23 de setembro de 2010

Conversando um pouco sobre política

Segue mais uma colaboração do meu candidato:


Conversando um pouco sobre política

Por Igor Bruno, candidato a deputado estadual do RJ
Publicado originalmente no blog Fala Fera

Em época de eleição, candidatos prometem mundos e fundos para seus públicos. Veja o caso de Serra. Promete aumento de salário mínimo para 600 reais, aumento de 10% para aposentados, décimo-terceiro para bolsa-família (!), enxoval grátis para gestantes. Falar, enfim, é fácil. Entretanto, o eleitor deve atentar para o entorno e o histórico do candidato.

Não se deve, além disso, cair numa armadilha muito comum nessas eleições, que é criminalizar a política de alianças, por várias razões. Primeiramente é um vício de arrogância moral que a mídia insufla na classe média. Se um candidato tem uma estratégia firme, um conjunto de prioridades, uma determinada inclinação ideológica, quem deseja ser aliado terá que se submeter à vontade maior. Um candidato majoritário, como Dilma ou Sérgio Cabral, por exemplo, não podem cometer a tolice de rechaçar quem deseja integrar o leque de alianças.

Uma disputa eleitoral é sempre uma aula de política, e a política deveria ser uma grande lição de humildade e pragmatismo. A prioridade de nossa atuação parlamentar, por exemplo, é melhorar a vida dos estudantes e da juventude. Aprovar a meia passagem ou mesmo auxílio-transporte completo para estudantes pobres. Criar mecanismos para integrar o jovem aos novos pólos de desenvolvimento no estado, não apenas gerando empregos como empregos de qualidade, em consonância com o talento e a vocação de cada um. E ajudar Cabral na articulação política com o governo federal, um ponto importante neste momento do Rio, em que a integração econômica entre Rio e Brasília se tornou fundamental por causa do pré-sal, do plano nacional de segurança pública, das obras do Pac nas favelas, das Olimpíadas, e da Copa do Mundo.

Ideologicamente, somos de esquerda porque a gente apoia o trabalhador, quer um Estado voltado a redução das desigualdades, aumento do salário mínimo, fortalecimento do sindicalismo, e assistência ao mais pobre. As alianças são formadas em torno desses princípios.

Contamos com seu apoio nessa luta! Vote Igor Bruno, 65651! Abraços!

Comente!