12 de outubro de 2010

Marketing de guerrilha, sufoco e um chapéu de palha

Beleza, acho que cheguei perto do meu objetivo, que era produzir pensamento crítico na campanha de Dilma Rousseff. É preciso ouvir o recado das urnas do dia 3 de outubro e dar um upgrade na campanha, direcioná-la para os eleitores de Marina Silva, a classe média urbana. É preciso fazê-la sonhar. Cadê o trem bala? Serra criticou o trem-bala porque é um tolo. O trem bala insere-se no projeto de fomentar a criação de uma indústria de trens de alta tecnologia no Brasil. As cidades brasileiras, sobretudo as capitais próximas, tem de ser ligadas por ferrovias tecnificadas e o trem bala será o início deste processo. Os pobrinhos já estão com Lula e Dilma e não vão largar. O objetivo agora é conquistar o imaginário da classe média.

Eu tenho idéias de como, pela internet, poderíamos iniciar uma grande ofensiva positiva sobre esse eleitorado. Infelizmente sou obrigado a abandonar a luta (no auge!) por algum tempo, porque fatores climáticos conjugaram-se para me prejudicar. Com este feriado mais a greve nos bancos, um cheque que pegarei na quarta ou quinta-feira por uma reportagem que fiz terá de ser descontado na caixa automática, e entrará sabe-se lá quando em minha conta; e a Oi, mesmo eu tendo pago a primeira parcela de sua conta milionária, não religa a linha nunca (e só depois disso, irão religar o Velox...), e os dois 3Gs com que eu trabalhava, cujas contas atingiram patamares igualmente milionários, foram bloqueados (um deles apenas alguns dias depois do atraso na conta). Ou seja, as circunstâncias me deixaram literalmente sem internet e sem dinheiro. Sei que a culpa é principalmente minha (que devia tomar vergonha na cara e arrumar um emprego na Vale ou na Petrobrás, emboram aí não poderia escrever sobre política da maneira que faço), mas o custo da banda larga no Brasil está matando a blogosfera. O governo não fez nada e agora, que precisa mais que nunca dos blogueiros, boa parte deles, como eu, estão quebrados. Eu ganho um dinheiro razoável com a Carta Diária, mas não para gastar perto ou mais de quinhentos reais por mês SÓ com internet. Não fosse esse custo, não precisaria vir aqui reclamar.
Enfim, sei que não é o momento mais apropriado, mas sou forçado a voltar à porta do metrô, tocando saxofone, com chapéu na mão. Quem puder fazer uma assinatura da Carta, de preferência anual, ajuda-me bastante. Doações também são bem vindas. Pense nesse blog como uma ong. Em vez de doar ao Green Peace, faça-o para o Óleo do Diabo.

45 comentarios

Anônimo disse...

Miguel,

Faz concurso para a Petrobras, cara. Eu trabalhei em estatal. Você vai poder fazer seu blog à vontade, expondo todas as suas opiniões políticas. Só não pode, é claro, falar de coisas internas da empresa.
Ah! Se um dia os tucanos voltarem ao poder, você ficará devidamente congelado na carreira. Não é tão grave.
Vai estudando... o concurso não é moleza.

P.S.: nem parece internauta calejado... linha 3G é uma porcaria. Cara e lenta.

Anônimo disse...

Miguel, você acabou de confessar que o PT aparelha a Petrobrás! Vai chegar lá, no ouvido de algum dirigente plantado na estatal por Lula, dizer que tem um blog de apoio ao Lula, e pedir seu empreguinho de vinte mil reais por mês, né? E aí, vai ficar lá na base do cabide de emprego, largar o paletó na cadeira e ir pra lan house na frente ficar difundindo petices pela Internt, heeeeein?

Hernan disse...

"Ah! Se um dia os tucanos voltarem ao poder, você ficará devidamente congelado na carreira. Não é tão grave."

Só isso? Não creio. Meu medo é a demissão. Eles arranjam um jeito de enquadrar o cara e demiti-lo.

Hernan disse...

Anônimo estúpido. Não ponha palavras nos dedos do Miguel. Só pode ser coisa de troll tucano que nem tem coragem de assinar.

Anônimo disse...

"Sei que a culpa é principalmente minha (que devia tomar vergonha na cara e arrumar um emprego na Vale ou na Petrobrás, emboram aí não poderia escrever sobre política da maneira que faço)"

Anônimo, vc tá precisando treinar na intepretação de texto. A Vale é do governo? Arrumar um emprego na Vale ou na Petrobrás quer dizer ser posto lá por Lula?

Como se sabe, emprego na Vale é através de curriculo e, na Petrobrás, por meio de concurso público.

Vê se aprende a ler.

André Rezende

Unknown disse...

Faça como o amigo aí de cima disse, passe em algum concurso, deixe de ser o São Francisco da blogosfera. Com a inteligência que você tem nem precisa estudar muito, português por exemplo pode deixar. Blogosfera independente financiada é um sonho pro futuro, você pode contribuir muito mais com certa independência financeira.

Um abraço.

José Carlos Lima disse...

Já sou assinante da Carta mas vou fazer minha contribuição sim, já vi que no link na lateral direita tem o número da conta do BB, uma vaquinha não vai me quebrar, todos unidos, somos muitos, não somos um nem uns, com a nossa união vamos botar estes pittrolls desta direita odiosa prá correr

Tio Drakul disse...

500 reais por mês? Eita... Dê uma revisada na questão e veja se não consegue uma outra operadora, que para você ter uma idéia aqui em Curitiba eu pago em torno de 120 reais para ter conexão de 3Mbps, pela GVT.E isso com a tarifa do telefone já inclusa

Anônimo disse...

"a Oi, mesmo eu tendo pago a primeira parcela de sua conta milionária, não religa a linha nunca (e só depois disso, irão religar o Velox...), e os dois 3Gs com que eu trabalhava, cujas contas atingiram patamares igualmente milionários, foram bloqueados (um deles apenas alguns dias depois do atraso na conta). "

Trio Drakul, o Miguel usa 3G cuja conta varia conforme o uso, baixou videos paga mais caro,

Miguel o Drakul é um pittroll ou realmente não entendeu
????

Eu aqui de ombudsman

André Rezende

Miguel do Rosário disse...

Anonimo aí das 12:47 vai se f. Para entrar na Petrobrás tem que fazer concurso seu m. Sem contar que eu acho que, no meu caso, deviam me contratar direto, como aparelho mesmo, para enfrentar as multinacionais americanas que querem comprar a Petrobrás barato, e você é da turminha que ajuda eles. Eu sou trabalhador. Ah, como eu gostaria de estar frente a frente com voce para ver a sua cara e você ver a minha e eu te dizer umas verdades.

Anônimo disse...

Sou o anônimo das 12:47. Escrevi aquilo de provocação mesmo. Estou careca de saber que esse lance de aparelhamento é babaquice da direita. Eles é que aparelham tudo; o FHC botou o genro na direção da Agência Nacional do Petróleo e o pig nem miou! Botou a filha de funcionária fantasma do Heráclito... mas eles podem, né?
Escrevi aquela m*rd@ só para te dar uma sacudida, seu bocó. Você é inteligente demais pra ficar nessa pindaíba. Pare de se lamentar e ache um rumo pra sua vida. Já assinei sua Carta diária, da qual aliás gosto muito. Mas você é perfeitamente capaz de entrar num Mestrado, passar num concurso para a Petrobrás ou qualquer lugar que vc queira.
E mais. Cuidado com o que vc escreve. Vivemos tempos sombrios e a direita adora pegar textos como o do seu post acima pra brandir como "prova" de que o PT aparelha as estatais e blábláblá. Você é muito mais lido do que vc pensa. Olha a responsa.
Te cuida, rapaz. Um abraço e desculpe o mau jeito.

Adriano Matos disse...

Miguel, você é uma força, camarada! Amanhã faço minha contribuição. Juntos somos fortes.

Sobre um questionamento seu em post anterior, sobre a explicação da telefonia explodir depois da privatização, a explicação é a seguinte:

A telefonia fixa não evoluiu nem absorveu assinantes de baixa renda. A assinatura é cara.

Com a telefonia móvel, entretanto, a evolução ocorreu devido ao salto tecnológico. Em 1997, quando foi realizado a privatização e até 2002, acho, a tecnologia no Brasil era 1G - na Europa era 2G desde 1991. O serviço era caro porque um canal era alocado exclusivamente para um assinante.

(Canal é faixa de frequência de transmissão rádio. Recurso limitado.)

A tecnologia 2G, e posteriormente 3G, permitiu a universalização do acesso porque um canal, nessas tecnologias, é compartilhado por diversos assinantes por meio de mecanismos de chaveamento ou sobreposição de dados digitais. Assim, é possível o rateio dos custos e queda dos preços por ligação.

Resumindo, foi o salto tecnológico que possibilitou a expansão do celular e não o modelo de exploração.

Anônimo disse...

Caro Adriano,

Como vc diz que a telefonia fixa não evoluiu? Antigamente eram vários meses de espera, hoje a instalação é feita em poucos dias (a cargo de cada prestadora de serviço). Antes das privatizações os telefones eram DECLARADOS NO IMPOSTO DE RENDA, eram caríssimos, eram realmente vistos como bens! Hoje a assinatura custa cerca de 30 reais, se a empresa não nos atende a contento mudamos para a concorrente à vontade!
Olha, respeito seu voto em favor da Dilma e espero que vc respeite também minha opinião contrária. Acredito que sua opção se deva a vários outros fatores que não a telefonia fixa, mas por favor, a realidade hoje é muito, muito diferente dos anos anteriores à privatização!
Se você é a favor da Dilma, ótimo, deve ter seus motivos, assim como eu tenho os meus para não votar nela! Mas não devemos chegar a este ponto de achar que o governo da oposição nunca fez nada de bom e que o nosso é o responsável por todas as melhorias do país!!!
A inflação foi controlada pelo FHC, sim, goste vc dele ou não!
E os programas dirigidos à população de baixa renda são um grande trunfo do governo Lula, e admito isso sem nunca ter votado no PT! Diga-se de passagem, o Lula é uma pessoa com um carisma inegável!
Vamos reconhecer as melhorias do país independente de quem as implantou! Vamos pensar no PAÍS, não no PARTIDO!
Eu, particularmente, não teria problema algum em votar no PT desde que eu acreditasse que o canditado proposto por eles fosse o mais preparado e merecedor do meu voto!
Vamos ser críticos, mas justos!

Marola disse...

Anônimo das 7:14,

Leia o post do Sergio Leo em seu blog sobre o assunto. Sem partidarismo, o milagre da telefonia, foi um dos poucos balões que o governo FHC pode inflar. Mas a expansão não teve nada a ver com a forma de propriedade adotada. A verdade que o tal milagre, ocorreu no mundo inteiro, a popularização dos gadgets eletronicos, como smartphones, cameras digitais etc... é um fenomeno global, é perfeitamente crível imaginar alguém hoje em dia no miserê de uma choupana no interior do Gabão fazendo uma chamada através de um celular. Bombou geral, parece que a França adotou um modelo estatal, e não me consta que os franceses tenham se havido particularmente mal com essa escolha.

E é muito mais barato expandir uma rede de telefonia celular, rádio, ou o que seja, do que uma de telefonia fixa, portanto o boom viria de qualquer jeito.

Tem um PDF do Aloysio Biondi circulando na web sobre as privatizações brasileiras, outra dica, para vc ter uma visão mais abrangente sobre o assunto.

Adriano Matos disse...

Oi anônimo. Claro que respeito sua opinião e seu voto. Não me considero o dono da verdade.

Meu comentário referiu-se às causas que identifico como determinantes para o sucesso da telefonia móvel. Acredito que a população de baixa renda aderiu à esse modo de acesso em detrimento da telefonia fixa, devido ao custo fixo de assinatura deste último.

A falha das privatizações, no meu ponto de vista, foi ter transferido a infra-estrutura de postes e cabeamento urbano para uma só operador. É por esse motivo que não há concorrência nessa área.

Você aponta, com razão, as falhas do modelo anterior que impediam a universalização do acesso às comunicações. Essas ocorriam, creio, devido ao recolhimento compulsório dos recursos do sistema Telebrás para os fundos setoriais, para serem investidos em outros setores como refinanciamento da dívida, controle da inflação, etc.

Segue um link de um artigo muito bom sobre o tema.

http://viomundo.naweb.net/voce-escreve/virgilio-freire-explica-porque-a-telefonica-faz-mal-ao-brasil/

José Carlos Lima disse...

Anônimo das 7:58

Cara presta atenção nestas palavras:

"(...) Mas por que eu estou chamando o Brasil de menino bobo? Porque só um tolo entrega a empresas estrangeiras serviços públicos, como são a telefonia fixa e a móvel, que garantem a seus proprietários uma renda permanente e segura.

No caso da telefonia fixa, a privatização é inaceitável porque se trata de monopólio natural. No caso da telefonia móvel, há alguma competição, de forma que a privatização é bem-vinda, mas nunca para estrangeiros.


Estou, portanto, pensando em termos do “condenável” nacionalismo econômico cuja melhor justificação está no interesse que foi demonstrado pelos governos da Espanha e de Portugal.

O governo espanhol, nos anos 90, aproveitou a hegemonia neoliberal da época para subsidiar de várias maneiras suas empresas a comprarem os serviços públicos que estavam então sendo privatizados. Foram bem-sucedidos nessa tarefa.

Neste caso, foram os espanhóis os nacionalistas, enquanto os latino-americanos, inclusive os brasileiros, foram os colonialistas, ou os tolos.(...)"

Vc deve ter imaginado que isso foi escrito por algum petista.

Não meu caro, isto é coisa tirada da boca do insupeito Bresser Pereira, tucano de primeira viagem. Ele diz simplesmente que FHC foi tolo ao vender a nossa galinha dos ovos de ouro, ou seja, a Telebrás que, por sinal, o Lula reativou para oferecer bandar larga a preços baratos. A Dilma vai ampliar o serviço, muitas cidades já foram beneficiadas, qual será o plano do candidato Serra para a nova Telebrás.

Leia o texto completo:

http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/bresser-quem-tratou-o-brasil-como-menino-tolo.html

Marola disse...

E naturalmente o livro do John Perkins, Confessions of an Economic Hit Man. Fantasioso, mas que dá uma boa idéia da coisa toda.

http://www.guardian.co.uk/books/2006/jan/28/usa.politics

Miguel do Rosário disse...

Falou anônimo das 12:47, desculpe eu então o mau humor, hehe. Obrigado pelas sugestões. Vou pô-las todas numa pasta e catalogá-las. Abraço.

marola disse...

É, o Bresser tem umas posições bem destoantes dp cânone tucano nessa matéria.

marola disse...

MIguel, minha conexão de 10 megas do Virtua sai por R$ 119,00 ao mês não entendi por que vc gasta tanto com internet.

Anônimo disse...

Eu tenho COMBO da NET, que inclui internet 5Mb, telefone e alguns canais além dos da TV aberta e tudo isso custa +- R$ 190,00.
Acho que vc tá distorcendo os números (? R$ 500,00 ?) a seu favor assim como a campanha do PT está fazendo quando informa os diversos tipos de crescimento que o Brasil teve (emprego, renda, casa própria, etc...)

Anônimo disse...

Por falar em Guerrilha.

"Os marketeiros do PT em 2010 terão alguma dor de cabeça. Um dos profissionais mais cotados é João Santana, discípulo de Duda Mendonça. João o responsável pela campanha da Marta Suplicy. Se a candidata for mesmo Dilma Rousseff, os funcionários do PT terão algum trabalho para contornar o passado militante ferrenho da ministra Dilma. Entre a camada popular brasileira, o apoio à extinta Ditadura Militar ainda é muito forte. Existe um sentimento saudosista: "ah, na época da Ditadura não tinha tanta violência". Teme-se o uso de dados do passado como guerrilheira da então companheira Estela. Já circulam na internet algumas imagens sobre o assunto, como o "curriculum vitae da Dilma". Veja a imagem na próxima página."

Postado em 23 Set 2010 por:

http://inblogs.com.br/censurado/politicanacional/dilma-ou-estela

http://inblogs.com.br/censurado/politicanacional/dilma-ou-estela?page=2

"Nossa" talvez futura presidente foi assaltante de bancos (veja a imagem do link acima). Agora quer é meter a mão no bolso do país inteiro.

Clique aqui para assistir ao programa de Dilma nesta noite..nota 10 disse...

É Dilma!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 10:52, já comuniquei seu boato à polícia federal, fica esperto, a direita faz a mesma coisa contra Obama e agora contra Dilma, mas a PF vai te por no xilindró

Aos amigos e amigas, comuniquem a boataria à central anti-boatos da Dilma

http://www.dilma13.com.br/verdades/

Andre Rezende

Clique aqui para ir à central anti-boatos da Dilma disse...

É Dilma!!!!!

Eduardo Lima disse...

Você disse uma vez que teria dificuldade para convencer o eleitorado evangelico a votar em Dilma, uma boa dica para começo de conversa seria mostrar este video do Serra fazendo uma saudação a maçonaria:

http://www.youtube.com/watch?v=s-uEpT2YS0Y&feature=related

Depois é só argumentar que Serra usa religiosos para se eleger e que apoia-lo seria hipocrisia, pois assim como Michel Temer ele saudou a maçonaria quase da mesma forma neste video.

Depois diga a ela que se não gosta da Dilma e quer votar no Serra que seja por outro motivo não o religioso, pois está usando o nome de Deus em vão!

Talvez pelo menos a pessoa vote nulo.

Anônimo disse...

Á vc e seu lixo pseudo-independente:

Definitivamente, dá prá afirmar q, ou vc penteia macacos, ou é idiota mesmo!

Nao volto mais aqí e passarei a fazer campanha contra seu blogue.

detesto essa nova centro-direita light, travestida de "blogueiros progressistas".

E pensar q eu ia pagar prá receber isso ... francamente!

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

O cemitério dos pittrolls foi aberto

Lucas Santos disse...

MIguel, vc está certíssimo!
Não há nada na propaganda da Dilma destinada à classe média.

PAC (e seus empregos), Minha Casa Minha Vida, Bolsa-Família, tudo isso é destinado aos mais pobres.

Só que o Brasil já é um país de classe média! É preciso falar para essas pessoas.

Mas aí vem a propaganda (antiga ainda) e fala sobre "o Brasil dos pobres e o Brasil dos ricos".

Pra piorar vem aquele lance do "deixo em tuas mãos o meu povo". Po, hoje um amigo meu que votou na Marina me mandou uma charge zuando o programa da Dilma. Na charge aparecia uma TV exclamando "amém, oh pai, messias". Aí o cara perguntava: "Que é isso? Um programa da Universal?". Aí alguém dizia: "Propaganda da Dilma".

Classe média não quer "pai", nem messias. Além disso, não basta apenas fazer o 8 contra 8. Boa parte dessa classe média urbana nem lembra o que foi o governo FHC.

Outra coisa: cadê um site de propostas da Dilma? Não tem. o "dilma13" é ridículo. Não dá nem pra twitar aquilo.

Cadê a Dilma falando do Plano Nacional de Banda LArga? Pq não mostram a Austrália, coloquem um computador, fazendo um download rapidíssimo. E mostre que esse é o futuro do Brasil.

Até a classe média tucana sabe que nossa internet é um lixo.

É preciso criar o sonho.
O Serra é passado. A Dilma é presente (continuação). Mas cadê o sonho? o futuro?

Por isso que Marina teve 20 milhões de voto.

Pq a campanha da Dilma não vai a Noruega? Ao mesmo tempo que se cria o sonho (mostrando o padrão de qualidade das escolas, da saúde) se pode ressaltar a importância do Pré-Sal para o Brasil, já que o Bem-estar norueguês é mantido com base no petróleo.

Eu espero que vc bata nessa tecla, Miguel.
Você pegou o fio da meada.

Lucas Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Carlos Lima disse...

Gente, tudo bem que a blogosfera dilmista seja uma boa, que reuna pessoas que sabem argumentar, aqui nós aprendemos, nos reunimos, curtimos alegrias e tristezas.

Mas não podemos ficar só aqui!!!

Temos que marcar presença na blogosfera da Marina, precisamos mostrar pra quem votou em Marina que o que está em jogo agora são duas visões e práticas de governo: uma de direita(Serra) e que só quer vender o país e uma democratica e progressista(Dilma).

As pessoas terãoque votar não em questões de ordem sexual, não em boatos, mas no destino que o Pais deve tomar, estando em jogo o bem-estar de todos nós

Anônimo disse...

È verdade que hoje qualquer um pode ter um telefone, só que a gente não pode falar,né?
Mas isso é mero detalhe!!
Temos que ver também que ter um telefone faz bem para o corpo, queima calorias porque fazemos tanta ginastica trocando de operadora à procura de um preço mas acessível que nos tornamos verdadeiros acrobatas.
Tem que ver isso também, né?

Anônimo disse...

O apelido do celular no Brasil é "PAI DE SANTO", ou seja só recebe. A maioria do povo brasileiro, possui o celular só pra receber telefonemas e recados, pois as tarifas do celular no Brasil são as mais caras do mundo.

Miguel do Rosário disse...

Murilo, não entendi. Acho que você comentou aqui por engano, não?

Anônimo disse...

Eu sou o anônimo das (12/10 - 10:52PM) e gostaria que o Andre Rezende (12/10 - 11:12PM)
fique sabendo que não tenho medo de suas ameaças.
E a PF não vai me colocar no xilondró pq o que está escrito não é boato e sim fato.

É VERDADE que a Dilma tem a "ficha" mais suja que pau-de-galinheiro.

Ocultar provas é crime e torna cúmplice quem oculta.

A VERDADE tem que ser dita.

Eu não sei como uma pessoa pode votar em alguém que não conhece o passado.

Miguel do Rosário disse...

Anonimo, pára de encher o saco por aqui. Quem tem ficha suja é o Serra, o candidato com maior número de processos judiciais nas costas. Dilma lutou contra a ditadura militar, e isso não é crime, é atestado de coragem e deveria ser condecorada com uma medalha de honra.

Miguel do Rosário disse...

Marola, na minha rua não tem Virtua. Só Velox. Mas resolvi ficar apenas no 3G da Claro e me ferrei. Teve mês que gastei mais de 1000 reais.

Miguel do Rosário disse...

E olha que moro no centro do Rio de Janeiro.

Miguel do Rosário disse...

1.000 em apenas um dos dois 3Gs. Tá muito alto o custo da internet banda larga no Brasil sim. Isso tem que ser abordado na campanha.

Anônimo disse...

Miguel do Rosário eu sou o anônimo que tenho que "parar de encher o saco por aqui".

Eu sei que a Dilma lutou contra a ditadura.

Também sei que FHC e Serra também tinham idéias contrárias ao regime militar e tiveram de deixar o país. Leonel Brizola também deixou o país durante a ditadura devido suas idéias. Chico Buarque deixou o país e tantos outros famosos e anônimos lutaram contra a ditadura.

Só que pelo que sei nenhum desses assaltou banco ou cometeu outros crimes.

Miguel do Rosário disse...

Anonimo, deixa de ser otário. Dilma tinha 17 anos quando entrou no movimento antiditadura. Foi torturada por 2 anos. É uma heróina. Ela teve colhões e coragem de arriscar a vida para lutar contra um regime que havia derrubado um presidente eleito. Aposto que você não teria colhões para fazer igual, já que não coragem sequer para expor seu nome aqui.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marola disse...

Miguel, suponho então que vc tenha passado para o Velox. Um expert me assegura que, embora ofereça velocidades menores, o tipo de conexão do Velox é ainda melhor do que a do Virtua,, pois não oscila de acordo com o nr. de consumidores que a partilham, o que torna morosa a velocidade em horários de pico.

Magali Pedro disse...

Miguel, só não entro na vaquinha porque estou na mesma situação. Aliás, em breve sou eu quem vai te pedir uma contribuição, hahaha. Mas não em $.
Montei um bloguinho inspirada pela sua disposição de lutar. Tem a ver com ensino de português para estrangeiros (grana 0, só mostrando de trabalhos de alunos), por um lado e, de quebra, divulgação de blogs como o seu.
Um beijo grande e muita sorte.

Postar um comentário