9 de outubro de 2010

Pitacos antibaixaria



Uma colega de Twitter resumiu bem a atmosfera política atual: "a coisa está ficando insuportável". Ela respondia a uma mensagem minha, na mesma rede, comentando um post que li no blog Cidadania, do Eduardo Guimarães, que discorre sobre a sanha do jornal Folha de São Paulo para obter os arquivos da ditadura sobre a prisão da candidata Dilma Rousseff. Sabendo que os porões do regime militar inventavam todo o tipo de mentira para justificar a prisão e tortura de uma menina de 19 anos, os documentos podem conter calúnias sinistras contra a petista. O jornal quer os documentos para difundi-los na rede de spam já montada pela campanha de José Serra, e que foi usada com eficiência invejável (o guru, ao cabo, revelou-se competente) para disseminar rumores escabrosos que ajudaram a tirar milhões de votos de Dilma.

Eu até agora não engulo bem a inércia da equipe de internet de Dilma em detectar a onda de boatos que invadiu a web e montar um contra-ataque. Não haviam contratado os americanos que trabalharam para Obama? Por que dispensaram a experiência deles nesse tipo de guerra suja?

Bem, agora não adianta chorar o leite caído. Se houve erro, não foi intencional, claro, e agora a campanha parece ter acordado. No entanto, o alerta de Eduardo Guimarães, de que a Folha já teria em suas mãos a papelada manchada de sangue dos porões militares, e que uma nova grande baixaria vem aí, deve ser analisado com a urgência necessária pelo PT.

E isso sem falar na campanha imunda que se espalhou na internet, e que os grandes jornais apóiam sem muito disfarce. A Veja, por exemplo, deu capa esta semana à questão do aborto, tentando botar fogo no fundamentalismo cristão que tanto prejudicou Dilma no primeiro turno. O blogueiro da Veja, nos últimos dias, tem se esforçado para divulgar ao máximo os vídeos-baixaria que mostram fetos mortos e divulgam a mensagem que a petista seria a favor da interrupção da gravidez.

Espanta-me, sobretudo, que nenhum colunista dos grandes jornais tenha feito qualquer comentário sobre o fato de Mônica Serra, mulher do tucano, ter declarado num corpo-a-corpo no Rio, que Dilma era a favor de "matar criancinhas". Quer dizer, não me espanta nada. Mas quero deixar registrado.

Hoje seu separei três notícias de jornal que me chamaram a atenção. Uma é que o desmatamento na Amazônia caiu 47% este ano. A matéria não mereceu destaque na capa do jornal O Globo, mas está lá. Quero acreditar que os eleitores do PV, aqueles que votaram em Marina por serem preocupados com o meio-ambiente, levarão em conta esses números, ainda mais se comparados ao que aconteceu durante o governo FHC, quando se registrou grande aumento no desmatamento da Amazônia e praticamente não se fez política ambiental.

A segunda matéria é ainda mais interessante. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Vanderbilt com apoio da USAID, agência federal norte-americana (o que dá crédito à pesquisa) em todo o continente americano, o Brasil é o segundo país MENOS corrupto no quesito pagar propina a servidores públicos. Menos corrupto, inclusive, que os EUA. A notícia foi publicada em alguns jornais, mas em pé-de-página.

A terceira notícia não é bem notícia e sim uma nota de Ancelmo Goes, que achei de um udenismo babaca, tendencioso e partidário, porque evidentemente visa prejudicar Dilma Rousseff. Na seção Ponto Final, com que o jornalista sempre termina sua coluna, ele estampa foto da cúpula do PMDB e tasca a seguinte legenda:

De algum destes belos tipos faceiros o eleitor compraria um carro usado? Com todo o respeito.

Ora, é uma observação de boteco, baixo nível, despolitizada, que poderia enfim ser aplicada para a cúpula de qualquer outro partido, e que omite o fato de todos os políticos ali presentes terem sido eleitos pelo voto popular e, portanto, independente da (má) fama que tem na mídia, contaram com a confiança de seus respectivos eleitores. Ancelmo nunca diria o mesmo de caciques do DEM, por exemplo...

24 comentarios

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Olha Miguel...baixaria deveria gerar baixaria,mas o PT ainda não resolveu se divulga as baixarias do Serra,que tem muitas!!!!e nem seriam baixarias,seria realidade mesmo!O PT quer ser um partido elegante,mas elegância nunca ganhou eleição.Tô até com medo que o Serra ganhe por omissão guerreira do PT.

José Marcio disse...

Eu acho que você dá importância demais à internet. A direita usa muito melhor a internet porque TEM internet. Os mais pobres e, portanto mais religiosos, ouvem mais o padre e o pastor que leem alguma coisa na blogsfera. A direta usa e-mail muito mais que blogs. E-mail é um instrumento mais difícil de detectar e é trocado entre pessoas conhecidas e que, em geral, se gostam e respeitam.

Miguel do Rosário disse...

Oi Marcio, eu não dou importância demais à internet, porque não tenho a pretensão de falar a todo o povo brasileiro. Tenho sim a presunção (tola, talvez) de influenciar os núcleos políticos que tomam as decisões.

Luiz Monteiro de Barros disse...

Tenha certeza de que o oleo do diabo, ilumina situações para a esquerda como tambwm desmonta mentiras da direita.

Unknown disse...

Cara, o problema maior tá sendo justamente a mentirada, foi essa mentira e calunia que tomaram nossos votos, a vitória da Dilma em primeiro turno foi ceifada justamente pelo peleguismo do PT, e ainda corremos a chance de perder o segundo pela falta de peleguismo, eu to cansado e brigar sozinho net a fora.... sem ajuda do PT...

E infelizmente cara, a coisa tá preta mesmo...

leonardo-pe disse...

vamos dar a resposta turma.mobilização.se o Serra ganhar(dificil)teremos uma GUERRA CIVIL NO BRASIL!voces querem?a Grande Imprensa Brasileira Quer.e dará risada da cara da gente.depois não corram atrás deles pois eles(imprensa)deram uma banana na cara da gente!

bene disse...

Infelizmente pelo andar da carruagem, iremos perder por absoluta incompetencia da direção de campanha em responder os ataques demotucanos e em criar ataques próprios.

Ora, parece que Serra é um santo, nada circula contra ele.

Daqui a pouco até eu voto nele, porra!

Anônimo disse...

de Cara,
Também acho que coisa tá ficando preta. Já postei comentários no orkut, mandei e-mail pro Minc e pro Paulo Henrique Amorim pois precisamos reagir de todas possíveis, ANTES QUE SEJA TARDE.

Eduardo Lima disse...

Leia meu repúdio aos padres reacionários e golpistas!

http://www.comunistas.spruz.com/pt/Padres-reacionrios-no-merecem-meu-respeito/blog.htm

Anônimo disse...

Olha a primeira previa Data folha 48 Dilma e 43 Serra.
É bom o pessoal começar a se mexer, conquistar cabeça de fascista é impossivel.
Se a campanha ficar muito soft os Serristas tomam conta, cade o Livro da Privataria,precisa
por lenha na fogueira enfia o escandalo das ambulancias o da Alston o dos precatorios de 1
bilhão e meio pago somente para uma pessoa. precisa ir para campanha de esgoto se não já era.

leonardo-pe disse...

na verdade a pesquisa deu 54 contra 46 a favor de Dilma!agora o mais assustador é q a Globo NÃO DIVULGOU,NEM FALOU dessa pesquisa!é a"democracia"q eles defendem!

Marola disse...

A verdade Miguel é que a campanha de Dilma no horário eleitoral gratuito fugiu ao debate político, não é só obra feita que ganha voto, há que se injetar no imaginário do público o gosto pelo confronto de idéias. Aqueles 3 minutos e meio de entrevista feita em 2009 com o Ciro Gomes, valem mais do que todo aquele lixo apoteótico embalado em estética Brasil Grande que foi empurrado guela abaixo do telespectador. Não dá pra ficar jogando pro lado, administrando resultado, qual um time de Parreira, como bem salientou o Rodrigo Vianna.

Roberto Milfont disse...

Vc está coberto de razão! Ontem comecei a postar
algumas coisas , que os QACB (querem acabar com Brasil)divulgaram (mentiras)sobre a Dilma, só que agora , estou dizendo que foi o Serra quem disse. Interessante que os seguidores do Nazismo neoliberal, logo me questionam , aonde foi que ele disse isso. Aí eu pergunto, se eles tiveram o cuidado de pesquisar, quando disseram que a Dilma teria ou não falado alguma coisa.Vou passar todos esses dias falando sobre isso e disseminando. Vou ficar postando tb, vídeos do you tube aobre a promessa que ele fez de cumprir seus mandatos e que não cumpriu. Cara, as vezes acho que tem alguem no PT, de dentro mesmo, sabotando as coisas... Grande abraço,

Maria 1 disse...

O fundamentalismo religioso há tempo vem se instalando na nossa sociedade. As centenas de denominações neopentecostais estão espalhadas em todos os rincões do país. Seus pastores fazem pregações hipnotizantes todos os dias, atraindo cada vez mais pessoas em todos os extratos sociais, especialmente os da base. Essas seitas foram cooptadas para a tarefa de deconstrução, intensificada na última quinzena de setembro. A igreja católica, cada vez mais dominada pelo Opus Dei, tb contribuiu. Perceberam a atuação tímida da CNBB em relação a padres e bispos que, dos púlpitos, faziam pregações anti-Dilma? O que estamos presenciando nesta eleição não pode ser atribuído apenas às articulações nefastas de nossa extrema direita (incluindo a mídia) que, neste processo, é mera coadjuvante. O Brasil está sob ataque. A consciência do nosso povo está sob bombardeio. A partir do Brasil, detona-se a Unasul e, de brinde, levam o pré-sal e outros troféus. Não há alteração em campanha partidária capaz de combater isso. E, sinceramente, não sei o que pode ser feito. As perspectivas são sombrias. Que até mesmo os ateus clamem por Deus, para que possamos ser abençoados com um milagre no dia 31.

Anônimo disse...

Alguns inocentes úteis até apoiam as DENÚNCIAS SUJAS, se esquecendo de que logo, logo, os que USAM DE SUJEIRA irão se voltar contra TODAS as outras formas de pensamento discordantes das deles...primeiro foi o meu vizinho...ALERTEM!

Anônimo disse...

Alertem aos amigos evangélicos, que primeiro tentarão QUEIMAR Dilma...logo depois, serão ELES...

Sérgio Pecci disse...

Caro Miguel do Rosario,

Parabéns, são brilhantes seus textos. Verdadeira "literatura" política !
Abraços,

sérgio
@MundoSemGlobope @1964NuncaMais

moysesnunes disse...

YouTube neles! Não tenho habilidades com videos, mas existem muitos mostrando quem é este fdp. Aos que tem esta habilidade, façam uso. O relógio está correndo e se há alguma possibilidade de ser feito, que parta de nós eleitores da Dilma.

Anônimo disse...

Opa! Estou lendo comentários a este post sugerindo partirmos para a baixaria? É isso mesmo? Precisamos disso? Bastou a coisa apertar que vamos recussitar as "burrices" que os aloprados fizeram? Temos números, reaultados, temos história e umplano de governo. Estamos colhendo o que plantamos com uma postura de "já ganhou" com uma candidata que, quem realmente conhece o PT, teve que engolir. Não aceito o argumento de que temos que partir para a baixaria. Isso é aceitar que todos somo aloprados e que não podemos praticar a democracia de forma integra. Calem-se aqueles que, por falta de argumento, chamam às armas sem terem noção das consequências. Mais responsabilidade aí pessoal. Quem mandou aceitarmos esta candidata. Agora temos que engolir. Mas, por favor, sem baixaria!

Marola disse...

Miguel, seu briefing diário virou parte do cardápio do meu café da manhã de notícias, agora depois do resultado do 1° turno, suas análises adquiriram um tom depressivo meio que fatalista, que denota uma certa amargura que acho ruim tanto para vc como para os seus leitores. Ficar remoendo sobre a perversidade intrínseca das artimanhas do adversário, não vai fazê-los mudar de atitude, e o "spell" não se dissolve. Sou pela total reformulação da propaganda do horário eleitoral da Dilma. Quero ver mais olho no olho, e menos projetos grandiosos. Hoje no debate espero vê-la mais combativa e apontando as enormes rachaduras nos alicerces do edifício de mentiras e falsidades construído pela campanha tucana aliada ao PIG.

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Olha aqui seu Anônimo ( idiota) das 7:02 PM...
Trata-se de baixarias gravadas e retransmitidas para toda rede...

Baixaria é alguém de nomear Anônimo...

Vai palpitar lá no Reinaldinho...

Pedro disse...

Sueli, sobre o anônimo acima, meu nome é Pedro, sou de Campinas e tenho direito a opinião. Vc conhece nosso programa? Vc saberia dizer as vitórias de nosso partido? Temos uma história de lutas e finalmente estamos no poder. Temos números, realizações e REALMENTE melhoramos a vida do brasileiro. Afinal, temos o presidente mais popular da história deste país. Isto tem muito valor. Pena mesmo é contarmos com uma militância que tem que aguentar a falta de capacidade para discussão de pessoas como vc. São tipos como vc que espantam votos. Aí, esta pode ser uma definição para tipos como vc: "Espanta voto". Deixa de chamar os outros de idiota e vai trabalhar para conseguir votos. Se a sua falta de argumentos permitir, é claro. Ou melhor "espanta voto": Por favor, fique em casa. Não fale com niguém, nem atenda o telefone. Pelo bem do nosso partido. "Assino: Pedro.

Anônimo disse...

Puxa, achei que depois do debate, você iria voltar com tudo!!!
Seus posts são muito importantes para manter a militância aguerrida e mobilizada. Para enfrentar e ganhar dos tucanos, precisamos de você!
Abraços,

José Carlos Lima disse...

No Brasil há menos pedido de propina do que nos EUA.,,,,a Globo, Folha, Veja e Estadão esconderam mas a gente mostra pra vc
Brasil tem o segundo menor índice de pedido de propina das américas

Publicado pelo Correio Brasiliense e reproduzido pelo Estado de Minas


Pesquisa coordenada pela Vanderbilt University, com apoio do United States Agency for International Development (USAID), e realizada em 22 países americanos aponta o Brasil com o segundo menor índice de solicitação de suborno por parte de funcionários públicos. O trabalho foi realizado entre os anos de 2008 e 2009 e vem sendo divulgado pelas entidades realizadoras.

A pesquisa envolveu a aplicação de entrevistas de campo em 22 países americanos, mediante um questionário aplicado via internet, a partir dos Estados Unidos, onde está situada a Vanderbilt University. Um total de 34.469 pessoas responderam à seguinte pergunta: “Durante o último ano, algum funcionário público solicitou suborno a você?”

O resultado do estudo mostrou que, no Brasil, 1,6% dos entrevistados afirmou ter sido vítima de pedido de suborno por parte de servidores públicos. Esse resultado colocou o Brasil à frente de países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina e México, que apresentaram, respectivamente, índices de cobrança de propina de 2,2%, 2,3%, 7% e 9,2%.

O Chile apresentou o menor índice na pesquisa, com 1,2% dos respondentes afirmando terem recebido pedido de propina de funcionário público. A Bolívia foi o país com maior índice de solicitação de suborno por parte de funcionários públicos, alcançando 18%.

O ranking da propina:

* quanto maior o percentual, mais comum é o suborno no país

1º Chile 1,2%
2º Brasil 1,6%
3º Estados Unidos 2,2%
4º Panamá 2,3%
5º Uruguai 2,3%
6º El Salvador 2,5%
7º Colômbia 2,7%
8º Venezuela 2,9%
9º Jamaica 3,7%
10º Guatemala 3,8%
11º Honduras 4,2%
12º Costa Rica 5%
13º República Dominicana 5,2%
14º Nicarágua 5,3%
15º Argentina 7%
16º Belize 7,4%
17º Equador 8,9%
18º México 9,2%
19º Paraguai 9,5%
20º Haiti 11,9%
21º Peru 12,1%
22º Bolívia 18%
.
LINK : http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2010/10/10/interna_nacional,185033/brasil-tem-o-segundo-menor-indice-de-pedido-de-propina-das-americas.shtml
,
Meu comentário

Como se vê, o incessante combate à corrupção nestes 8 anos de governo de esquerda está produzindo no nosso país algo que jamais poderíamos imaginar num governo de direita tipo FHC=Serra=DEM.
Isto merece uma festa.
Uma penas que a velha mídia tenha ocultado esta notícia tão boa para todos nós.

Cantinho da leitura

Ao contrário do que apregoa a mídia, dos grandes partidos o PT é o menos corrupto.
O DEM é o mais corrupto
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/03/jarbas-vasconcelos-desconhece-o-que-ja.html

O Brasil é um dos países que mais combateu a pobreza nestes últimos anos
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/09/pelo-2-ano-brasil-lidera-ranking-de.html

As diferenças entre Lula(esquerda volver) e FHC(direita volver) são gritantes, em vários campos
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/10/serra-psdb-retrocesso-social.html

O que sabe é que rolou muita negociata na privataria de FHC, vai sair até um livro, do jornalista respeitadissimo, o Amaury Ribeiro, sobre a privataria tucana, o livro vai ser lançado logo após as eleições.
Naquela época o procurador-geral era conhecido como Engavetador Geral, a PF era proibida de trabalhar, prender banqueiro, governador, gente influente nem pensar
Por isso a direita quer voltar: prá roubar!!!!
Logo que Lula tomou posse começou sua luta incessante contra a corrupção,

Votar em Dilma é, antes de tudo, impedir o retorno dos seculares assaltantes dos cofres públicos, esta direita odiosa, racista e que reune o que há de mais podre no Brasil e no mundo
segue link para texto onde você pode entender como funciona a estrutura montada para combater crimes contra a administração pública.
http://www.sae.gov.br/brasil2022/?p=13

Postar um comentário