4 de outubro de 2010

Observações bélicas


(Frederico Nasser e Wesley Duke Lee)

Inflacionou-se tanto a expectativa de uma vitória no primeiro turno que sua não-concretização teve sabor de derrota para a militância de Dilma Rousseff. Tivemos nesta eleição, além disso, um primeiro exemplo das tendências políticas das velhas e novas classes médias brasileiras. Deixemos, porém, as análises sociológicas para mais tarde, quando tivermos em mãos, já devidamente computados, assimilados e editados, todos os resultados.

As autocríticas também podem ficar para amanhã. As lutas foram combatidas de maneira digna de nossa parte, sem baixarias de espécie alguma. Talvez tenha faltado humildade, mas humildade também nunca ajudou ninguém a ganhar nada. A gente tem mesmo é que pensar grande e almejar sempre mais do que poderemos concretamente conseguir, porque assim é o ser humano e foi assim que construímos a nossa maravilhosa, turbulenta e desgraçada civilização.

A esquerda cresceu neste primeiro turno. Os mais importantes líderes da oposição no Senado foram derrotados: Artur Virgílio, Tasso Jereissati, Heráclito Fortes, Marco Maciel, César Maia, Mão Santa, não se elegeram ou não se reelegeram. Em São Paulo, o PSDB ganhou apertado uma eleição que esperava faturar com facilidade.

De maneira geral, as importantes vitórias da oposição serviram para reforçar o colorido democrático do país. A própria realização de um segundo turno também tem essa importância, de alardear, país adentro e mundo afora, a pluralidade e pujança de nossa democracia.

Naturalmente que, para Dilma, seria mais confortável vencer logo no primeiro turno. E seria uma deliciosa vitória sobre a mídia corporativa que milita na oposição. Mas, de fato,  para a população brasileira, um segundo turno proporcionará um verdadeiro curso intensivo de política e democracia. Baixarias, calúnias, o voto de "grife" em Marina, fazem parte do jogo.

O Leviatã midiático, por sua vez, sorri malignamente com a oportunidade que ele terá de exibir sua força. A blogosfera de esquerda, exausta pelas batalhas sem tréguas que enfrenta há meses contra o poder de manipulação dos grandes medios, terá que respirar fundo e encontrar em si mesma forças suficientes para uma nova e fulminante arremetida.

O filósofo grego Heráclito de Éfeso tem umas frases que cabem em nosso contexto: "Não seria melhor para os homens obterem tudo o que querem"; "Nada é permanente, salvo a mudança"; e principalmente esta, uma de suas mais famosas: "A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres."

Nosso caráter, enquanto indivíduos e enquanto povo, forma-se nos grandes embates, que se prolongam, na verdade, através dos séculos. Não basta derrotarmos Serra e o projeto neoliberal este ano. Teremos que derrotá-lo continuamente, no dia a dia, através de muitas décadas por vir. Esta é, aliás, a principal lição que tiro desta não-vitória no primeiro turno. A guerra é nossa vida, nossa realidade, nosso cotidiano. E o que fará de alguns escravos, e outros, homens livres, não é o resultado parcial das batalhas, mas o exercício da luta. Que toquem, portanto, as trombetas - os gregos lutarão até a morte!

*

PS: O maior vacilo do governo Lula foi a demora na implantação do Plano Nacional de Banda Larga. Eu sou uma vítima direta, porque tenho gasto verdadeiras fortunas para usar a rede. Ontem à noite fiquei sem internet no momento mais crítico. E agora gasto meus últimos tostões numa Lan House. Para continuar trabalhando, apelo para a colaboração de vocês, na forma de doações (dados bancários na página da Carta Diária) ou assinatura da Carta Diária. Esta é a única coisa que me deixa realmente triste: ficar sem internet. Obrigado. Meu email está aqui.

22 comentarios

Juliano Guilherme disse...

Miguel, eu contava com a vitória no primeiro turno porque a Dilma avançou bastante em cima da fragilidade do Serra no começo de setembro. Mas era meio irreal aquela vitória acachapante. E ficando concentrados no pig, não atentamos para o terrorismo religioso que inflou a Marina via povão. A parte da classe média e alta que vestiu a grife da Marina estava previsto, mas a sangria nas classes mais baixas ninguém captou, nem nós, nem os institutos de pesquisa. No entanto confio na calrividência do povão

José Marcio disse...

Eu estou à espera de notícias sobre como se comportaram padres e pastores no sábado e no próprio domingo pela manhã.

Jorge Santos disse...

Eu fiquei triste no início, mas considerando que essa é a primeira eleição da vida da Dilma, foi um bom resultado.

Essa Marina Silva se aliou ao PV na disputa para a presidência por pura inveja da Dilma, Miguel.

Guilherme Scalzilli disse...

Alckmin foi eleito pelo Ficha Limpa

Nem precisou acontecer nos rincões distantes onde predomina o vácuo institucional. Em pleno berço da civilidade cosmopolita, o Judiciário paulista acaba de protagonizar o primeiro golpe eleitoral viabilizado pela espúria lei da Ficha Limpa.

Geraldo Alckmin livrou-se do segundo turno (e José Serra de uma desgastante disputa secundária) graças a uma canetada de algum desconhecido vestindo um manto preto. Jamais saberemos se foi uma decisão tecnicamente correta, mas no fundo isso é irrelevante. Ou se respeita o processo eleitoral em curso, ou vivemos uma tribunocracia.

O que diria a imprensa “ética” se Dilma Rousseff se elegesse nas mesmas circunstâncias? E quanto falta até que suas excelências comecem a receber prebendas para beneficiar candidatos poderosos, se é que isso já não acontece?

Enquanto os incautos se empenham num combate extemporâneo e desnecessário ao malufismo, os justiceiros de plantão acabam de jogar a maior máquina administrativa do país no colo da Opus Dei.

http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

Lucas Lima disse...

Estou muito preocupado Miguel.
Tenho uma coisa na cabeça que é o seguinte:
O bem só vence o mal em filme. Na vida real, a mentira, a calúnia, os jogos de bastidores, as manipulações de imprensa, é o que vence.
A internet está contaminada cara! Entra no youtube e na página inicial já se vê que Dilma disse que nem Cristo tira a vitória. Vc clica no vídeo e já aparecem dezenas de outros com essa informação, (mesmo que em nenhum mostre Dilma dizendo isso). Os vídeos relacionados com Dilma todos caem pro lado dos trolls, com difamação, mentiras e tudo mais. No google é a mesma coisa. O que salva na internet são os blogs e os sites de jornalistas responsáveis. E isso é muito pouco ainda...

Cara, estou de saco cheio...
Minha Tia! me mandando email de calúnia da Dilma, minha prima falando na sala que a Dilma assaltou banco... Eu não aguento mais cara.
Vamos ver o que rola aí...

Miguel do Rosário disse...

Tá brabo mesmo Lucas, e concordo contigo que a mentira e a calúnia tem um poder imenso, muitas vezes maior que a verdade. Quem não tem escrúpulos, goza de uma liberdade incrível de ação. Mas Dilma tem uma campanha muito forte, brilhante, e tem um arco de alianças poderoso. Os milhares de parlamentares e governadores já eleitos, agora se dedicarão integralmente à luta pela eleição de Dilma. Não será fácil. Melhor se preparar mesmo para o pior. Mas a única forma digna de reagir é com paciência e determinação. Sugiro que responda, educadamente, a esses emails, porque, mesmo que você não consiga mudar esses votos, pode ajudar a reduzir sua proliferação.

IV Avatar disse...

Este segundo turno foi bom pq o eleitor vai sair mais politizado deste plebiscito marcado para o próximo dia 31
SIM x NÃO para Lula
Claro que o Brasil vai dizer SIM!!!!

Anônimo disse...

Marcos Paulo

Algumas coonsiderações:
1 - Acredito que a militancia não fêz o papel que deveria fazer, não teve miliatancia no domingo, alias dos dois candidatos, acho que a do serra achou que já tinha perdido e do pt que já estava ganho.
2 - Do pequeno universo de pessoas que eu tinha certeza que votariam na Dilma, mudaram de voto entre sexta a noite e domingo, digo isso porque na sexta feira no final do expediente todas estas pessoas estavam decididas a votar na Dilma até para evitar a necessidade de votar no 2º turno, alguns me disseram que mudou pelo fato de que na missa de domingo o padre orientou aos fieis que votassem na Marina pelos motivos que já sabemos.
3 - Teve também alguns que acreditaram nos boatos que circularam via email.

ALEX disse...

O MUNDO EM REDE É INSTANTÂNEO;
O PT, JURÁSSICO

por Luiz Carlos Azenha - http://www.viomundo.com.br/

Escrevi, muito antes da eleição brasileira, um artigo em que descrevia a campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2008 — eu morava em Washington, então.

Lá, a máquina de moer carne republicana fatiou Barack Obama com o objetivo de atender a preconceitos latentes nos eleitores estadunidenses:

1. Barack Obama, o muçulmano (cujo vice era satanista);

2. Barack Obama, que não nasceu nos Estados Unidos (“o búlgaro”);

3. Barack Obama, associado a um pastor “radical” (lutou contra o regime militar);

4. Barack Obama, o terrorista (recebeu em casa, uma vez, Bill Ayers, que havia integrado um grupo que jogou bombas no Pentágono e no Congresso);

5. Barack Hussein Obama, cujo sobrenome denotava submissão a bin Laden.

6. Barack Obama, que estudou em uma madrassa (a escola religiosa islâmica).

Pouco importava, então, se isso tinha ou não relação com a realidade.

O objetivo, como escrevi, era ter um boato, uma ilação, uma suposição para se encaixar em cada um dos preconceitos já existentes no eleitorado.

Não disseram que Obama era gay, mas disseram que ele apoiava o casamento gay.

Como a campanha de Obama enfrentou a onda de boatos, mentiras, ilações e suposições?

Montou um site na internet exclusivamente dedicado a combater os boatos. Quando o internauta desse um Google atrás da informação, tinha um contraponto à máquina republicana de moer carne.

Além disso, Obama montou uma força-tarefa de militantes virtuais e advogados exclusivamente dedicada a combater os boatos, tentar identificar a origem deles e ingressar na Justiça com as medidas cabíveis.

Por que?

Porque vivemos no mundo da informação instantânea. Porque vivemos no mundo em que aqueles que tem acesso às tecnologias da informação se transformaram em produtores e disseminadores de conteúdo, para o bem e para o mal.

Uma mentira disseminada na internet tem o potencial de se replicar N vezes antes que você seja capaz de articular uma resposta.

No dia do primeiro turno, assisti a um debate inócuo e cheio de lugares-comuns na Globonews. O objetivo do debate era óbvio: dizer que a TV era a grande formadora de opinião e que o papel da internet era ínfimo.

Bobagem. A disseminação de boatos a respeito de Dilma Rousseff pode ter tido um papel central no período que precedeu o primeiro turno.

E o PT com isso? E a campanha de Dilma Rousseff com isso?

Nada.

O PT e a campanha de Dilma são jurássicos, quando se trata do uso da rede para combater a boataria.

O PT ainda é refém do ciclo de notícias dos jornais diários.

Aliás, o partido é fiador da mídia que investiu na destruição de seus candidatos.

GLOBO E VEJA ...MESMO ASSIM!

Na campanha atual, de Dilma Rousseff, concedeu privilégios em três oportunidades a um repórter da TV Globo, que fez o perfil que estrelou o Jornal Nacional da véspera da eleição. O acesso a Dilma deu legitimidade ao perfil de Marina Silva, uma superprodução hollywodiana que estrelou o JN de sábado passado, com objetivos óbvios.

Aliás, no comício de encerramento da campanha de Dilma em Porto Alegre, um repórter da revista Veja teve acesso privilegiado ao palco.

ALEX disse...

O MUNDO EM REDE É INSTANTÂNEO;
O PT, JURÁSSICO

por Luiz Carlos Azenha - http://www.viomundo.com.br/

Escrevi, muito antes da eleição brasileira, um artigo em que descrevia a campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2008 — eu morava em Washington, então.

Lá, a máquina de moer carne republicana fatiou Barack Obama com o objetivo de atender a preconceitos latentes nos eleitores estadunidenses:

1. Barack Obama, o muçulmano (cujo vice era satanista);

2. Barack Obama, que não nasceu nos Estados Unidos (“o búlgaro”);

3. Barack Obama, associado a um pastor “radical” (lutou contra o regime militar);

4. Barack Obama, o terrorista (recebeu em casa, uma vez, Bill Ayers, que havia integrado um grupo que jogou bombas no Pentágono e no Congresso);

5. Barack Hussein Obama, cujo sobrenome denotava submissão a bin Laden.

6. Barack Obama, que estudou em uma madrassa (a escola religiosa islâmica).

Pouco importava, então, se isso tinha ou não relação com a realidade.

O objetivo, como escrevi, era ter um boato, uma ilação, uma suposição para se encaixar em cada um dos preconceitos já existentes no eleitorado.

CONTINUA ....

Anônimo disse...

Miguel, respeito suas opniões, mas o maior vacilo do governo lulla (olha os dois "lls" aí novamente) não foi a demora na implantação da banda larga, seu maior vacilo foi o ataque a imprensa, o ar de raiva, o ar de "eu sou o cara"

Em minha atividade profissional converso contínuamente com muita gente, de muitos estados.
O que mais ouví foi; o lulla tá querendo ser dono do país ?
Ou, o lulla tá querendo ser um chavez ?
E ainda; o lulla passou dos limites...

Um outro fato que mudou o rumo das coisas foi o caso erenice. O lulla deveria ter sido mais duro, mas ele ficou só no trololó....

Gostei, já tinha até avisado a empresa que provavelmente iria p Europa me especializar num determinado campo de minha área profissional..

Acho que não vou mais.
Reginaldo Gadelha

Luiz Monteiro de Barros disse...

Síntese, o que fazer
São vários fatores, Cada vivencia estabeleça a proporção. No dia após as coisas vão se encaixando....

Factóides do PIG Receita e Erenice
Temor religioso, aborto, gay, Nem Jesus Cristo impede, Temer satanista ufa!
Confusão na hora de votar seis eleições,
A questão dos documentos
A grande abstenção, somados a nulos e brancos 40 milhões
Enfim mesmo assim deu 47% dos validos. Quem me dera estar na Bahia, Pernambuco, RGS também é Brasil porem eu aqui em SP com Alckmin que ganhou com 50, míseros 0,63%. Porem vitoria parcial com uma nova assembléia legislativa onde o PT terá a maior bancada.
Essa questão da citação á farta; correlação de forças. Em Brasília as maiores bancadas de apoio.

Sobre as balas de prata fizemos tudo o que está ao nosso alcance. Mas SP é a sede do PIG e a única CCapital é perseguida pela Cureau. Aqui mesmo que Dilma tivesse vencido no 1º turno essa luta pela democratização dos meios continua. Haja coragem.
O que fazer? Serra se dirigindo a Marina no debate; “Não use a sua régua para medir os outros. Se eu fosse usar a minha régua, eu diria que você e a Dilma têm muito mais coisas parecidas que qualquer outro candidato aqui. Você ficou no PT até há pouco, você estava no governo do mensalão, não saiu, você ficou lá como ela.”

Anônimo disse...

Já ouvi ou li que um filósofo perguntou a uma platéia atenta: qual época que os homens mentem mais? Como ninguém respondeu, ele falou: em época de guerra ou de eleição.
Se usarmos na TV que os tucanos mentiram lançando falsas notícias contra Dilma os religiosos (católicos e protestantes)se sentirão traídos. Então estes votos voltarão para sua origem(Dilma). Eles, os religiosos odeiam mentiras.Tive a informação que aparecerão no horário eleitoral pastores evangélicos (Crivela, Malafaia) e Padres católicos engajados para desmistificar falsas informações veiculadas na mídia no primeiro turno. A direita sempre foi canalha nos seus métodos e nas suas práticas. Vamos pro corpo a corpo e com fé em DEUS a JUSTIÇA prevalecerá."Não imiteis e nem invejais o político desonesto, pois o seu fim está próximo".
Américo Carvalho
Itabuna-Ba

Adriano disse...

Quanta depressão! A mulher teve 47% de votos! A tendencia é que os votos que migraram da Dilma para Marina voltem para Dilma. Se houvesse uma rejeição tão grave assim a Dilma, os votos teriam migrado para o Serra já que a candidata do PT estava para liquidar a fatura no 1o turno.

Anônimo disse...

Grande Rosário!

A filosofia da guerra foi bem delineada - num momento que será bélico, diante do fato: a vantagem da dilma está bastante diminuida.

Falar em ética, bem, mal e até em forças satânicas do PIG - ainda que sejam - não fará tom nesta fase.

É preciso ver com a mesma clareza: quem usou de "votos para o crivella" no Rio, desejou muito a derrota do piciani!! viva!

Pois, tb claro, a marola evangel-verde pegou a dilma pra satã, pois desejou-se profundamente a subida do serra.

A R7 possui um arsenal contra o serra em SP - e fora daí, muita munição não foi usada. Erenice? é vazio, ñ foi isso. A nova batalha continuará "leve" com o serra, pra não ver erenices brotando feito gremilins... PIGs são pigs.

Com um jornal enrolado debaixo da camisa, o PT foi assaltado por um pivete. Dos anéis entregues - resta apostar tudo no "o cara" e, assim, preservam-se os dedos: o PT bem na foto. Vejo a coisa por aí: apostar como nunca antes na história do país - no Lula, volume máximo!

+ força e + luta
- Poeta Xandu -

ps- assim q cortar gastos, farei capitalização em combustível renovável - ações do óleo do diabo! muito bom!

MauMauquirino disse...

Um conjunto de fatores levaram a eleição para o segundo turno.Os boatos no meio evangélico contribuiram muito para isso,conheço alguns evangélicos e estava muito difícil de convencê-los de que eram boatos,talvez pela falta de clareza da nossa campanha,outro ponto ao meu ver que contribuiu para esse desfecho foi o fato do PT ter entrado muito tardiamente no STF,contra a lei que obrigava o eleitor a apresentar dois documentos,título e doc.com foto criando uma confusão entre os eleitores,principalmente os de baixa renda,o que aumentou a abstenção.
Além disso o caso dos “dossiês”,”quebra de sigilo”,e o “caso” Erenice,tudo isso com um amplo apoio do PIG,nos fizeram perder a oportunidade de ganhar já no primeiro turno.Esclarecer esses fatos com contundência era nossa obrigação.
Acho que a apresentação de um projeto para o país e um programa de governo,são fundamentais para a politização da população,mas as eleições no Brasil ainda não chegaram a esse nível,se somos acusados a todo o tempo e não nos defendemos firmemente e rapidamente cria na população a desconfiança,enquanto nossos adversários usaram a imprensa e o seu horário de propaganda eleitoral para mentir,atacar,nos só ficamos falando do governo Lula/Dilma,o mesmo aconteceu com o Mercadante em São Paulo,que só começou subir nas pesquisas depois que começou expôr as mentiras de Alckmin,mas aí já era tarde,não podemos ser os eternos bonzinhos temos que usar o nosso horário eleitoral para apresentar propostas,mas também para desmascarar a oposição.
Temos que nos preparar vem mais coisa feia e suja pela frente.
Lula ganhou duas eleições no 2º turno,por isso não podemos desanimar,faz parte do jogo.
O que não podemos permitir é que a mentira a boataria,o jogo sujo,o preconceito contra os pobres,e as promessas irrealizáveis,façam o Brasil retornar ao passado.

Daniel Nascimento disse...

Olha Miguel e galera, quero antecipar algumas autocríticas e tentar dar um ânimo. Acho que o segundo turno turno foi uma espécie de balde de água fria para os eleitores dilmistas sim mas entendo que ao mesmo tempo nos superestimamos muito e subestimamos Marina. Devemos nos lembrar que no início da campanha eleitoral o PT trabalhava com a hipótese de segundo turno inclusive com a Dilma poucos votos atrás do Serra! Logo, cabe ao partido e à militância não esmorecer e retornar ao ponto inicial, visto que também era sabido que baixarias e boatarias viriam.
Sobre os votos da Marina, incorreremos em um erro se acharmos que são apenas votos de mauricinhos despolitizados e da campanha viral e religiosa da última semana. Tem muita gente que apesar de gostar do Lula e seu governo está insatisfeita com a polarização PT/PSDB e busca uma alternativa. Considerando que dos 20% de votos que Marina teve, a Dilma precise apenas de um quinto destes, creio que a estratégia deve ser focada em a) elaborar um rede de desmonte de boatarias (do lado religioso o Crivela parece que já se dispôs a ajudar e no NE duvido que a maioria dos votos irão para o Serra) e b) a conquista dos votos de parte desse eleitorado que não quer a polarização. Isso não me parece uma tarefa tão impossível.
O importante é termos os pés no chão e olhos abertos para as movimentações da disposição do eleitorado.
Abraços.

IV Avatar - Clique aqui disse...

Só sei que dia 31 e outubro temos um plebiscito de suma importância para o Brasil
SIM x NÃO para a continuidade das politicas de Lula
Só isso que temos que fazer: defender o SIM junto ao eleitorado
Dizer o pq do SIM para o Brasil continuar mudando
Vamos entrar firme na campanha do SIM e deixar a avaliação da campanha do primeiro turno pra depois da votação do SIM x NÃO ao Lula
Insistir neste tema agora é perda de tempo
A hora é agora, ou façamos cada um de nossa parte ou o Brasil naufraga em 31 de outubro
Vamos fazer desta campanha uma forma de esclarecer e politizar a população
No dia de votação o que vi de gente desinformada sobre o governo Lula não está no gibi
Para não caracterizar boca-de-urna, conversei com várias pessoas após terem votado
E muitos diziam "ah, ninguém nunca faz nada por mim" embora carregasse nas mãos a chave do carro comprado com os incentivos e linhas de crédito do governo Lula
Nem atentaram para a melhora, para todos, do poder aquisitivo
Portanto este segundo turno tem este lado bom, o de politizar e esclarecer mais as pessoas para que no plebiscito de 31 de outubro
as pessoas estejam mais concientes dos avanços do governo Lula
Em tais conversas com o eleitor tive a impressão de que as pessoas pensam que gostam de Lula devido às suas lindas pernas e não por causa de mais comida na mesa
Outros me disseram "ah, a Dilma não vai seguir a política de Lula" no que respondi: ah meu filho, ela já está seguindo! Tá ai o PAC, a banda larga para todos, o pre-sal, a petrobras arrecadando mais de 100 milhões sem precisar ser privatizada como fez fhc com a Vale.
Que vc acha que vai continuar a política de Lula? O Serra ou a Dilma, que já vez e vai continuar fazendo
Pense nisso, pense na importância do plebiscito de 31 de outubro,
Vote SIM, vote em Dilma13
Vote SIM para o Brasil seguir mudando
Amigos e amigas, não há muito tempo para conjecturas, vamos colocar urgente a campanha do plebiscito nas ruas,
Agora é mais corpo-a-corpo, mais conversa com os amigos ao telefone defendendo o SIM,
Neste segundo turno temos que conversar com estas pessoas que só assistem ao JN e, por isso, estavam bastante desinformadas no dia da eleição.
Se 30 dias é um período insuficente para esclarecermos o eleitorado, que façamos pelos menos que eles entendam o porque do SIM x NÃO para o Brasil continuar mudando

Anônimo disse...

Mas daí o Lulinha vai fazer jus a sua participação como ??
Sem a parceria com os games ?? Nem com aquela empresa de telefonia ?
Ou você acha que lá dentro do governo Lula não tem cobras e lagartos ? Só coelhos da Páscoa ?

Ora, o governo Lula foi o mlehor dos últimos tampos, porém, lá dentro ainda tem muito corrupto. E eles vão ficar no governo da Dilma. Infelizmente.

SergioRDG disse...

Caros, calma lá. Faltam só uns 4 milhões de votos. Não é fácil, mas também não é impossível. E é preciso ter menos empáfia. Concordo quando dizem que no PT ainda há algumas mentes jurássicas. É preciso ser mais ágil nas respostas aos boatos, mas é preciso também não perder a ternura, ou seja, ser inteligente, propositivo e não ver no adversário um inimigo a ser morto sem dó nem piedade. São só 3,1 pontos percentuais necessários. Vamos em frente.

Paty Cantoricci disse...

Ehh agora vamos ver o que vai acontecer.. a melhor proposta sera decisiva para a definiçao do novo presidente..

É para usar o aborto na campanha ? Ministro Serra autorizou muito aborto

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/05/e-para-usar-o-aborto-na-campanha-ministro-serra-autorizou-muito-aborto/

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Leio notícia de que um ladrão do Espírito Santo, ao tentar atirar na vítima, acabou acertando na própria cabeça.,,,

Vc viu que em toda a frase troquei apelas o "no" Espírito Santo por "do" Espirito Santo

Não parece castigo do Espírito Santo
????????

kkkkkkkkkkkk

O Serra vai ter o mesmo destino ao burlar o Espirito Santo para ir para o segundo turno, me refiro aos spam que, através da rede montada pelo "guru indiano" (na verdade um especialista em espalhar boatos na rede) para derrubar Dilma.

Vai se dar mal.

Postar um comentário