. tente convencer aquelas pessoas do trabalho que não sabem o que fazer. enfim, se ficarmos só discutindo entre nós, o pior vai acontecer. ah, e se alguém próximo do pt e da campanha estiver lendo isso, dê o alerta: por favor, mais lula e josé alencar na campanha imediatamente.

Anônimo disse...

Sinceramente, vc cagou de vez na porta do circo.
Vá escrever merda assim, lá na casa do c ...

To fora!

Nao recomendo e passarei a meter o cacete nesse seu cyber boteco fascistóide.

Inté,
Murilo

José Carlos Lima disse...

Edu, campanha é uniformização e mobilização, daí a necessidade da militância, a uniformização é inevitável, tem a ver com massificação da campanha.
Daí esta perda momentânea da individualidade para que vistamos as mesmas camisas, as mesmas bandeiras, os mesmos avatares

Anônimo disse...

Renato concordo que isso aqui é uma reunião nossa, aqui nós aprendemos, nos reunimos, mas como vc diz, temos que marcar presença na blogosfera verde

André Rezende

Anônimo disse...

Poço está enganado, mas esse pessoal da campanha da Dilma está correndo um sério risco de afundar com a candidata.
Onde eu vou só vejo o pessoal falando do Zé Dirceu e do mensalão do PT, mas a campanha da Dilma não rebate e não diz nada. Contudo, o povo está assimilando o que o outro lado diz.
Eu simplesmente não estão entendendo mais nada. O que eu espero, é que eu esteja totalmente errado..se não...

Miguel do Rosário disse...

Murilo, ué?

Postar um comentário