28 de setembro de 2010

Sandra Cureau cometeu crime eleitoral

Faltando menos de uma semana para uma eleição onde poderão comparecer quase 140 milhões de eleitores, configurando um dos maiores eventos democráticos do planeta, e estando em jogo o controle do Estado brasileiro, não mais um país falido, endividado e sem futuro, mas uma nação com quase 300 bilhões de dólares em reservas internacionais, PIB crescendo em ritmo acelerado, uma economia pujante prestes a ingressar no grupo das cinco maiores do mundo - em vista disso tudo é natural que os ânimos se inflamem. Os diferentes setores alinham-se ao lado de seus candidatos preferidos e disparam petardos contra o adversário. Faz parte do jogo democrático. A midiazona defendendo Serra, a blogosfera ao lado de Dilma.

O que não pode acontecer, todavia, é uma vice-procuradora eleitoral se imiscuir na luta política e, usando o prestígio que seu cargo lhe empresta, assumir uma posição política em favor de um dos lados. Isso é um absurdo total.

Claro que à mídia serrista interessa provocar um embate entre a procuradora e a blogosfera, que protesta, legitima e democraticamente, contra a postura da funcionária. Eliane Cantanhede quer nos pintar como maleducados que não querem deixar a pobre se expressar. Nada disso. Sandra Cureau pode falar o que quiser, desde que seja no botequim que frequenta. Não pode dar uma entrevista para um grande jornal, a uma semana do pleito, desancando o principal nome de um campo político. Sua fala tirou votos de Dilma e isso, pelo amor de Deus, é um crime eleitoral. A pessoa encarregada de manter a lisura no processo político está, além de querendo silenciar o presidente da república e portanto cercear o debate, está roubando votos de um dos lados!

Comento rapidamente esse trecho da coluna de Cantanhede de ontem:

O presidente Lula fala o que lhe dá na telha, os presidentes do Supremo vivem falando sobre tudo, todo mundo fala o que quer. Por que não a procuradora? Gostem ou não de Sandra Cureau, justiça seja feita: ela tem coragem e honestidade pessoal de fazer o trabalho dela, dizer o que pensa, defender ideias e instituições. Sem pseudônimos, sem desqualificar e sem agressões.Sua arma são os princípios.

A Folha estampou a crítica da procuradora no alto da primeira página. Não é possível que Sandra Cureau seja tão obtusa a ponto de não ver que a repercussão de sua entrevista constituiu um fato político-eleitoral fortemente negativo em detrimento de Dilma Rousseff. E as suas teses, de que o presidente não pode se imiscuir no processo eleitoral, são discutíveis. Diria até risíveis. Repito o que escrevi ontem. Ela diz que nunca viveu um processo eleitoral semelhante. Como assim? A procuradora pretende estabelecer um padrão, nascido em sua própria cabeça, de como será o processo político brasileiro? Sua arrogância é tão infinita que ela quer impor, qual uma déspota odiosa, não apenas regras eleitorais que não existem na Constituição, como também um padrão de comportamento humano para presidentes da república?

Cantanhede diz que o presidente "fala o que lhe der na telha" e "presidentes do supremo vivem falando sobre tudo"... Ora, quanto ao presidente do Supremo, de fato ele falava muito, mas apanhava mais ainda em toda parte, e de qualquer forma, não se tratava de uma questão tão delicada como uma eleição presidencial. Já o presidente, ganhou o direito de falar com o voto de mais de 60 milhões de brasileiros. Ele é um representante POLÍTICO, um dirigente partidário, tem obrigações políticas e morais para com seus aliados, seus eleitores e as idéias que ele representa. Sandra Cureau não é representante política de ninguém. É uma funcionária cuja função é zelar pelo equilíbrio e justiça no processo eleitoral, e não romper este equilíbrio e praticar uma injustiça. A procuradora está notoriamente contaminada por uma posição política, como já deixou claro em diversas ocasiões. Deveria ser afastada do cargo.

Não cabe à procuradora questionar se as multas ao presidente são pequenas, ou se são efetivas, sobretudo não a cinco dias de uma eleição. Por acaso, ela quer também legislar? Quer ser censora do presidente e também do Congresso? Vale notar que sua fala não prejudica apenas Dilma, mas todo o campo político identificado com o presidente Lula, ou seja, um conjunto enorme de candidatos a deputado e governador que trabalham duro para conquistar votos. Não é justo que a procuradora prejudique-os politicamente por conta de uma opinião de botequim, alimentada certamente pela leitura acrítica dos jornais serristas.

A hipocrisia da grande imprensa atingiu o ápice. Ao mesmo tempo em que invenctiva furiosamente contra a Justiça quando ela censura a divulgação de alguma notícia, a mídia procura assular a mesma Justiça para que censure o presidente, porta-voz de um conjunto majoritário da população brasileira. Calar ou mesmo inibir Lula - que é o objetivo da procuradora e não posso mais crer que não seja algo devidamente calculado - é calar e inibir a grande maioria da população brasileira, sobretudo da parte mais pobre, que votou no presidente e o apoia maciçamente. Essa população não tem acesso a jornais caros e o seu único contato com a opinião de seu líder se dá muitas vezes exclusivamente pelos discursos de Lula em comícios e na TV - justamente o que a imprensa serrista e sua nova militante, Sandra Cureau, tem criticado de maneira covarde.

E o presidente não pode sequer reagir. Qualquer reação à tentativa de censura política de uma vice-procuradora se torna "ataque ao Ministério Público". Se a senhora Cureau deseja tanto dar sua opinião política, poderia fazê-lo discretamente, em reuniões fechadas com seus superiores. O mínimo que se esperava, além disso, é que ela esperasse o fim das eleições para poder iniciar um debate livre das paixões eleitorais.

Sandra Cureau cometeu um crime eleitoral. Eu, o blogueiro Miguel do Rosário, quero denunciá-la. Se eu tivesse as ferramentas jurídicas à mão, eu a processaria judicialmente. Os partidos não podem fazê-lo porque isso implicaria em prejuízo político, visto que os adversários tentariam faturar em cima do episódio e não haveria tempo hábil para esclarecer a população. Sandra Cureau sabe disso e por isso seu gesto semelha-se a de uma chantagista maucaráter.

Tenha vergonha, senhora Cureau! Trabalhe com discrição! Não se deixe transformar em marionete política em favor de um dos lados!

Um leitor alertou-me para o fato da procuradora - como todos de sua categoria - conviver num grupo social onde predomina um forte sentimento antipetista, insuflado pela grande mídia, notoriamente aliada ao PSDB. A pessoa frequenta coquetéis, teatros, festas de aniversário, restaurantes, onde todos falam mal do PT e do presidente Lula. É normal que a pessoa absorva esse sentimento, que ele se introjete nela e transpareça em suas posições políticas. É curioso como as fotos estampadas (em tamanho gigante, diga-se de passagem, transformando Sandra numa celebridade) revelam uma expressão facial dominada por ódio incontido, que tão bem sabemos existir no espírito de muitos brasileiros de renda média e alta.

A própria irresponsabilidade de não refletir sobre as consequências de sua fala a menos de uma semana das eleições revela uma pessoa desequilibrada, e, o que é pior, sugere que houve uma decisão deliberada de prejudicar o campo político de Lula. A procuradora, tomada de paixão política, sentiu um desejo imperioso de participar da campanha antiDilma e antiLula que a mídia tem patrocinado, e que caracteriza a campanha de Serra.

É muito estranho que a procuradora, mesmo informando que o número de infrações eleitorais cometidas pelos dois campos políticos equilibram-se dirige sua fúria verbal exclusivamente para o lado de Lula.

Ao pretender torcer as leis a favor de sua paixão política, Sandra Cureau revela-se, portanto, uma perfeita golpista. Ela cita em tom elogioso, por exemplo, o manifesto que intelectuais tucanos (e um ex-petista atucanado) assinaram semana passada em São Paulo, ou seja, toma partido no embate político travado entre a blogosfera progressista, aliada a centrais e movimentos sociais, e a mídia grande aliada do PSDB, em favor desta última. Agora que juristas consagrados divulgaram carta em defesa de Lula e da democracia, quero saber o que a procuradora irá dizer. Irá chamar (mesmo que em pensamento) presidentes de OABs estaduais e juristas famosos mundialmente como Celso Bandeira de Mello de "petralhas" que ameaçam a democracia?

Encerro com um trecho do manifesto dos juristas em defesa de Lula:

Mas é lamentável que se queira negar ao Presidente da República o direito de, como cidadão, opinar, apoiar, manifestar-se sobre as próximas eleições. O direito de expressão é sagrado para todos – imprensa, oposição, e qualquer cidadão.

17 comentarios

X-MAN disse...

Pois é Migiel, o pessoal da tse deveria se preocupar mais em orientar o povo como se vota e deixa-lo votar com a sua consciencia, por exemplo o magrinho sem graça da rede goeebbels quando está ensinando como votar na urna não explica que se pode votar na legenda, está errado, vc pode votar na legenda então o magrelinho sem graça deveria explicar isso tambem.

José Carlos Lima disse...

Como se não bastasse o fato de que o TSE legisla, julga e executa, uma herança da ditadura militar, ainda temos uma pessoa que, quando deveria se dar ao respeito, ser discreta, faz isso.
Falando nisso, o MSM entregou um pedido de mais de 3 mil pessoas, todas identificadas, pedindo apuração de crime contra a Globo e SBT e até agora a Cureau não disse nada, pois preferiu convocar a mídia demo-tucana para atacar a Carta Capital por ter recebido uma denúncia anônima segundo a qual a revista receberia verba de publicidade do governo Lula
É cada uma

Anônimo disse...

Ontem, tive o mesmo sentimento que vc e não titubiei em mandar um e-mail para a PGE. Segue trechos do meu e-mail. Aconselho enviar suas ponderações, acredito no comprometimento do MPF com seus deveres. Uma servidora pública não pode se prestar a esse papel.
os sites são: pge@pgr.mpf.gov.br (procuradoria eleitoral); pfdc@pgr,mpf.gov.br (procuradoria federal dos direitos do cidadão) e secom@pgr.mpf.gov.br (secretaria da comunicação social)

Cara procuradoria,

Vejo pela manhã menção a entrevista dada pela representante da PGE no sítio da uol, publicada no jornal folha de São Paulo na presente data.

O comentário da Dra. Cureau sobre a conduta de um politico (presidente Lula) fazer campanha para eleição de candidata de seu partido, me causa espanto, vindo que uma servidora pública de uma das instituições mais respeitadas na nossa república se apresentar no papel de comentarista à uma pseudojornalista a serviço dos interesses politico-familiares.

Que eu saiba aos membros do MPF é vedada a participação em partidos políticos, no entanto a mera participação fora dos autos, em entrevista exclusiva a uma jornalista engajada na vitória de um candidato, me parece ferir princípios comezinhos da regra constitucional, via transversa.

Difícil conviver com tamanha parcialidade: a exploração de opiniões de peso, como de uma representante da PGR fora dos autos à um jornal nitidamente vinculado a eleição do candidato da oposição do governo do presidente Lula. Se ela entende que o presidente da república filiado a um partido politico não cabe interferir no processo eleitoral, quiça a representante do povo brasileiro na lisura do processo eleitoral.

Me sinto desrespeitada pelas instituições que deviam me representar, como cidadã, por isso escrevo esta mensagem em sinal de repúdio e requeiro a imediata intervenção do douto PGR para fazer cessar esta situação, que há muito causa constrangimento a uma imensa parte da população.

Att.

Rita Macedo

Anônimo disse...

Como você (parafraseando nosferatu) bem disse: "Um leitor alertou-me para o fato da procuradora - como todos de sua categoria - conviver num grupo social onde predomina um forte sentimento antipetista, insuflado pela grande mídia, notoriamente aliada ao PSDB." este pessoal não vai mudar. São imovíveis, imexíveis e uma série de "is" que impede que um cidadão comum possa fazer algo. O judiciário e seus tentáculos têm estes privilégios. Não há como mudar. Creio que temos que incentivar nossa juventude a ingressar nesta carreira. Não há outro jeito. Ou propor alterações em que estes cargos passem por eleições, evitando tomada de posições tão acirradas. De outra forma não vejo como mudar.

Anônimo disse...

inédita e perfeita a análise.
parabens.
esta é a última eleição na qual a grande imprensa pode influir.
a partir da próxima, com a banda larga popularizada, acabou.
então está valendo tudo.
o juiz entra em campo com a camisa do seu time por baixo.
é o fim da picada.
a "maluca" em tela merece demissão. não serve para o cargo que ocupa.
da mesma forma seu chefe. (afinal ela é vice).
abraço.
emerson57

Marcelo Rodrigues disse...

Ao longo do tempo, tenho percebido um processo de corrosão no Ministério Público Federal. Com a Constituição de 1988 houve uma arejada notável e promissora, mas infelizmente as panelinhas estão voltando com força redobrada.

José Marcio disse...

Quem nomeou a Cureau foi nomeado pelo presidente Lula. Preciso dizer mais alguma coisa?

Miguel do Rosário disse...

É, Márcio. Mas Lula nomeou o procurador no topo da lista oferecida pela turma do Ministério Público, respeitando assim a autonomia da instituição. De qualquer forma, temos aqui talvez um problema estritamente pessoal, de uma dondoca histericamente antilulista, cercada provavelmente de outras dondocas antilulistas que se encontram regularmente para dar gritinhos contra Lula.

Anônimo disse...

Oi MIguel...
Fui moderado novamante só porque falei a verdade ?

Caraca, se é isso que nos espera no provável governo da ex-presidiária, tamos todos ferrados.

Reginaldo Gadelha

Miguel do Rosário disse...

Moderado? Eu moderaria vc se quisesse, Gadelha, pq tu és um mala que escreve Lula com dois ls. Mas não foi o caso. Hj tudo qto é troll tá vindo aqui com essa historinha de bloqueio e moderação. Aliás, tão com esse papinho em toda parte.

Sílvio Freitas disse...

O Ministério Federal ou Estadual há muito tempo vem demostrando, a quem observa com mais atenção, uma decadência intolerável. A dra cureau é só mais uma incompetente e mal intencionada funcionária pública, que revela fraqueza de caráter e deveria ser sumáriamente demitida, até para tentar começar a moralizar a Instituição.

Anônimo disse...

Miguel, eu não sou um troll.

Sou um cidadão com CPF, com RG, em pleno gôzo de meus direitos políticos, com domicílio liquido e certo, não sou filiado a nenhum partido político, nem recebo nada de ninguem.

Eu me sustento.
Não sou petralha que vive "cavando bocas" no governo, nem sou liderado por nenhum político.

Já votei po lulla (olha os dois "lls" aí novamente) embora nunca tenha sido petralha, deixei de votar nelle em 2002 quando acordei pro amontoado de mentiras do lulla e seus asseclas.(Deus me livre)

Claro que se vc quizesse poderia me "moderar" todas as vezes que escrevo em seu blog, claro, o blog é seu e vc defende suas opniões.
Eu defendo as minhas.

Quanto a eu ser um mala por escrever o nome do seu líder com dois "lls" é para lembrar-me que seu líder associou-se ao "canalha-mor" de nossa nação. O tal collor de mello. ( associou-se tb a outros porcarias, mas ao collor de mello foi o fim da picada)

Quanto a comentar em blogs, eu só entro no seu pq sei que vc é um cara do bem, petralha mas de bem e do bem. (já frequentei o Balaio do Kotscho)Vez ou outra entro em outros blogs só p deixar os caras nervosos, mas no seu entro todos os dias. Gosto do seu estilo.

Se vc continuar me moderando, mesmo assim não vou deixar de comentar, de falar o que penso.

Terminando: Até uns dias atrás eu achava que a candidata ex-presidiária ganharia as eleições, hoje tenho dúvidas, até pq o segundo turno já é fato corrente.

Quem viver verá.
Cordialmente
Reginaldo Gadelha

Anônimo disse...

Reginaldo Gadelha,
além de troll (com 2 lls) vc também é um Malla (LLs dobrados de novo)
Vote com sua consciencia... Trollzinho... MALLA...

Miguel do Rosário disse...

Malla é ótimo! AAHAHAAH!

Eason Nascimento disse...

Esta Dra Cureau, não está merecendo um tratamento respeitoso que o cargo requer porque atitudes como essa, desqualifica-a para ocupar uma função dessa magnitude. Se faz necessário que uma representação contra ela seja feita porque ninguém está acima da lei, muito menos quem tem a função de zelar por ela.
http://easonfn.wordpress.com

tomzeconeglian@gmail.com disse...

Há dois dias atrás mandei este e-mail para a Cantanhede, claro que sem nenhuma expectativa de que tivesse qualquer resposta ou efeito. Mas pelo menos serviu para repassar aos meus amigos e, agora, publicar aqui:

Sra. Eliane,

Estranhei que a Senhora, que trabalha para um jornal que proclama a liberdade de imprensa como valor basilar (no que acreditamos também), não tenha percebido a ilegalidade cometida pela Dra. Cureau contra um órgão da própria imprensa, a ponto de elogiar os “seus princípios”.

Não acredito que posturas políticas divergentes entre a FSP e a Carta Capital e mesmo que eventuais disputas comerciais a nível estadual e federal entre ambas possam abalar as suas convicções democráticas ou fazê-las seletivas, mas percebi uma flagrante contradição entre seus artigos anteriores alertando sobre ameaças a liberdade de imprensa e este de ontem onde defende quem ataca -ilegalmente, repito- a mesma imprensa.

O Dr. Walter Fanganiello Maierovitch na Carta Capital 615, demonstra cabalmente a ilegalidade do “esquentamento” do anonimato de denúncia (que é proibido pela nossa Constituição) promovido pela Dra.Cureau.

Espero que a reflexão que V. certamente fará a partir da leitura do abalizado texto do Dr. Walter provoque um novo artigo de sua lavra, na mesma página 2, reposicionando-se."

José Marcio disse...

Bem feito. Quem manda o Lula querer ser o rei da democracia? Bem feito.

Postar um comentário